Os dois fazendeiros - Matheus Zucato



Dois velhos e viúvos fazendeiros, habitantes da pacata cidadezinha mineira de Caminho da Fé decidem encerrar de uma vez por todas uma disputa que estava adormecida há décadas: declarar o dono daquelas terras ao lado sul de suas fazendas.
Os filhos, desaparecidos ainda crianças naquele lugar, acreditavam que lá existia alguma coisa má.
O livro mostra os relatos que ambos os homens escreviam naqueles dias, os quais estão recheados de batalhas psicológicas, terror, suspense e planos de assassinar um ao outro.
Com um final intrigante e surpreendente, o livro não desaponta quem busca uma literatura diferenciada que prenda o leitor às suas páginas, buscando incessantemente pelo desfecho.

Quem acompanha as redes sociais da Cabine sabe o quanto sou apaixonada por Edgar Allan Poe, Sthepen King e afins. Sabe também que amo descobrir autores nacionais que vão além dos romances que dominam o nosso meio editorial, inovando nos gêneros literários.
Os Dois Fazendeiros é um resumo exato de destes meus amores, então não é de se estranhar que ele é o abre-alas no "Favoritos 2019".

Todos os seres humanos são tristes, mas quando são tristes juntos, confundem a tristeza pela felicidade. 

Cada vez menos eu leio sinopse antes de iniciar uma leitura, ainda mais neste caso, que já conhecia a premissa do livro e agora que a li não posso imaginar um descrição melhor para esse livro que "não desaponta quem busca uma literatura diferenciada que prenda o leitor às suas páginas" , isso nos é proporcionado em pouquíssimas páginas, que foca a trajetória de apenas dois personagens e que é capaz de deixar marcas na mente de quem as lê.

O livro vem divido em três partes, três relatos. Sendo a primeira narrada pelo fazendeiro Enrico Manucci, um velho teimoso, a segunda pelo seu vizinho de terras, João Pinto Brasta. Ambos vivendo suas viuvezes anciãs. E a terceira parte nos trás o desfecho da trama, mas isso vamos falar mais pra frente, agora vamos conhecer o conflito que rege esse enredo.


A décadas os dois velhos disputam um pedaço de terra entre suas fazendas, pedaço esse que já serviu de cenário para a bela amizade entre as duas famílias, mas diante do orgulho de ambos esse canto transformo-se em uma visão infernal, talvez infestada de todos os tipos de demônios e segundo as crenças, a morada de uma bruxa.

O orgulho nocauteia a razão e destrói qualquer vontade do homem de se exercer o bem.

Prontos para por um fim nesta, indireta, disputa que cruza a amizade, um planeja a morte do outro e deixam isso registrado. São estes registros que ocupam as páginas das duas primeiras partes do livro e eu achei isso genial. A diferença na narrativa dos dois personagens é notável, Enrico por exemplo descreve os momentos atuais de sua velhice com uma linguagem rebuscada, enquanto Brasta, com palavras simples, nos dá um nostálgico vislumbre de como chegaram aquele momento.
Essa narrativa em primeira pessoa trás confidencialidade ao que esta sendo dito diretamente ao leitor, nos transformando no interlocutor da história.

Outro ponto notável neste livro são as referências literárias, que traz a mesma estrutura da obra de Stephen King, 1922 e O Coração Delator, de Edgar Allan Poe, onde o personagem, desesperado, planeja meticulosamente como por fim ao seu problema. O estilo kafkiano também se faz presente nas reflexões que os relatos despertam, assim como na escrita curta e objetiva usada pelo autor.

A trama é extremamente original e envolvente, assim como é cheia de suspense, onde a sanidade dos personagens pode ser colocada em julgamento diante de suas atitudes, destacando os aspectos psicológicos deles. Imagine os traumas de um homem que ao longo da vida perde esposa e filho de forma trágica, onde, segundo ele, a causa é incontestável! Isso serve de motivação suficiente para colocar em prática seus planos.

Mesmo os cegos de Saramago poderiam ver o que se passa nestas terras, camarada!

O ponto de virada é o desfecho do livro, a terceira parte, que traz um clímax impactante e surpreendente para  história desses dois velhos.  A descrição  final é tão visual que aprofunda o clima sobrenatural que permeia toda história. Uma história contemporânea com ecos de importantes obras literárias, onde o autor conseguiu provocar sensações, criar expectativas e deixar lacunas a serem preenchidas pelo leitor, que a essa altura, já foi seduzido pela diabólica trama. Mais do que recomendado!


37 comentários:

  1. Oi Camila,
    uma história interessante, até lembrei de numa série antiga onde duas famílias vivam brigando por conta de terras. O legal é que é um livro nacional e dá todo um charme a mais a historia dos dois Fazendeiros.
    Sou apaixonada por romances, confessos, mas adoro ler um livro onde não existe romance e sim uma história genial ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiii, meu amor!
    Que história mais empolgante, ainda mais vindo Autografia, que é uma editora que eu adoro! Gostei muito de saber a sua opinião e com toda certeza eu adoraria me envolver e sei que todo o enredo me prenderia em todos os momentos, dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. nossa, fiquei com muita vontade de ler
    parece ser um oitomo livro e daqueles que prende, obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
  4. Oiii Camila

    Ah quanto vc citou Edgar Alan Poe já me empolguei e adorei o estilo usado na obra, as mudanças e as três partes em que se divide, toda a estrutura parece ser interessante e original, e pela resenha se nota o quanto envolveu vc. Vou anotar pra quando surgir a oportunidade de conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Admito que não sou muito fan do gênero, na verdade não leio nada parecido. Mas e sempre bom conhecer novos gêneros, e seria bom começar por um autor nacional que vem trazer uma história sobrenatural, totalmente surpreendente e inovadora. Além de que pela sua descrição a escrita dele e muito bem construída e fluída, de forma que a história foi bem desenvolvida, de forma que fisga o leitor. Por isso e impossível não sentir interesse de ler essa história.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Caramba, não tinha conhecimento desse livro ainda, mas pela sinopse e pela tua resenha fiquei louca para ler, pois parece ser uma leitura bem instigante e surpreendente. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?!

    Cara, que premissa legal! Adoro livros nacionais e só pela sinopse eu já sabia que iria querer ler o livro e depois de ver a sua resenha eu fiquei super empolgada, quero muito ler!
    Obrigada pela dica, tava precisando de autores nacionais!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Camila.

    Adoro livros com essa pegada sobrenatural, fiquei curiosa a respeito dessa terceira parte que você pouco disse a respeito, pelo visto deve ser um desfecho muito impactante.

    ResponderExcluir
  9. Camila, fiquei mais que curiosa sobre o ponto de virada do livro porque adoro ser surpreendida e já quero essa experiencia pra minha vida. Essa capa é linda demais e eu já quero e preciso ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia a obra, mas se tratando de uma trama com clima sobrenatural e cheia eu já quero ler também! Não dispenso um livro assim, e fiquei mais animada ainda por saber que foi uma das suas melhores leituras do ano! Adorei a resenha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Se dependesse só do título e da capa eu certamente passaria longe desse livro, mas já que está ao nível de Poe e King estou dentro! Rsrs
    Faz muito o estilo de livro que gosto, e se outra fã do gênero gostou da obra com certeza irei curtir também. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  12. Quando vi esse livro primeiramente não curti, achei a capa sem atrativos e a sinopse não me atraiu, além do gênero não ser exatamente meu preferido, mas ao ler sua resenha mudei totalmente minha opinião, vou dar uma chance pra leitura, afinal sempre vale a pena novos desafios não é?
    Parabéns pela resenha, ótima!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila! Tudo bem?
    Realmente, a premissa desse livro é bem diferente e parece que ele sai mesmo da mesmice que tem dominado o mercado literário. No entanto, eu não sou muito de suspense, muito menos os sobrenaturais. Inclusive, os autores que você citou, apesar de serem grandes nomes da literatura não me atraem nem um pouco (o Poe eu até já li, mas não é para mim).
    Enfim, adorei a resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura tão especial para você, mas vou passar a dica dessa vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, a premissa é bastante interessante não conhecia o livro e nem o autor mais estou curiosa com esse planejamento de assassinato que ambos resolve fazer. Dica anotada

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhh, você trouxe a resenha! Eu quero tanto ler, mas não achei em ebook, só tem o livro! Eles podiam disponibilizar em ebook também para poder comprar! Quero saber o que cada um destes fazendeiros pensa e como vai ser a reviravolta!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camila.
    King também é um dos meus autores preferidos!!!
    Eu conhecia esse livro, mas sabia bem pouco sobre ele, adorei poder conferir a sua resenha e ver um pouco mais sobre a trama e conhecer a sua opinião com a leitura. Você me deixou muito curiosa, espero ter a oportunidade de ler a obra em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila.

    Eu também adoro Edgar Allan Poe e King. Eu sabia deste livro porque fiz divulgação dele no blog que sou colaboradora, mas sua resenha deixou uma vontade enorme de lê-lo. Espero ter a chance de lê-lo em breve. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila!
    Cara, eu não sou de ler livros nesse estilo, mas gostei muito da premissa e da forma como o autor colocou a história, fiquei meio que fascinada. Vou ler, com certeza!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  19. Oi, já fiquei curiosa para conferir essa rivalidade entre os dois fazendeiros, interessante ter uma parte contada por cada um, deve ser bom para entender melhor os pontos de vista.

    ResponderExcluir
  20. Oii

    Camila, eu confesso que gostei muito da premissa dessa obra, mas falando a verdade, eu nunca tive a oportunidade de ler nada do King ou do Poe e nem de autores nesse estilo, pois eu morro de medo hahaha

    Então, já deu para entender que esse livro nao é pra mim, né?

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Parece bem interessante, gostei da ideia central da história e gosto muito deste gênero de livro, que mistura um certo drama com suspense mais aquela pitada de terror.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila!
    Não conhecia a obra, mas achei o enredo bem interessante, de fato parece ser original e envolvente. Fiquei bastante curiosa pra saber como foi esse desfecho tão incrível! Estou morrendo de curiosidade pela obra. Já quero!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Camila!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas achei interessante essa construção da narrativa em três partes, sendo as duas primeiras em relatos dos dois inimigos. Também gostei de saber que o autor se inspirou em escritores como Stephen King e Edgar Allan Poe, mesmo não gostando muito desse segundo.
    Dica anotada.
    Bjss

    umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu achei muito interessante a forma como a leitura foi dividida e pelo fato do autor trazer referências que são notáveis ao longo da leitura. Mas são só 68 páginas? A leitura deve ser super rápida e instigante.
    Dica anotada!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  25. Oi.
    Nossa, a eferência a obra do Saramago... essa capa, o ritmo que a história parece ter, e ele ser tão curtinho.... interessante, quero ler. Vou guardar pras leituras de Halloween

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Ah que legal, uma obra nacional fora da vertente tão conhecida que é o romance. Não conhecia o autor, nem o livro, porém fiquei curiosa depois de ler sua resenha. Obras originais, envolvente e com várias referências espetaculares é sempre bom ficarmos de olho. Adorei e dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Adorei esse livro! Já tinha visto a sinopse e apresentação do autor, agora com a resenha ele conseguiu me conquistar.
    Não pensei que as descrições pudessem ser tão profundas e despertar tantas sensações ao leitor. Estou muito animada para ler! Adorei as quotes que você separou.
    Só preciso decidir se deixo a leitura para o final do ano (clima de halloween) ou se faço agora hahaha
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  28. Olá! Ainda não conhecia esse livro. A história é bem diferente e acredito que vale super a pena a leitura. Ótima resenha. Anotada a indicação. super bjoo

    ResponderExcluir
  29. Fiquei bem interessado em ler essa obra, pois a história parece ter um enredo intenso e bem emocionante, o que aguçou demais minha curiosidade. Anotei a dica na minha lista.

    ResponderExcluir
  30. Olá Camila!!!
    Apesar de eu ser medrosa leio livros do tio Edgar, mas de King eu meio que fujo horrores de fato. Porém, admito que desde da sinopse do livro o mesmo me ganhou e sinto dizer que acabo de colocar ele na minha lista de livros que quero ler.
    O fato da terceira parte ter permanecido um mistério com sua resenha me faz criar milhões de teorias.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi.

    Nunca tinha visto este livro muito menos o autor, mas achei legal a proposta do livro, bem diferente do que costumamos ver na literatura nacional, resenha maravilhosa. Dica anotada.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Camila
    Ainda não conhecia a obra, mas pela sua opinião parecer ser um livro que vale à pena se dedica a conhecer mais. Gostei bastante do que a história propõe. Espero gostar e apreciar a obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  33. Oi.
    No mês de outubro do ano passado eu me permitir conhecer os famosos autores do terror, amei a escrita do Poe e do King, e se esse livro segue essa mesma vibe, tenho certeza que vou adorar conhecer, ainda mais por ser nacional.
    Muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  34. Até estava achando interessante, até saber que ficam lacunas para o leitor preencher. Não me dou bem com livros assim, gosto de tudo muito bem esclarecido e explicado. Mas que bom que curtiu tanto a leitura!

    ResponderExcluir
  35. Olá, a premissa do livro é interessante mais infelizmente não é o gênero que me interessa a leitura irei passar essa dica de leitura

    ResponderExcluir
  36. Oi tudo bem?
    Achei a premissa do livro estranha.
    Gostei sua resenha, mas não fiquei muito interessada em fazer a leitura.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    A cada dia mais os autores nacionais vem se tornando os queridinhos e isso é muito bom. Já conhecia essa editora, porém, esse livro não um dos meus gêneros favoritos, mas achei bem interessante sua resenha, anotei a dica aqui.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.