Mulheres Na Luta - Jenny Jordahl e Marta Breen



Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.
Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.


O primeiro lançamento da editora Seguinte chega as livrarias no dia 21 de fevereiro e ele não podia ser mais especial. O livro Mulheres na Luta vem trazendo um resumo da luta feminina ao longo dos anos através de um quadrinhos luxuosos, com direito a capa dura e muitas cores. Então vamos conhecer um pouquinho desse HQ.


Só precisamos ousar erguer a nossa voz. 

Foi exatamente o que as mulheres retratadas nesses quadrinhos fizeram ao longo da história e de alguma forma contribuíram para chegarmos onde chegamos. Uma graphic novel cheia de representatividade onde a norueguesa Marta Breen em sintonia com a ilustradora Jenny Jordahl nos descreve de forma rápida e focada, os feitos de mulheres ícones na historia do feminismo mundial.

O objetivo do feminismo é que o gênero de uma pessoa não restrinja sua liberdade.

Em apenas 128 páginas somos apresentadas as barreiras enfrentadas por quem buscava igualdade de gênero e fatos históricos que não aprendemos na escola nos é apresentados. Nele vemos a efervescência militante questionando a passividade imposta as mulheres e colocavam em pauta temas que caracterizaram as três ondas do movimento.

A história do feminismo pode ser dividida em três "ondas": A primeira teria ocorrido no século XIX e inicio do século XX, a segunda na década de 1960 e 1970 e a terceira na década de 1990 até a atualidade.

Não que antes disso não tivéssemos mulheres lutando por uma vida mais digna, mas que só nesse período os movimentos começaram a alterar as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental e lutas pelo voto, direito a autonomia, a integridade de seu corpo, direitos trabalhistas entre tantos outras foram conquistados.




Um livro para todas as idades, de fácil entendimento e com muito conteúdo histórico. Nomes como Sojourner Truth, uma abolicionista que não só lutou pelo direito feminino como foi além e lutou pelo direito da mulher negra, uma vez que até então toda a luta era representada pela burguesia branca...

Se homens negros conquistarem seus direitos sem que as mulheres negras conquiste os delas os homens negros se tornarão senhores das mulheres e tudo continuará tão ruim como antes. 

... E Margaret Sanger, uma enfermeira americana que trouxe a tona assuntos considerados tabu e ajudou milhares de mulheres ensinando métodos contraceptivos, uma coisa que hoje conseguimos de graça em qualquer posto de saúde, são alguns dos nomes que aparece nessa graphic novel.

Nenhuma mulher pode se dizer livre se não possuir controle de seu próprio corpo.

Com cores fortes e traços bem humorados conhecemos um pouco mais da nossa história, vemos que coisas consideradas simples, como direito ao ensino por exemplo, ainda são uma utopia em grande parte do mundo e que mesmo com tantos anos de lutas e vitórias estamos longe da total igualdade de gênero.


Como  li em e-book eu usei as imagens da editora Seguinte para ilustrar a belezura e capricho dessa edição, que com toda certeza merece um lugar de destaque nas nossas estantes. Um pequeno guia da história feminista, dirigido a adolescente, mulher, negra ou branca, para que nunca esqueçamos de onde viemos e para onde iremos se lutarmos pelos nossos ideais.

Quem não se movimenta não percebe s correntes que o prendem.


20 comentários:

  1. Oi Camila,
    Essa edição está um primor! Muito cabricho nas ilustrações. Achei também uma excelente ideia trazer um tema ótimo de ser debatido de maneira diferente. Adorei, de verdade.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Vi falarem muito bem desse livro, mas ainda não consegui adquirir ele. Pelas fotos a edição parece estar linda e muito bem trabalhada. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler a obra, que parece ser muito importante.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Só posso dizer que já irei incluir esse livro na minha lista de desejados. Pois só comecei a compreender um pouco das lutas dessas mulheres após entrar na faculdade e esse conhecimento me transformou. E ter a chance de me aprofundar ainda mais nessas lutas que fizeram com que tivéssemos os direitos que temos hoje e incrível. Com certeza será uma leitura prazerosa e que me proporcionar um ótimo conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ca! Estou bem animada por esse lançamento.
    Esse ano quero ler mais mulheres e mais história sobre o feminismo.
    E achei lindo o trabalho gráfico que eles apresentaram, quero ver o livro todo impresso <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, já faz alguns anos que me entendo como feminista, mas só ultimamente comecei a ler mesmo sobre o assunto. Adorei a dica, sua resenha ficou ótima e já estou doida por esta edição!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Faz um tempo que me entendo como feminista e tô muito otimista com esse lançamento.
    Fiz planos para que em 2019 eu lesse mais mulheres, negros, LGBTQIAs e afins, pois em 2018 eu tive experiencias ótimas com esse tipo de literatura. adorei sua opinião, já preciso desse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu ainda não sabia sobre esse livro e já fiquei morrendo de curiosidade com ele. Eu adoro Graphic Novel e essa já entrou para a minha lista de desejados. Amei demais poder conferir a sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Que legal esse livro ilustrado, e mais gostei também do enredo, luta por direitos iguais. Estou curiosa para ler, vou anotar a dica, interessante saber mais sobre as mulheres em seu tempo, apoiar umas as outras e enfrentar preconceitos na sua época. Parabéns pela resenha, fiquei empolgada com o enredo e curiosa para saber da história, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a obra, mas tenho certeza que é um presente e uma fonte de inspiração para muitas mulheres. Além disso, é uma excelente oportunidade de conhecermos a luta de muitas mulheres que nem todos têm conhecimento. Vou anotar a dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem? Que edição linda, não conhecia esse livro mas, estou apaixonada por essa edição! Estou gostando muito de conhecer livros que falam sobre empoderamento feminino, nós mulheres fomos oprimidas por muitos anos e, agora precisamos influênciar as jovens a não se calarem. A editora está de parabéns pela publicação, espero que venham outros do mesmo nível por aí.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Que edição mais linda Cami! Fico feliz demais em ver livros como esses sendo escritos porque já servem para futuras gerações entenderem a importancia de movimentos como esse. Sem contar que as ilustrações são lindas demais, amei a dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Quero demais esse livro, não pelo teor, porque meu TCC foi sobre o feminismo (e já li Angela Davis) e já conheço todos os nomes possíveis, mas pelas ilustrações mesmo hehe. Achei ótimo que o livro se atentou no feminismo interseccional e antirracista. Adorei e espero que quem não conhece as ondas do feminismo que conheça mais.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que livro maravilhosos, adoro quando livros são direcionados para o público jovem e com características tão fáceis de absorver e fazer diferença no mundo, vou comprar meu exemplar.

    ResponderExcluir
  14. Vi algumas postagens desse livro no ig da Seguinte e estava esperando alguns comentários da leitura e pelo que li, já adicionei na minha lista! Edição está caprichada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler quadrinhos, por isso não fiquei muito animada para conferir esse lançamento. No entanto, pelas histórias de mulheres incríveis e inspiradoras que ele traz, acho que daria uma chance. Além disso, gostei do fato de ter essa linguagem mais acessível, pois acho que seria uma leitura incrível para inspirar os mais jovens, principalmente as meninas.
    Adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro ainda, mas estou apaixonada por ele! Tanto pelo conteúdo quanto pelo capricho que a editora teve na edição. Precisamos de coisas assim pra ver se entra na cabeça das pessoas o que é feminismo. Porque olha, já cansei de ver mulher dizendo que feminismo é abominável. O.o

    ResponderExcluir
  17. Estou louca por essa HQ, a história me parece ser incrível e não tem como, enquanto mulher e feminista, não querer conhecer mais dos fatos da nossa luta! Amei ler a sua resenha e saber que é realmente incrível!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Adoro quando vejo o assunto ganhando cada vez mais importância, e mostrando a diversidade da luta feminina. Não conhecia o livro, mas já fiquei apaixonada pelas fotos. A edição parece estar linda e já quero ter na estante. Amei a postagem e resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila!!
    Cada vez vejo mais livros desse estilo no mercado, e isso me deixa muito orgulhosa, é muito bom ver a história de grandes mulheres ser gritada aos quatro cantos é repassada às novas gerações, e em HQ é ainda melhor, já que assim fica mais muito mais fácil e gostosa a leitura!
    Amei a dica
    Beijokas

    ResponderExcluir
  20. olá, Camila. Nossa, que HQ incrível. só pela temática já fiquei super a fim de ler, ainda mais em formato quadrinhos. acho que dava pra trabalhar com meus alunos, inclusive. já deixei a dica anotada, assim que puder, jogo no carrinho de compras aushuahsuah

    bjs ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.