[RESENHA] Lua, Lobos e Cerrado.

Livro: Lua, Lobos e Cerrado
Autor: André Tressoldi
Páginas: 328
Editora: Novo Século



Josber é encarregado de auxiliar um grupo de estudiosos pelos diversificados caminhos do ambiente mato-grossense. No entanto, algo que parecia ser uma lenda regional começa a interferir nos dias, ou
melhor, nas noites dos pesquisadores, tornando a previsível pesquisa em uma inesperada aventura.
Confrontados com essa nova realidade, terão de enfrentar várias criaturas, e a mais presente delas: os lobisomens.
Mesmo em meio ao desespero, surge a paixão entre Josber e Tiacha, uma fabulosa guardiã, que se revelará como uma questão a mais no conflito entre o humano e o sobrenatural, selando o destino de todos.



Já nas primeiras páginas me surpreendi com uma linda dedicatória, diferente de muitos outros autores que dedica a familiares e amigos, este livro é para todos, todos mesmos, afinal, quem nunca passou por uma dificuldade.

Quando recebi do autor André Tressoldi este livro, li a sinopse, folheei algumas páginas e fique muito curiosa para saber o que tinha a ver a lua e lobo com o cerrado.
Iniciando a leitura vi que o título é perfeito para o livro e la no final  a ilustração de capa também aparece na história, uma leitura que faz a sua mente construir um mundo de cenas fantásticas e se desligar completamente do mundo a sua volta.

Nesta leitura vamos conhecer Josber e seus quatro colegas de  pesquisa, que se aventuram pelo cerrado do Mato Grosso para provar a teoria do professor e líder do grupo Eduardo,  que acredita  que os marsupiais brasileiros, na verdade, foram transportados da Austrália até aqui.

Eles seguem viajem pelo cerrado em uma Land Rouver, o que proporciona a equipe um certo conforto.  Até que o professor decide mudar de estrategia e seguir a pé até um ponto onde acredita encontrar seus animais de pesquisa.
Com acampamento  e armadilhas armadas o grupo fica na espreita a espera de suas presas para a catalogação, mas em pouco tempo tudo muda e e eles terão que lutar pelas suas vidas.

Na última gaiola tinha uma jaratataca. Enquanto estávamos examinando o animal, um horrendo uivo se levantou a uns trezentos metros de distância.     -Página 26

E é nessa hora que vamos conhecer as verdadeiras características de cada personagem.
Josber de um simples e brincalhão ajudante se tornará o líder da grupo, depois que o presunçoso professor Eduardo, se paralisa diante do perigo e contará  principalmente com a ajuda da tímida e destemida  professora Olga, e a voluptuosa  Madeleine, claro que  tudo regado com as mais diversas rezas do motorista e cozinheiro do grupo, o enigmático Otávio. E sem me esquecer da matilha, que desejará a todo custo um dos cinco.

Observei os imensos lobos e seus olhos diabólicos e vermelhos, não sei se foi impressão minha, mas pareceu-me ter ouvido um deles soltar uma risada diabólica.    -Página 30

Em meio a essa luta desenrola um romance entre o professor e a fogosa Madeleine, que se encanta com a ferocidade do Josber em defender o grupo, dando inicio a um breve triangulo amoroso. Que se dissipara quando Josber encontrar o seu grande amor em meio a um cerrado mágico.

Madeleine e eu continuávamos, ora ou outra, o flerte; Olga e Otávio estavam mais próximos, ainda que de uma maneira bastante recatada.      -Página 125

E para quem acredita que o fim da lua cheia significa o fim dos lobisomens, precisa ler este livro. São uma espécie para cada tipo de lua o que torna a fuga do cerrado quase impossível, não fosse claro pela ajuda de uma raça diferente de humanos, os guardiões.

Repentinamente, houve um barulho estridente no mato, exatamente quando os vultos de pessoas do tamanho normal apareceram.  - Página 102

A partir desta parte do livro, o grupo de pesquisadores serão conduzidos para um local seguro e entenderam um pouco mais sobre as perigosas feras que os tem perseguido e entender o real motivo disso. Conheceram uma pequena cidade "encantada" que é protegida pelos guardiões, que mantém um equilíbrio entre os humanos que residem nela e os lobos que as cerca. Nesta parte veremos um pouquinho de utopia, mas tudo de maneira sutil, sem perder o foco da trama.

 Guardamos os lobisomens e este lugar.  Não guardamos no sentido literal da palavra, na verdade guardamos o mundo dos lobisomens.     -Página 178

Mas um terremoto colocará todo  o mundo em perigo e caberá a um casal salvar a humanidade. Não vou falar quem é o casal, mas vou dizer que o livro precisa urgente de uma continuação.
O livro é perfeito e o autor é inovador na maneira como encara o tema lobisomens, indo muito além de uma simples lenda urbana, mas colocando fantasia em cada detalhe.

Todos os personagens e cenários, fiéis ao cerrado brasileiro,  são minuciosamente trabalhados.  Acredito que o autor poderia ter explorado um pouco as comidas tipicas da região, dificilmente encontraremos no território nacional cafés da manhã com ovos mexidos e bacon, apesar de eu super aprovar rsrs.
De forma perspicaz o autor coloca um pouquinho de filosofia entre os diálogos, dando ainda mais conteúdo ao livro, sem deixar a leitura enfadonha e arrastada.

Um livro cheio de mistérios, divertido em muitos momentos e com uma pitadinha de romance sobrenatural, tudo na medida certa para tornar a leitura rápida e gostosa.

30 comentários:

  1. Também achei bem inovador pro tema lobisomens, começando por se passar num ambiente que muitos de nós conhecemos, então acho que essas características acabam deixando a leitura super significativa. Não sei se leria o livro nesse momento, mas parece uma narrativa bem envolvente, fiquei com curiosidade de conhecer todos os personagens e quem saiba eu procure o livro quando estiver mais nessa vibe. Adoro livros com pitadas sobrenaturais e misteriosas, então vou anotar o nome dele para quem sabe ler no futuro.

    xoxo <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei a premissa desse livro muito legal e para mim o livro nem precisava ter o elemento fantástico, só pela viagem ao Cerrado para provar o parecer sobre os marsupiais já me deixou instigada! =D
    Gostei da sua resenha e vou anotar essa dica! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!

    Tudo bem? Então, achei o título muito interessante e absolutamente original. Assim como você fiquei curiosa para saber como ele faz sentido dentro do contexto da história.
    Eu acho que o livro tem uma narrativa muito intensa, o grupo no meio do cerrado tendo que lutar contra algo para sobreviver? Parece que seria uma daquelas leituras que eu simplesmente não conseguiria desgrudar.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila! Adoro história com Lobisomens e gostei dessa mistura de sobrenatural, mistério e momentos divertidos. Não conhecia o livro, mas curti a indicação.

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oiee Camila ^^
    Sempre fico receosa com essa coisa de salvar a humanidade *-*
    Eu ainda não conhecia esse livro e, apesar de ter gostado do título (e um pouquinho da capa), confesso que não senti taaanta curiosidade de ler. Acho que o leria se o ganhasse, mas não sei se compraria *-* na verdade, agora só ando pegando livros no Kindle Unlimited porque meu dinheiro é limitado (hehe não resisti ao trocadilho), então fiquei sem :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Caramba, como eu não conhecia esse livro antes??? Essa obra tem tudo para me agradar, sério. Amei sua resenha e com certeza irei ler!

    ResponderExcluir
  7. Esse gênero não está entre meus preferidos. Mesmo assim achei bacana o fato da dedicatória ser incomum! Talvez eu o leia, se tiver oportunidade, porque você conseguiu aguçar a minha curiosidade, quem é o casal que deverá salvar a humanidade???

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já gostei por ter lobisomem na história e ainda de uma forma nova, inovadora. Preciso ler!
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amei sua resenha e mesmo não sendo o meu estilo preferido de leitura fiquei com bastante vontade de conhecer mais.
    Geralmente acho chatas essas histórias pois os autores ficam divagando horrores, mas parece que aqui não aconteceu isso.
    Adorei conhecer mais sobre essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá, infelizmente esse livro não me chamou atenção mais eu amei muito sua resenha. Eu vou anotar aqui o nome do livro e quem sabe eu não me interessei a ler

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Quando eu li a sinopse desse livro, vi que vou me apaixonar pela história. Está anotado na minha lista de leituras :))
    Beijinhos,

    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila! A premissa realmente é bastante original, ainda mais se passando no Brasil! Gostei, vou colocar na minha lista.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila. Eu gosto bastante de livros com Lobisomem, mas não sei se curti muito a premissa desse. Eu gostei de ver a sua opinião sobre ele e até fiquei curiosa, mas acho que alguns pontos me incomodariam bastante durante a leitura.

    ResponderExcluir
  14. É tão difícil pegar um enredo que se desenvolva no cerrado, só por isso eu gostaria de ler. Fora que tem lua cheia... lobisomens... romances... coisas que adoro!!!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila!

    De cara fiquei super curiosa com a trama por ela se passar no cerrado, isso é algo tão raro nos livros nacionais que estão sendo lançados, geralmente ou se passam em outros países ou estão focados aqui no Sudeste e no Sul.

    Eu adorei saber que ele tem o elemento sobrenatural na narrativa, é o meu tipo favorito de livro e assim como você fiquei intrigada com a escolha do nome! è bom saber que ele faz total sentido dentro do contexto que o autor escolheu para dar vida aos seus personagens.

    Beijos * Aninha *
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila,
    Nossa não estava dando nada para esse livro por esse título que na minha opinião é bem estranho, mas depois de ler sua resenha fiquei curiosa para conhecer a história e achei mais interessante ainda por ela se passar aqui no nosso país. Bela dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila!
    Eu adoro livros de fantasia, mas ainda é um pouco difícil de encontrar autores nacionais que escrevem esse gênero. Adorei saber que essa história se passa no cerrado, no entanto, não gosto tanto de enredos que o foco são lobisomens. Mas por ser de autoria nacional e ainda não ser tão clichê, até me bateu uma pequena curiosidade.
    Adorei a resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila.

    Nossa, não conhecia este livro. Bem legal o fato de acontecer em território brasileiro. Adoro livros com lobisomens, e que bom que o autor sobe inovar com eaae tema. Porque geralmente são sempre as mesmas coisas. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  19. 'dificilmente encontraremos no território nacional cafés da manhã com ovos mexidos e bacon' esse foi o trecho que mais me chamou atenção e concordo com você, aqui no nordeste e mais ainda no Sertão, café da manhã é buchada, tripa, macaxeira, tapioca, cuscuz, etc. no entanto esse café da manhã que você citou me remete a algo mais norte americano.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Que bacana, são raros os livros que abordam cenários brasileiros, só posso imaginar o quão incrível é essa narrativa, aqui pertinho da nossa casa! Acho que a capa poderia chamar mais atenção, mas fora isso, fiquei com bastante vontade de conferir a obra!

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o autor nem a obra, bacana! Eu também super aprovaria ovos e bacon no café da manhã hahahaha confesso que a muito tempo não leio fantasia mas essa trama me deixou bastante interessada, principalmente pela maneira do autor encaixar filosofia nos diálogos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila, adoro livros que se passem no nosso pais, principalmente em lugares que ainda quero conhecer. Adorei saber sobre a pesquisa feita para que o livro fosse escrito e com certeza, isso o torna bem consistente.
    Dica anotada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Não conhecia essa obra, mas gostei bastante da proposta dela, com certeza vou atrás do livro para conhecer mais da história criada pela autora, é sempre bem ver os autores nacionais criando novas histórias a partir de algo que já conhecemos, com certeza irei gostar da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  24. Ainda não conhecia a obra, mas figueiredo bem curiosa como o autor resolveu desenvolver o enredo. Adorei a ideia de mostrar como cada personagem age no momento do perigo. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro ou o autor, mas achei bem interessante inserir os lobisomens em nossa cultura! Curti saber que o autor coloca uns temas filosóficos em sua obra sem a tornar enfadonha e ele abordar como cada um age no momento de perigo. Enfim! Fiquei curiosa até para saber quem é o casal rs
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Camila

    Eu fiquei meio confusa com esse enredo. Tem romance, tem lobisomem, tem terremoto... no Brasil? Rss
    Claro, há toda a liberdade criativa, mas não curto muito tanta inovação assim. hahahaha
    Que bom que você curtiu!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila,
    Não conhecia esse livro, mas, gente, que premissa mais louca é essa? A história parece misturar muitos coisas malucas mas que, juntas, parecem ter funcionado bem. É claro que vou anotar a dica e espero me surpreender como você se surpreendeu!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  28. Camila, também amo quando sou surpreendida nas dedicatórias feitas pelos escritores(as) e já li algumas bem inusitadas. Lendo sua resenha fiquei super interessada no livro, ainda que tenha lobisomem, nunca li nada do gênero por medo, mas quem sabe eu não me aventure. Hahaha.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Só o fato do livro se passar em cenário brasileiro já me deixa animada para leitura, ando um pouco cansada de livros nacionais que não tem nada haver com o nosso país. Enfim, eu não conhecia essa obra, porém gostei da premissa e anotarei a dica para ler algum dia. Fiquei intrigada para conhecer toda a história e qual a conexão do lobo nisso tudo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Nossa mistura de sobrenatural (o que amo) em territória nacional, parece que deu uma bela história. Não a conhecia, porém fiquei bem curiosa. A sinopse não entrega muita coisa, e a sua resenha foi excelente para esclarecer alguns pontos. Dica mega anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.