Conversando com Sam.


O Assassino do Zodíaco é o mais novo lançamento da Editora Jangada, um selo do nosso parceiro Grupo Editorial Pensamento. Eles conversaram com o autor do livro, Sam Wilson.

Confira abaixo o resultado dessa conversa!

Sam, obrigada por conversar com a gente. Você pode falar um pouco da sua carreira como escritor? Como tudo começou?



Eu comecei a escrever por causa de uma mentira. Quando eu tinha vinte anos, um amigo me desafiou para uma competição para escrever cinco contos em cinco gêneros diferentes. Escrever era bem mais difícil do que eu pensava, mas eu curti o desafio. No fim da competição ele me mostrou os contos dele, e acabou que todos os textos dele eram cópias de outros autores. Quando eu o questionei sobre isso, ele alegou que os autores tinham pagado a ele pelos contos e publicado sob os nomes deles. Isso foi obviamente ridículo, e com o passar das semanas ficou claro meu amigo era um mentiroso patológico, e também que ele tinha roubado dinheiro de mim e de outros amigos. Quando ele foi pego, ele teve um surto e fugiu de casa. Foi uma situação triste e eu não quero fazer piada disso, mas no fim eu acabei com cinco contos. Seis, se você contar com esse.
Desde então, eu tenho escrito peças, séries para televisão, filmes, e quadrinhos, mas eu gosto mais de escrever romances.


Como foi o processo de escrita de O Assassino do Zodíaco? Você gosta de astrologia? De onde você tirou a ideia para o livro?


Eu sou curioso com astrologia. Eu não acredito que seja real da mesma forma que, por exemplo, a astronomia é, mas é culturalmente aceita e tem um impacto real na vida das pessoas. Eu aprendi a ler mapas astrais como pesquisa para o livro (não de forma perfeita — é muitíssimo complicado e eu podia passar anos nisso). Do meu ponto de vista, as informações que um mapa astral apresenta são contraditórias. Mas da mesma forma que seus olhos encontram padrões na interferência da televisão e em borrões de tinta, astrólogos encontram significado nesses mapas, e eu acho que o que eles estão fazendo é escolher um padrão útil no subconsciente deles.

Eu tive a ideia para “O Assassino do Zodíaco” quando estava pensando sobre profecias autorrealizáveis. No livro, Capricornianos são entendidos como empreendedores, então os pais os mandam para as melhores universidades. Librianos são alinhados na indústria de serviços, e os Arianos são varridos para as favelas. Quando Capricornianos têm sucesso ou quando os Arianos falham, todo mundo acredita que isso é uma prova de que suas crenças são corretas e que o sistema funciona. Na verdade, as coisas são bem mais complicadas.

Como você relaciona os aspectos sociais da África do Sul com aqueles que você mostra no seu livro?


Eu não teria escrito esse livro se eu não vivesse na África do Sul. É difícil viver aqui sem pensar em como somos moldados por nossos grupos culturais. Mais de vinte anos depois do Apartheid, ainda há fendas culturais extremas na África do Sul que pioram por causa do racismo, desigualdade econômica, reinvindicações histórias legítimas, língua, religião e geografia. É uma situação complicada, e eu acho que é um problema mundial.

Em O Assassino do Zodíaco, os diferentes signos astrológicos se tornaram grupos sociais separados que desconfiam uns dos outros por razões históricas. Alguns leitores me elogiaram por representar bem os signos deles e outros disseram que eu fiz errado, mas eles não entenderam: Os grupos sociais do livro são estereótipos. Eles não são precisos. Eles foram distorcidos pelo preconceito.


Você estava pensando no serial killer Zodíaco quando estava escrevendo o livro? As pessoas confundem os dois assuntos?


Eu fico surpreso que isso não é mencionado mais vezes! Não há ligação direta entre o serial killer Zodíaco real e o mundo do livro, mas tem um sabor parecido: o cenário é a costa leste dos Estados Unidos e o assassino no livro tem motivos enigmáticos similares. Então há um eco poético que eu gosto.

O que você gosta de ler? Quais são suas influências?


Eu não li muito enquanto escrevia O Assassino do Zodíaco, e depois eu tive uma filhinha, o que me deixou sem tempo para ler ou dormir, então no momento estou colocando em dia alguns autores sul africanos contemporâneos. Algumas pessoas que eu conheço escreveram recentemente livros que parecem incríveis: estou lendo no momento The Yearning de Mohale Mashigo, e pretendo ler Knucklebone de N R Brodie, que é um thriller criminal sobrenatural que se passa em Johanesburgo.

Acho que minhas maiores influências são Lauren Beukes e Sarah Lotz, e eu sou muito sortudo de ser amigo das duas.

Você quer deixar uma mensagem para seus leitores brasileiros?


Eu estou encantado com a recepção positiva do O Assassino do Zodíaco no Brasil! É maravilhoso ver tantas pessoas empolgadas com ele. Obrigada a todos que leram o livro, e para quem ainda não leu, espero que vocês gostem.


Em breve voltamos com a resenha do livro, mas abaixo você confere a sinopse  e pode adquirir o seu bem aqui.

Numa sociedade corrupta e violenta, dividida pelos signos do Zodíaco, as desigualdades entre as pessoas vêm do berço e continuam por toda a vida. Assassinatos passam a ocorrer com brutalidade incomum, e as vítimas parecem não ter nada em comum. Seriam esses crimes uma rebelião contra o sistema ou obra de um serial killer? Para encontrar uma resposta, o detetive Jerome Burton se junta à astróloga forense Lindi Childs. Juntos eles percorrem uma trajetória sombria para tentar desvendar uma história tenebrosa de traição, amores perdidos, promessas quebradas e uma verdade devastadora capaz de abalar o mundo em que vivem...

25 comentários:

  1. Que demais!!! To doida para ler esse livro. Quando lsoube do livro achei que era uma extensão,p do filme O Zodiaco, mas é diferente, agora eu auero ler o livro. Adorei saner mais sonre a construção da bistória!! Vou solicitar ele.

    ResponderExcluir
  2. Oi, quando comecei a ler a entrevista achei que fosse referente aquele filme Zodíaco, sqn rs.
    Mas enfim, é sempre legal poder ver o que o autor estava pensando na hora de nos trazer um livro.
    Bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, adorei a reportagem e principalmente a pergunta sobre o serial keller do zodíaco "original". Não li ainda o livro, mas pretendo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi Mila!

    Tudo bem? Então, confesso que não fiquei interessada no livro porque foge muito do que costumo ler, mas a entrevista ficou muito legal e deu pra esclarecer várias dúvidas que eu tinha e bateu até uma certa curiosidade sobre a trama. Achei que tivesse a ver com o serial killer de verdade, porque é impossível ver o nome Assassino do Zodíaco e não fazer a ligação pra mim.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo com ele sobre a dificuldade de entender mapas astrais e até pela questão de crer em muita coisa sobre isto. E legal ele colocar aspectos da Africa porque realmente mesmo depois de tudo o que houve a cultura ainda não é 100% conquistada como deveria.

    ResponderExcluir
  6. Oi camila, este livro já tinha me chamado a atenção e depois de ler esta maravilhosa entrevista, fiquei ainda mais curiosa.
    Eu curto astrologia, mas não ao ponto de acreditar cegamente em tudo que dizem.
    Adorei a entrevista, parabéns pelo post!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    O título do livro já é bem curioso, porque assassinar o Zodíaco é muita audácia kkk
    E bem triste essa do amigo dele mentir de forma tão descontrolada e assumir autoria de contos alheios.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Gostei muito da entrevista do autor e confesso que fiquei curiosa para conhecer o trabalho dele!!
    Bjs!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que entrevista bacana. Recentemente assistir a resenha no canal da Bel Rodrigues e fique encantado, a entrevista esclareceu alguns pontos que eu faltava conhecer. Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, parabéns pela entrevista. As suas perguntas e as respostas do autor foram o suficiente para criar um atrativo sobre mim - já coloquei o livro na minha lista de leitura. Adoro distopias e também adoro astrologia (mesmo que parte dela seja questionável hehehh)

    Beijos

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  11. Show! Ter começado a escrever por causa de um desafio e que amigo da onça esse do Sam Wilson, mas a moral da história foi gratificante do meu ponto de vista, afinal descobriu um amigo torto e acabou descobrindo a paixão por escrever.
    Não conhecia o autor e amei conhece-lo através da sua postagem e o livro parece ser muito intrigante, gostei.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila. Que baita entrevista, mulher! Eu estou muito curiosa com esse livro desde que soube do lançamento dele. Adorei a entrevista, de verdade. Eu não conhecia o autor e gostei de poder vê-lo por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu vi uma resenha desse livro e achei incrível a forma como a trama foi conduzida e até coloquei na minha lista de leituras.
    Gostei de conhecer mais um pouco do autor, do processo de escrita e como tudo começou para ele.
    Estou com altas expectativas para esse livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse novo lançamento da editora, mas já posso afirmar que vou ler o mais rápido possível. Gosto de assuntos relacionados a signos e astrologia e a premissa de "O Assassino do Zodíaco" despertou ainda mais meu interesse.
    Vou colocar na minha lista de desejados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?!?! Eu adoro livros assim, sempre me pegam. Muito legal a entrevista com o autor e ja quero conferir sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. OiiI!

    Eu não conhecia o livro nem o autor, que bacana poder conhecer mais através da sua entrevista. Acho que é sempre uma ótima forma saber mais sobre o enredo. As perguntas ficaram ótimas! E ele foi muito simpatico. Gostei do kit com o livro!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Fiquei chocada com a história do "amigo" dele e de como ele começou a escrever.
    Não li este livro ainda, mas tenho muita vontade. Achei a premissa super curiosa rs.
    Adorei a simpatia dele <3

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  18. eu vi resenha do livro e quero ler, e agora conhecendo mais o autor, verificando a coerência de suas falas e ideias, quero mais ainda. Parabéns pela entrevista, necessária e bem elaborada.

    ResponderExcluir
  19. Ei Cams! Que massa esse post! Adoro suspense e thriller, e quando li sobre este lançamento fiquei louca! Quero muito ler! Essa entrevista com o autor nos aproxima um pouco e nos deixa enxergar as coisas e ideias pela visão dele! Adorei e não vejo a hora de ler!
    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Camila!
    Uma ótima oportunidade de conhecermos mais um autor e sua obra. Parabéns!
    Aproveitando pra dizer que a premissa do livro me agradou bastante, já tinha lido a resenha dele e fiquei mega curiosa.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  21. Geeente!!!
    Não conhecia o livro e já estou mega curiosa.
    Adorei a entrevista, principalmente a parte que ele conta como tornou-se autor.
    Que história heim???
    Parabéns pelas perguntas bem elaboradas.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Por isso eu amo ler entrevista com os autores. Ninguém melhor pra falar dos livros do que seus próprios autores! Eu estou morrendo de curiosidade para ler esse livro! A temática parece ser bem interessante de ler e o titulo, principalmente, chama bastante atenção, pelo menos pra mim, que gosto de saber um pouco mais sobre os signos, por mais que eu não acredite em sua totalidade. Vou procurar pelo livro!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  23. Já li bastante sobre signos e acho que eu ficaria um pouco brava se meu signo tiver sido mau representado... Rs... Nao sei, acho que se o autor fosse fã do tema eu teria mais vontade de ler. De qualquer jeito, adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  24. Olá ♥
    Não conhecia o autor, mas fiquei encantada com sua entrevista, sou apaixonada por signos. Fiquei feliz em conhecer um pouco sobre o autora. Fiquei curiosa com a obra. O bom da entrevista e que nos aproxima do autor ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Estou animada com esse livro pois sou a maluca dos signos, completamente louca mesmo, de um nivel que nem eu mesma gosto e ainda fiquei feliz de saber que meu signo (libra) é um dos protagonistas na história, então a vontade cresceu mais ainda, legal saber um pouco mais sobre o autor e todo o processo para criação do livro, espero ansiosa pela resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.