Querido Evan Hansen - Val Emmich



Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu último ano na escola seja um pouco melhor. O que não esperava era que uma das cartas fosse parar nas mãos de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma.
Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira. Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colégio. No fundo, Evan sabe que não está fazendo a coisa certa, mas se está ajudando a família de Connor a superar a perda, que mal pode ter?
Evan agora tem um propósito de vida. Até que a verdade ameaça vir à tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo.


Quando comecei a ler esse livro não me atentei que ele era baseado em um musical. Fui pesquisar e descobri que Dear Evan Hansen foi sucesso da Broadway e  originalmente foi escrito pela dupla Benj Pasek & Justin Paul lá em 2016. Pois bem, o sucesso foi tanto que em uma super parceria lançaram o livro, que chega aqui no Brasil, com o selo da editora Seguinte, na primeira quinzena de abril.

Evan Hansen está terminando a escola e além de ter que enfrentar todos os medos da transição para a faculdade ele sofre com problemas psicológicos. Filho de país separados, o garoto se recente por tudo que acontece em sua vida, o que lhe causa transtornos de ansiedade, identidade e até pânico. Ele tem uma tendência a tratar tudo como uma grande catástrofe, por vezes é submisso e melancólico.

Acompanhar a  introspecção de Evan é um tanto quanto dolorido, pois ele é só um garoto e depois que o terapeuta lhe passou como tarefa escrever cartas positivas para ele mesmo a sua angustia só aumentou. E depois que uma destas cartas, nada positivas por sinal, cai nas mãos de Connor Muurphy sua vida sai completamente dos trilhos.

Se a dor está em você, ela está em você. Vai te seguir por toda parte. Não dá para fugir dela. Não dá para apagá-la. Não dá para deixá-la de lado; ela sempre volta.

Connor é irmão de Zoe, o grande amor de Evan, que se sente invisível e por vezes abandonado, seja pelo pai que se dedica a nova família a muitos quilômetros de distância ou pela própria mãe, que se dedica a trabalhar e  estudar, por vezes deixando o filho em segundo plano.

Não é spoiler eu dizer que Connor comete suicídio e que por uma sucessão de equívocos todos acham que ele e Evan eram melhores amigos e todos começam a buscar no garoto um conforto para suas próprias dores.

Fico pensando se em alguma hora ele se arrependeu. Se houve algum momento entre a decisão e a morte em que ele mudou de ideia. 

Para agradar e por finalmente se sentir querido, Evan se deixa levar e a cada dia que passa se afunda mais e mais em uma rede de mentiras criadas por ele mesmo. Os pais e a irmã de Connor faziam as perguntas e o garoto respondia o que achava que eles queriam ouvir, o que pensava que os deixaria felizes.

A narrativa desse livro é simples, feita por um garoto, mas é capaz de prender o leitor de qualquer idade tamanha sensibilidade posta nos temas abordados. O amadurecimento do protagonista acontece gradativamente e sua auto-aceitação vem chegando timidamente, transformando  esse indigno herói em uma pessoa mais forte.

Apesar dos diálogos despretensiosos muitos nos fazem refletir sobre a angústia da solidão. E ainda que a moral do personagem possa ser colocada em questão, a carisma e seus segredos mais íntimos não são capazes de nos fazer aceitar, mas facilmente nos faz entender seus atos.

Porque hoje, aconteça o que acontecer, você é você. Sem desculpas. Sem mentiras. Apenas você. E isso é suficiente.

Outra grande sacada da trama é nos mostrar o poder e consequências da mentira e que  tudo vai além da simples aparência. Connor é o típico personagem rebelde sem causa, mas quando sua vida vai sendo dissecada descobrimos o quão profundo ele era e até onde ia a dor que lhe tirou a vida. Assim como a relação entre pais e filhos tem grande destaque no livro, o valor da amizade não fica atrás e quem nos mostra isso, ainda que de forma irônica,  é o "amigo de família" do Evan, Jared Kleinman, que traz um ar humorado a trama.

Podia ficar horas falando sobre essa história, pela quantidade de sentimentos que um simples personagem traz, sem dizer o pano de fundo super atual que é usado nela. Mas o que verdadeiramente importa é que ao final a mensagem que fica é que não importa como você se sinta, você não está sozinho e ainda que você se perca em meio as confusões da vida você será encontrado.


Precisamos continuar falando sobre saúde mental e ajudando aqueles que podem estar sofrendo. Se você ou uma pessoa querida estiver precisando de ajuda, saiba: você não está sozinho.








Val Emmich é escritor, cantor, compositor musical e ator. É autor de Os prós e os contras de nunca esquecer (Intrínseca, 2019). Querido Evan Hansen foi escrito em parceria com Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul, criadores e compositores do musical da Broadway que inspirou o livro. Emmich mora em Nova Jersey com a esposa e dois filhos. 

20 comentários:

  1. Ah, a capa do livro é linda e sinopse também me ganhou muito! Fiquei com muita vontade de ler, deve ser uma leitura super fofa e ao mesmo tempo muito reflexiva, eu tô precisando de leituras assim.
    Onde posso achar o livro? Ele tem no catalogo do Kindle Unlimited?
    Adorei! <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ahh não sabia que esse livro era desse autor, pelo menos não tinha percebido. Acho a capa linda e o fato da leitura ser baseada em um musical me deixou curiosa para conhecer.
    Acredito que vou adorar os relatos desse jovem!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu não conhecia o livro, mas pela sua resenha vi que ele aborda temas bem fortes, me recordou um pouco de 13 Reasons Why.
    Apesar de eu não ter me interessado pelo livro, é uma ótima leitura para quem passa pelos mesmos problemas abordados. Acho que eu me emocionaria bastante se lesse o livro!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas pela tua resenha deu para ver que é uma leitura incrível. Eu adoro esses livros que, além de uma boa história, nos trazem alguma mensagem bonita. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, que YA gostosinho de ler. Do jeito que eu gosto... E olha que não sou de ler YA. Mas, só pela sinopse e por sua resenha eu tenho certeza que esse será muito especial. Tomara que eu receba ele também.
    Beijocas e LINDO posto. Amei!!!

    ResponderExcluir
  6. Cami, que delicinha ler seu post e me deparar ao final, com dicas para procurar ajuda e telefones, isso é muito importante! Quero muito ler essa obra porque estudo a questão do suicidio na literatura, acho interessante o ponto de vista dele porque ainda que soe um pouco ingenuo e infantil, é real. Obrigada por isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Confesso que dificilmente eu iria ler esse livro se o olhasse por aí, sem conhecer a sua trama realmente. Essa é a magia das resenhas, né? Adorei conhecer um pouco da trama e saber quanta mensagem maravilhosa ele trás. Dica super anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia que esse livro foi inspirado em um musical e achei isso bem interessante. Eu gostei muito de ver a sua resenha sobre o livro e acho que eu posso me envolver demais com essa trama, achei a premissa muito boa e os temas abordados são atuais e que precisam ser cada vez mais discutidos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Quando esse livro foi anunciado que eu fiquei sabendo sobre a existência do musical e fiquei muito curiosa para ler e assistir. Parece ser aquele tipo de leitura que realmente envolve o leitor e, principalmente, mexe com as nossas emoções e traz mensagens muito importantes.
    Se eu já estava curiosa antes de ler sua resenha, agora quero mais ainda. Adorei conhecer sua opinião sobre o livro e agora ele já vai subir para o topo da minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila!
    Não conhecia esse livro e nem o autor, mas o que me chamou a atenção é o assunto tratado na história solidão e angustia, uma vontade de ser visto e de ter atenção das pessoas isso é muito triste pois as pessoas não deviam se sentir assim, mas enfim... Adorei o enredo e abordagem, deve ser uma trama envolvente, parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber mais da leitura e saber o que vai acontecer com Evan quando a verdade vir atona, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!
    Estou de olho nesse livro desde que soube que o musical seria adaptado para as páginas. Pela sua resenha deu para perceber que realmente a trama conseguiu ser sensível e tratar de forma mais do que decente a questão da solidão e do suicídio. A gente nunca pode parar de falar sobre saúde mental, então me deixa muito feliz ver títulos como este sendo lançados aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ai gente, livros sobre suicídio sao sempre muito tocantes para mim...
    não conhecia esse e confesso que quero muito ler agora
    fico triste quando penso no assunto, mas feliz que ainda estou aqui e posso ajudar alguém de alguma forma por isso leio livros que abordam o tema
    otima resenha a propósito

    ResponderExcluir
  13. Oi! Eu já tinha visto de relance algumas coisas sobre esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. Acharia a premissa maravilhosa, é o tipo de livro que costumo gostar! Adicionei na lista de desejados ♥️

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Que livro! Se não tivesse lido sua resenha não saberia quão profunda esta história acaba sendo, por abordar temas tão sérios e presentes na vida de tantas pessoas.

    Me entristece imaginar quanta dor o Evan estava sentindo, a solidão, a vontade de escapar de todo aquele sofrimento. E acredito que eu entenderia perfeitamente seus motivos para aceitar aquela mentira.

    Também fiquei arrasada por saber que o outro menino cometeu suicídio. :( Sempre que vejo uma história ou uma notícia do tipo me pego pensando em como era grande a dor da pessoa. Quem se suicida não quer morrer. Quer o fim da dor, pois não suporta mais. Isso é muito triste.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Camila!
    Eu não conhecia esse livro e muito menos sabia que era uma adaptação de um musical. Como não assisto nem conheço musicais, fui pega de surpresa.
    Não sei se leria no momento, mas parece uma leitura mais séria do que a capa aparenta.
    Adorei a resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ola, tudo bem?

    Nossa, senhora! Como pode eu não conhecer esse livro? Amei sua resenha, sou apaixonada por musicais e esse livro é bem uma pegada que irá nos encantar e ao mesmo tempo nos deixar pensativos. Dica mais que anotada

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila!!!
    Esse é um livro que necessito ter na minha estante assim de todas as formas possíveis *-*
    Eu já sabia que era baseado num musical e acho que foi por isso que dei uma pirada acerca do mesmo rsrsrs
    Eu conheço já boa parte do enredo e realmente a mensagem que o mesmo quer passar é essa que você disse com todas as letras ^^
    Eu fico feliz que o livro tenha despertado muitos sentimentos em você e que tenha gostado do mesmo.
    Amei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi. Eu gostei da proposta do livro e concordo que precisamos falar e muito de saúde mental, até para romper preconceitos e o efeito da indústria farmacêutica em nossa vida, se fosse pela capa, jamais leria a obra, mas sua resenha ficou ótima e vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Camila! Já li recomendações sobre esse livro, me interessou bastante! Uma das minhas amigas vai resenha-lo para o blog, vou ver se consigo pegar emprestado com ela. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  20. eu to bem querendo ler esse desde o dia que vi que a ilustra é do victor <3 e agora sabendo a tematica quero mais ainda, saúde mental não é brincadeira e precisamos debater isso todo dia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.