Precisamos falar sobre...


Céu Sem Estrelas


Quando vi os lançamentos de junho da editora Seguinte, selo jovem do Grupo Companhia das Letras, eu fiquei bem indecisa quanto a qual livro escolher e acabei por optar por um nacional que seria destaque na Flipop 2018. Nunca me senti tão satisfeita com minha escolha e olha que ainda estou na metade do livro.

Problemas com autoimagem, crush, referências literárias, tia preconceituosa, saúde mental, amizade e amor, mas muito amor mesmo, é isso que vamos encontrar em Céu sem Estrelas.
Uma história que desde 2012 amadurecia na mente habilidosa de Iris Figueiredo, e que veio parar no papel como uma trama sensível e extremamente envolvente.


Cecilia é a personagem que queremos guardar em um potinho e Bernardo é o mocinho que logo de cara já conquista, mesmo que as vezes eu tenha vontade de puxar a orelha dele, é impossível não torcer pelo romance dos dois.
A narrativa é tão profunda e direta que as dores e receios dos personagens é tocante e real. Pela visão de Cecilia não temos floreios quanto a sua aparência, ela é gorda, e sofre as consequência disso. Já na visão de Bernardo acompanharemos sua luta em mostrar que pode ser alguém sem ajuda dos pais e seus dilemas em estar gostando da melhor amiga de sua irmã.

Parte de mim sabia que era irracional, mas a outra repetia o mantra: Você é gorda. Você é feia. Você come feito um animal. Ninguém te acha legal. Ninguém te acha bonita. Ninguém te acha interessante. Nem seu pai gosta de você.

Não vou ficar falando sobre o enredo, pois em breve venho com a resenha, essa postagem é para eu desabafar, gritar aos quatro ventos o quanto EU ESTOU APAIXONADA pela história de Cecília, não consigo descrever a quantidade de sentimentos que essa leitura tem despertado em mim. Não sei contar quantos sorrisos bobos ela tem me tirado, na mesma medida que me enterneço com os dramas de cada personagem. É aquele tipo de história que fica passeando em seus pensamentos depois que fecha o livro e que você conta os minutos para retornar a leitura, ela gruda, ela encanta e ela nos faz REFLETIR.

Às vezes eu sentia que ia morrer.  A falta de ar, de controle e a pressão no peito eram desoladoras. Eu perdia a noção do tempo e do espaço, não sabia quando aquilo ia parar, se é que ia. Era como me afogar em águas rasa, sem perceber que podia simplesmente colocar os pés no chão.

Um livro para todas as idades, feito especialmente para quem por algum motivo já se sentiu feia/feio com seu próprio corpo ou que por medo de magoar os outros anulou seus próprios sentimentos e desejos. Sem medo de errar eu super recomendo essa leitura, ela vai transformar seu modo de enxergar a vida de pessoas com transtornos mentais e claro, o fusca azul.




Sinopse: Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide ir passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.
Siga a autora nas redes sociais:


E se liga nos eventos de lançamento que vem por ai.




24 comentários:

  1. Então, eu vi esta novidade no site mas ainda não li, mas eu também fiquei mega curiosa para saber como vai ser a história e fiquei feliz por ver você gostar tanto e já quero ver a sua resenha porque estou envolta numa saga de boas ideias de autoras e autores nacionais e me surpreendendo muito sabe. Quero ver logo a novidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o lançamento do livro e achei ele lindo, não sabia ao certo da história mas agora lendo a sua resenha fiquei encantada por tudo. Não é uma leitura que me atraia logo de cara mas sim estará na minha lista pois eu adorei tudo, parabéns pela bela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro traz uma temática polêmica que está atualmente na nossa sociedade. Vou ler a obra que fiquei curioso.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de acompanhar a autora nas redes sociais, nunca tive a oportunidade de ler um livro dela. E este está na minha lista de desejados, justamente por conta dos temas abordados na trama.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu acompanhei esse lançamento pelas redes sociais e ele já está na minha lista de desejados.
    Gosto muito de livros jovens que abordem outras temáticas, além de centralizar somente no romance dos personagens.
    Acredito que vou gostar bastante desse livro, é impossível não se identificar com ele só pela sua resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de receber esse livro, e fiquei estou ainda mais curiosa a respeito dele com sua empolgação ao falar dele sem ainda ter acabo de ler. Estou sentindo que vou amar ler esse livro tanto quanto você.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Seus comentários sobre o livro me deixaram muito curiosa para lê-lo, acredito que vou gostar bastante pelo fato de o enredo ser reflexivo. Já está na minha lista de desejados.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Eu não conhecia o livro e já me apaixonei pela capa... título... premissa... enfim!
    Confesso que fiquei super empolgada ao ler tua opinião sobre a leitura e quando li a frase "feito especialmente para quem por algum motivo já se sentiu feia/feio com seu próprio corpo ou que por medo de magoar os outros anulou seus próprios sentimentos e desejos", tive a certeza que é perfeito para mim... rsrs.
    Vou aguardar a resenha e tentar adquirir o livro o quanto antes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,
    Fiquei curioso quando a Seguinte anunciou o lançamento de Céu Sem Estrelas, da Isis Figueiredo, mas, também fiquei com um certo receio. A sua é a primeira resenha que leio sobre o livro e fiquei com uma baita vontade de ler! Sei como é quando um livro conquista coração e alma. Já adicionei na minha lista de desejados da Amazon.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila!
    De certo modo, esse post virou um "primeiras impressões", né? Adorei, pois ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas já amei a premissa dele, a mensagem que ele traz. Já estou anotando a dica, mas também estou louca pra ver a sua resenha dele!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, eu fiquei encantada com este livro quando soube do seu lançamento, acho que todo mundo se identifica um pouquinho nem que seja com a protagonista. Semana passada soubemos que vamos receber ele e a Larissa surtou, já me avisou que é dela, mas também pretendo ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila, como vai?
    Recebi esse livro e te confesso que não estava muito ansiosa pela leitura, mas lendo seus comentários, fiquei bastante curiosa sobre a trama.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila. Nossa, que postagem mais cheia de sentimento! Eu quero muito ler esse livro, eu já conheço a escrita da autora e gosto muito, então adorei saber que esse livro dela é assim tão intenso e com mensagens tão importantes. Tenho certeza que vou gostar muito da leitura e quero ler a sua resenha depois!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila!
    Antes mesmo desse livro começar a ser divulgado e ser lançado de fato eu já estava interessada nele por ter lido os outros já publicados da autora e ter gostado muito, então já imaginava gostar igual dessa nova leitura, mas com a sinopse dela e os comentários que vem recebendo tenho ainda mais certeza de que vou amar e me identificar também com coisas aqui e ali do enredo. A Iris sabe abordar assuntos complicados e atuais de forma muito firme mas sem perder a leveza e ainda a seriedade, agora com seu desabafo sobre a história e tudo isso na metade dela ainda, já quero mais ainda fazer essa leitura! <3 Espero gostar tanto quanto você! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Uau! Deve ter sido uma leitura e tanto, fiquei mega curiosa para saber o que há de tão maravilhoso nesse livro, além da capa é claro, inclusive foi a a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro. Ficarei esperando sua resenha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu amei seu post e saber o quanto essa leitura mexeu com você. Já li outros livros da autora e me encantei por ela ter abordado temas bem difíceis, mas acho que esse é ainda melhor e mais profundo. Recebi meu exemplar essa semana e, depois desse post, já quero começar a ler logo.
    Fico muito feliz que esta leitura tenha te despertado tantos sentimentos e vou querer ler sua resenha depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Já estou ansiosa pela resenha completa dessa trama!
    Adorei as temáticas abordadas, ainda mais de uma forma tão apaixonante! Quem nunca deixou de seguir suas vontades e sonhos por medo, receio ou simplesmente, por não querer causar mágoas e decepções, não é mesmo? Achei as temáticas super atuais e válidas, então já anotei a dica, mesmo que não tenha lido a resenha completa ainda! rs
    Adorei o post! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Nossa que coisa mais linda! É tão bom quando um livro mexe conosco dessa maneira que nos trás a necessidade de gritar e expressar a nossa opinião mesmo sem tê-la terminado.
    Não conhecia o livro, mas tenho que dizer que eu preciso dele com urgência, pois me identifico com a protagonista em uma proporção que você nao tem ideia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Cams! Você tá mesmo apaixonada por essa história! E eu estou ficando porque você deixa muito claro que é uma fofura, e claro que tem a dose de drama e sofrimento pra fazer a gente se encantar com os personagens. Espero poder fazer essa leitura muito em breve e gostar tanto como você! Obrigada por dividir com a gente!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Camila!

    Eu acho que essa é a mesma Iris de um blog que eu seguia alguns anos atrás. Lembro que ela já era escritora naquela época. Eu costumava gostar bastante das resenhas dela.

    Não é a primeira vez que vejo alguém mencionar esse livro e confesso que ele acaba chamando a atenção por trazer problemas reais. Os complexos com o corpo e uma instabilidade mental podem render uma boa história. Infelizmente estou com livros demais na lista e só devo apostar nesse livro no ano que vem ou mais lá para a frente.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Meu exemplar desse livro chegou ontem e eu quase saí pulando de alegria, rsrs. Bom saber que você está curtindo tanto essa leitura. Pelo seu post eu acho que vou gostar também.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Estou bem animada com esse livro. Já é o segundo blog que vejo referências sobre a obra e por trazer temas tão importantes e dramas tão comuns na vida, mas que mesmo assim deixou a leitura apaixonante e bem desenvolvida.
    O evento de Niterói é perto da minha cidade, mas to chateada que não conseguirei ir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  23. Acho que todos os temas abordados são bem pertinentes e precisam estar nos enredos que consumimos, mas mesmo que esse livro não tivesse nada disso, só essa capa já teria me seduzido. Tá lida demais.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Camila!

    Acho os temas abordados pelo livro mais do que importante: necessários.

    Já li algumas coisas a respeito da obra e com certeza vou acabar pegando pra ler em um futuro pepróxi. Fico muito feliz que a escrita da Íris tenha sido tão maravilhosa para você e que a história tenha te tocado assim.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.