Monumentos literários.


Talvez o monumento literário mais conhecido do nosso país seja a estátua do poeta Carlos Carlos Drummond de Andrade.

Ela fica na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e já foi alvo de muito vandalismo, desde pichação até mesmo incontáveis furtos do óculos de bronze do escritor.

Passeando pelo site, que eu amo, Listas Literárias, eu vi uma postagem com algumas das estatuas literárias que temos espalhadas pelo nosso Brasil.  Então vamos conferir algumas delas aqui, mas visite o site deles que tem muito mais.

Rachel de Queiroz


Foto: Lucas Inocêncio
Situada na Praça dos Leões no Centro de Fortaleza, desde 2005 a estátua homenageia a a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, nascida no Ceará, ficou conhecida por retratar a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria.

Jorge Amado



Desde 2012 no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a estátua de Jorge Amado, Zélia Gattai e cachorro de estimação Fadul, é um monumento importante para a Bahia, que se viu conhecida no mundo através dos livros do autor, que foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, bem como em braille e em fitas gravadas para cegos.

Ariano Suassuna



O escritor nunca escondeu sua paixão pelo Sport e em meio a tantas homenagens que o poeta recebeu do time, uma escultura do paraibano foi exposta na Ilha do Retiro em 2016. Fazendo parte de três academias, Ariano foi ativo no meio cultural até sua morte em 2014. Recomendo os diversos vídeos de entrevistas e palestras dele no Youtube, a perspicácia e sabedoria dele é algo inenarrável.


Monteiro Lobato




E para fechar com chave de ouro essa postagem eu trago o percursor da literatura infantil no país, que ganhou seu lugarzinho lá na Praça Willy Barth, em Toledo, no Paraná.  Monteiro é aqui do Vale do Paraíba, da cidade de Taubaté, do ladinho da minha casa  e é conhecido no Brasil todo por ser o criador do Sítio do Picapau Amarelo

Agora que já sabem onde fica algum destes monumentos, não esqueça de visita-los quando estiver passeando por perto, tenho certeza de que para quem ama a literatura vale a pena. Eu ainda não conheço nenhuma pessoalmente e você? Já se sentou com alguma celebridade assim?

32 comentários:

  1. Hello!!
    Adoro um post diferente e realmente nao tinha parado para reparar as estatuas de bronze de varios escritores.
    Aqui em BH temos alguns tb, do Carlos Drummond de Andrade e varias pessoas tiram fotos, outras vao la para ver de perto mesmo.
    Adorei seu post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia estes Monumentos literários ainda, mas ainda bem que trouxeste este post! Bem original, devo dizer! Nunca vi nenhum sobre o assunto!

    Enfim, gostei de conferir alguns dados sobre os autores referidos!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Uma vergoha eu ser do Rio e não ter uma foto com o Drummond, né? Mas em minha defesa eu sou do fim do mundo da baixada e é bem complicado ir parar em Copa. Mas espero conseguir isso em algum momento, pois acho muito legal essas fotos que o pessoal consegue tirar com as estátuas... até porque, esses são os "astros" da nossa literatura, né? Adorei conhecer o local de outros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sempre quis tirar foto em um monumento assim, eu acho lindo essas homenagens queria muito que daqui a alguns anos tivesse uma dessa de alguns escritores brasileiros dessa nova geração, tomara né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu acho um charme essas estátuas de escritores sentados em bancos de praças, aqui na minha cidade não temos nenhuma infelizmente. Acho de uma falta de educação terrível vandalizar essas obras de tamanha carga cultural

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sabia do monumento do Rio e do daqui de Salvador , o resto eu não sabia mais tô impressionada pois fiquei com vontade de conhecer os outros que não fosse daqui de Salvador.

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei o post, já conhecia o do Carlos Drummond de Andrade, pois ele sempre aparece na tv, mas ainda não conhecia os outros e adorei conhecê-los, deu vontade de sentar ao lado da Raquel de Queiroz e conversar um pouquinho com ela...Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os monumentos literários... Já tirei algumas fotos aqui em Salvador com esse casal maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila!

    Tudo bem? Achei a ideia do post bem interessante! Alguns monumentos eu conheço, outros nem tinha ouvido falar. Quero muito conhecer ainda o do Lobato e do Suassuna. Quem sabe né?

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ver de perto. <3
    Espero conseguir um dia *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila.

    Adorei sua postagem porque eu conhecia os monumentos literários, mas não sabia que tinha do Jorge Amado. Eu gosto das histórias que ele escrevia e tenho alguns livros aqui em casa. Parabéns pela postagem foi bem interessante.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, acredita que eu só sabia sobre a estátua do Carlos Carlos Drummond de Andrade? Gostei de descobrir que há também de outros escritores. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  13. Oiii Camila

    Essa do Jorge Amado eu ja havia visto fotos, acho superlegal homenagear nossos grandes autores dessa maneira e acho um absurdo como alguém pode pichar, destruir e vandalizar não apenas esses monumentos, mas qualquer patrimonio histórico que exalta a história do nosso povo e país, triste né? Adorei conhecer os outros monumentos, queria ver o da Rachel.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Aqui em Porto Alegre também tem, é o Mário Quintana e o Érico Veríssimo juntos.

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila a única que eu conheci era do Drumond mesmo. Achei tão legal você trazer estas outra. O dia que for nestas cidades vou querer ver.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu adoro esses monumentos que tem aqui no Rio de Janeiro. Acho interessante pois além de toda história e representatividade que eles tiveram, serve também para os jovens conhecerem parte da nossa cultura assim como os turistas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Nunca fui pra Toledo, mas quero conhecer esse monumento do Monteiro Lobato. Nunca conheci nenhum deles, infelizmente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  18. Adoro essas estátuas! Aqui em BH temos quatro em frente à biblioteca, sei que uma é do Fernando Sabino, as outras não me lembro... Já tirei fotos papeando com eles... Rs... Temos outros escritores retratados em outros pontos da cidade também, acho muito legal.

    ResponderExcluir
  19. Olá Camila,
    Adorei o seu post. Ele apresentou monumentos que eu não conhecia ainda de vista, pois pessoalmente não conheço nenhum. Já anotei o lugar onde eles estão como futuras viagens, espero que seja logo rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Bacana seu post, eu realmente só conhecia o monumento em Copacabana e sempre fiquei muito chateada pelo vandalismo com a mesma, o pessoal simplesmente não tem respeito, o que é uma pena. Mas adorei conhecer as outras e de quebra conhecer um pouquinho mais sobre os autores.

    ResponderExcluir
  21. Oii! Que post interessante! Confesso que eu só conhecia a estátua de Carlos Drummond de Andrade e a de Monteiro Lobato. É muito revoltante esse vandalismo, as pessoas deveriam ter mais respeito. Ótimo post, bjss!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Já visitei alguma dessas estátuas, mas não todas, nem sabia que existiam tantas assim :O
    Será hora de viajar pelo Brasil e aproveitar e tirar foto com esses grandes nomes da nossa literatura? Gostei bastante da postagem e já vou visitar a que te inspirou. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Nosso país é tão rico, né?
    Fico babando nas riquezas literárias que temos e infelizmente não são tão "trabalhadas" em divulgação como deveriam.
    Adorei a ideia do seu post. Parabéns!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Tudo bom?

    Confesso que só conhecia duas dessas estatuas, e nem é pessoalmente. Já fui em fortaleza, porém de fato não sabia que tinha um monumento no centro! Estou bem desatualizada sobre. Fiquei com muita vontade de conhecer todas, ainda mais porque são de grandes nomes. Que vontade de ter dinheiro e sair viajando por esse brasil agora ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Aqui na cidade tem um monumento literário de um homem que foi muito importante pra cidade e fico INDIGNADA que NEM A BIBLIOTECA mostra quem ele é. A estátua fica lá de boas, os turistas passam, tiram fotos, mas NINGUÉM SABE quem ele é porque nem placa colocaram! Enfim, eu acho lindo quando homenageiam grandes nomes, ainda mais os locais, mas fico fula pq ninguém parece lembrar deles! Tiraria foto com a do Ariano <3 muso!

    ResponderExcluir
  26. Oi.

    Eu só conhecia o primeiro monumento, acredita? Não tive a chance de visitar nenhum, mas até que tenho vontade de fazer isso. Não sei quando poderei, mas quando surgiu uma oportunidade, vou aproveitar para cobhecer mais sobre cada uma delas.

    ResponderExcluir
  27. Adorei a postagem. Uma ótima forma de estarmos perto daqueles autores que gostamos. Quero conhecer todos um dia se possível haha

    ResponderExcluir
  28. Olá, acho lindos esses monumentos, creio que devíamos ter mais e que a população compreendesse que eles são patrimônio e deveriam ser preservados. Espero conhecer e tirar fotos com todos.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu só conhecia o monumento de Carlos Drummond. Fiquei contente em saber que existem mais outros monumentos espalhados por nosso Brasilzão. Ótima postagem!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Quantas coisas lindas temos espalhadas pelo nosso Brasil e eu nem sabia. A única que conhecia é do Carlos Carlos Drummond de Andrade, porque fica aqui no Rio, mas até hoje não fui conhecer pessoalmente. Muita vergonha! Amei saber que a literatura está retratada em vários lugares.
    Amei o post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Camila!
    Que bacana a ideia do seu post. Não sabia que tinha monumentos de Monteiro Lobato e de Rachel de Queiroz.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  32. Olá!!
    Adorei o seu post e realmente a única estátua que eu conheço pela televisão é a do Carlos Drummond as demais nem imaginava que existia. Parabéns pela sua pesquisa e eu amei a sua resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.