Desaparecido - Danielle Steel

Livro: Desaparecido
Autor (a): Danielle Steel
Páginas: 300
Editora: Record




Marielle e Malcom Patterson escondem um do outro segredos inconfessáveis, mas têm uma vida pacífica e agradável até ao momento em que são confrontados com a maior tragédia da sua vida: Teddy, o filho de ambos, é misteriosamente raptado. Por coincidência, na noite do seu desaparecimento, Marielle reencontra casualmente o grande amor da sua vida, Charles Delauney, que se prova mais tarde estar ligado ao rapto da criança. Assim, as suspeitas e acusações misturam-se com o terror e a mágoa, e as revelações feitas durante o julgamento de Charles põem a nu as paixões que, afinal, controlam a vida dos Patterson. Conseguirá a busca de Teddy aproximar o casal e devolver-lhe a paz?



Como já disse, esse ano é para acabar com a lista de livros não lidos da estante e isso tem me rendido boas experiências. O livro dá vez foi um best-seller das gringas nos anos 90. Escrito pela Danielle Steel, dona dos títulos mais vendidos no mundo e considerada em 2001 uma das "30 Mulheres mais Poderosas da América".

No decorrer da leitura fiquei pensando que a trama daria um bom filme, até a hora que fui pesquisar sobre a autora e vi que o filme já rolou, lá em 1995. Mas deixa eu contar um pouquinho sobre DESAPARECIDO.




Se tivesse um prêmio de consolação para protagonista mais sofrida do meio literário, com toda certeza ele seria de Marielle Patterson. Tudo de ruim que poderia acontecer com alguém veio sobre ela.

Marielle, aos 18 anos fugiu para se casar com o amor de sua vida, Charles Delauney. Isso lá nos anos 20, então imagine o sufoco dos pais para cancelar o bendito casamento, mas descobre que já não há mais tempo, pois a moça está gravida.

O casal vive feliz em Paris, com seu pequeno André e com uma futura menina que vem chegando, Marielle está gravida de 5 meses.  Até o dia que Marielle está conversando com duas outras mães enquanto as crianças andava sobre o lado congelado. Já conseguiu imaginar o que ocorre né?! Mas isso não é revelado de cara não, a autora faz suspense e quando revela como a protagonista perdeu seu menino e no mesmo dia a menina de seu ventre, é dramático e prontamente senti empatia por ela.

A tragédia deixou grandes cicatrizes e a separação foi inevitável. Charles tentou esquecer a dor lutando na guerra e Marielle recomeça a vida nos Estados Unidos, dando a sorte de encontrar um homem rico, disposto a protege-la  e amá-la, sem deixá-la revelar sobre coisas do passado.

Charles é um gentleman, apaixonante. Marielle é fraca e muito debilitada, com suas infindáveis enxaquecas, sem credibilidade alguma com os empregados da mansão onde mora com seu marido. Marido este que já está no terceiro casamento, com o desejo eterno de se tornar pai e assim ter um herdeiro para sua fortuna. Confesso que não entendi muito bem qual eram os negócios de Charles, mas ele era muito conhecido no meio social, principalmente no alemão, pois ele apoiava e defendia as ideias de Hitler.

Depois de muito tentar, finalmente o casal é agraciado com um filho, Teddy. Um garoto que valoriza cada segundo que passa na presença da mãe, pois na maior parte do tempo ele fica aos cuidados da babá, que como todos os outros empregados, não tem consideração alguma por Marielle.
Gente do céu, juro que não sei como essa mulher aguentava tanta indiferença dentro de sua própria casa, parece que ela estava ali de favor, um estrovo. Pra ajudar o marido desacredita quando ela se queixava, fazendo parecer que ela era louca.

Nove anos depois da perda de seus filhos, Marielle reencontra por acaso Charles, que confessa que ainda a ama e deseja voltar com ela, mesmo sabendo que a ex está casada e feliz. Tudo munda quando ele encontra a ex mais uma vez, mas acompanhada do pequeno Teddy. Charles está bêbado e acaba se descontrolando e fazendo grandes ameaças a Marielle e ao garoto.
Dois dias depois, na calada da noite, Teddy é sequestrado. Imagine quem é o principal suspeito...





Essa é a trama, o livro vai praticamente girar em torno do julgamento de Charles Delauney, onde temos a impressão de que quem é a acusada é a mãe do garoto. São tantos testemunhos denegrindo a personalizada, a postura e a saúde da mulher que chega dar nos nervos.

Pelo que vemos em todo enredo, seja nos acontecimentos presentes, seja nos do passado, é que a protagonista é alguém de atitudes imaculável, mesmo com toda adversidade da vida. Então quando no meio do caminho ela se deixa envolver por um homem eu estranhei, não combinava com ela. Apesar de imaginar até plausível, uma vez que a pressão de culpa em cima dela era muita e o bendito era o único á apoiar.  Acho que no final a autora percebeu isso e tentou remediar a situação, ficando um pouco forçado o desfecho sentimental do livro.

A leitura é rápida e instigando, mesmo tendo um enredo central bem previsível, ela conseguiu me manter vidrada, louca para ter certeza do desfecho. E olha que muita água rola até sabermos de fato quem é o sequestrador e onde estaria a criança depois de quatro meses.

Recomendo a leitura para quem quer algo despretensioso, mas marcante, garantindo que entre cada pausa que der na leitura a trama fará parte de seus pensamentos.

30 comentários:

  1. Eu já tentei ler livros da Daniele, mas para mim não funcionou muito sabe, eu acabei deixando de lado o que tava lendo e até passei para frente o livro rsrs
    Mas que bom que você gostou e que ótimo que está lendo os que estão na estante, eu também estou fazendo isso, livro é o que não falta não é mesmo? rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie! Que pena que a autora se perdeu no meio da narrativa, isso costuma me desanimar muito de continuar lendo ): mas que bom que você gostou e que despertou seu interesse pelo desfechi! Não conhecia livros da autora antes de ler sua resenha, então obrigada! haha beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora nem o livro, mas ele me chamou atenção, especialmente por carregar temas tão atuais. A parte da maternidade, confesso que não entenderia muito, pois não quero ser mãe, mas a perda dos filhos da personagem me angustiou bastante. Leria, especialmente porque fala muito de violência à mulher, especialmente a psicológica, algo que é invisível e que deveria muito ser debatida na sociedade. Me lembrou, inclusive, o conto O papel de parede amarelo, que é um terror psicológico feminino bem forte. Obrigada pela dica, vou atrás, com certeza! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Apesar de alguns pontos "baixos" que destacou aqui, acredito que eu poderia gostar também desse livro. Tenho ficado bem interessada por esse tipo de trama, que lida com algo mais psicológico no leitor. Anotando a dica, pois fiquei curiosa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oii Camila, tudo bem? Nossa... esse livro parece emoção pura, com tantos acontecimentos assim. Adoro um bom mistério e se o livro é de época então... me interessou ainda mais. Já li um livro da Steel e não foi a melhor das experiências, mas estou disposta a dar uma nova chance a sua escrita. Ótima resenha :)

    Beijos!
    https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila.
    Sempre tive vontade de ler os livros da Danielle Stelle. Acho que tudo é uma questão de saber situar o livro no tempo e entender qual era o contexto do mundo quando ele foi escrito! Tenho certeza que vou amar a escrita dela. É só uma questão de arrumar tempo!! Rs...
    Fiquei animada em saber que é um livro viciante!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva
    http://leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, isso sim é sofrimento, eu gosto de livros de drama mas esta sim ganhou. Eu sempre percebo que esta questão que ela levantou sobre perder um livro sempre faz o casal se separar, acho que é algo que ninguém está preparado, mas o legal é que você está tirando os não lidos, tenho feito isso também.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Lia muitos livros da autora quando mais jovem e ler aqui resenha de um livro dela me deixou com muita saudade. Qualquer dia vou ler algum título dela pra comparar as fases da minha vida.
    Lembro que gostava pq os romances dela não eram água com açúcar, alguns tinham ótimos suspense.rs
    Parabéns pela resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Ta ai uma autora que eu tenho vontade de conhecer a escrita.
    Vejo bons comentários sobre a forma como conduz suas histórias e essa parece ser uma trama repleta de sentimentos e ao mesmo tempo com uma dose de suspense.
    Vou anotar a dica para ler em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Só sua resenha já me deixou angustiada!kkkkkkkkk... Ai, acho que não leio esse livro não! Já esbarrei em diversas histórias da Daanielle Steel em sebos, mas sempre tive medo de lê-las.rsrs Ouço falar muito bem da autora, mas, sei lá, tenho certo receio. E depois de saber como é esse livro Desaparecido, acredito que fugirei ainda mais da autora.kkkkkkk... A mocinha perdeu dois filhos de uma vez e ainda por cima teve o outro sequestrado. É desprezada até pelos empregados e vista como culpada pelo desaparecimento do filho... se eu lesse essa história iria querer matar a maioria dos personagens, com certeza!rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Amei sua opinião sobre a história e posso dizer que fiquei MUITO curiosa para ler o livro! Sem dúvidas, já até imagino como é difícil para a protagonista e parece que sua vida não foi mesmo fácil, além do mais perder os dois filhos. Fiquei curiosa para saber o que acontece no final, apesar de que você disse que ficou forçado. Dica anotadíssima de leitura!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  12. Já li vários livros da autora, e gosto muito dela, mas este eu ainda não li. Realmente ela sofreu e muito.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi Cams! Mulher, já fiquei doida nessa leitura! Já tenho um palpite sobre quem sequestrou o menino e porque! Hahaha Gosto muito da autora e tenho alguns livros dela, e sempre me surpreendo com o rumo que ela dá para as histórias. Achei essa protagonista meio lerda, mesmo levando em contas as tragédias que acabaram com a vida dela, ela parece não reagir de forma nenhuma! Espero ler em breve!
    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila, tudo bem?
    Conheço a escrita da autora e gosto muito dos livros dela. Já li vários, mas este ainda não. Ela tem MUITO livro publicado no Brasil. Gostei da sinopse e amei sua resenha, como este não conhecia, fiquei curiosa para ler. Adorei a dica e anotado!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila!
    Não conhecia a obra, mas após ler a sua resenha não tive a mínima vontade de ler a obra. Fiquei com ranço de praticamente todos os personagens citados, me pareceu forçado demais, pode ser que no decorrer da leitura isso não fique tão, mas não curti muito sabe? A protagonista que deixa todo mundo falar o que quiser dela, nunca toma nenhuma atitude, já me deixou querendo dá uns sacodes pra ela acordar. kkkk Acho que não é pra mim. rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  16. E li muito esta autora quando era mais nova e lembro de uma época que cheguei a ler uns 6 ou 7 livros só dela, na sequencia. Mas em 2016 li um lançamento e não encontrei aquele brilho que encontrava na juventude, por isso me desinteressei. este livro aqui eu ainda não conhecia.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Tenho várias amigas que são super fãs da autora e eu até hoje não li nada dela. Eu adorei o enredo dessa história e fiquei super curiosa. Gosto das tuas resenhas, pq vc sempre traz elementos importantes sem entregar a história!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Camila,
    Nunca li nada dessa autora e confesso que não animo muito para ler, pois acho que não vou curtir (deve ser preconceito também). Eu achei muito legal você ter dito que a leitura é instigante e envolvente, mas não animei para conhecer esse julgamento e nem me envolver com essa história, acho que vou passar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu sei que essa autora é bem famosa, mas admito que nunca tive curiosidade de ler. Não gostei muito de todo esse sofrimento da protagonista, que me pareceu um tanto dramático demais. Além disso, fiquei com a impressão de que o desfecho em relação ao sumiço do menino não é nada surpreendente (sem ler, já tenho uma forte suspeita kkkk).
    Assim, mesmo que seja uma leitura envolvente e marcante, vou passar a dica dessa vez. Mas adorei sua resenha e vou querer assistir ao filme só para saber se meu palpite está correto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila, como está?
    Nunca vi muitas resenhas dos livros da Danielle Steel pela blogosfera e no teu blog com certeza foi a primeira vez que isso me aconteceu. Já li a autora e gostei muito do que "O Rancho" me proporcionou. Tu já leu esse? Com certeza recomendo porque achei a trama bem desenvolvida e as quatro personagens principais muito boas!
    Dica anotada e recomendação feita, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Não me interessei muito, principalmente por ter ficado forçado o desfecho sentimental da obra. E sei lá, acho que nenhum dos casais formados no decorrer do enredo (com a Marielle envolvida) ia me conquistar, principalmente esse segundo, essas condições em que ela vivia ninguém merece. Prefiro passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  22. Não me interessei muito, principalmente por ter ficado forçado o desfecho sentimental da obra. E sei lá, acho que nenhum dos casais formados no decorrer do enredo (com a Marielle envolvida) ia me conquistar, principalmente esse segundo, essas condições em que ela vivia ninguém merece. Prefiro passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Passo a dica dessa vez, até leio drama mas caaara, isso é muito drama! Não há cabeça que aguente! Kkkk. Gostei da narrativa, se fosse um filme eu talvez assistiria, mas não tenho paciencia pra ler.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eeeeta mulher azarada essa.Precisa de uma reza braba! rsrs Brincadeiras à parte, que dramalhão. Tah ainda estou brincando...
    gosto de livros com essa pegada, mas como não conhecia a obra e essa é a primeira resenha, vou pesquisar melhor pra vê se me apaixono.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  25. Primeira vez que vejo alguém resenhando esse livro e confesso que não conhecia, porém a história parece ser bem interessante, mmesmo não fazendo meu estilo hahaha❤

    ResponderExcluir
  26. Ola lindona amo a autora, todas são protagonistas são sofridas demais, por isso o final feliz de algumas valem muito a pena, ainda não li esse livro mas já anotei a dica, li alguns livros dela comprava em bancas, são lindas histórias. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  27. Oi, Tudo bom?
    Curto muito a autora, mas nunca li esse livro, na verdade foi a primeira vez que ouvi falar nele e também que li uma resenha.
    Pareceu-me uma excelente narrativa. Parabéns pela postagem.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  28. Que premissa diferente essa, confesso que nunca li nada no estilo! Adorei conhecer a obra e com certeza vou buscar realizar a leitura o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem? Que enredo de tirar o fôlego hein?! Li parágrafo após parágrafo já curiosa pra saber o que vinha logo após. Quanta coisa ela passou ao longo da história, me pareceu uma personagem bem forte. Foi muito sofrimento, muitos altos e baixos, mas acredito que isso prende ainda mais a atenção dos leitores. Gostei muito da indicação e da sua resenha. Quando tiver oportunidade vou ler com certeza. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  30. Oiee Camila ^^
    Cheguei a ler um livro da autora uma vez e adorei, apesar de ter sentido muita pena da protagonista. Ela sofreu muito!
    Lendo sua resenha agora, imagino que todos os livros dela sejam assim então, né? haha' eu adoro histórias mais profundas, reais e sofridas assim, mas um final feliz não pode faltar, né? Uma pena que a autora tenha cometido umas gafes bem feias na história, saber disso me desanimou :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.