A MULHER NA JANELA - A. J. Finn

Livro: A Mulher na Janela
Autor (a):  A. J. Finn
Páginas: 352
Editora: Arqueiro


Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos.
Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir.
Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?
Neste thriller diabolicamente viciante, ninguém – e nada – é o que parece. A mulher na janela é um suspense psicológico engenhoso e comovente que remete ao melhor de Hitchcock.

Esse livro tem sido um estouro no meio literário e tem sido a aposta de todo fã de trhirller. Apaixonada que sou pelo gênero eu escolhi A Mulher Na Janela para cumprir o mês de junho no Desafio 12 Meses Literários. Mas como a internet está abarrotada por resenhas deste livro eu vou ser bem informal em falar o que achei dessa leitura.

O que todos sabem sobre esse livro é que Anna Fox, psicologa infantil, vive sozinha, sem conseguir sair de casa, devido a alguns problemas psicológicos ocasionados por um grande trauma e ela tem como passatempo espionar os vizinhos com sua Nikon, enquanto beberica sua taça de vinho. Eu devo alertar você dizendo que o livro todo é isso, porém elevado ao quadrado.

Bisbilhotar é como fotografar a natureza: a gente não interfere no que está vendo.

O problema psicológico da protagonista se mostra cada vez maior a medida que a trama vai sendo desfiada diante dos olhos do leitor, assim como seu gosto pelo vinho. Anna é alcoólatra! E o trauma que ocasionou essa vida reclusa é o TRAUMA, mas só descobrimos isso lá pro final do livro, depois de muito remédio controlado ter sido engolido com a ajuda do álcool é que vamos descobrir a doideira em que nos metemos.

Esse é o romance de estréia do autor e ele já veio com tudo, nos trazendo uma personagem que talvez seja testemunha de algo grandioso. O "TALVEZ" se deve a instabilidade dela, a falta de credibilidade devido a seu constante estado de embriaguez e sua agorafobia, onde o vasto céu é motivo para pânico e uma simples corrente de ar entrando por uma janela aberta pode ser aterradora.

Um grito de horror, desses que saem das profundezas do ser, ecoa no ar!
Viro e olho na direção das janelas da cozinha.
O silêncio agora é total. Meu coração dispara.
De onde exatamente veio esse grito?

O livro conta com capítulos curtos e enigmáticos, onde sutilmente a protagonista vai revelando seus traumas do passado, ao tempo que vai vivenciando a tragédia que sua vida se tornou e isso resulta em uma leitura frenética e viciante, que eu particularmente adoro.  Mas quando o livro estava chegando ao finalzinho e eu fiquei pensando: "Nossa, tudo isso por um livro desse?!" E é quando o autor mostra a que veio, com um plot twist de perdermos o chão, uma reviravolta daquelas que lança uma nova perspectiva em tudo que acreditávamos até então. Minha mente quase deu um nó, de tão louco que se mostrou o desfecho, mas acima de tudo, um desfecho muitoooo plausível que eu nem de longe imaginei.


O livro vai virar filme e quem assinou para interpretar a protagonista é ninguém menos que Amy Adams, a Lois Lane da Liga da Justiça. O filme vai ser dirigido por Joe Wright (Orgulho e Preconceito, O Destino de Uma Nação) para a Fox, estou bem ansiosa para conferir como vai ficar essa adaptação, uma vez que o livro é tudo e mais um pouco do que ando falando por aí.


29 comentários:

  1. Adoro Thrillers psicológicos como esse, ter como um dos principais vilões da historia a propria pisque do personagem é muito bacana. A sinopse me lembrou muito a historia do filme Janela Indicreta do Hitchcock e provavelmente deve ter sido usado de inspiração. Com certeza o lerei o mais breve possível. Adorei a resenha

    Abraços
    desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse gênero e estou louca para ler logo esse livro!!! Eu adorei a sua resenha e você me deixou ainda mais curiosa hahaha Eu amo quando os livros têm esses capítulos curtos que conseguem nos deixar ansiosos para ler. Pelo que você falou, a trama vai me prender à leitura desde o começo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e fui surpreendida pela trama, pois me envolvi muito com tudo e achei todas as problemáticas muito bem desenvolvidas. Confesso que em alguns pontos achei as coisas meio confusas, mas ainda sim gostei bastante e o final foi ótimo mesmo. Enfim, fico feliz em ver que você também curtiu a leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Thriller não é meu gênero favorito, mas ultimamente as editoras estão lançando uns livros muitos bons. Não sabia que iria virar filme, o que me deixa na loucura de ler antes, só para não estragar a surpresa da leitura. Já tava na lista, e acho que vou tentar adquirir e furar a fila.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cá.
    Também li esse livro e achei uma doidera.
    O final foi surpreendente, mas fez mesmo todo o sentido!
    Adoro essa pegada de "festa estranha com gente esquisita" de alguns livros policiais!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu ouço falar sempre muito bem deste livro, mas como é um thriller psicológico eu nunca nem tentei ler porque realmente não faz o meu gênero, mas agora fiquei curiosa só porque o filme vai ter a Amy e eu realmente gosto do trabalho dela. Quem sabe no futuro eu não de uma chance para o livro né? Antes do lançamento do filme rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem? Estou querendo ler muito esse livro, li muitas coisas boas sobre ele, eu adoro trillers psicológicos, estou bastante curiosa sobre as reviravolta do enredo, dica anotada, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Eu estou super curiosa com esse livro! Não conheço a escrita da autora mas eu adoro esse tipo de triler psicológico. Provavelmente vou esperar o filme para conhecer a história da Anna, tenho essa mania, prefiro ver os filmes antes para não me decepcionar ahah
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila!
    Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha. É interessante saber que a protagonista é psicologicamente instável, porque só dá pra saber se é doidera dela ou se é real lá no final. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Confesso que não sou a maior fã de Thrillers, mas como somos 4 no blog tem para todos os gostos e a Cami é alucinada pelo gênero, por isso, acho que ela vai amar a leitura e pode ficar certa que eu vou indicar a sua resenha para ela, porque se até eu (yza) que não curto o gênero fiquei com vontade de ler imagina o que essa resenha não vai fazer com a menina que já está na expectativa. Parabéns pela resenha e obrigada pela indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!
    Adoro esse gênero e, por óbvio, estou ansiosa para ler esse livro, mas não tive tempo. Eu adoro essa questão de trauma psicológico e de o leitor ficar um pouco confuso, sabe? Achei muito legal a questão de os capítulos serem curtos e enigmáticos, pois isso dá uma fluidez bastante grande à história.
    Também gostei da questão da adaptação, que não sabia.
    Vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Ainda não li esse livro mas estou mega curiosa, por tanto falarem bem dele!
    Adorei seu post, fiquei ainda mais ansiosa para iniciar a leitura! Amo a Amy Adams, certeza que o filme será perfeito!

    ResponderExcluir
  13. Thriller é um dos meus gêneros favoritos. E desde que vi esse livro, o desejei. E a sua resenha me deixou ainda mais curiosa, e só de saber que vai ter adaptação já me faz querer ler o mais rápido possivel! Parabéns pela resenha! <3

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Sou alucinada em um bom Thriller e esse está sendo muito bem falada, sério minha vontade está cada dia mais alta em fazer a leitura, inclusive estou esperando uma bela promoção para comprar. Eu não sei por que, mas sinto uma famíliaridade da personagem principal com a Rachel de A garota no trem. Amo as personagens instáveis, pois são elas que confudem nossa cabeça. Amei sua resenha e não vejo a hora desse livro vorar filme
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Camila querida vc disse que iria fazer uma resenha informal e afirmo o seguinte, ela ficou maravilhosa, uma delicia de ler e informando apenas o essencial para despertar a curiosidade e quem ainda não leu. Parabéns viu, precisamos de mais resenhas assim. Dica mais que anotada. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila!
    Eu li esse livro assim que foi lançado e devorei a leitura. Achei o autor muito feliz com as referências e mal posso esperar pra conferir a adaptação. Realmente o enredo da um nó na nossa cabeça, mas o fato de serem capítulos curtos facilitam muito pra leitura não ficar cansativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Eu amei este livro e adoro a Amy Adams, mas acho que não tem nada a ver ela neste papel... Vou te confessar uma coisa: eu deixei de sair de casa para terminar este livro, tal era o meu nivel de imersão nesta leitura... hahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Amo a Amy Adams, gostei de saber que ela vai estar na adaptação. Estou super curiosa para desvendar os segredos por trás de A mulher na janela, ficou ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e gostei bastante. Fiquei surpresa por ser o romance de estreia do autor, porque ele conseguiu escrever uma história envolvente e que foi muito bem amarrada, além de uma protagonista complexa e cativante. Eu confesso que muitas pistas eu peguei antes, incluindo quem foi que fez determinada coisa (você vai saber do que estou falando kkkk), mas o que me surpreendeu é que não consegui juntar os pontos e entender o que realmente tinha acontecido (com quem foi, as motivações, etc).
    Adorei sua resenha e fico feliz que você também tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Camila, amei a sua resenha! A trama parece super instigante, mas como não sou amante do gênero não investirei na leitura agora, porém com certeza indicarei para suas sobrinhas viciadas em thriller.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Apesar da sua resenha positiva, e do hype que existe para a história, suspenses não são algo que curta muito ler, por isso irei anotar a dica mas para amigas minhas. Que bom que o plot twist e o final te surpreendeu. A história é boa quando isso acontece né?! Ótimas palavras <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu li esse livro no mês passado e foi uma leitura que me surpreendeu. Não sabia que ia amar tanto o livro e fiquei bem satisfeita com a história. Não sabia que amava tanto esse gênero e adorei sair da minha zona de conforto.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Adoro thrillers e esse parece ser de tirar o fôlego, já estou com ele na minha lista e espero poder ler ele logo... Adoro a forma como você escreveu essa resenha, abordando pontos interessantes, sem entregar a história... parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Tô morrendo de curiosidade para ler ler livro, ainda não consegui aliviar minhas leituras atrasadas e por isso ainda não peguei para ler. Contudo, de Agosto não passa, pois quero ler antes da adaptação. Acho que irei gostar super desse livro, pois adoro suspense e ainda mais um plot twist.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Camila,
    Eu li esse livro logo quando lançou e também gostei muito, apesar de não ser um dos melhores que já li do gênero, ainda sim a leitura é bem gostosa e o final surpreende bem.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  26. Olá, eu já tentei ler esse livro mais não saio dos primeiros capítulos então deixei a leitura de lado mais vou dar uma segunda chance pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Nao sabia que o livro se tornaria filme, mas já fiquei curioso para ver nas telonas, afinal a história trazida por ele é bastante iconica. A protagonista já me encantou somente pela sua resenha, pois vejo que ela realmente traz a essência da história em si. Amei sua resenha , depsertou pla curiosidade pela leitura, vou anotar aqui.

    ResponderExcluir
  28. Hey!
    Primeiramente, mil perdões pela demora em comentar aqui.
    Esse livro tem uma premissa bem interessante, gostei muito da sua resenha.
    Porém, não é uma leitura que eu faria agora, principalmente por estar saindo de uma ressaca literária gigantesca.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu achei essa protagonista um tanto parecida com a protagonista de A Garota no Trem, uma mulher solitária e alcoólatra, que se vê dentro de um misterio... Não senti muita originalidade nessa parte da história, mas tá todo mundo falando tão bem da história que eu provavelmente vou ler esse livro, só pra ter certeza de que é tão bom assim

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.