[LANÇAMENTO -DEZEMBRO] GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS
Depois de alguns contratempo com o atraso do nosso novo layout finalmente estamos voltando com as novidades de lançamentos. E o escolhido para reabrir essa coluna é o Grupo Companhia das Letras, que vem com títulos pra lá de especiais para nos acompanhar nesse final de ano.
O conjunto de poemas reunidos neste volume corresponde à poesia completa publicada em livro e em edições independentes lançadas em vida de um dos nomes centrais do modernismo. Entre 1917 — com Prufrock e outras observações — e 1939 — com O livro dos gatos sensatos do Velho Gambá —, T.S. Eliot produziu uma obra densa e profunda que, centrada na musicalidade, no ritmo e na sonoridade, revolucionou definitivamente a paisagem literária do século XX. Em 1948, o autor de A terra devastada, um dos mais célebres poemas da língua inglesa, recebeu o prêmio Nobel em reconhecimento à sua “contribuição excepcional e pioneira para a poesia contemporânea”. Com organização, tradução e posfácio de Caetano W. Galindo, este volume traz um Eliot ao mesmo tempo cerebral e erudito, marca de sua primeira produção, e um Eliot divertido e travesso, que já na maturidade dedicou aos seus afilhados a famosa série de poemas sobre gatos.
Jô Soares representou mais de duzentos personagens humorísticos e criou dezenas de bordões que entraram para o repertório da língua portuguesa do Brasil. No seu programa de entrevistas — que durou 28 anos — fez cerca de 14 mil entrevistas. Fez oito espetáculos solos em longas temporadas, dois deles apresentando também em Portugal. Dirigiu 24 peças de teatro e fez dez peças como ator. Escreveu oito livros (incluindo este) que já venderam (excluindo este) 1,5 milhão de exemplares no mercado brasileiro, tendo sido traduzidos em vários países, entre eles Estados Unidos, França, Itália, Japão e Argentina.
No volume 2 desta autobiografia desautorizada, revela como chegou a distribuir hóstias ao lado de Dom Hélder Câmara, sua vida de motoqueiro encerrada com dois acidentes, o processo que sofreu durante o período da presidência do general Emílio Garrastazu Médici (e como foi absolvido com um testemunho do poeta Carlos Drummond de Andrade), a saída para o SBT no auge do sucesso na Globo, os casamentos, a perda do filho Rafael, além de sua admiração profunda por figuras — gordas — como Orson Welles e Winston Churchill. Mas, mais do que tudo, o leitor se deliciará novamente com as histórias dele e dos outros, contadas com o melhor da verve de Jô Soares.
Transitando entre o gótico, o horror e o terror — mas sem se afiliar a nenhuma dessas categorias com exclusividade —, os dezenove contos deste livro reúnem o melhor das histórias de medo. De Machado de Assis e João do Rio a Lygia Fagundes Telles; de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson a Stephen King, grandes nomes da literatura mostram ao leitor toda a potência do gênero.
Com seleção e introdução de Julio Jeha, esta antologia traz uma história de H. P. Lovecraft inédita no Brasil, além de uma nova tradução do conto “A loteria”, de Shirley Jackson. Em Contos clássicos de terror, o mal absoluto, o sofrimento de ocasião e até a maldade disfarçada de bem revelam personagens complexos e narrativas impressionantes.
Fruto de extensa pesquisa, este livro procura apontar de onde vem a força avassaladora do feminismo na última década e as mudanças pelas quais passou ao longo dos anos. A professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda, um dos nomes mais importantes na área cultural e nos estudos de gênero no Brasil, convoca jovens que estão marcando presença no ativismo, na poesia e nas artes para mostrar pontos de convergência e divergência entre os muitos feminismos que compõem o cenário brasileiro atual. Como podemos definir esta quarta e explosiva onda? Quem são as mulheres que estão à frente dos movimentos hoje e o que elas reivindicam? Como a militância vem impactando a política, o comportamento e, sobretudo, a criação artística?
Às vezes alguns encontros nos surpreendem e tocam profundamente, e a vida fica tão boa que a gente até desconfia. Tudo ganha uma nova cor. Mas, quando as dificuldades surgem — e elas podem ser tão grandes que até parecem insuperáveis —, podemos pensar em desistir e voltar ao que éramos antes. Mas e se, apesar de tudo… tentarmos?
De um jeito simples e com ilustrações cheias de carisma, o autor e ilustrador colombiano Dipacho mostra que toda boa história de amor vale a pena.
No meio de uma crise conjugal, que o marido nem sabia que estava acontecendo, um casal se separa. O marido abandona Tóquio e passa a viver em seu carro, viajando pelo Japão. Pintor de retratos reconhecido no meio, ele acaba por conseguir uma casa que pertenceu ao famoso Tomohiko Amada. A casa fica nas montanhas, e lá ele pode se dedicar à própria pintura.
Nessa casa de paredes vazias, ele começa a ouvir ruídos estranhos e descobre um quadro inédito intitulado O assassinato do comendador. Ao tirá-lo de seu esconderijo, ele entra em um mundo estranho em que a ópera Don Giovanni de Mozart, a encomenda de um retrato, uma adolescente tímida e, claro, um comendador passarão a fazer parte de sua vida.
O assassinato do comendador, primeiro romance longo de Murakami após 1Q84, é ao mesmo tempo uma aventura emocionante pelo mundo da pintura e uma busca por aquilo que nos torna únicos.
Que títulos heim, eu confesso que não me atrai em nenhum titulo mas por não fazer meu tipo de leitura, mas espero que aqueles que lerem esses títulos tenham ótimas leituras.
ResponderExcluirBeijos
OLá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que nao conhecia estes livros ainda, mas acho otimo que tenhas divulgado as novidades da editora!
FIquei especialmente curioso com o do Murakami, porque nunca li nada dele e ja o ando para fazer ha algum tempo!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Oi, tudo bem? A revista em que colaboro é parceira da Companhia das Letras, é sempre bom saber dos lançamentos hehe. Dos que você divulgou, me interessei por dois: "Explosão feminista" (sou feminista e sinto falta de ler materiais teóricos sobre o movimento, só fiz leituras durante o meu TCC) e "O assassinato do comendador" (adoro o Murakami e ainda quero ler todos os livros dele hehe). Obrigada pelas dicas! <3
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Os lançamentos da Companhia estão bem diversificados e interessantes, esse dos contos de terror é um que já vai para a minha lista de desejados.
ResponderExcluirEsse mês nenhum lançamento me chamou a atenção, e isso até é bom, assim consigo terminar as leituras pendentes que eu tenho, kkkk.
ResponderExcluirbeijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirVou te confessar que, destes livros, eu só estava sabendo da biografia do Jô. Mas uma coisa que chama minha atenção nos lançamentos da Cia das Letras é o fato de que sempre tem livros de todos os estilos.
Infelizmente, dessa vez nenhum despertou minha curiosidade para ler no momento. No entanto, vou ficar atenta em alguns para ler resenhas e ver se me interesso.
Beijos!
Oi Cá, tudo bem?
ResponderExcluirAHHHHH que tenho me segurado bastante para não comprar lançamentos, mas essa editora é a minha queridinha e fico sempre tentada com pelo menos um título hahahaha
Adorei os lançamentos, não leio muitas biografias, mas essa do Jo me interessou =D
Beijos
www.saidaminhalente.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA CIA das Lestras sempre com bons lançamentos! Confesso que o livro do Jô me é atrativo é o de contos de terror parece ter uma edição linda!
Beijo!
Ana.