A POÇÃO SECRETA - Amy Alward

Parceira 2018.

Livro: A Poção Secreta
Diário de uma Garota Alquimista
Autor (a): Amy Alward
Páginas: 368
Editora: Jangada


A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?



A algum tempo atrás postamos aqui sobre a série Diário de Uma Alquimista, onde já temos os três livros dela publicados aqui no Brasil, pela Editora Jangada, e segundo a autora essa é uma série repleta de aventura moderna e mágica! A editora por sua vez prezou pela fidelidade a obra original e nos trouxe a capa da edição do Reino Unido, onde mora a autora Amy Alward.


A Poção Secreta  nos apresenta o Reino de Nova, onde a sociedade se divide na classe de Talentosos, pessoas com acesso a magia, mas que precisam de algum objeto para canalizar esse poder, seja uma varinha, um anel ou até mesmo uma luva. E temos a classe das pessoas comuns, sem poder algum, mas aptas as artes da alquimia, que com o passar dos tempos tem se tornado uma sabedoria obsoleta e dispensável diante das megacorporações de sintéticos, como a ZoroAster, que conquistaram o mercado que tem dominado as grandes drogarias.

O dom dos Kemi é uma coisa incrível - ou talvez fosse cem anos atrás, quando trabalhar com ingredientes naturais era a única alternativa.

Algumas poções foram banidas do reino, devido a seu efeito colateral e a poção do amor é uma delas. Mas como vimos na sinopse a única herdeira do trono, Evelyn, consegue uma que promete ser a salvação de um casamento sem amor e talvez tudo teria dado certo se não tivesse se apaixonado por ela mesmo. Uma paixão doentia e destruidora, que coloca a vida da moça e de todo o reino em perigo.

A trama gira em torno da Caçada Selvagem, que a 65 anos não acontecia, mas diante da emergência o próprio Chifre de Auden fez a convocação. Esse chifre mágico é tipo um Chapéu Seletor e é ele quem escolhe 10 pessoas para participar da caçada e entre essas pessoas, Emília Thoth é convocada. Ela é irmã do rei, que foi exilada de Nova depois de tentar dar um golpe para usurpar o trono. Então nem preciso dizer que ela é a vilã da história, que fará de tudo para deter as outras equipes e enfim tomar o trono.

Samantha kemi é a dona do diário alquimista que dá nome a série e é claro que ela foi convocada e vai enfrentar grandes aventuras e muitos perigos para encontrar os ingredientes do antídoto capaz de quebrar o encanto da princesa, sua equipe vai contar com o apoio da família Kemi, de Kirty, uma coletora pra lá de esperta e um crush, que pode estar cheio de segundas intenções com a garota.

Achamos que estamos reunindo os ingredientes certos, mas vai saber... Ela levou anos para preparar a poção. E se deixarmos de perceber alguma coisa? E se ninguém fizer a poção do jeito correto.

Apesar da premissa do livro nos trazer reino, poções e magias o cenário geral da trama é bem moderno e atual. É uma mistura de tecnologia, como aviões e redes sociais, por outro lado tem com poção do amor, unicórnios e abominável homem das neves. Então realmente o melhor resumo para a história é que ela é uma aventura moderna e mágica.

Isso é porque vocês Coletores comuns, não passam de hippies desempregados. Talentosos têm outras maneiras de lidar com isso. Imagens de satélite, detecção de calor, relatos de avistamentos recentes, tudo é acessível por meio dos equipamentos.

Como a própria autora mencionou a nossa protagonista, Sam, é parte Hermione Granger, parte Indiana Jones e parte Katniss Everdeen. Samantha tem que aproveitar toda a sua inteligência, instinto e coragem para salvar a princesa e isso tudo sem se esquecer que é o nome da família que ela tenta firmar na luta contra os sintéticos, são pequenas referências que vamos identificando ao longo da leitura.

Como um fantasia Young Adults (YA), os personagens são jovens enfrentando seus próprios demônios, descobrindo o primeiro amor, o valor da amizade e vivendo pequenos conflitos familiares. O foco está em uma protagonista meio geek, na melhor amiga que se preocupa com as últimas tendências da moda e no garoto "rebelde" que abala o coração de todo o reino.

As Selvas são para os aventureiros, como Kirsty. Elas não são para pessoas que preferem viver suas aventuras através de personagens de livros. Eu gosto de ficar em casa, muito obrigada, onde sei que posso sempre encontrar uma tomada para o meu laptop, nunca estou a mais de dez passos de uma chaleira para ferver água para o chá e posso dormir embrulhada no conforto do meu edredom.

A narrativa decorre de dois pontos de vista - Sam, em sua peregrinação atrás dos ingrediente para o antídoto e de Evelyn, que vive seu cômico e doentio amor por Lyn, seu reflexo. Um ponto que me agradou bastante são as anotações mentais de ingredientes e indicações que Samantha vai fazendo durante o enredo, tornando ainda mais crível a personalidade dela; enquanto a diagramação está uma graça, bem condizente com a premissa do livro. Tudo isso resulta em uma inocente e fofa história, sem muitas pretensões, mas um ótimo desintoxicante literário para se ler em um final de semana.


Eu tremo e olho para a minha caneca de chocolate quente [...] Chocolate – tantos usos que é uma bobagem enumerá-los todos, mesmo mentalmente.

Devo dizer que apesar de ser uma série, esse primeiro livro tem começo, meio e fim. Todos os conflitos que surgem são agilmente resolvidos até a última páginas. Acredito que algumas coisas na trama são ganchos para o segundo volume, mas que ficaram muito bem esclarecidas em A Poção Secreta.

A leitura é deliciosa e decore sem dificuldade, tamanha leveza que ela possui. Uma aventura romântica, divertida e mágica. Uma moderna competição para desvendar uma antiga receita com raros ingredientes. É quase uma releitura atual da lenda Tristão e Isolda, com um pouco menos de tragedia e bem mais descontraída, então eu RECOMENDO.



39 comentários:

  1. This book made a strong impression on me,thanks for sharing..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila.

    Eu tinha visto a capa deste livro, mas ainda não tinha lido nenhuma opinião. Adorei e fiquei com muita vontade de lê-lo. Ainda mais sabendo pela sua resenha que é uma deliciosa além de ter uma capa charmosa. Dica anotada para lista de desejados.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não costumo ler YA, mas li a premissa dessa série e gostei muito, e mais ainda por ter mantido a capa original, que na minha opinião fica muito melhor do que a editora trocasse.
    Gostei do enredo e do fato de ter começo, meio e fim, não nos deixa ansiosas, louca para ler o proximo logo. kkkkk
    Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi camila, que livro fofo, a capa me remete a contos de fadas, que eu amo, mas não é o caso, mas não deixa de ser incrível. Gostei de saber que mesmo com a magia, ele é moderno e divertido. Adorei a combinação da protagonista, só Hermione já seria suficiente para eu me apaixonar por ela.
    Este livros já entrou para os meus desejados.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ** acho que meu comentário anterior não entrou.

    Eu amo YA! E quero muito iniciar a leitura dessa série. Logo que o vi me apaixonei pela capa e como sou apaixonada por fantasia despertou o meu interesse.
    Sem falar que sinto falta de uma leitura mais leve =D

    Dica anotada
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Esse livro realmente é muito fofo... Já tinha me interessado por ele e sua resenha fez com que essa vontade aumentasse ainda mais... É muito bom quando o livro é amarrado dessa forma, aumenta ainda mais a vontade de ler os demais da saga. Adorei a dica. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu tenho esse livro na estante e fiquei encantada com sua resenha. Apesar de ler pouco fantasia, gostei da forma como a autora construiu o enredo baseando em várias aventuras e questionamentos pertinentes ao mundo jovem.
    Agora que o terceiro livro da trilogia foi anunciado, estou pronta pra ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro quando os livros da série possuem um final próprio e não precisamos ficar ansiosos esperando pela continuação hahaha
    Eu estou bem curiosa com essa série e adorei conhecer um pouco sobre esse volume, achei o enredo bastante original e a premissa me agradou muito, acho que vou curtir demais a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Achei a história do livro bonitinha, e fiquei feliz de descobrir que esse volume tem a história bem fechada. Mas, apesar de amar fantasia e YA, faltou algo que me fizesse achar realmente interessante. Por enquanto não vou ler, mas sempre existe a possibilidade de eu mudar de ideia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas lembro de já ter visto a capa. Achei super fofa a sinopse e sua resenha comprovou que, além de fofo é de leitura agradável e envolvente! Confesso que eu particularmente não tenho interesse em ler, mas adorei a dica, pois posso usar o livro para trabalhar com crianças! Anotado e parabéns pela resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sabe aquela impressão de que já ouviu falar desse livro, mas não sabe onde? Estou com ela. Tenho quase certeza que já, mas não sei muito onde é nem como. Enfim, eu adorei a premissa, parece um livro divertido e com uma leitura rápida também. Dica anotada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila!
    Eu não conhecia essa série, mas achei bem interessante a autora misturar fantasia com tecnologia. Bem diferente!
    Imagino que deva ser uma leitura super rápida e gostei que a protagonista parece ser bem foda, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aii cara quanto amor em forma de resenha hahaha.. amei a dica, gostei bastante do enredo e peguei algumas referencias de séries famosas.. a protagonista parece ótima e eu já quero o livro haha valeu pela dica!

    beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  14. Olá, amei sua resenha, fiquei ainda mais interessada nesse livro. Achei super legal ser uma fantasia mas com elementos modernos. Curiosíssima para conhecer a princesa, a irmã do rei e a Samantha.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Tenho visto muitas críticas positivas sobre esse livro. Amei a premissa e fiquei bem empolgada para ler o livro. A capa é outra coisa que me chamou a atenção logo de cara.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Pela sinopse do livro e sua resenha não enxerguei nada de Tristão e Isolda, só a questão da poção mesmo. Teria que ler o livro para ver as semelhanças, mas não fiquei interessada na história.

    Nada no livro me atraiu. A capa é realmente bonita, mas a premissa do livro não me instigou, não despertou a mínima curiosidade.rsrs Nem mesmo pela protagonista ter algo da Hermione (que é incrível). Essa história eu deixo passar.

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila,
    Conheço esse título graças a vários elogios que já li por aí e por essa capa maravilhosa, claro.
    Fiquei muito contente por saber que, apesar do tema antigo, o livro é moderno e atual e fiquei intrigada para conhecer essas poções proibidas e quais seus efeitos colaterais. Entretanto, apesar de ter adorado tudo isso, o que mais gostei, foi saber que o livro tem começo, meio e fim. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? AH tenho mega vontade de conhecer essa trilogia. Sempre ouvi falar bem, mas ainda não tive oportunidade de lê-la. Sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda em conhecê-la, ainda mais por ser fantasia, e espero mudar isso em breve. Não sabia que os três já estivessem publicados por aqui, mas fiquei contente com a informação.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila,
    acho as capas super fofas e a história também. Parece ser aquele livro que sabemos que irá nos encantar. Lá no blog estou brigando com minha resenhista, nós duas queremos ler, mas sei que no final ela vai ganhar, risos. Gostei muito de ler sua resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a série e adorei a capa, achei fofa e transmite esse tipo de leitura que você descreveu na resenha: leve. estou em um momento para livros assim e já quero ler o livro hoje. Muito obrigada pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia está série, mas pela sua resenha já da pra perceber que é otimo. Amo YA e não consigo resisti a livros de fantasia. São os meus fracos.
    Gostei muito de saber dessa mistura de moderno com mágico, algo bastante raro de se ver. A personagem parece ser maravilhosa e me deu muita vontade de conhecê-la melhor.
    Já quero este livro.

    ResponderExcluir
  22. Oi Cams! Adoro livro com magia e seres fantásticos. Achei que a autora criou um enredo bem inteligente e com vários personagens secundários importantes para a protagonista cumprir a missão de salvar a princesa. A Princesa Evelyn parece ser bem engraçada, e a Samantha também parece super legal e inteligente. Que legal que o livro tem uma boa vilã, e tem esse toque de romantismo. Está na lista de desejos!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Estou louca para comprar os dois últimos volumes desse livro, se eu já amei o primeiro, pensa a leitura dos outros dois como irá ser! Fico feliz que tenha gostado da leitura! Ah e essa capa sabe ser linda né!

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Aaaaaaah! Eu preciso ler este livro, adorei a premissa muito diferente e interessante, mana eu nunca tinha ouvido falar deste livro ate ler a sua resenha, obg por compartilhar.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu tenho ficado de olho nesse livro desde que foi lançado e confesso que passei por várias fases. Quando vi a capa, achei muito fofa e fiquei curiosa. No entanto, quando li a sinopse, perdei a vontade pois o enredo não me atraiu. Aí, quando comecei a ler resenha sobre ele, foram todas tão contraditórias que fiquei na dúvida se deveria ler ou não.
    Adorei saber que você gostou tanto da leitura. Eu achava que o universo desse livro seria mais fantástico e não tão moderno e tecnológico, então, confesso que esse ponto me decepcionou. Por outro lado, o romance parece ser uma gracinha e gostei da personalidade da protagonista. Sua resenha acabou me deixando mais inclinada a dar uma chance e tentar fazer essa leitura, mas ela ainda não será uma prioridade para mim.
    De qualquer forma, já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá! Tudo bom?

    Eu acho as capas dessas série uma fofura só! Além que ficam lindas em fotos. Gostei de saber que apesar de ser série todos os problemas que surgiram são resolvidos nos próprio livro. Tenho quase certeza de que eu me apaixonaria perdidamente por esse livro então a dica está mais do que anotada ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Esse é bem o tipo de fantasia que gosto, o que mistura o mundo fantástico com elementos reais... Esse livro sempre me chamou a atenção pela capa, amei ler a sua resenha e já o acrescentei na lista de leituras futuras.

    ResponderExcluir
  28. Oiie!
    Eu acho que tenho uma relação de amor é ódio com essa série.
    O motivo é ridículo, mas essas capas não me agradam nem um pouco.
    A premissa por outro lado é maravilhosa.
    Acho que preciso largar meu preconceito com nessa capa e ler tão logo.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  29. Gente...
    Achei uma graça a poção fazer ela se apaixonar por si mesma, pena que ele a destrói também. Nossa fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer com ela. Já quero esses livros. Amei sua resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
  30. Oi,
    quero muito ler esses livros, achei uma graça essa mistura de contos de fadas com dias atuais, com direito a redes sociais e tudo mais. Agora que os três livros já estão disponíveis no Brasil não tenho mais desculpas para procrastinar, exceto o fato de que tenho zero de tempo sobrando para investir em novas leituras, mas tudo bem uma hora dá certo.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  31. Aiiiii eu quero tanto ler os outros livros da série. Gostei muito do primeiro volume.
    Adorei sua resenha, me deu saudade da história e preciso dos próximos hahahahha.
    Amei sua resenha, ansiosa para ler as resenhas dos próximos volumes.

    ResponderExcluir
  32. Oi Camila!
    Eu sou apaixonada pelas capas dessa série, sério, a editora caprichou na edição e já quero na minha estante rs' lendo sua resenha fiquei bem curiosa com esse reino e com essa busca pelo ingrediente, pelo trono e tal. Parece ser uma história bem envolvente e gostosa de ler. Estará na minha próxima compra! ótima resenha, bem sincera!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bom?

    Eu fiquei encantada com as capas e a sinopse, portanto a trilogia já estava na minha lista de desejados. Porém, depois de ler a sua resenha, a minha vontade de começar essa leitura aumentou! Parece fantástico que a autora tenha conseguido criar uma história mágica, mas também moderna e com uma premissa tão diferente. Já quero ver como será a Caçada Selvagem e, ao mesmo tempo, o que ocorrerá com a Evelyn e seu amor doentio. Por outro lado, é uma história inocente, fofa e que, ainda por cima, é fechadinha. Isso só faz com que a minha vontade de ler aumente <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. A editora acertou em cheio ao manter as capas originais. Eu não leria porque é muito juvenil, mas uma coisa muito interessante e que com certeza me chamaria a atenção caso eu lesse é o fato da princesa se apaixonar por ela mesma.
    O fato de Sam ter características da Hermione, da Katniss e do Indiana também é bacana, são grandes personagens.
    Espero que siga curtindo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  35. Olá Camila,

    Nossa, acredita que eu não conhecia essa série?
    Achei a sua resenha uma gracinha e mesmo não tendo lido muitos young adults nesses ultimos tempos, esse livro me chamou a atenção. Fiquei curiosa como a autora consegue juntar o ficcional com o moderno e também gostei das caracteristicas de Sam, uma mistura de Hermione, Katniss e Sherlock?

    Já quero!

    beijos,
    Mayara
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Não conhecia a série, mas estou encantado por esta sua apresentação. Gostei da fusão de magia com um enredo moderno, e os personagens me parecem ser bem encantadores. Anotei a dica e espero poder ter a chance de expressar minha opinião também.

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    Essas capas são muito lindas e foi o que logo me chamou a atenção nesses livros. Ainda não tive a oportunidade de conhecer esse universo, mas, espero mudar isso logo. Todos os comentários que li até agora falaram muito bem da obra, e apesar de não estar começando novas séries no momento, a dica está anotada.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oii Camila, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! Estava com um pé atrás com esses livros, mas agora fiquei realmente interessada em realizar a leitura, especialmente por estar à procura de leituras assim, gostosas e envolventes. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Estou com esse livro aqui pra ler, e será minha próxima leitura. Já tenho o segundo volume, só me falta o terceiro.
    Confesso que passei os olhos bem rapidinho na sua resenha pra não correr o risco de pegar algum spoiler. Logo, logo serei eu a felizarda.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.