IO: O Último na Terra

2019 ǁ 1h 36minǁ Ficção Científica ǁ 12 anos

Enquanto uma jovem cientista busca uma forma de salvar a Terra em colapso, ela conhece um homem que tenta pegar a última nave decolando do planeta.

Confesso que ficção científica não é meu forte, mas sempre que posso leio e assisto coisas do gênero. Por exemplo Interestelar, que eu amo de paixão, comecei a entender só na 2 vez que assisti. Eu já vi esse filme 4 vezes e é meu preferido dentro do gênero. Então quando vi o trailer de IO da Netflix eu esperava um filmão da porra, mas não foi isso que encontrei.

De inicio o que sabemos é que o planeta Terra ficou inabitável depois que o homem poluiu tudo, a nossa atmosfera e os mares foram afetados, obrigando o homem a colonizar IO, uma das luas de Júpiter, na Operação Êxodo e o último ônibus espacial parte em 48 horas, levando os remanescentes.
Uma coisa que me chamou atenção nessa premissa é que a atmosfera não ficou toxica em um todo, ainda existem lugares habitáveis, como o que  vive a cientista Sam Walden (Margaret Qualley). Uma mulher solitária que acredita que a Terra pode ser recuperada e a humanidade enfim poderá voltar para casa.



No começo vamos vendo o dia-a-dia de pesquisa e experimentos feitos por Sam, que todos os dias a manda mensagens em uma radiofrequência e acaba atraindo para sua casa o viajante Micah (Anthony Mackie), que veio atrás do pai da moça e vai tentar convencê-la a partir para IO. E é essa visita quem vai trazer algumas respostas ao filme, pois é aí que começa os diálogos sem fim.

A narrativa chega a ser poética, fazendo par perfeito com o ar melancólico que permeia as cenas. O conjunto desses elementos é bonito de se ver, mas é monótomo demais, falta um pouco de ação e muitas respostas, principalmente em relação ao final, que fiquei sem saber o que era sonho e o que era real. 


No geral a proposta é ótima, gosto muito de distopia pós-apocalíptica, mas para mim esse filme não funcionou, ficou massante, parecendo que a ideia não foi bem desenvolvida, ficaram enchendo linguiça, sabe?! Sam está sempre pensando em algo, mas suas emoções são indecifráveis, o que é uma pena, pois acredito que ela pode ter muito a revelar.


O elenco conta com apenas três personagens, ainda sim nenhum conseguiu me cativar e olha que quando Micah apareceu achei que ele seria a salvação da lavoura, até shippei o casal, mas ele foi tão enigmático que logo desencanei. O pai de Sam, Henry (Danny Huston) aparece pouquíssimas vezes, mesmo sendo ele o idealizador das pesquisas que acontecem no planeta. Segundo sua teoria o planeta vai passar por esse ciclo de renascimento e depois estaria habitável novamente.

Por outro lado temos os cenários, que também são pouquíssimos, mas que me conquistou. É aquele tipo de lugar que ficamos curiosos para querer desbravar, que apesar de sombrio atraí os olhos, isso tudo desperta aquela sensação de quero mais e talvez seja esse o motivo de ter assistido até o final.
Ao contrário de muitos que assistiram, eu não consegui criar uma teoria plausível sobre o filme, mas a internet está abarrotada delas, é só dar uma pesquisadinha que vemos uma infinidade de opiniões.

Com tudo isso eu super recomendo o filme, pois é bem possível que o problema seja comigo e não com a produção. Lembrando, amiguinhos, que isso aqui é minha opinião e eu não sou nenhuma cinéfila, longe disso. Então confira IO: O Último na Terra.


10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não costumo assistir filmes desse gênero, mas os que já assisti gostei. Não sabia do lançamento desse filme ainda; a premissa é realmente bem interessante, é uma pena que o filme em si não seja tudo isso. Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Cami, tudo bem? Eu tambem me vejo um pouco perdida com esse gênero, acontece que alguns amigos meus assistiram o filme e tiveram a mesma sensação que você, a proposta é ótima, mas o desenvolvimento e a maneira que os personagens agem não prendem o espectador, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila
    Eu adoro esse tipo de filme, sempre que me deparo com algum assim eu paro para ver. Esse eu ainda não conhecia e adorei a premissa dele, é uma pena que não tenha sido tão bom quanto você esperava e acabou ficando cansativo. Espero gostar, adicionei à minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Ola Camila,

    Assim como você eu sou um pouco receosa com a ficção cientifica. Não consigo consigo me envolver com o gênero e não sei o porque! Achei a sua resenha muito bem escrita e envolvente. O filme realmente parece ser muito bom, mas infelizmente, não é para mim!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila!
    Eu amo ficção cientifica embora veja mais filmes do gênero do que leio os livros, mas mesmo assim como você eu adoro também uma distopia pós apocalíptica e por isso também me frustei com este filme. Minha irmã amou e por isso pretendo dar uma segunda chance e assistir novamente um dia, mas por enquanto a impressão que eu tenho é essa: encheção de linguiça. Eu tenho uma relação de amor e ódio com as obras da netflix; ou eu amo ou eu detesto, e infelizmente com este filme foi o segundo caso também

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse filme, mas confesso que não faz muito meu estilo. Eu raramente assisto ficção científica e esses ambientados em um futuro pós-apocalíptico não me atraem muito não. Além disso, fiquei mais desanimada por ser um filme tão monótono e os personagens não serem cativantes.
    Uma pena que você tenha se decepcionado, mas adorei conhecer sua opinião sobre o longa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Camila, eu comecei assistir esse filme muito empolgada, pois amor ficção científica e subgêneros, distopia, principalmente, mas aí fui perdendo o apetite a longo do filme. Bom, ocorre que eu concordo muito com sua critica. O filme é apático. Tinha tudo para ser um bom filme, mas não souberam aproveitar o que tinham na mão.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Amo ficção científica, mas vejo as opiniões tão divididas sobre esse filme, que até hoje não tive coragem de vê-lo. Sua crítica foi importante por me mostrar algumas coisas que outras pessoas ainda não tinham comentado. Não sei ainda, confesso, se quero ver. Quem sabe futuramente. Uma pena que ela não tenha atendido suas expectativas.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. primeiro de tudo, adoro esse ator, acho ele muito bom. eu fiquei curiosa com o filme mas não vi ainda por receio de ter algo de terror porque sou medrosa kkk, mas creio que sua critica ajudou nessa duvida.

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, pode até ser que o problema seja você, mas confesso que não me empolguei tanto para ver. Aqui em casa quem vê muito Netflix é meu filho, vou perguntar se ele por um acaso já assistiu.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.