Romantização criminosa.

Está postagem foi ao ar pela primeira vez em julho de 2016, na antiga Cabine de Leitura e infelizmente pouca coisa mudou, por  isso hoje vamos rever um assunto importante.




Caros, diferente de muitos assíduos leitores, eu não sou tão boa com palavras, não nasci para esse tipo de dom / talento, meu gosto é ler. Leio de tudo um pouco, todos os gêneros literários imagináveis, é só ter a leitura disponível e lá estou eu. 

Nesta madrugada em que a insônia tomou conta de mim comecei a passear pelo Facebook da Cabine de Leitura e fiquei horrorizada com supostos romances que estão disponíveis para leitura no aplicativo do Wattpad. 

Segundos os leitores são textos que romantiza atos como pedofilia, homofobia, incesto, estupro entre outros crimes. Entendo que ninguém é obrigado a fazer tal leitura, mas a publicação, distribuição e leitura deste tipo de material é considerado crime. 



Violência contra a mulher não é romântico. Não estou aqui falando como feminista, longe disso.Sou contra qualquer tipo de "ISMO".  Este tipo de crime varia entre violência física, moral,  psicológica, entre outras e é considerado crime na legislação brasileira.









Também é constituído crime o ato de convicção sobre a superioridade de determinadas tipo de pessoa, com base em diferentes motivações, como sexo, religião, cor ou opção sexual.




Pedofilia é um ato doentio. Pelo código penal é crime o ato de satisfação da lascívia mediante a presença de menor de 14 anos, comércio, difusão e posse de material pornográfico, entre outras atitudes absurdas.






Por isso diga não a este tipo de material, seja ele em livros, novelas, filmes e afins. Não seja um incentivador ou cúmplice deste tipo de atitudes inaceitáveis.
Denuncie aos órgãos competentes:



Violência contra mulher: Ligue 180
Violência contra criança e adolescente: Ligue 100
Racismo ou Injuria racial: Ligue 156
Homofobia: Ligue 100








28 comentários:

  1. Justo e aceitável. Claro que há pessoas que vão considerar isto errado porque a mente humano é meio doentia em diversos aspectos. E sempre vai querer decorrer sobre este assunto. Mas o impostante é alertar e estar atento a tudo para sempre poder salvar pessoas que acham que isto seja normal.

    ResponderExcluir
  2. Posso espalhar para os quatro cantos esse seu post? Maravilhoso!
    Uma vez li um livro que é uma romantização de romance abusivo, porém, o fiz sem saber no início que o era, pois a sinopse enganava. Conforme eu percebia que não ia mudar, que a história era aquilo mesmo, fui ficando mais e mais enojada. Me pergunto até hoje como um livro assim foi publicado, mas, como você disse, cada vez vejo mais desse tipo nas plataformas e é muito triste e repulsivo. Sempre que encontro denuncio sim. Acho que cada um faz a sua parte nesse processo e dou todo apoio em tentarmos fazer mais e mais pessoas verem o quanto isso é doentio.

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Adorei seu post!
    Já tinha reparado nessa romantização da violencia e abusos, as pessoas estao distorcendo demais as coisas e maquiando uma coisa que nao é nada bonito.
    Realmente ninguem é obrigado a ler, mas só de saber que a informação distorcida está la disponivel, fico apreenssiva com as ideias que estao sendo propagadas.
    Por mais post informativos assim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila! Acho louvável você postar algo assim no seu blog. Alguns livros até tentam disfarçar e amenizar a situação, outros são mais "escancarados" no assunto. Horrível!
    Também tenho visto muitos romances em que a mulher sempre tem que passar por um relacionamento abusivo para depois "conseguir mudar a cabeça do homem" e finalmente ter seu felizes para sempre. Acho que inclusive por isso muita gente sofre, porque tenta essa fórmula.
    Gente, isso não acontece na vida real!!!
    Gostei muito do seu post, está de parabéns!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila!
    Adorei a postagem. Também não sou fã de Ismo, mas acho que toda forma de chamar pra reflexão determinados assuntos é de suma importância.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não sabia que isto ocorria na plataforma do Wattpad, claro que já vi alguns "romances" que foram inspirados em Cinquenta Tons de Cinza e acabaram levando mais para o lado erótico, mas isso é um verdadeiro absurdo, irei ficar mais atento agora ao ver qualquer publicação desse estilo. Ótima postagem! Além disso, um dos livros que li recentemente onde abordou a violência em uma personagem e ela tenta dar a volta por cima é "Sorrisos Quebrados", que por sinal é uma leitura bem interessante, o inicio é perturbador com tudo o que o ex-marido fez com a protagonista, mas é cativante ver ela tentando quebrar as sombras do passado <3

    ...
    Abraços,
    @cluaz

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Infelizmente é algo corriqueiro. Quando digo que é raro ver algo bom no Wattpad, digo por causa de casos como esses. Eu vi várias "obras" romantizando atos de pedofilia, abuso, machismo, homofobia, entre outros. E, ainda por cima, há comentários sobre a história como sendo algo normal, corriqueiro e como se nada estivesse errado. Isso porque muitas pessoas não identificam casos como esses.
    Já não bastas as histórias com vários erros de português, sem o mínimo de coerência e descrevendo ações totalmente erradas (como sexo sem proteção)... Também temos histórias romantizando crimes. A pior parte é que muitos adolescentes acabam lendo.

    Enfim, adorei o texto, achei muito bom para uma abertura de debate :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Uau, eu realmente concordo com tudo que você falou e achei muito bacana você falar sobre isso porque são assuntos muito sérios. Não sabia que isso acontecia no Wattpad e, de agora em diante, ficarei atenta a qualquer estória assim para poder denunciar. Adorei a postagem.
    Bjos, Bia!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Parabéns pelo post. Não sou uma leitora assídua do wattpad, mas já fiquei sabendo que lá rola vários tipos de livros com esses temas abordados. E tem muita gente que defende esse tipo de livro alegando "ser apenas uma história". Fico boquiaberta com isso. Por isso minha esperança em relação a humanidade tá diminuindo cada vez mais. Quando acho que pode melhorar, vejo esse tipo de informação. É triste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    É de suma importância falar sobre isso, pois estamos vivendo um momento crítica no nosso pais. Uma avalanche de diferentes opiniões sendo expostas pra quem quiser ver, mas não percebem que estão cometendo um crime. É sempre bom, alerta a sociedade sobre isso. Parabéns pelo post.

    Haulisson, Menino Livros.

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem?!? Olha acredito que essa discussão é muito boa e muito reflexiva, mas há que se levar em consideração vários pontos. Primeiro, algumas leituras, exatamente por conter cenas de violência, seja ela qual for, é destinada a adultos, e, partindo do pressuposto que são adultos que estão lendo, não creio que a questão seja romanização, e sim a reflexão do assunto.
    Quanto ao Wattpad, lá é terra de ninguém, mas o pior não são as histórias, e sim o conteúdo dos comentários. Exatamente por isso, excluí essa plataforma da minha vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiee Camila ^^
    Sempre que eu passo pelo Wattpad, vejo aqueles livros mais lidos, sabe? Com milhões de leituras, mas aí vejo as capas, e são todas... como posso dizer? Eróticas. Lendo as sinopses a gente percebe que são mais livros onde a mulher vive um relacionamento abusivo com algum cara "galã", na maioria das vezes, um chefe, ou algo do tipo. Eu fico chocada com esse tipo de coisa, principalmente porque, novamente, esses livros possuem milhões de leituras! Claro que só porque eu não gosto (e não apoio) signifique que ninguém possa ler... Mas eu fico chocada ao ver que muita gente curte histórias que trazem esse tipo de trama :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila, tudo bem? Tô muito feliz por você ter feito esse post! Acho que ele é de utilidade pública e espero que ele chegue aos LGBTfóbicos, machistas, abusadores, racistas e pedófilos. Eu também fico muito chocada (e triste) pela quantidade de histórias que dão vazão a todas esses crimes com a desculpa que é ficção. Eu não condeno autores que trazem os temas, SE estão fazendo isso com prudência, responsabilidade e em prol da conscientização. Mas isso, infelizmente, vem desde muito tempo. Lembro que quando eu era leitora de fanfics, lá pelos meus 14-15 anos, eu já via muito isso (especialmente pedofilia). Precisamos, sim, combater isso. Não é questão de, como muitos colocam, "censura", mas bom senso.
    Parabéns pelo post, vou divulgá-lo! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, é uma pena que haja tantas obras que romantizam crimes, e é um trabalho árduo o de fazer as pessoas perceberem essa romantização algumas vezes, mas é necessário que falemos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, recentemente baixei um conto na Amazon achando que seria um hot homossexual, mas qual não foi minha triste surpresa quando percebi que o autor quis erotizar um estupro coletivo. Fiquei passada e totalmente revoltada. Só um retardado para achar erótico algo assim.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. Post super necessário, obrigada por isso! Acabei de sair de uma leitura assustadora, um livro onde a personagem principal havia passado por um relacionamento abusivo, sofreu muito com isso e se apaixonou pelo tipico cara rico dono de empresa, e pra variar a autora romantizou a relação deles que também era totalmente abusiva! Os autores precisam entender como a leitura influencia a quem lê e todos temos limites.

    ResponderExcluir
  17. Camila, discordo de você: você é boa com palavras sim!!!
    Nunca li nada no Wattpad mas sei da importância que ele tem como plataforma para autores que ainda não conquistaram o seu lugar no sol. Mas também sei destas histórias que romantizam crimes. Acredito que deveria ter algum algoritmo desenvolvido para inibir este tipo de história por lá, mas enquanto não tem, é importante que alertemos os leitores. Acho que poderia ser feito um banner com as capas que contem este tipo de enredo e publicarmos a todos os ventos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Esse post é muito necessário, porque romantizar relacionamentos abusivos e violência é uma coisa muito séria. Acho que sempre temos que falar sobre o assunto a fim de instruir os leitores. Parabéns pela iniciativa. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Achei muito bacana o que você mencionou no seu post. Realmente, muita coisa ruim está sendo romantizada em livros e, acho esse um ponto negativo, principalmente quando se trata da violência contra a mulher e a maneira através da qual a inferiorizam. Eu acho que a mulher lutou, e ainda luta bastante, para assumir seu papel de igualdade na sociedade. Por isso, gosto de livros que ressaltam a importância, o valor e o poder da mulher. Livros que ressaltam a pedofilia de maneira romantizada são totalmente desumanos. O racismo, infelizmente ainda é muito comum, mesmo com tanta conscientização... :(

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila,
    não é a primeira vez que leio que existem esse tipo de textos no whatppad, na época lembro que vários blogueiros se posicionaram contra mas como não sou usuária da plataforma acabei nem sabendo o resultado do assunto, fico triste que não haja um fiscalização eficaz para evitar que este tipo de conteúdo seja disponibilizado no site, principalmente porque ele é aberto e podes ser acessado por quem bem quiser, nós podemos filtrar e nunca da ibope a um absurdo desses mas tem muita gente má precisando ideias e incentivo, sem falar dos adolescentes que são adultos em formação, enfim fico arrasada que as pessoas estejam corrompendo mesmo que uma parcela mínima da literatura dessa forma.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    O que mais tem hoje em dia são livros que romantizam estupro, relacionamento abusivo, homens que machucam as mulheres física e emocionalmente, piadas homofóbicas... e a gente não precisa nem ir muito longe, autores brasileiros são craques em fazer isso e sabe o que acontece? Tem vários fãs que amam seus livros e vai você criticar pra ver, é apedrejado por pensar diferente, falam que é mimimi e que você não é obrigado a ler.
    Enfim, espero que isso um dia melhore porque é um absurdo que pessoas ainda achem lindo uma coisa dessas em pleno século xxi

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila!
    Infelizmente, por mais que seu texto seja antigo, ele continua muito atual. Eu até dei uma abandonada no Wattpad de tanta besteira que tem por lá. Mas o pior é que não é só por lá né? Livros aclamados, campeões de vendas, são repletos de cenas de abuso, machismo, violência apresentados como se fossem exemplos de comportamento. Eu, particularmente, não leio e nem recomendo esse tipo de livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Eu sou extremamente contra qualquer tipo de literatura que faça apologia a abuso, pedofilia etc. A arte tem que ser criticada sim e há coisas que não devemos tolerar. Particularmente, não sou adepta do wattpad, mas esse conteúdo a gente pode encontrar também em livros físicos, infelizmente.

    ;*

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Eu desisti do wattpad já tem um tempo, é uma plataforma que tem muito alcance e que poderia ser usada para conhecermos novos autores, porém o que eu via por lá não era muito legal. Plágios e umas histórias meia boca, isso obviamente não é nada se comparado ao que você citou, mas daí você já tira como é negócio por lá, não generalizo, pois tem histórias e autores muito bons. Contudo, lá é tudo ao deus dará.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Camila!
    Eu amei seu post, sério. Eu tenho ficado assustada com a quantidade de livros que trazem temas complexos de uma forma romantizada. É bonito e apaixonante aquele homem te podar? Não, não é. E a pedofilia e abuso são bastante complicados e romantizado em muitas situações. Enfim, seu post é necessário, parabéns por tê-lo escrito!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  26. Olha, infelizmente é algo que se vê muito por aí... Já me deparei com coisas assim e nem foi no Wattpad, já que não leio nada por lá. Não tenho nem palavras pra descrever o que sinto quando alguém pensa que romantizar assuntos tão graves quanto estupro e pedofilia seja uma boa ideia.

    ResponderExcluir
  27. Oi, flor. Excelente postagem! E olha, cada dia fico ainda mais com o estômago embrulhado quando leio alguns plots. Uma romantização do abuso, seja ele físico ou emocional nas histórias que parece não ter limites. Me dói na alma. Dói mesmo. É uma luta mostrar que não é bonito. Sua postagem é muito necessária, temos que fazer uma campanha de conscientização! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Camila!
    Fico horrorizada de saber que existem pessoas que escrevem incentivando esse tipo de prática. Essas pessoas são doentes e mais doente ainda é que ler e incentiva a esse pseudo autor escrever mais. Não sou de ler livros dessa plataforma, mas com cada notícia que surge de lá mais me desanimo ler os livros que lá são postados.
    Adorei o seu post e super apoio tudo que foi escrito.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.