[RESENHA] O Demonologista.

Livro: O Demonologista
Autor: Andrew Pyper
Páginas: 328
Editora: DarkSide Books



A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados.
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.

Pense em uma diagramação perfeita. Pensou?! É a deste livro.
O Demonologista foi meu pedido de presente do dia das mães e quando chegou e eu pude toca-ló, prestigia-ló e eu quase alcancei o “nirvana literário”.

A DarkSide tem feito uma legião de fãs por essa dedicação, é aquele livro que vale cada centavo, mesmo que o autor não nos traga uma estória tão boa assim, como é o caso.



Andrew Pyper traz um emaranhado de mistérios de dar nos nervos de qualquer leitor, com habilidade ele intercalá seu enredo com poemas do livro “Paraíso Perdido” de John Milton e trechos bíblicos, algo que vira uma mapa para o protagonista.

O professor David Ullman é o nosso demonologista, que não acredita em praticamente nada voltado a forças sobrenaturais e para os apaixonados pelo gênero sabe que isso é o suficiente para o mal querer tocar o terror e provar que existe sim! E é através de uma proposta de trabalho nada convencional que Ullman vai se meter, juntamente com sua filha, em uma viagem sem fim.

Tem sido uma maneira engraçada (os devotos podem até chamar de hipócrita) de ganhar a vida: passei minha carreira dando aulas sobre coisas nas quais não acredito. Um ateu estudioso da Bíblia.

Em Veneza, David ficará cara a cara com a personificação do mal e isso mudará todo ceticismo alimentado por ele até esse momento.
Desconcertado e emocionalmente abalado ele vê sua pequena Tess, ficar possuída pelo "Inominável", se jogar da sacada do hotel em que estão hospedados e ir de encontro as águas do rio que corta a cidade. Deste momento em diante começa a caçada infindável pelo “O Inominável” para resgatar da alma de sua filha, uma corrida contra o tempo. Com um “Perseguidor” grudado em sua bota para impedi-ló de ter exito..

Muitas destas partes me trouxe lembranças do filme “Constantine”, que já vi inúmeras vezes. É uma mistura de real e sobrenatural que cheguei a ficar sem saber oquê realmente estava acontecendo, será que tudo não estava apenas na mente do professor?! A leitura chega a ser perturbadora para o próprio leitor, então dá para imaginar como o protagonista não está!

A mente é onde eles habitam, e nela podemos fazer do inferno um paraíso, do paraíso um inferno.
Para resgatar a alma da filha, o protagonista vai ter que decifrar as pistas que são deixadas em seu caminho e a cada descoberta a distância de Tess, diminui. A pesar da solidão dessa caçada é em sua amiga O’Brien, que David, vai encontrar conforto para este momento perturbador que está vivendo.



A fluidez da leitura é perfeita, tudo acontece sem enrolações, de um fato, uma descoberta a outra até que chega as 20 últimas páginas do livro e estraga tudo.
Você se pergunta se tantas perguntas sem respostas caberão em tão poucas linhas restantes. E a resposta é não!

O livro acaba sem nexo, com tantas pontas soltas, com a impressão de que o autor escreveu muitos trechos desnecessários, algo como fazer uma redação em dia de prova e um dos quesitos é que ela tenha 20 linhas e você começa com devaneios só para preenche-las. Isso foi um balde de água fria para mim que esperava uma estória tão perfeita quando o capricho da edição, ledo engano.

Fico pensando nos cometários sobre o livro e me perguntando se realmente os autores deles fizeram a leitura completa do livro ou se só falou aquilo para promover a venda do mesmo. Não tiro o mérito do autor em construir uma narrativa destas, escrever um livro não é pra qualquer um, mas acabar como acabou? Porquê???

Veja bem, o livro não é ruim, pelo contrário. Você devora ele, você precisa saber o desfecho. é tudo muito bem escrito, muito bem elaborado, mas praticamente sem fim. O livro acaba e sua cabeça fica fervilhando em perguntas, que pelo visto nunca terão respostas.

Como sou brasileira e não desisto nunca, está na minha lista de desejos o livro “Os Condenados”, do mesmo autor e da mesma editora, só estou esperando a promoção perfeita para me aventurar em mais um enredo que promete arrepiar meus cabelos.

34 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Conheço o livro e tenho vontade de lê-lo. Li alguns comentários sobre ele e isso me despertou o interesse na leitura. Bom saber mais sobre a história do livro e o que esperar da obra. Vou tentar comprar este ano ainda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu jurava que "os Condenados" era uma continuação. Enfim, eu namoro esse livro a algum tempo mais pela edição e beleza que pela história que de verdade não faz meu tipo, depois da sua resenha eu desisto de verdade, mesmo sendo um livro bom e tal como você disse finais do como o descrito me deixam para morrer. Obrigada pela sua opinião, ajudou uma pessoa a não desperdiçar dinheiro para passar raiva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? É uma grande pena que um livro desses, com uma edição simplesmente incrível, não ser tudo aquilo, né?! Poxa, é uma pena mesmo... Não curto finais com pontas soltas, na minha opinião uma história deve ter começo, meio e fim, com tudo bem explicadinho... De qualquer forma, adorei a resenha!

    http://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila.
    Eu já tinha visto a capa desse livro e sempre fico babando pela edição - assim como fico babando todas as edições da DarkSide.
    Não sabia que a história tinha esse furo no desfecho, mas como também sou brasileiro irei insistir na leitura.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, que presente interessante para o dia das mães rs Que pena que o finalzinho foi uma decepção. Espero que o próximo te deixe mais satisfeita. Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
  6. Também tive a mesma sensação ao terminar de ler o livro mas mesmo assim recomendo para que o leitor tire suas próprias conclusões.
    Adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    A Dark peca nisso! Eu comprei o livro "Só os animais salvam" e fiquei decepcionada pois os contos são PÉSSIMOS. Só um ou dois realmente se "Salvam". Infelizmente corremos esse risco ao comprarmos pela capa, hoje em dia eu leio antes uma sinopse e uma ou duas resenhas sobre pra não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia, achei bem interessante!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Camila tudo bem?
    Realmente todas as pessoas que leram esse livro e que eu conheço tiveram a mesma opinião que você, no ápice do lançamento senti-me louca para ler e agora diante de tantos comentários até mesmo meio assim, acho que pularei a dica, mas gostei muito de saber a sua opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila!
    Uma amiga minha leu esse livro e curtiu bastante, rsrs . Sua resenha foi bem sucinta, sem contar spoilers, o que ajuda no elemento surpresa do que se esperar desse livro. Uma pena o final ter sido tão decepcionante.
    Ainda não sei se lerei, mas vou deixar como dica de leitura.
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. As edições da DarkSide são realmente maravilhosas, meu sonho é ter pelo menos uma na minha estante haha. Faz tempo que não leio um livro desse gênero e fiquei curiosa para conferir essa história, parece ser um livro que nos instiga a lê-lo até chegar nas páginas finais, pena que o final não foi tão bom. Mas isso não me impede de querer ler um dia haha, sua resenha está ótima, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Gostei bastante de sua resenha... Muito bem escrita <3
    Porém não curto muito o gênero a qual ela pertence e certamente iria morrer de medo também, portanto, prefiro passar a dica, mas, tenho umas amigas que curtem leituras assim então vou indicar seu post para elas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Uma pena que uma edição tão bonita traga um enredo tão interessante,mas, sem fim né? Eu particularmente odeio terminar um livro cheia de dúvidas e questões em aberto e por isso vou passar a sugestão da vez. Adorei a resenha direta e sincera.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou muito fã do gênero, mas quando me interesso por algum livro eu o leio. Estou curiosa com esse livro há algum tempo, mas venho adiando a leitura. Eu gostei de ver a tua opinião sobre a obra e de conhecer um pouco mais sobre ele. Gostei da sua sinceridade na resenha, isso vale muito.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas quero pois acho a premissa dele bacana. Confesso que sua resenha me desapontou, principalmente, com relação ao final. Esses finais sem nexo me incomodam e acho que vou adiar ainda mais a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila, quando o livro foi lançado, até pensei em ler, mas depois acabei perdendo o interesse, o que acho foi bom, pois odiaria ler e encontrar tantas pontas soltas...
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Não curto nem um pouco o gênero, isso de possessão e do mal querer provar que existe não é pra mim. E me irrito demais com pontas soltas, fico enlouquecida se minhas perguntas não são respondidas, então acho que o melhor é não me arriscar na leitura de forma alguma.

    ResponderExcluir
  18. Olá, esse gênero não me agrada pois sou mederosa para isso, mas que pena que o autor deixar ponta solta no livro detesto quando isso acontece

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Esse livro não faz o meu gênero, mas fiquei super empolgada com o começo a sua resenha, mas quando vi que o final ficou a desejar... É horrível quando o autor estraga o final, uma pena. Espero que tenha mais sorte no próximo livro!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Estou receosa com a DarkSide, recentemente li "A menina submersa", assim como você fiquei encantada com a edição de luxo e todo o cuidado que tiveram com a edição, porém não concordo em dizer que cada centavo valeu a pena quando a história tem um final desses, é decepcionante demais... Então esse livro resenhado já está descartado! Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu tenho vontade de ler esse livro e saber que o final meio que deixa tantas pontas soltas me deixa bem receosa quanto a leitura.
    Acho que não seria uma opção de leitura pelo menos por enquanto. Gostei bastante de conhecer mais do seu ponto de vista.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser esteticamente maravilhoso, mas não sei até que ponto essa leitura me agradaria. Não é um tema que me chama atenção. Mas amei conhecê-lo através de seu post.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Cara é tão ruim quando um livro é bom demais, mas o seu final fica vago... :/
    Entendo o que voce está sentindo, de verdade.
    A sua resenha é a primeira que eu leio que faz essa observação, acredita? Sempre escutei altos elogios de ponta a ponta e você me deixou surpresa.
    De qualquer forma, esse livro não é pra mim pelo fato de eu ser medrosa demais hahah

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Oi, Camila! Que resenha legal a sua. Apesar de não ser do meu gênero literário preferido, adorei conhecer sobre este livro. Só tenho visto comentários empolgados também quanto ao capricho e cuidado da DarkSide. É tão bom encontrar um livro que encanta a gente!
    Voltarei para ler mais das suas impressões sobre outras leituras! ;)

    BJs

    ResponderExcluir
  25. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu já li várias resenhas desse livro e muitas comentavam de o livro não ser muito fechado. Não curto muito isso nas obras. Gosto de ter as conclusões e tudo o mais. Acho que pelo título eu não leria. Sou super medrosa ahaha.
    Eu gosto bastante da Darkside pelo empenho no projeto gráfico - adoro diagramações. Mas que pena que ele não tenha te suprido na leitura.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  26. Oii Camila, tudo bom? Gostei muito da sua resenha e conhecer melhor esse livro. A Darkside faz mesmo um trabalho incrível em suas edições, apesar de já ter encontrado váaarios erros de revisão nos livros deles. Eu fiquei bem curiosa para ler O Demonologista, apesar desse final cheio de perguntas e nenhuma resposta. Acho que vou me arriscar :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Camila. Tudo bem?
    Estou aqui atônito com a sua resenha. Eu comprei os dois livros do Pyper e estava com muita expectativa, mas acabei me decepcionando e, por incrível que pareça, tive a mesma impressão que você. Achei também o livro muito bem escrita, uma escrita impecável, mas a história desagradou. Fiz uma resenha no meu blog e coloquei muitas coisas parecidas. Muito bom encontrar algum com uma leitura parecida, pois tinha ouvido tão bem do livro e fiquei sem entender quando li. Olha, quando tiver a oportunidade leia Os Condenados. Não me apaixonei pela leitura, mas é melhor do que O Demonologista. Recomendo. Adorei a sua resenha.
    Abraço 😀

    ResponderExcluir
  28. Acho ue essas pontas soltas no final da leitura me fariam esquecer a fluidez da leitura. Como assim o final é aberto??? Com certeza, isso me deixaria bem desanimada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Já tinha ouvido falar, mas não é o tipo de livro que me instiga a leitura. Mas a edição está show de bola!!!

    ResponderExcluir
  30. Eu tive a mesma sensação! O livro é maravilhoso, a leitura é muito fluida e voccê consegue embarcar de fato no cenário todo, é sensacional, principalmente pra mim que não tenho esse tipo de leitura como genero preferido, mas as ultimas páginas... Parece que ele escreveu tudo isso correndo, é uma pena ):

    ResponderExcluir
  31. tenho uma relação peculiar com esse livro, comprei e comecei a leitura, porém, meu momento espiritual, não me permitiu continuar, não quis, acabei dando a um amigo de presente.

    ResponderExcluir
  32. Li muitos comentários a respe6dessa obra e está e a primeira vez que destacam as últimas páginas como negativa, o que achei de suma importância, pq até então, desconhecia esse adendo.
    É melhor estar preparada para um final do tipo quando iniciar a leitura.
    Bjim
    Tammy

    ResponderExcluir
  33. Olá,

    É uma ótima recomendação para ser ler no Halloween, pelo menos eu acho que seja, me baseando é claro no título.
    Não li esse livro, e confesso que ele não me atrai muito. Mas sei que muitos gostaram bastante dessa obra.
    Quem sabe um dia eu não me arrisque e faça essa leitura né, é sempre sair da zona de conforto.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oie,
    Tem um tempo que esse livro está na minha lista do "quero ler", mas sempre priorizo outras histórias. Já sentia um certo medo de me decepcionar com a leitura, depois da sua resenha então... Decidi que vou deixar para a meta do ano que vem rsrs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.