[RESENHA] Pollyanna Moça.


Livro: Pollyanna Moça
Auto(a): Eleanor H. Porter
Páginas:202
Gênero: Romance
Editora: Companhia Editora Nacional



Pollyanna cresceu. É agora uma encantadora adolescente, amada por todos os que com ela aprenderam o famoso "Jogo do Contente". Sua fama de pessoa especial vai além dos limites de Beldingsville, a cidadezinha onde vive com Tia Polly. Pollyanna recebe um convite especial para passar uma temporada em Boston. Alguém de lá precisa muito dela... Nesta continuação de suas aventuras, Pollyanna não irá apenas conviver com pessoas fascinantes e conquistar novas amizades. Ela também encontrará o amor e conhecerá a inquietação, as dúvidas e as emoções de tirar o fôlego pelas quais passam todas as jovens apaixonadas. O sucesso do romance Pollyanna, publicado pela primeira vez em 1913, foi tão grande que a autora, Eleanor H. Porter, logo escreveu uma continuação, editada em 1915: Pollyanna Moça, com novas peripécias da heroína, a órfã que conquistou o coração dos moradores de Beldingsville, a cidadezinha da Nova Inglaterra, Estados Unidos, onde fora viver com uma tia. Pollyana, agora mais velha, é uma adolescente linda e gentil que continua ensinando a todos o seu "Jogo do Contente".






Esse livro veio da estante da minha mãe e só Deus sabe como foi parar lá, mas como minha mãe já foi uma assídua frequentadora de sebos, é bem provável que tenha vindo de alguma dessas milhares que temos espalhadas por aí. Mas o que mais me chama atenção em livros de sebos é a história por traz de seu travejo até chegar nas minhas mãos. Este por exemplo tem um assinatura "F.Paulo Ramos Pinto" e datado de 20/07/79. Enfim, eu emprestei para ler e agora ele mora na minha estante .


Pollyanna Moça foi publicado em 1915 e é uma continuação do livro Pollyanna publicado dois anos antes pela escritora Eleanor H. Porter. O livro é um clássico da literatura infanto-juvenil e depois disso foi lançado uma infinidade de outras Pollyannas.

Para quem assim como eu não teve a oportunidade de ler o primeiro livro, vai conhecer neste o tão famoso "jogo do contente". A diferença do primeiro livro é que agora ela é uma moça, e vai enfrentar as responsabilidades da vida adulta e como se isso não bastasse, ela vai estar na cidade grande, Boston.


Boston era para Pollyanna uma experiência nova, e certamente Pollyanna era para Boston uma experiência totalmente nova, pelo menos para a parte que teve o privilégio de conhecê-la.

A protagonista a incumbida de levar seu otimismo para um lar onde a dor impera. Mrs. Carew é assombrada pelo sumiço do sobrinho de quatro anos, Jamie. A quem ela incansavelmente procurou por tantos lugares e nunca encontrou.


- Então imagina que ele está morto, não é?disse Pollyanna triunfante. Pois se a senhora pode imaginar o menino morto, pode também imaginá-lo vivo - e será muito melhor, não lhe parece?

Assim a garota vai tentando trazer a alegria para dentro daquele lar, ao mesmo tempo que vai conhecendo a cidade e espalhando seu otimismo por onde passa.
Como não poderia faltar, o livro tem romance e a moça se apaixonará pelo jovem Jimmy, mas alguns contratempos e uma divida de sua falecida mãe separará o caminho dos enamorados.


... Não pense que eu ceda um palmo de terreno - agora que sei que minha Pollyanna sente por mim o mesmo que sinto por ela...

Na leitura podemos notar a mudança da menina para a mulher Pollyana, que encara os problemas, sempre tentando dar o melhor de si e ajudando os que a cerca, sem nunca esquecer o "jogo do contente", mesmo que em certos momentos a angústia aflija a moça e ela deixe de lado o seu otimismo. Mas não pense que se trata de um livro de autoajuda, longe disso. Ele é um livro que nos faz ver as adversidades da vida por outro anglo, mas tudo com muito humor e amor, claro.
A escrita da autora é leve e singela, mas marcante, aquele tipo de livro que depois que acaba ainda fica divagando em seu pensamentos, são poucas páginas, mas muito bem aproveitadas diga-se de passagem.

Um livro sem melodrama, sem enrolação e sem nenhuma restrição, ele é pra todas as idades, com toda sua simplicidade, ele merece ser lido e relido.


18 comentários:

  1. Já ouvi falar do livro, sim! Inclusive do tal "jogo do contente"
    Mas nunca li e nem sei bem do que se trata.
    Adoro descobrir livros bacanas "perdidos" pela casa.
    Acho que os que tinha aqui já estão todos na minha estante.
    Os livros que eu encontrava eram dos meus irmãos no tempo de escola. Um tempo em que não se tinha internet e que por isso, as pessoas liam mais.
    Gosto de história que falam da realidade e que sejam críveis mas sem aquela tragédia toda... Enfim, gostei demais da sugestão! Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  2. eu li o primeiro,tenho uma edição dessas na estante que tbm foi de sebo mas ainda não li, apesar de ter gostado do anterior... tbm curto livros comprados nos sebos pela trajetória deles, já achei até photo antiga dentro de livros que comprei hehehehe
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Li o Pollyana menina e marcou a minha infãncia e mesmo fora da hora, quero ler a=este aqui porque acredito que seja um livro atemporal. Amei a dica.
    obs.: Minha edição está exatament ecomo a sua.... idosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha irmã, quando era criança tinha esse livro, mas ela nunca si interessou a ler até hoje ela não se interessa mais quando a gente mudou de casa o livro se perdeu. Então nem eu tive oportunidade de ler, amei o post

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu li a nova versão da Gutemberg e esse livro é tão lindo, Pollyanna me fez chorar com sua simplicidade. Que menina encantadora!!!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li Pollyana, mas já ouvi falar bastante sobre o livro. E que legal sua edição ser tão antiga!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Me parece ser um romance e tanto.
    Nunca tinha ouvido falar dele, mas pelas suas impressões achei a estória interessante.
    Tantos livros antigos da época da escola que não se vê mais, esse parece ser um.
    Adorei a dica.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  8. Heeey!
    Não conhecia o livro, e só pela capa não faria a compraria.
    Gostei muito da sua opnião,e acho que vale a pena dar uma chance à obra né?
    Meeeeu Deus quanto tempo tem este livro, e está em perfeitas condições de leitura.
    Será que ainda tem a venda por ai? rs..

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Eu não li a obra ainda, mas uma amiga minha AMA essa história. Gostei de ler mais uma resenha sobre, é bacana pq aumentou minha curiosidade.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila tudo bem
    Eu já havia escutado falar sobre esse livro, mas nunca tive a sorte para encontrar ele em sebo para ler, sua resenha só me deixou mais curiosa e com vontade de ler diante de tanto que a personagem tem a oferecer, principalmente por sempre querer trazer alegria, dica anotada e amo essas edições com folhas amareladas.
    Beiijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, é incrivel mesmo a mudança que ocorrer de uma para outra. Incrível e bem perceptível. Uma ótima leitura sem dúvida.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Eu li Pollyanna e amei demais, achei linda essa coisa do Jogo do Contente, de sempre ver o lado bom de situações ruins. Mas ainda não li Pollyanna Moça. Preciso ler! Parece ser tão lindo quanto o primeiro.

    ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não li Pollyanna e confesso que não tenho vontade apesar dos elogios, e eu adoro livros de sebo por causa da história que vem junto com eles. Sempre compro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa deve ser uma delícia ler uma obra antiga assim pela questão de que a escrita é outra do nosso estilo e acho que sempre tem uma estrutura melhor, por isso amo autores mais antigos sabe? Sou mais do estilo narrativo, mas este eu nunca tinha lido nada sobre este livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gosto da premissa dessa obra e também de ver que a autora soube dosar a narrativa e mostra a evolução da personagem.
    Certamente é uma obra que me agradaria para leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, e infelizmente a premissa não chamou a minha atenção. Mas a sua crítica positiva despertou um pouco a minha curiosidade, quem sabe eu leia e goste tanto a ponto de reler como você disse ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Pollyana, por ser um clássico, sempre me despertou o interesse mas que nunca surgiu oportunidade de ler. Não sabia dessas várias versões, mas é bem provável pelo sucesso que a leitura tem. Nossa é uma edição antiga mesmo, mas vale a pena se é uma das primeiras. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amoooooooooooooooooo! Li ambos os títulos! Ano passado li para minha filha uma versão adaptada de Pollyanna, ao assistir o filme de 1960 ela ficou decepcionadíssima... kkkk, mas faz parte. Vi várias edições lindas desses livros e quero comprar algumas que gosto muito. Está na minha lista ler Pollyana Moça para minha filha agora. Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.