Um pouco de Dalí.


Conhecido pela sua extravagância e excentricidade Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech, mais conhecido como Salvador Dalí, foi um irreverente gênio da pintura surrealista e hoje vamos fazer um top 5 sobre ele.

Nome completo: Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech
Nacionalidade: Espanhol
Nascimento: 11 de Maio de 1904
Morreu em: 23 de Janeiro de 1989
Idade: 84 anos
Profissão: Pintor, Escultor, Escritor
Causa de morte:  
“PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA”


5 CURIOSIDADES


  • Aos 37 anos, Dalí escreveu suas memórias no livro intitulado "A vida Secreta de Salvador Dalí”.
  • Em 2017, quase 30 anos após sua morte, foi feita uma exumação do corpo de Dalí. Curiosamente foi descoberto que o bigode do artista ainda está intacto. 
  • Teve um caso amoroso com o poeta espanhol Federico García Lorca.
  • Em 1934 foi expulso do movimento surrealista por causa de divergências políticas com o grupo. 
  • Ilustrou livros, fez comerciais de TV, colaborou com estilista, produtores de cinema e foi o primeiro espanhol a estampar a capa da revista Time.


5 FRASES

Há alguns dias que eu penso que vou morrer de overdose de satisfação.

Inteligência sem ambição é um pássaro sem asas.

Aqueles que não querem imitar algo, não produzem nada.

Eu não uso droga: Eu sou a droga.

Desenhar é a honestidade da arte. Não há possibilidade de enganar. Ou é bom ou é ruim.

5 TELAS

 A Persistência da Memória - 1931


A Madona de Port Lligat - 1950


 A tentação de Santo Antônio - 1946



Galatea das Esferas - 1952


A Face da Guerra -1940



Para finalizar esse Top 5 cultural vamos falar da relação de Dalí com sua grande musa inspiradora. 
Elena Ivanovna Diakonova, a Gala, conheceu o artista em 1929 e entraram num casamento aberto em 1934, ao todo foram 53 anos de um enigmático relacionamento, onde o laço emocional entre eles era profundo, mas não passava de uma relação mãe e filho. Seja como for, Gala faleceu em 1982 deixando um viúvo sem forças para continuar, que se entregou a depressão e deixou esse mundo em 1989.  





14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Caramba, que postagem mais incrível, muito bom poder saber um pouco mais dele. Achei incríveis as curiosidades, morri de rir com essa do bigode, hahaha. Demais!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Que incrível, não conhecia muito sobre ele, mas com certeza vou pesquisar mais. Adorei as frases e as telas. E que bigode mais charmoso kkkk

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que postagem incrível, conhecia muito pouco sobre ele e seu post me proporcionou conhecê-lo melhor.
    Adorei as frases, a que mais me tocou foi essa ''Aqueles que não querem imitar algo, não produzem nada''.
    Adorei seu post, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cá, tudo bem??

    É engraçado como a gente conhece as pessoas, mas não sabe muito sobre a vida e carreira, né? Eu só sabia um pouco da carreira. Gostei de ver as curiosidades. eu quase comprei um relogio (de decoração) que lembrava essa obra A persistencia da memoria. Acho show de bola.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?!

    Eu estudei Dalí na faculdade, minha turma tinha até uma brincadeira sobre conseguir identificar as telas dele. Eu gosto muito do trabalho dele, acho que ele teve uma grande contribuição pra arte, sem duvida muito talentoso!

    Amei o post <3

    ResponderExcluir
  6. Acabei conhecendo um pouquinho dele por conta das aulas de teoria da literatura, e acho muito doido isso do bigode dele seguir intacto depois de tanto tempo haha. Adorei esse modelo de post Cami, muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Confesso que não conhecia nadinha do que foi citado :x mas adorei saber um pouco mais. Ótimo post!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Dali era um excêntrico e isso era inegável.
    Era pura tensão e inquietude.
    Não se conformava com o simples e comum e por isso acho que faleceu um pouco depois de sua musa de vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Vou ser sincera não sabia nada sobre a vida de Dali, só que era um pintor. Obrigado por essas informações, foi interessante saber um pouco mais dele e de sua vida, parabéns pelo post adorei, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Que legal as informações! Não conhecia muito sobre o artista, porém fiquei bem feliz em ver vários assuntos sobre o mesmo, me fazendo conhecê-lo mais. Aliás as frases foram bem bacanas! Ideia criativa para postagens <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Postagem interssante, foi ótimo rever as telas desse artista sem igual ... além de poder conhecer algumas curiosidades sobre ele. Parabéns pela ideia de postagem. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem, super interessante!!! Muito bom poder conhecer mais de alguém que contribui tanto para a cultura, afinal ele foi um grande artista!

    ResponderExcluir
  13. Engraçado como muitas vezes conhecemos o nome do artista, mas não sabemos quase nada dele ou mesmo da arte. Das telas que você trouxe, eu só conhecia a dos relógios, mesmo que Dali seja um pintor tão conhecido.
    Parabéns pela postagem!

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já tive o prazer de estudar sobre o artista nas aulas de história da arte e sou apaixonada por seu surrealismo <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.