Cat Person - Kristen Roupenian
Nesta reunião de doze contos que tratam de amor, desejo, poder e consentimento, Kristen Roupenian se revela uma das vozes mais originais e provocativas da ficção contemporânea.
Kristen Roupenian era uma autora desconhecida até a publicação de “Cat person”, em dezembro de 2017, no site da revista New Yorker. Narrando o encontro de Margot, de vinte anos, com Robert, de 34, a história toma rumos inesperados ao abordar as expectativas frustradas, as questões de gênero e as relações pautadas pelas dinâmicas digitais. O conto ganhou alcance excepcional e se tornou um fenômeno editorial ao retratar, numa prosa surpreendente e eletrizante, o amor em nossos tempos.
Ao longo de doze histórias, com tom ora sombrio, ora hilariante, a escritora explora com sensibilidade aguda e imaginação selvagem a realidade contemporânea com tintas por vezes absurdas — e até mesmo assustadoras. Esta reunião de contos apresenta uma galeria de personagens profundamente humanos e, por isso mesmo, estranhamente inquietantes, que buscam se relacionar em dias marcados por angústias, contradições, perversões e uma dificuldade intransponível de comunicação.
Apesar de gostar de contos á tempos que não lia um livro só deles e a mais tempo ainda que não lia um livro de contos bons. Quando vi Cat Person pensei comigo: E por que não?! Sem ler a sinopse e sem qualquer expectativa eu mergulhei de cabeça nessa leitura e me surpreendi.
O primeiro livro da norte - americana Kirsten Roupenian, veio com tudo e foi lendo cada um dos doze contos que eu entendi o porque de todo esse reboliço em torno dela e o porque dessa obra ter sido tão disputado entre tantas editoras.
Quando acho que os contos seguiriam essa conotação sexual recebo outra bancada. O segundo conto vem com base em fatos históricos e um tanto quanto perturbadores, assim como o terceiro intitulado "Sardinha", que nem de longe imaginaria que uma brincadeira indefesa acabaria como acabou. E esse tom de horror vai permeando até praticamente a metade do livro que ganha um novo ritmo com o conto que dá o nome ao livro.
A partir de Cat Person temos mais seis contos, todos incrivelmente reais que é impossível o leitor não se identificar com alguma das situações vivenciadas pelos personagens e devo alertá-los que a maioria dessas situações não são boas e só no ato da leitura que vamos recordando semelhanças com nós mesmos. E talvez seja isso que tenha tornado esse livro tão marcante para mim!
Quem nunca marcou encontro por app ou quem não idealizou o cara perfeito naquele seu flerte casual que atire a primeira pedra! Mas já devo dizer que estes assuntos são abordados com transparência, sem floreios, nos fazendo enxergar que muita das vezes o encontro do app nos mete em roubada e que o cara do flerte pode não ser um príncipe encantado. E a pergunta que fica é: O que fazemos nesses casos?
Os contos desse livro nos dão a resposta e confirmá-las foi um grande choque com a realidade, acho impossível você ler esse livro e não se sensibilizar com várias situações vividas pelos personagens, em especial as MULHERES. Ainda mais em uma época em que as relações heterossexuais se tornaram um jogo de poder, onde situações desconfortáveis são mantidas sabe-se lá porque.
Entre sexo, relacionamento a três, romance tóxico e dates ruins vamos vendo nossas próprias fraquezas, ainda que em meio a algumas coisas repugnantes e até mesmo sombrias, sem dizer pervertidas. Uma narrativa, simples e sincera com personagens reais prontos para te tirar da zona de conforto, onde o moral e imoral andam de mãos dadas para mostrar problemas reais sobre solidão, insatisfação, falta de comunicação, submissão, manipulação e uma infinidade de coisas que só encontramos em relações humanas.
Então se você tem mais de 18 anos e está pronto para conhecer o outro lado da moeda dos relacionamentos, que não vemos em livros, eu te convido a conhecer esses doze contos, com a garantia de que você vai parar para tomar fôlego e refletir sobre muitas coisas da sua própria vida. Você vai se surpreender!

Oi Cams! Estou meio em dúvida sobre o que achar desses contos. Tudo bem que só poderei falar depois que ler, mas mesmo assim, tenho a sensação de que ou vou gostar muito ou vai me incomodar bastante. Esse realismo das histórias é algo que me deixa apreensiva um pouco, sem saber exatamente o que encontrar nelas. Gosto porém da reflexão que você menciona que a gente vai acabar por fazer, sobre as relações humanas. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥
E a primeira vez que me deparo com esse livro, e ainda não conhecia o trabalho dessa autora, apesar de parecer que ela possui um grande sucesso e disputa por suas obras. A temática dos contos e interessante, mesmo se tratando de histórias que de certa forma nos proporciona horror e repulsa ainda assim traz situações reais, em que muitas mulheres tende a enfrentar e vivenciar. E foi isso que me chamou a atenção. Porém, talvez eu não leria esse livro agora, mas futuramente pretendo sim dar uma chance e lê-lo.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Esse não é o meu gênero literário, mas para quem curte deve ser realmente uma leitura maravilhosa. Adorei tua resenha, deu para ver o quanto tu gostou da obra!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Olá,
ResponderExcluirEu já tenho problemas em ler livros com situações de relacionamentos mais reais, e este parece mais perturbador ainda. Mas eu super leria por curiosidade.
Debyh
Eu Insisto
Oi, tudo bem? Nossa, adorei a dica! Não é o meu estilo, não tenho interesse em ler, mas gostei de a temática abarcar questões de gênero, por exemplo. Gostei muito da capa, acho que tem tudo pra convencer o leitor a abrir o livro hehe. Adorei a sua frase "Ainda mais em uma época em que as relações heterossexuais se tornaram um jogo de poder", porque é bem isso mesmo, sendo que a gente sabe muito bem o porquê: o machismo ainda socialmente aceito, que constrói homens tóxicos, que apenas reafirma que relações heterossexuais precisam ser desiguais. Um livro maravilhoso pra você entender isso é "Problemas de gênero", da Judith Butler, pois ela falar de performance de gênero, algo que se relaciona muito com a heterossexualidade compulsória e a heterossexualidade tóxica. Adorei demais a sua resenha, parabéns. Não leria agora, pois tenho outras prioridades, mas gostei muito de saber sobre esse livro!
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirA relação de poder vem claramente do machismo, onde mulheres são submissas e sempre devem está prontas para o desejo masculino e além disso aceitarem tudo que eles querem.
Não sei se gostaria da obra porque a autora pode trazer veracidade excessiva e criar um desconforto desnecessário, porém essa deve ser a intenção dela né?
Beijos
Eu gosto bastante de contos, apesar de ler pouco ultimamente. Também gosto de livros hot, mas não muito nessa pegada de submissão. Prefiro os NA, sabe? Mas a premissa do livro parece super bacana. Vou salvar a ideia.
ResponderExcluirbjs
Oiii Camila
ResponderExcluirFaz muito tempo que não leio um livro de contos e apesar desse partir um pouco pro hot eu gostei de saber como a autora surpreende, pois no primeiro conto veio um tom mais erótico, ai muda no segundo e no terceiro, então parece que tem sempre aquele elemento da surpresa pois o leitor não sabe exatamente o que vai encontrar em cada história e achei isso bem legal. Apesar de não ser meu estilo de leitura, quem sabe um dia eu me aventure pra sair um pouco da zona de conforto.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Oi Cami, essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, assim como você eu amo contos e fico feliz em saber que essa obra te surpreendeu tanto assim, acho que quando começa desse modo, te surpreendendo tanto, a probabilidade da obra ser incrível do começo ao fim é maior ainda, né? Obrigada pela dica, já vou adicionar entre os meus desejados!
ResponderExcluirOi Camila.
ResponderExcluirEstou com muita vontade de ler este livro e lendo sua resenha que mencionou que os contos nos dão a resposta que procuramos e ainda deu um grande choque com a realidade, minha curiosidade está a mil. Vou tentar adquirir este livro logo. Obrigada pela dica.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Oi Mila, tudo jóia?
ResponderExcluirAcho que também faz séculos que não leio nenhuma antalogia de contos, acho que o último foi mistérios noturnos, ou alguma coisa assim, enfim... A temática desse livro é muito boa e me chamou bastante a atenção, fiquei super curiosa.
E eu amo livros que misturam ficção com realidade, ainda mais quando é história.
--
Tiffannyk
#thereviewbooks | @thereviewbooks
http://thereviewbooks.com.br
Eu ainda não sabia sobre esse livro e é impossível não ficar curiosa com ele depois dessa sua resenha! Eu gosto bastante de contos, mas faz um bom tempo que não leio um livro só de contos. Fiquei muito interessada e cheia de expectativas para a leitura.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não sou muito de ler contos, mas tem autoras que nos consegue tirar dos eixos. Gosto quando me identifico com o que está sendo escrito, e quando as autoras trazem tanta realidade em suas palavras que consegue nos chocar e nos emocionar. Eu já fiquei interessada em ler esses contos, e pela capa confesso que o livro nunca iria me chamaria a atenção... mas que livro hein, já quero! <3
Beijos,
Eli - Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/
Olá, tudo bem? Confesso que estou entrando agora nesse universo dos contos, por isso adorei conferir a resenha desse livro. Não conheço esse outro dos relacionamentos, e acho que vai ser bacana conferir na leitura. Ah já tenho mais de 18 anos haha. Dica mais que anotada!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com
Olá Camila!
ResponderExcluirConfesso que não sou muito de ler contos, mas ao longo da sua resenha, fiquei mega curiosa com esse título, parece ser contos ótimos que abordam assuntos importantes hoje em dia. Eu não conhecia essa autora e estava por fora desse livros, mas gostei de conhecer e amei essa capa, já quero conferir esses contos! ótimas observações!
beijos!