Clássicos Grátis.
Imagem: Saraiva
Começo de ano sempre temos a pretensão de ler mais clássicos, seja estrangeiros ou nacionais eles sempre entram na nossa lista de metas para o ano que se inicia. Mas com tantos lançamentos esse objetivo vai ficando de lado, por isso hoje vamos trazer um TOP 5 com os principais brasucas que se encontram gratuitos no Kindle.
Dom Casmurro ǁ 174 páginas ǁ Machado de Assis ǁ Ano 2018 ǁ Editora Edições Câmara
Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma das obras mundialmente célebres da literatura brasileira. O romance trata das memórias do narrador-personagem Bento Santiago, o advogado recluso e calado que recebe e adota o apelido mencionado no título da obra. Com a sutileza que lhe é própria, Machado de Assis explora as incongruências desse personagem, deixando transparecer sua insegurança e ciúme. As ambiguidades de Bentinho moldam o mais famoso “narrador não confiável” da nossa literatura.
Macunaíma: O herói sem nenhum caráter ǁ 141 páginas ǁ Mário de Andradeǁ Ano 2018 ǁ Edições Câmara
Pense em um personagem preguiçoso e sensual, a um só tempo índio, negro e branco. Esse é o nosso herói, Macunaíma, símbolo de um povo em formação. Ele nasce negro, em uma aldeia indígena. Já na infância, manifesta sua principal característica: a preguiça, e desde tenra idade sofre uma pulsão sensual que não conhece limites. Sua saga envolve a busca pela muiraquitã, um amuleto de pedra, que o leva a São Paulo, onde, após banhar-se em águas encantadas, se torna branco, louro e de olhos azuis. Festejada pelo estilo inovador da linguagem e da narrativa, a obra traz uma combinação de espaços, dialetos e elementos populares bem ao gosto do programa modernista. Sua ordem não é cronológica ou racional. Sua trama é surrealista, onde tudo pode acontecer. Com Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, publicado em 1928, Mário de Andrade dá um mergulho na alma nacional. A intenção dele era sair do padrão. Sua ideia era provocar, inquietar, chocar. E conseguiu.
O Cortiço ǁ 219 páginas ǁ Aluísio Azevedo ǁ Ano 2018 ǁ Editora Edições Câmara
Ambição e exploração se misturam nessa envolvente e sombria história de uma habitação coletiva da capital do Segundo império. De um lado, a burguesia gananciosa e interesseira, disposta a tudo para enriquecer e subir na vida. De outro, personagens estereotipados, cheios de vícios e patologias, comparados a animais e movidos pelo instinto e pela fome. Todas as existências entrelaçadas e cruzadas em torno do cortiço de São Romão. Pela espetacular representação da vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro, esboçada com um colorido e com uma objetividade quase fotográficos, esta obra continua como um dos mais poderosos retratos da realidade brasileira. Um clássico da literatura nacional que, passado mais de um século de sua publicação, ainda tem o poder de emocionar e inquietar.
Triste Fim de Policarpo Quaresma ǁ 191 páginas ǁ Lima Barreto ǁ Ano 2018 ǁ Editora Edições Câmara
Sátira impiedosa do Brasil oficial, Triste Fim de Policarpo Quaresma narra o destino tragicômico de um nacionalista ingênuo e idealista, completamente alucinado pela ideia de fazer do Brasil um país grandioso. Para isso, ele bola estratégias amalucadas, prega o retorno do tupi-guarani e insiste em redigir documentos oficiais nessa língua. Com uma narrativa leve e cômica, recheada de críticas a vários aspectos da sociedade, a obra faz uma descrição política do Brasil da Primeira República, enfocando fatos históricos do governo de Floriano (1891 - 1894), e traça um rico painel social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século. Considerado expoente do Pré-Modernismo brasileiro, Triste Fim de Policarpo Quaresma é uma história farsesca e extremamente divertida.
Iracema ǁ 100 páginas ǁ José de Alencar ǁ Ano 2018 ǁ Editora Edições Câmara
Uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira, Iracema apresenta o romance do herói branco com a virgem dos lábios de mel. A bela índia Iracema detém o segredo da Jurema, que lhe cobra virgindade. O valente guerreiro português Martim tem a missão de fiscalizar a costa cearense contra invasões estrangeiras. Desse amor proibido nasce o primeiro mestiço, símbolo do povo brasileiro. Obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista de José de Alencar, Iracema é uma aventura épica recheada de lirismo poético.
Como notaram todos os e-book são da Editora Edições Câmara, mas no site deles temos a venda dos livros físicos e com preços bem acessíveis, já que o objetivo da editora é levar cidadania a todos. Vale a pena dar uma olhadinha e se você tem como meta 2019 ler mais clássicos essa é uma ótima oportunidade para começar.
Uau! Todos são muito incríveis. Na verdade conheço Macunaíma, mas nunca li.
ResponderExcluirEstou louca pra ler cada um deles novamente, porque só li na minha época de escola e isso já faz um tempinho, né? rsrs
Hoje, com um pouco mais de maturidade e conhecimento, iria absorver bem mais da nossa rica literatura nacional clássica.
Adorei a postagem!
Admito que não sou muito fan de clássicos, por isso acabo não tendo interesse pela leitura. No entanto para quem curti, e precisa de indicações, com certeza irá amar cada um dos livros citados.
ResponderExcluirÓtimo post com ótimas indicações! Já li a maioria das obras que você citou nesse post.
ResponderExcluirAh se na época do meu ensino médio houvesse e-books, teria consumido muitos clássicos a mais do que eu os que eu li!
Abraços,
Andy - StarBooks
Olá, tudo bem? Eu fiquei louca com esses clássicos grátis na Amazon, hahaha. Não costumo ler muitos clássicos, principalmente por causa da linguagem, que não compreendo muito, mas um dia pretendo ler vários, e agora já tenho eles na Amazon, haha. Adorei a postagem!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi! Eu também preciso me propor a essas leituras de clássicos, pois quando era mais jovem gostava demais de ler! Tenho alguns e-books de clássico, acho que é uma boa hora de iniciar!
ResponderExcluirBjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥
Ahhh eu fico tão feliz e, saber que já li todos dessa lista!!
ResponderExcluirEu quero ler mais clássicos tbm <3
Esse ano estou tentando incluir alguns na minha tbr
Olá, tudo bem? Adorei seu TOP 5 brasuca. Já li dois deles, e amo de paixão Dom Casmurro <3 Os outros estão aqui na listagem para ler algum dia, afinal clássicos brasileiros sempre será algo que quero desbravar mais e mais. Adorei saber que eles estão gratuitos no Kindle. Isso dá muita oportunidade para quem não quer comprar o físico ler! Amei <3
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com
Nossa, adorei as dicas. Infelizmente eu não leio tantos clássicos, mas só por saber que estão disponíveis no kindle, isso já cria um certo interesse. Vou aproveitar para conferir :)
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Desses títulos já li três e gostei muito. Com certeza ler clássicos amplia nossos horizontes.
ResponderExcluirEssas edições parecem lindas, enfim o kindle mandou bem colocando esses títulos free.
Valeu pela news.
Oi Camila, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirTambém tenho essa promessa de ler os clássicos e nem sempre consigo. Lembro que li O cortiço na época da escola como leitura obrigatória e não gostei. Os outros ainda não li. Muito legal colocarem os livros de forma gratuita.
beijinhos.
cila.
Oiê, Mila!
ResponderExcluirQue dica maravilhosa, amo boa parte destes clássicos e eu não sabia que podia encontrar eles gratuitos na Amazon.
Arrasou no post! Parabéns!
Olá, tudo bem? Adorei seu cantinho, muito fofo, suas dicas nessa postagem são muito bacanas, eu preciso ler todos eles, não li nenhuma da lista e por tratar-se de obras nacionais acredito que mereçam uma chance sem dúvida!
ResponderExcluir