Celticos: O Início - Duncan McAndrews - Enrico Barale

Livro: Celticos: O Início - Duncan McAndrews
Autor (a): Enrico Barale
Páginas: 348 páginas
Editora: Scortecci Editora


Duncan McAndrews não é um vampiro que se encontra facilmente nos livros de literatura fantástica. Dono de poderosos dons e fundador de um clã que reúne, quase sempre, vampiros com alto senso de justiça e companheirismo, sua figura é sedutora e envolvente. Uma história rica nos cenários, nos detalhes e na construção das personagens, capaz de prender a atenção e despertar o interesse pelo próximo passo de cada integrante durante toda a leitura. Por fugir do comum, não trazendo a costumeira luta entre humanos e vampiros, mas a luta entre seres de várias naturezas, Celticos – O início nos prova que o tema se trata de uma fonte inesgotável de inspiração para personagens e histórias. O surpreendente final é, ao mesmo tempo, a conclusão de um ciclo e a semente de uma nova história...



Mitologia, folclore ou realidade? Não se sabe ao certo. O que sabemos é que o aparecimento dos vampiros  foi registrado em várias culturas a centenas de anos. Variando de povo para povo, geração para geração, as formas de repelir e aniquilar os vampiros variam.
Em 1897 Bram Stoker, definiu as características vampirescas com seu popular livro, Drácula. Outro marco para este tema foi o filme do cinema mudo alemão de 1922, Nosferatu.  Com o passar do tempo o tema ganhou algumas peculiaridades e todos vimos isso na série Twilight (Crepúsculo), da autora Stephenie Meyer.

 Agora que vamos a resenha quero que o caro leitor esqueça tudo isso que marcou o gênero e se abra para novo, pois em Célticos, não vamos ver vampiros se apaixonado por mocinhas indefesas, nem alho sendo pendurado nos pescoços para afastar as criaturas. Eu os convido a "entrar" e se surpreender com essa fantástica história.




Ivan Klaus Young é um rei tirano, que a muito tempo rege com mão de ferro o seu clã, com atitudes impensadas e palavras sem sentidos. Atualmente ele é um ser transformado, mas que continua a reinar e em suas andanças pela terra agrega novos servos, com a promessa de uma vida de aventuras ao seu lado.

É sempre noite quando os monstros surgem, é sempre pelas sombras que o mal avança. 

Duncan McAndrews, é o escolhido da vez, mas não se conforma em ser cria de um rei desprezível como Ivan. Dentro do castelo, Duncan vai conhecer vampiros que pensa como ele e juntos prometem dar um novo rumo a monarquia tirana.

Agnar, Fergus, Juliete, Daemon, Trissa e Duncan, todos vampiros do mesmo clã, servindo ao mesmo senhor e todos ansiosos por liberdade. Vão treinar seus dons por 65 anos para enfrentar o poderoso rei.

Exatamente em vinte e um de agosto de mil setecentos e vinte, o castelo foi tomado e um clã foi liberto graças a Duncan e seus amigos. Tudo que poderia mudar mudou e ele partiu para libertar antigos territórios de Ivan, para enfim  fundar seu próprio Principado.

Uma antiga profecia começa a se cumprir e Ivan agora está morto. Mas isso não quer dizer que seu poder esteja extinguido, ele ainda vai dar trabalho com uma batalha sangrenta para acabar com o traidor.

Nessa caminhada, o protagonista alcança quase tudo o que almejou: amor, amizade e infelizmente a solidão. Pessoas e amigos chegam e se vão, seja porque morrem ou simplesmente porque partem para libertar outros clãs, mas Duncan vai sobrevivendo, se torno cada vez mais forte e quem sabe não se aproximando de sua "vida" eterna como vampiro.

Uma nova batalha se aproxima, seres mitológicos entram na briga e será através de uma poderosa bruxa  e um elfo negro que a missão de Ivan, deverá ser cumprida.
Um guerra é travada e os seres noturnos vão sendo dizimados, criando pânico  e intrigas desfavoráveis aos vampiros. Caberá a Duncan, e o que restou de seu clã, colocar um fim nesse derramamento de sangue.



Quando disse para o caro leitor esquecer tudo que já viu sobre vampiros eu não estava brincando. O livro é inovador e vai muito, muito além de vampiros.

Enrico Barele trouxe uma nova perspectiva ao tema, com personagens cativantes, uma trama extremamente bem articulada e um breve romance capaz de deixar qualquer leitor nostálgico.

A construção dos personagens, suas características e dons individuais é de suma importância para o desenrolar das batalhas. Desde os lupinos que surgem no enredo até mesmo a serpente do mar, são relevantes para história em si.

Apesar dos longos capítulos, o  enredo é ágil e fluído, fazendo com que as páginas decorram sem percebermos. Em um determinado capítulo temos alguns trechos exaustivos, mas quando acabei ele pude perceber o porque de ser exaustivo. O protagonista não aparece! Fiquei o tempo todo achando que ele faria uma entrada triunfal e ele não aparece, mas quando começa a nova parte e me deparei com ele, fui com tudo outra vez. Duncan me conquistou rsrs.

E o que falar do romance entre Trissa e Duncan?! O casal foi tão bem elaborado, que em momento algum esquecemos que antes de serem parceiros eles são criaturas da noite, que vivem suas individualidades pela escuridão. Não é nada melodramático é apenas sentimento, que mesmo assim me deixou torcendo pelo reinado deles.


Mesmo se tratando de uma série, Celticos: O Início - Duncan McAndrews, tem um excelente final, um desfecho para deixar qualquer um pensando: e se tivesse um depois?!
Sabe quando você lê um livro único e fica pensando: o que acontece depois do felizes para sempre?!
Acredito que a resposta dessa pergunta venha no segundo volume, mas o que mais está martelando na minha cabeça é o Epílogo... como pode um autor fazer isso com o pobre leitor?! Minha mente este em frangalhos por tentar imaginar o que virá daquilo, várias teorias loucas estão passando pela minha cabeça, então só me resta aguardar para conferir.

Finalizo a resenha ressaltando ao leitor: esqueça o que já viu e ouviu sobre o tema, se abra para o novo, porque Célticos veio para quebrar os paradigmas.

49 comentários:

  1. Não consigo me atrair pelo mundo dos vampiros rs.
    Porém lendo sua resenha pude perceber que há outros elementos interessantes. Não conhecia o autor <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei seu blog! Muito lindo <3
    Quando ao livro, ainda não o conhecia e como gosto bastante da temática vampiros, vou procurar saber mais a respeito dele \o/
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o livro mas eu não sou muito chegada a histórias com vampiros não sei porque, não conhecia o livro e ele parece ser legal mesmo com a temática que não gosto muito pois tem mais coisa envolvida

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!! Bom como autor do livro estou simplesmente sem palavras sobra a sua resenha. Dizer que está bom é mentira, dizer que está supimpa é pouco, dizer que está maravilhosa não chega aos pés da emoção que senti ao lê-la... Só posso agradecer imensamente, do tamanho do nosso sistema solar, hehehehe, estou muito feliz com suas palavras e em saber que você realmente gostou do livro!! Aproveito para ressaltar ao futuro leitor: Esqueça os clichês, Esqueça o que já viu sobre Vampiros e outros seres fantásticos, CELTICOS - te levará para um novo e desconhecido (por enquanto) mundo!!

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de vampiros mas histórias sobre vampiros sempre são empolgantes, tem muitos mistérios, e isso mexe muito quem ler o livro. Mas gostei bastante da sua resenha o livro me deixou bem curiosa, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei muito da resenha. Admito que não sou uma grande fã de vampiros, mas tenho vontade de conhecer a mitologia de Bram Stoker e a série da Anne Rice. Mas até que me interessei pela sinopse de Celticos, acho que mais para frente darei uma chance, quem sabe assim tenho mais contato com esse tipo de criaturas.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Gosto muito de estórias com vampiros, de tiver lobisomens melhor ainda. Adorei a premissa desse livro, bom saber que é diferente dos clichês que a gente vê por aí, tipo Crepúsculo, que eu particularmente não gosto kk Amei a resenha, já quero ler
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Vampiros nunca foram meu forte, tambem não era o tipo de leitura que eu escolhia, disse era pois li tres livros esse ano que gostei muito, não tem nada de Crepusculo ( desculpe quem gosta ), então estou seletiva em relação a livros desse tema, pois se vou comprara que seja algo que eu realmente irei gostar. Sua resenha me chamou atenção o enredo da hstória e quem sabe dou uma chance em 2018.
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, e nem o autor. E eu gosto de histórias de vampiros,
    assim, inovadoras. E se os capítulos são longos mas fluidos é o que importa, já quero conferir se esse enredo quebra mesmo paradigmas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro livros sobre vampiros e fiquei bem curiosa para ler esse.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  11. Juro, adorei a dica. Me parece ser uma ótima leitura. Gostei da temática com seres sobrenaturais e afins. Parabéns pela resenha. Vou colocar na minha wishlist.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila. Mulher, adorei a tua resenha e saber que você também gostou do livro. Eu estou muito curiosa para saber o que vai acontecer no próximo volume, mas já sei que vou gostar. O que eu mais gostei na trama foi o autor não inserir clichês do gênero e ter inovado.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo vampiros. Acho eles seres envolventes. Você elogiou tanto o o narrativa que fiquei com vontade de conferir. Queria saber o que tem de inovador nessa história em relação a composição dos vampiros. Pela sua resenha, acho a questão politica-social é bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. hun... gosto demais dos vampiros clássicos e não sei se estaria disposta a esquecer tudo que vi deles pra encarar os personagens sobre novas perspectivas hahahaha acho que ainda nao to pronta pra isso xD
    de qualquer forma, fico feliz que vc tenha curtido a leitura ^^
    bjs
    ...

    ResponderExcluir
  15. Oiii tudo bem??

    Não conhecia o livro e me surpreendi com a resenha, pois quando li a sinopse não dava nada para ele.
    Não sou muito fã de vampiros, mas fiquei com bastante vontade de ler.
    Adorei a resenha, estou curiosa.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  16. Leituras assim com quebras de paradigmas muito me chamam a atenção! Parece ser uma leitura estonteante!

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da resenha, bateu aquela curiosidade, sabe?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Fico feliz em saber que não é uma história comum sobre vampiros, pois já estou bastante saturada desse tipo de história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila!

    Tudo bem? Então, ainda não conhecia o livro, sua resenha é meu primeiro contato com a obra. E para ser bem honesta eu sou fascinada por tudo que envolve os Celtas. Mitologia especialmente. Eu adoro livros que trazem um novo olhar sobre criaturas que já conhecemos (desde que não a descaracterizem a.k.a. Twilight) então fiquei bem interessada nos vampiros de Celticos.

    É muito bom saber que além da trama cheia interessante a história conta com personagens cativantes. Isso realmente faz toda a diferença para mim durante a leitura e é um ponto chave entre eu gostar ou detestar o livro.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia este livro e mesmo que às vezes fique um puco receosa com a questão de vampiros, esta me deixou curiosa porque parece ser diferente mesmo. Que foto é essa? Ficou bem coerente com a história, é de dar um suspense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice!! Esta foto foi tirada no domingo dia 10/12/17 durante um passeio que fiz até Fort Augustus, mais precisamente no meio do caminho em Bridge Of Orchy, Argyll And Bute, Scotland, perto de onde seria o local da fazenda da família do Duncan McAndrews, mas como os nomes de cidades e locais no livro são fictícios não conta pra ninguém, ok!? :)

      Excluir
  21. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas achei muito bacana pois amo fantasia! E adoro ver teorias diferentes sobre um mesmo assunto, então seria uma leitura e tanto pra mim! Adorei a capa também! ♥

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante da resenha, gosto de história com vampiros.

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha ficou tão boa,que me deu vontade de Ler!Amei!Bjs Verônica alves

    ResponderExcluir
  24. oi!
    Não conhecia este livro ainda, mas adorei conhecer.Gosto muito de histórias sobre vampiros ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    É muito bom quando um autor consegue inovar com um tema tão batido como este. Adoro esse tipo de livro e o enredo parece ser tudo aquilo que gosto em livros assim. Ainda não conhecia a obra, mas fiquei feliz por ter a chance de conhecer agora. Fica anotada!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda e confesso que o mesmo não é de um gênero que costuma chamar a minha atenção, por isso não fiquei muito animada com a dica, sabe? No entanto, pelos seus comentários deu para ver que é uma história muito bem desenvolvida mesmo, então para o povo que gosta de histórias assim deve ser uma boa recomendação.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Não é meu estilo de livro mas parece ser muito bom, principalmente por tratar o "vampirismo" de forma diferente.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
  28. oi Camila, não conhecia o livro ainda. O enredo parece diferente mesmo, ainda mais em se tratando de vampiros. Vou anotar esta dica, obrigada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Camila!
    Sabe, nunca curti tanto assim vampiros e nem mesmo Drácula me atraiu . rsrs
    Em todo o caso, sua resenha mostra que o livro tem um diferencial para o mito dos vampiros e parece ser muito melhor do que muitas séries que vi por aí e que enaltecem o romance. Gostei, vou anotar como dica de leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia eo livro e mesmo que às vezes fique um puco receosa com a questão de vampiros, pela resenha deu pra ver que é diferente do que já li , então deu aquela vontade de ler e saber mais sobre

    ResponderExcluir
  31. Oi, Camila!
    Faz tempo que não leio nada com vampiros. Me bateu uma nostalgia agora. Vou tenta encaixar um livro para ano que vem.
    Bom, mas infelizmente esse livro não me chamou atenção. Ainda assim, obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  32. Confesso que não sou muito fã de histórias de vampiros, mas você disse pra esquecer de tudo...
    Então fiquei bem curiosa com esse livro..

    ResponderExcluir
  33. Oi Camila, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem o seu autor, mas já fiquei beeeeem curiosa com tudo que você narrou. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato do livro ter uma pegada relacionada a vampiros totalmente inovadora, o que é mais do que um ponto posistivo, pois mais do mesmo é cansativo. Vai para lista e espero gostar tanto quanto você!

    beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oie.

    Eu não conhecia o livro, mas já fiquei interessada, porque amo fantasia. Gosto muito quando a construção dos personagens realmente vai acrescentar na história, ainda mais com a narrativa mais fluída (eu amo capítulos longos haha). Parabéns pela resenha, anotei a dica.

    beijos!

    ResponderExcluir
  35. Parece bem diferente de tudo mesmo, fiquei bem curiosa para ler. Parece interessante

    ResponderExcluir
  36. Nossaaa que livro mais maraaaaaaaaa
    Super quero ler, amooo livro de vampiros

    ResponderExcluir
  37. Oi Camila, tudo bem? Acredito que o único livro que conheço sobre vampiros é Crepúsculo. E fez muito sucesso. Quando o autor cria personagens que amadurecem durante o enredo, que conseguimos perceber seu crescimento a história tem tudo pra dar certo. Gostei muito da indicação e já fiquei curiosa pra ler. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  38. Adoro demais esse estilo de livro, já tinha ouvido falar sobre ela mas ainda não tinha lido nada. E agora, depois dessa resenha, já fiquei super empolgada para comprar e ler rapidinho rs

    ResponderExcluir
  39. Olá!!!
    Não sei se é exatamente o meu gênero, mas no momento estou aberta a novas aventuras, então quem sabe, né mesmo?
    Adorei a resenha... Curiosa estou.!
    Parabéns!!
    PS: Já estou indo ler outra resenha do blog. rs
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
  40. Hey!

    Eu não conhecia a obra, mas achei muito interessante o fato dele realmente inovar nos conceitos sobre vampiros e etc. Achei a resenha muito boa e fiquei curiosa para ler a história, dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Eu não gosto de vampiros, mas como você ressalta que é diferente e é preciso esquecer tudo o que já se vi com este tema, quero arriscar e acho que posso até gostar.
    Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    Eu fico tão temerosa de ler algo sobre vampiros, vim da Saga Crepúsculo e os vampiros mamão com açúcar kkkk.
    Mas sua resenha me deixou curiosa.
    Dica anotada!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  43. Oi Camila.

    Eu adorei sua resenha, pois mostrou um livro que não conhecia. A história parece ser bem interessante e inovadora, como adoro vampiros vou adicionar na minha meta de leitura e desejados. Estou bem curiosa. Parabéns pela opinião.

    Bjos

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Eu sou apaixonada por vampiros ahhaha Ainda não tinha ouvido falar da obra mas achei bem interessante a premissa. Definitivamente vou pesquisar mais sobre! Aliás, eu amei a sua resenha, de verdade 💜

    Um beijo

    ResponderExcluir
  45. Oi!
    Eu adoro livros sobre vampiros, recentemente li um da editora harper que mostra a evolução da lenda através dos anos e tal.
    Pelo jeito esse livro é completamente instigante, além de ter uma história original faz a gente querer ler mais obras sobre esses seres sugadores de sangue rsrs

    ResponderExcluir
  46. Nossa Camila, você agora me pegou e me pegou bonita pela curiosidade!!!
    Sou meio que viciada em histórias de vampiros e esses seres sobrenaturais, como assim esse autor conseguiu fazer algo novo e tão envolvente ao ponto de você nos apresentar essa resenha?
    Gamei!! Já quero! kk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  47. Oi
    O único livro de vampiros que eu li foi Crepusculo e me cobro muito de ler algo a mais sobre vampiros, esse livro parece ser bem interessante, talvez em 2018 eu dê uma chance para ele.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Oi!
    Ser criativo quando se escreve sobre vampiros com certeza é quase mágica! Já publicaram tanto a respeito que fica difícil criar algo novo e já fiquei curiosa com o livro só por você ter dito que o autor soube criar um enredo surpreendente.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.