Jane na TV.



Brasileiro  tem paixão por telenovela desde seu surgimento na década de 50,  quando emissoras como TV Tupi e Rede Globo, ainda procuravam um formato de apresentação capaz de garantir a atenção do telespectador.

Quase 70 anos depois, muita coisa mudou, algumas emissoras se consolidaram no ramo, fazendo desse folhetim uma fonte muito rentável, seja com as românticas novelas mexicanas que vemos nas tardes do SBT, ou no drama das novelas das nove da Rede Globo.
Em meio a tantas ficções que criaram nestes setenta anos, alguns autores se aproveitaram de grandes obras literárias para servirem de inspiração a suas novelas. Exemplo disso é Roque Santeiro, que registrou a maior audiência na história da televisão brasileira, sendo ela uma adaptação da obra O Berço do Herói, de Dias Gomes.

Lá no site Alto Astral, vemos algumas novelas que seguem essa linha:




Sinha Moça: A dramaturgia foi inspirada no livro de mesmo nome, da escritora e jornalista Maria Dezonne Pacheco Fernandes. A história se passa em uma fazenda de café na época do Segundo Reinado (1840-1850), especificamente na cidade fictícia de Araruna. A primeira versão da novela foi transmitida em 1986 e a segunda, em 2006, ambas pela TV Globo.



Gabriela: Essa foi uma adaptação de "Gabriela Cravo e Canela", também de Jorge Amado. A história se passa em Ilhéus, na época do ciclo de cacau. A protagonista, Gabriela é uma jovem bonita e sensual, chega a cidade procurando emprego e acaba trabalhando na cozinha do bar Vesúvio, chefiado pelo turco Nacib. A partir daí, os dois começam a viver um romance caloroso. A primeira versão de Gabriela foi transmitida pela Rede Globo em 1975, e a segunda em 2012.



O Cravo e a Rosa: Inspirando-se na peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare, Walcyr Carrasco. A história ambientada em 1920, traz Catarina Batista, uma mulher a frente de seu tempo e turrona, que se casa com Julião Petruchio, homem que acredita que a mulher deve ser a rainha do lar. Foi ao ar pela primeira vez em 2000 no horário das 18, sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 2003, pela Rede Globo.


Agora que já vimos um pouquinho das novelas inspiradas em livros vamos ao que interessa, a novela que estréia dia 20 de março no horário das 18h na TV Globo.


 Ambientada no ínicio do século XX, Orgulho e Paixão está chegando com a história de Elisabeta (Nathalia Dill), uma mulher à frente do seu tempo que se apaixona por Darcy (Thiago Lacerda). Mas o romance entre os dois não vai ser tão simples assim. Ernesto (Rodrigo Simas), um filho de imigrantes italianos, também se apaixonada pela moça e vai entrar na disputa pelo coração da jovem.

Livremente inspirada nos romances da escritora inglesa Jane Austen, Orgulho e Paixão, será a próxima novela das 6, e trará romances e aventuras.



Algumas imagens de bastidores é de encher os olhos, com figurinos lindos e um grande elenco, vamos tendo uma boa ideia do quem vem por aí:


 Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathali Dill) 

Elisabeta é irmã de Jane (Pamela Tomé), Cecilia (Ana Julia Dorigon), Lidia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz).

 Elisabeta (Nathalia Dill)


Jane Benedito (Pâmela Tomé) 

Apesar de a muito tempo não ver novelas, essa é uma que estou ansiosa pela estréia e espero que ela ultrapasse minhas expectativas. E você, assisti novelas? Vai acompanhar está? Sou curiosa, me conta.

46 comentários:

  1. Olá!Tudo bem?
    As novelas são consagradas na televisão brasileira,você pode não assistir toda,mas pega alguns pedaços da história e acaba sabendo um pouco.
    Gabriela creio que uma das adaptações literárias mais conhecidas.
    Estou ansiosa para ver essa nova novela inspirada em Jane Austen,ver como vai ser ambientada e o que irá mostrar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse post me lembrou da época em que na minha rua só uma família tinha TV. No dia que meu pai não me deixava ir eu chorava por causa das novelas!! Gosto muito dessas histórias inspiradas nos livros e estou aguardando a estreia de Orgulho e Paixão! Parece que vai ser boa e os atores são ótimos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, tudo bem?
    Não assisto novelas, mas pelo que estou acompanhando, esta nova baseada em orgulho e preconceito tem agradado e muito o publico! Gostaria de poder assistir, mas chego em casa depois do horário e morta de cansada! rsrsrsr Mas O cravo e a rosa eu assisti e amei, uma das preferidas! rsrsr Adorei seu post!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila
    Muito bacana seu post! Parabéns!!
    Já assisti muitas novelas, mas nao assisto mais.
    Das que eu me lembro, além das que vc citou, tem Selva de pedras e As Três Marias baseadas em livros também.
    Não sabia deste lançamento e fiquei curiosa
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Cams! Gosto tanto dessas novelas antigas da Globo! Fui criada pela minha vó, então pra ter uma ideia que minha distração, antes de saber ler, foram as novelas! Eram bem escritas, não haviam tantos tópicos e histórias, as tramas eram românticas e divertidas e era um programa familiar, que nem os filhos nem os adultos ficariam constrangidos quanto ficam com as novelas hoje em dia.
    Essa nova novela das 6 tem chamado muito atenção por ser inspirada nas histórias de Jane Austen.. Veremos!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Ah como estou bem feliz com essa nova novela da Globo. Só vejo elogios de quem visitou o set de filmagens e as coisas, e pelo jeito ela promete. Uma mistura da obras da Jane Austen já prediz algo bom vindo. Quero muito acompanhar. Algumas outras que você citou já conhecia a obra por traz da adaptação e outras fiquei chocada em saber da inspiração. Adorei <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Preciso confessar que estou bem empolgada com essa adaptação e acredito que conseguirei acompanhá-la. Gostei do elenco, gostei da proposta e o cenário... espero gostar da novela hahahahaha <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    E como não assistir! Tô muito ansiosa e cheia de expectativas! Das que já passaram, adorei O Cravo e a Rosa, Catarina era o máximo. Acho que acertaram em cheio quando escolheram a atriz Nathalia Dill para fazer Elisabeta. Agora é só esperar!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cami, Jorge Amado era o cara, né? Tanto é que tem tantas adaptações das obras dele. Eu tô louca pra ver essa nova novela, a fotografia e o comercial dela são lindos demais, espero que seja tão boa quanto parece. Adorei a Tag.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Sempre tive um relacionamento complexo com as novelas, e agora que estou acompanhando muitas séries acho que descobri o que é, o tamanho não consigo acompanhar uma novela até o Fim, é isso me fez abandonar de vez. Mas essa novela parece que vai ser bem bonita.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila. Eu não sou de ver TV, detesto novelas e às vezes vejo os jornais. Quando fiquei sabendo dessa adaptação já imaginei a Globo sexualizando tudo, fico boba quando vejo algumas cenas da novela das oito (mesmo as novelas das sete) e tem tanta coisa apimentada que eu mesma não veria junto com meu pai ou minha mãe. Eu vi a chama dessa adaptação e não me animei para ver.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Confesso que estou empolgada e apreensiva. Empolgada por ter amado todas as novelas citadas que foram adaptadas de livro e apreensiva por saber que agora estão fazendo isto com um dos meus livros favoritos da vida! rs
    Apesar dessa apreensão, estou bem animada para conferir como ficará essa adaptação misturando emma e orgulho e preconceito! Já adorei as fotos que saíram e espero que seja um verdadeiro sucesso ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que, igual a você, essa, depois de longos e longos anos, é uma novela que, ao ver o povo comentando por aí, está me deixando curiosa, se der, pretendo tentar assistir porque baseada nas obras da Jane, a gente espera que venha coisa boa por aí! Confesso que Elizabeta não desce muito bem, mas vamos ver o que vão inventar.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila,
    Eu já gostei mais de novelas, hoje em dia só assisto o que meus pais veem. Eu sou apaixonada por Orgulho e Preconceito e quando soube dessa adaptação, fiquei bem animada para voltar a assistir novelas. Espero que ela faça jus à obra da Jane, apesar de, claro, sabermos que não será igual.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Fiquei sabendo dessa novela, mas confesso que estou com medo do que vão fazer. Sabe que até estava tentando acompanhar aquela novela Deus salve o rei, mas me decepcionou porque apesar de ter um tema bom, ela está fraquinha, não sei se é porque estou acostumada com coisas mais elaboradas e onde eles tem mais dinheiro para gastar (Got e Outlander). Enfim, acabei decepcionada mas gosta da ideia deles quererem sair daquele padrão.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila tudo bem? Confesso para você que faz mais de 10 anos que não assisto novela, eu assisti Escrava Isaura e me marcou muito, as novelas da rede Globo no meu ver caiu muito, essa novela que está passando agora Deus Salve o Rei, parece ser boa. Mas enfim essa adaptação que vão fazer Orgulho e Paixão quero assistir, estou ansiosa só espero que não pisem na bola, Parabéns pelo seu post, bjs!

    ResponderExcluir
  17. Eu tô louca pra assistir essa novela! Uma pena ser no horário em que tenho aula, pois parece uma trama linda e encantadora... perfeita para os leitores!

    ResponderExcluir
  18. Oii tudo bem??

    Vi todas as novelas citadas, e realmente amei, e olha que não so fã de novela.
    Mas confesso que estou ansiosa para ver orgulho e paixão.
    Só não gostei da escolha do Darcy. :/
    Adorei o post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  19. Assisti a novela O cravo e a rosa e adorava as músicas, lembrei-me da minha avó, agora. Eu também adorava o casal de personagens Catarina e Petrúquio!
    Também assisti parte da novela Gabriela depois que foi regravada e achei bem legal.
    Quero assistir Orgulho e Paixão e espero que seja bacana.
    Também tem as miniséries inspiradas e baseadas em obras literárias. Como Os Maias, por exemplo.
    No SBT teve a novela Éramos seis, né? Só me veio essa à mente agora. E na Record eles se baseiam muito em relatos dos livros da bíblia.
    Enfim... Amei essa postagem!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  20. Eu parei de ver novelas há pelo menos 15 anos, mas estou pensando seriamente em acompanhar essa inspirada pelas obras de Jane Austen. Mas ainda estou em dúvida, tenho medo de estragarem tudo... Rs... Acho que vou assistir a primeira semana pra tirar alguma conclusão a respeito.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu adoro tudo que envolve época, algumas dessas novelas tive oportunidade de acompanhar, e estou bem curiosa para ver a adaptação de Jane Austen.
    Mas acho que como toda adaptação estou com receio do que irão aprontar.
    Espero não me decepcionar!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou apaixonada por novelas e estou bem curiosa para ver como será essa nova adaptação das obras da Jane Austen. Quero muito assistir a essa novela.
    Beijos, adorei o post.

    ResponderExcluir
  23. Vou tentar acompanhar essa novela nova, com certeza, eu também amei O Cravo e a Rosa, achei muito bem trabalhada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem Camila?
    Eu não tenho o hábito de assistir novelas, eu assistia quando era criança e adolescente para ficar na companhia dos meus pais, hoje em dia eu mal ligo a televisão, acho que pouca coisa presta!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Não sou muito de assistir novelas, acho que nunca tive o hábito de acompanhar os episódios dia a dia, nem quando era mais nova rsrsr
    Mas estou bem empolgada com essa adaptação da Jane, espero que seja uma bela adaptação para agradar os fãs, e que abra as portas para mais livros serem adaptados

    ResponderExcluir
  26. Oi Camila.

    Tem anos que não assisto novelas porque aqui em casa todos nós gostamos demais de filmes e reservamos a noite para assistirmos juntos. A única novela que você mencionou e tive o prazer de acompanhar foi O Cravo e a Rosa e adorei na epóca. Parabéns pela postagem.

    Bjos

    ResponderExcluir
  27. oi.
    não assisto TV aberta, há muito tempo, mas acho que o povo vai se esbaldar nessa novela, que na verdade não tem nada de novo de outras novelas já produzidas pela emissora. mesmo assim, se tiver um tempinho, darei uma olhada. Acho que a novela que mais gostei foi Éramos seis, às vezes, dou uma vista pelo youtube.

    ResponderExcluir
  28. Oie!

    Olha eu faz muitoooo tempo que não assisto a uma novela, essa nova das 6h e a nova das 9h se não me engano que também é mais de época despertam bastante minha curiosidade, mas não tanto para assisti-las kkk espero que faça sucesso e seja uma novela leva e boa de acompanhar! Depois me conta o que achou se a assisti-la!

    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem? Eu não gostei muito de nenhuma das versões de Gabriela, mas amei Sinha Moça, assim como AMOOOO O Cravo e a Rosa. Estou ansiosa para nova novela apesar de não acompanhar a Globo há muito tempo. Estou pensando se irão sacanear minha amada história ou fazer algo memorável. O medo é grande! Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?

    Já começo dizendo que fiquei chocada que Sinha Moça e Roque Santeiro são novelas inspiradas em livros. Juro que não sabia, mas são adaptações que a minha mãe ama, mas fiquei bem curiosa para conhecer as obras originais e ver se gosto delas nesse formato.
    Faz muitos anos (muitos mesmo) que eu não acompanho novela. Quando eu era mais jovem, fazia isso constantemente e assistia quase todas que passavam, mas parei depois de Rebelde. Porém, eu fiquei bem curiosa com Orgulho e Paixão, sabendo que é uma adaptação de Jane Austen. Apesar de não conhecer os trabalhos da autora, é uma que eu espero ler em breve e sei que é muito elogiada. Espero que eles façam um bom trabalho e, provavelmente, eu acompanharei - pelo menos os primeiros capítulos, para ver se é algo que vou gostar ou não.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Ai eu tenho que confessar que sim, eu sou uma noveleira de primeira!!!
    Assisti todas essas novelas que você listou e confesso que a minha preferida era O Cravo e a Rosa hahaha.
    Quando eu vi o lançamento dessa nova novela das seis e a sua inspiração, tenho que dizer que fiquei bem animada!! Não vejo a hora de ela estrear haha

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  32. Oi, Cami

    As chamadas dessa novela estão tão lindas, a fotografia é de encher os olhos! Infelizmente a novela será exibida em um horário ruim pra mim, mas estou pensando seriamente em assinar a GloboPlay só para poder ver, pois acho que vai ser deliciosa!!!!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  33. Aii, adorei teu post! A maioria dos blogueiros literários não fala muito sobre novelas, quase como se fosse algo ruim. Eu adoro apesar de ser muito seletiva. A minha última queridinha foi Além do Tempo, novela das seis da Elizabeth Jhin. Eu tô com muita vontade de assistir Orgulho e Paixão, parece ser muito boa e os atores escolhidos são ótimos!

    Beijão,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Quando eu era mais nova, assitia muito a novelas, mas outras opções vieram tomando o lugar deste entretenimento. Das novelas adaptadas que você selecionou, eu assisti O Cravo e a Rosa e caramba, é uma das novelas que eu mais adoro na vida. Estou empolgada com a adaptação dos livros da Austen, mas também como medinho. Espero que seja ótima e que desperte nas pessoas o desejo de conhecer a obra original.
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem?
    Achei muito interessante a sua publicação e a relação entre livros e novelas. Quando eu era mais novo eu assistia novelas com meus pais, uma das que eu mais gostei foi "O Cravo e A Rosa", era super envolvente e divertida. Hoje em dia eu mal assisto tv, não curto muito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem?
    Eu não sou muito de ver novelas, mas sempre abro uma exceção para as de época. Da sua lista, eu simplesmente amo O Cravo e a Rosa.
    Porém, vou ser muito sincera e admitir que essa nova eu não estou nem um pouco curiosa. Aliás, ela tem me tirado do sério toda vez que assisto aos comerciais hahaha. Além de não gostar da atriz que será a protagonista, parece que fizeram uma mistura dos livros da Jane Austen (uma das minhas autoras favoritas), mas colocando personagens estereotipados e caricatos, o que desmerece aqueles criados pela autora. Para mim, só salvou a escolha do Tiago Lacerda para ser o Sr. Darcy.
    De qualquer forma, adorei o post e relembrar outras novelas de época.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Oi! Sempre falo que não vou mais assistir novelas, mas sempre acabo vendo junto com a minha mãe e me viciando rsrs Conheço todas as citadas, e sabia que eram adaptações, mas acompanhei apenas O Cravo e a Rosa, uma das minhas favoritas da vida. Quero ver Orgulho e Paixão como que fizeram pra "misturar" quase todas as obras da Austen kkk Vou conferir só pra ver como vai ser, mas já pelo elenco não me agradei tanto. Quem sabe seja algo mais inovador. Só vendo pra saber. Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Olá!!!
    Atualmente eu quase não vejo novelas por causa da correria do meu dia!!!
    Quando eu assistia adorava novela de época e estou bastante curiosa de como vai ser a adaptação das obras da Jane Austen!!
    Espero que a novela seja fiel ao livro.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  39. Oiee!
    Faz tempo que não assisti novela kkkk, mas amava O cravo e a Rosa, Petruquio e Catarina são personagens inesquecíveis!!!! Será que essa nova novela da Globo vai ser boa? Confesso que tenho meus receios, mas vou ficar de olho!

    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Oi.

    As que mais gostei de ver foram O Cravo e a Rosa e Sinhá Moça, foram muito boas e gosto muito dessa época da Rede Globo. Eu até que estou ansiosa para ver essa nova novela deles. Confesso que não gostei desse "Mr. Darcy", mas vamos ver... É uma pena que talvez que eu não consiga assistir todos os dias devido a faculdade, mas vou tentar ver sempre que estiver em casa. Torcendo para ser boa.

    ResponderExcluir
  41. Olá! Não assisto novelas e não li nenhum dos livros citados, mas acredito que as novelas talvez possam incentivar as pessoas a lerem os livros de inspiração (mesmo quando elas são uma adaptação meio distante da história original).
    Adorei o post!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Oi, Camila! Nossa, eu amava o Cravo e a rosa haha, deu até saudades dessa novela. Acho interessante, a Globo se inspirar nesses clássicos tão incríveis, e confesso que também fiquei curiosa para conferir essa novela. Adorei o post, bjss!

    ResponderExcluir
  43. Oiee ^^
    Meu Deus, eu não sabia que "Gabriela" era inspirada num livro do Jorge Amado *-* kkk' sou uma grande fã dele (apesar de só ter lido três de seus muitos livros até agora). "O cravo e a rosa" eu assisti e, inclusive, fiz uma apresentação teatral na escola inspirada na história. Que saudade...haha' "Orgulho e paixão" vai ser um sucesso, hein?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  44. OOiii, eu adoro esse estilo de novela, das que você mostrou a que mais sinto saudades é O Cravo e a Rosa, sou completamente apaixonada! Estou bem ansiosa pela novela nova, espero conseguir acompanhar. Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  45. Oi Camila!
    Nunca pensei que ficaria tão ansiosa pela estreia de uma novela! :o
    Não paro de pensar no quanto vai ser bacana ver a trama de Jane Austen em rede nacional e ao alcance de todos, vou poder falar de Romance de Época com a minha mãe! kkkkkk
    Me lembrei de outras novelas que também foram inspiradas em livros, como Escrava Isaura (Bernardo Guimarães) e Tieta (Jorge Amado).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  46. Gostei muito do post. Antigamente assistia muito novelas, hoje em dia sou das séries. Assisti à todas essas e me apaixonei por muitas. Sobre a nova novela, estou esperando ansiosamente. Este é um livro que quero muito ler. Confesso que não sei se terei tempo para assistir, mas vou tentar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.