O Alquimista - Paulo Coelho

Livro: O Alquimista
Autor (a):  Paulo Coelho
Páginas: 208
Editora: Paralela





Paulo Coelho já inspirou mais de 200 milhões de leitores por todo o mundo com este romance encantador. Esta história, brilhante em sua simplicidade e com uma sabedoria que nos estimula, é sobre um jovem pastor da Andaluzia chamado Santiago que viaja de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das Pirâmides. Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Ninguém sabe que tesouro é esse, ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto. Mas o que começa como uma jornada para encontrar bens mundanos se transforma na descoberta do tesouro que se encontra dentro dele mesmo. Emocionante e profundamente humano, este clássico contemporâneo é um testamento eterno do poder transformador dos nossos sonhos e da importância de ouvirmos nossos corações.

O Desafio 12 Meses Literário de julho era ler um livro lançado no ano em que nasci e como não é de bom tom uma mulher revelar sua idade eu só vou dizer que o livro foi "O Alquimista", do talentosíssimo Paulo Coelho. O livro é considerado um best-seller e segundo a Wikipédia, ele é o mais traduzido do mundo. Então vamos descobrir o porquê.

O livro vem contar a longa caminhada de Santiago, um pastor de ovelhas, que após subsequentes sonhos, saí em busca de sua Lenda Pessoal, que é encontrar um tesouro nas Pirâmides do Egito. Mas isso tudo a sinopse já tinha nos contado, o que ela oculta é a premissa que o livro trás e a mensagem dela merece ser conhecida pelo mundo todo, então isso explica o motivo de tantas traduções.

As pessoas aprendem muito cedo sua razão de viver. Talvez seja por isso que elas desistem tão cedo também.

A grande jogada deste livro é fazer a leitura de mente aberta, esquecer por um minuto tudo que já ouvimos no meio literário sobre o autor e focar no que ele está querendo nos transmitir, uma ficção que descreve grandes verdades sobre nossa realidade.
A  leitura é bem rápida e o ritmo narrativo é constante e calmo, o que pode dar uma preguicinha de ler, situação essa que muda quando nos conectamos as figuras de linguagem usadas pelo autor e elas são muitas. O livro é um grande "quote", destes que queremos marcar com Post-it e por se tratar de um romance alegórico ele pode despertar diversas interpretações, inclusive de que o livro se trata de uma autoajuda.

É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.

Na minha opinião a maior alegoria dessa história é a busca pela Lenda Pessoal, onde o autor vai descrevendo todos obstáculos que encontramos quando tentamos realizar um sonho e como na maioria das vezes desistimos diante do primeiro.
Paulo Coelho conseguiu me despertar para muitas reflexões, na medida em que despertava minha mente para toda magia contida em sua história e devo dizer que a mágica acontece quando você se dá conta de que o que realmente importa é a caminhada, a sabedoria e o conhecimento que adquire nela, ainda que o foco do livro seja outro.

Estava aprendendo várias coisas novas. Coisas que ele já havia experimentado e que, no entanto, eram novas porque tinham passado por ele sem que houvesse percebido. E não tinha percebido porque estava acostumado com elas.

A ideia de que tudo em nossa vida é um reflexo da nossa determinação e o universo vai conspirar a nosso favor de acordo com ela, é a mensagem central do livro,  mas ele também destaca que tudo tem um preço, inclusive para realizar nossos sonhos. Mas no geral o enredo é uma explosão de otimismo e filosofias de vida.
O Alquimista é uma história curta, mas ainda sim profunda e repleta de ensinamentos, daquelas que com toda certeza deixa marca no leitor. Então, independente de parecer uma ficção de autoajuda, ou seja lá as bobeiras que falam dos livros do autor, é uma leitura muito válida e recomendada.


Nenhum comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.