P.S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern

Livro: P.S. Eu Te Amo
Autor (a): Cecelia Ahern
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito



Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.





Ontem eu estava rascunhando uma postagem aqui para Cabine e me lembrei que eu assisti o filme P.s. Eu Te Amo, para um tempo depois ler o livro e acho que pela primeira vez eu gostei mais do filme, o que não quer dizer que o livro seja ruim. Vamos entender melhor.


Sabe quando vivemos aquele amor que desejamos que seja eterno e que prometemos morrer velhinhos de mãos dadas? É esse amor que rola entre Holly e Gerry. Eles são casados e enfrentam a vida a dois com muito amor e paciência, ainda mais se conhecendo desde a infância, como se conhecem. Brigam e fazem as pazes como qualquer casal que conhecemos por ai.
A relação entre os dois é de tirar suspiros de qualquer leitor, até Gerry descobrir uma doença já em estado avançado. A partir daí é tudo de tirar lágrimas, pois ele morre, deixando Holly devastada.

Mas Holly, a vida de ninguém é repleta de momentos perfeitos. E se fosse, não seriam momentos perfeitos. Seriam apenas normais. Como você conheceria a felicidade se nunca passasse pelas fases tristes?

Acompanhar o luto da protagonista é de cortar o coração e sendo mulher é impossível não sentir empatia pelo momento que ela vive. A autora soube narrar uma dor de forma palpável, assim como fez com os momentos de felicidade do casal. A depressão causada pela perda é perceptível, mesmo que não explorado, pois o ponto convergente da trama é o caminho que Holly irá percorrer para a superação do luto e da solidão.

Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida…você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras.

Com a ajuda de parentes e amigos, Holly começa a sair da cama e descobre que seu falecido marido deixou um pacote com dez cartas, sendo que cada um tem um mês especifico para ser lida. Essas cartas serão de grande ajuda em sua recuperação e retomada de controle da própria vida.

Ai que entra as diferenças entre filme e livro. O filme vai focar nas cartas, que são lindas, gerando atitudes profundas por parte de Holly, que tenta atender a todos os pedidos registrados nesses papéis. Por sua vez, o livro vai englobar as cartas e o relacionamento da jovem viuvá com seus amigos e familiares. Ambos são extremamente sentimentais e repletos de frases marcantes. Mas como disse lá em cima eu preferi o filme, achei ele bem mais tocante e focado no eu te amo do casal e o desfecho é uma fofura sem fim, um pouquinho diferente do livro.

Ela havia recebido um presente maravilhoso: a vida. Às vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava.

O livro é daqueles de acabar com seus post-it e o filme é daqueles que desidrata pelos olhos. Apesar de ter uma premissa sobre a morte, as reflexões que me trouxeram foram sobre a vida, sobre viver independente da adversidade e sobre também ser feliz sozinha. Traz o valor da amizade e dos laços familiares, que muita das vezes negligenciamos e acabamos nos afastando.



O livro alcançou, por dezessete semanas, o primeiro lugar de vendas na Irlanda e em 2007 virou o filme que me levou as lágrimas. O filme conta com paisagens lindas da Irlanda e muito música boa, daquelas que deixam o coração quentinho. Então eu recomendo os dois, com a garantia que em algum momento, se não em todos, o romance vai te emocionar.

35 comentários:

  1. Se teve um filme que me emocionou foi esse. Eita choro a cada queda de realidade! Já o livro te trás mais informações, obvio, e mais choro hahahaha adorei sua resenha.

    bjs

    http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cams! Esse livro! Eu sou chorona de natureza, então imagina o drama que foi ler e depois ver o filme! É uma história tão linda, tão forte.. É muito forte a mensagem que o autor passa, sobre amor, amizade e sobre continuar a viver depois da perda de um grande amor. Eu sei bem o que é isso, porque minha mãe morreu muito jovem e meu pai ficou arrasado, nunca mais foi o mesmo. A maneira como a história gira em torno dos bilhetes e presentes que ele cuidadosamente preparou para a mulher, o modo como mesmo sem estar com ela, conseguiu ajudá-la a enfrentar a dor e a solidão, mostrando um amor tão verdadeiro. É lindo!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, eu assisti o filme e li o livro, ambas histórias são incríveis, apesar de algumas diferenças. É um romance lindo, de aquecer o coração. Triste, mas lindo!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este livro foi um dos primeiro que li da autora e realmente é lindo e sim, o filme é diferente mesmo e tem um ator de Buffy que eu adoro, mas o livro é imensamente melhor. Mas a autora ainda não conseguiu fazer um livro melhor do que este na minha opinião e eu leio bastante coisa dela.

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Em geral, eu AMO tudo que a Cecelia Ahern escreve! Acho suas histórias encantadoras e todo o seu romantismo enche meus olhos :)
    Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler esse livro ainda (pasmem) mas já está na lista de desejados <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Não sou muito de livros tristes rs
    Mas fiquei bem curiosa com esse romance ♥
    Ainda não assisti o filme! Ótima resenha ♥

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila.

    Pode acreditar,mas eu tenho este livro aqui em casa e ainda não li. Quando eu comprei ele, foi por indicação de uma amiga mas na época eu adiei tanto a leitura dele que ele ficou na estante sem eu procurar ele. Goste muito da sua resenha e vou adicionar o meu na meta de leitura para conhecer melhor a história. Parabéns pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Já assisti umas 300 vezes esse filme e não canso! Mas o livro, não sei porque, não me "convidou" para ler. Não sinto vontade, acho que pra não "quebrar" esse encanto que o filme me deu. A leitura eu dispenso. Mas assistir, com certeza esse eu assisto de novo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Ahhh sou apaixonada com esse filme, lembro de ter amado mto e chorado tb!
    Também vi o filme e nao li o livro, mas acho que assim como vc, vou gostar mais do filme, até mesmo por causa dos atores que eu adoro e amei a quimca deles.
    Fiquei curiosa com o final diferente.
    Vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem? Eu não conferi nem o filme e nem o livro, mas interessante vc gostar mais do filme do que do livro. Eu ainda não assisti porque eu sei que vou chorar e me emocionar bastante, preciso me preparar psicologicamente para isso rsrs Gostei de saber da diferença dos dois, não é a toa que fazem sucesso.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila tudo bem?
    Esse livro me deixou nostálgica, pois a tristeza e o sofrimento muito presente nas páginas, chorei e sorri com ele também e tirei uma lição do livro, viver intensamente e mostrar e falar ao seu cônjuge o quanto ele é importante, pois nunca sabemos o dia de amanhã. Parabéns pela sua resenha, me deu vontade de ler de novo. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olha, de livro não me vejo lendo mas posso falar que pelo filme eu fiquei completamente doida e apaixonada. A história é mais do que tocante e envolvente e eu sempre recomendo. Lágrimas me são tiradas quando assisto. Rsrs
    E olha que isso e difícil. Kkk .
    Linda resenha .Parabéns .


    Beijos .

    ResponderExcluir
  13. Olá Camila, como vai? Eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura do livro mas, assistir ao filme três anos atrás e lembro que fiquei apaixonada pela história, todos os atores são muito bons e dão ao filme uma leveza muito gostosa. Acredito que eu concordaria com você gostar mais do filme do que do livro.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro ficou na minha lista durante muito tempo, mas nao sei pq nunca comprei. Acabei me envolvendo com outras historias e mudei um pouco meu genero preferido. Mas com sua resenha fiquei mais animada em ver o filme rs
    Bjos floooor

    ResponderExcluir
  15. Eu me matei de chorar lendo esse livro. É muito lindo e emocionante. O filme não chega nem aos pés do que o livro todo representa. E acho que nem teria como. Fiquei até com vontade de reler, mas vou fazer isso em casa, porque sei que vou chorar novamente.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camila! Tudo bem? Ai, P.S. Eu te Amo é um dos meus filmes favoritos, já sei todas as falas e todas as cartas de cor, devo ter assistido um trilhão de vezes ahahah Mas acredita que eu nunca li o livro? Acho que vou ter a mesma reação que você, adorar o livro, mas amar o filme ainda mais<3

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Acredita que nunca vi o filme?! Pois é, estou meio chocada em saber que o livro tem filme hehe Parece ser um romance bem tocante, até pela questão das cartas e os ensinamentos que ela pode trazer. Acho que vou dar uma chance! Sua resenha está maravilhosa e me instigou a ler quanto ver o filme. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila, o livro acaba mesmo com nossos post-it... O filme é lindo e me emocionei, assim como me emocionei durante a leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Olá, amei seu post. Eu vi o filme há alguns anos e gostei tanto que fui correndo comprar o livro, mas deixei o pobre pegando poeira na estante até hoje. Preciso ler ele logo, pelo seu post eu acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  20. Incrivelmente, não li o livro nem vi o filme ainda... Mas tenho certeza que vou me emocionar quando fizer isso. Amo a autora mas parece que nunca chega a vez de ler esse livro dela. Romance e paisagens lindas da Irlanda são coisas imperdíveis pra mim, quando se juntam.

    ResponderExcluir
  21. Oiii tudo bem???

    Esse foi um livro que senti muita diferença filme / livro, e que acabei amando mais o filme, por incrível que pareça.
    Foram somente 2 filmes q fizeram isso comigo, e PS foi um deles.
    Achei a leitura maçante e foi o que me fez desistir de ler a autora, acho que fiquei saturada dela, lia tudo.
    Mas adorei sua resenhas e ter gostado tanto.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  22. Olá Camila,
    Já li muitos livros dessa autora e gosto muito do jeito que ela escreve, mas não tenho vontade de ler esse livro e não consigo assistir ao filme também, acho que é emoção demais para o que estou preparada e vou adiando.
    Fico contente por esse livro ter te agradado tanto e por esses post-its terem acabado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, olha quando eu assisti o filme eu chorei horrores fiquei super tocada, então eu preciso me preparar para ler porque a leitura meche comigo de uma forma que o filme ás vezes não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Linda resenha!

    Já assisti o filme várias vezes e o resultado é sempre o mesmo: choro até não aguentar mais e fico revoltada com o fato de ele ter morrido, de tê-la deixado... Nunca pude aceitar. As cenas em que eles pareciam conversar mesmo com ele morto... eu chorava tanto, mas tanto!

    Anos atrás coloquei o livro na minha meta de leituras, mas era tanta gente dizendo que o filme era melhor, que o livro não emocionava tanto assim, que não valia a pena que acabei por desistir. Mas agora você me convenceu a reincluir o livro entre minhas leituras futuras. :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Ja assisti o filme mas nunca li o livro, apesar de tê-lo na estante! Como acabei assistindo, não senti tanta vontade de ler
    Mas lendo seu post me deu curiosidade pra saber como todo o assunto é tratado na obra! ❣

    ResponderExcluir
  26. Oiê,
    Nossa, sou apaixonada por esse livro e pelo o filme. Foi a melhor leitura do ano passado, muito romântico além de dramático.

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro esse livro e sem dúvida é o melhor livro da autora, porque em função deste livro tentei ler outras coisas dela e nem se comparam a esta história aqui. Apesar do livro ter muitas diferenças, também tenho muito carinho pela produção e só de ler sua resenha, fiquei com vontade de reler e rever.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Esse foi um dos poucos casos em que o filme superou a leitura. Apesar do livro ser lindo e bem escrito e sempre ter diferenças por ser uma adaptação, confesso que o filme me deixou mais emotiva.
    Adoro essa autora e quase todos os livros são nessa pegada mais dramática e isso me agrada muito nas leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  29. Oie!

    Eu não consegui gostar do filme, e por causa disso estou com um pé bem atrás em relação a obra, todos que leram gostaram, então acredito que em breve vou dar uma chance!

    Bjss

    ResponderExcluir
  30. Ler a sua resenha me fez lembrar desse filme que amo e que até hoje não li o livro, amei ler a sua resenha, relembrar das sensações que o filme me fez sentir e renovou a minha vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Cami

    Eu assisti apenas a adaptação desta história e acho que ia preferir o livro, viu?! Acho que acompanhar a maneira com que ela lida com o que e com quem está ao redor dela é muito mais interessante do que o foco no relacionamento que o filme dá. Eu não leria o livro, mas gostei de saber das diferenças entre os dois.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bom?

    Esse foi um dos casos que eu fiz o contrário do que estou acostumada: assisti primeiro ao filme e depois acabei lendo o livro. Na época eu não sabia que era uma adaptação literária, então vi o longa e me apaixonei pela história; só depois de anos que eu consegui começar a leitura e me desidratar novamente. Porém, concordo com você: o filme é melhor, na minha humilde opinião. Não sie se é por ter visto primeiro, mas ele me tocou de uma forma diferente, sabe? Mas isso não quer dizer que eu não gostei da obra original, já que, inclusive, dei quatro estrelas para ele. De qualquer forma, são histórias lindas que merecem ser lidas/assistidas.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Eu já estou com vontade de ler esse livro há algum tempo, mas ainda não tive oportunidade. Gostei bastante da sua resenha,me pareceu ser um romance bem envolvente e emocionante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oie!!
    Acredita que até hoje eu não assisti ai filme e muito menos li o livro. Mas a sua resenha me deixou com muita curiosidade para ver o filme primeiro e depois eu vou procurar o livro para ler. Geralmente eu eu sempre acho o livro melhor que o filme, e sinceramente espero que dessa vez eu goste mais do filme do que do livro. Vou anotar a sua dica.

    ResponderExcluir
  35. Eu sou apaixonada por esse livro! E amo o filme também! Aliás, eu adoro tudo o que essa autora escreve. Recomendo muito!

    https://paragostardeler1.blogspot.com/
    https://paragsardelerbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.