Reunião de Heróis - Ricardo Formigo

Livro: Reunião de Heróis
Autor (a): Ricardo Formigo
Páginas: 250
Editora: Chiado


Estes são tempos difíceis para os habitantes de Morlômbia! Depois de meio século de guerra, o Rei Travis morre em batalha e é sucedido pelo seu primo Fallow, um tirano que apenas se preocupa com o poder, devastando tudo e todos em busca do que quer. Annabelle, irmã de Travis, fica em perigo de vida e escapa da cidade de Madrasis rumo ao imponente Elmo do Martelo, uma fortaleza escondida nas montanhas, para proteger os Morlombos dos invasores Ingols. Com a chegada iminente da guerra civil, cada um dos lados esforça-se por reunir aliados e conquistar a sua lealdade. Mas quem serão os heróis dispostos a lutar por cada um dos pretendentes ao trono de Morlômbia?




Algumas coisas são desafios na vida de um leitor, que quer manter um blog para dividir seu amor pela literatura. O desafio da vez foi quando eu recebi a oferta de parceria do Ricardo Formigo.

Gosto bastante de fantasia, mas falar sobre ela é outra história. Ainda mais quando se trata de um enredo mais medieval, algo mais Tolkien ou George R.R. Martin. Mas vamos tentar falar sobre tudo e o que li e senti.



O livro já começa em meio a uma batalha, onde o rei Travis defende a paz do seu povo, Morlombos, contra os Ingols. Com um grande números de homens no seu exército a vitória é algo certo, não fosse a traição de um dos seus braços direito na batalha.
A espada transpassa a garganta de Travis pela mão de um Morlombo com roupas do exército inimigo.

Rei morto, rei posto. Esse ditado é fato e rapidamente o trono é ocupado pelo primo real, Fallow, o último da linhagem Royal.
Novo rei, novas leis. Mais rápido do que a coroação é a imposição de Fallow sobre seus súditos e essa monarquia mostra-se um futuro incerto e negro sobre a terra de Morlombo.

Annabelle é a irmã do falecido Travis, que conta com o apoio e carinho de sua avó Margaret. Duas mulheres de fibra, prontas a defender o povo de um rei tirano e sem limites. A fuga das duas do castelo é inevitável, uma vez que Fallow deseja a morte de ambas.

A jovem Annabelle é a primeira a deixar o castelo, em uma fuga alucinante para manter a própria vida. Nessa fuga ela conta com ajuda de pessoas fiéis a memória do antigo rei e dispostas a ajuda-lá a reivindicar o trono.

Margaret foge um pouco depois e tem ao seu lado as companhias Azul e Amarela, que é metade da guarda real, que é divida entre quatro grupos, que é os dois que apoiam os ideais de Margaret e Os túnicas Vermelhas e Verde que entram em uma caçada as duas traidoras a mando de Fallow.

O intento desta fuga é conseguir tempo, aliados e segurança no Elmo do Martelo. Essa viagem é repleta de aventuras, pequenas batalhas e muitas revelações. Sem mencionar que por onde Annabelle passa ela conquista mais a simpatia e confiança do povo, agregando ainda mais pessoas ao seu grupo.

Com novos amigos e talvez até um amor, Annabelle reencontra sua avó na caminhada para o Elmo, e juntas, com seus pequeno exército, caminham para a fortaleza.

No Elmo do Martelo, um vale planejado e construído pelo falecido esposo de Margaret, a comitiva das últimas mulheres Royal consegue descanso, abrigo e a certeza de quem são os heróis e quem são os vilões, nessa disputa pelo trono de Morlombo. Sem deixar de lutar pela paz do seu povo contra os Ingols.



As primeiras páginas li com bastante atenção, pois sei que este tipo de livro trás muitos personagens, povos e afins. Então para me ambientar com a estória, fui com calma. Ambientação concluída, deslanchei na leitura e em mais dois dias finalizei o livro.

O enredo é muito bom, fluído e muito direto. Não temos enrolação com descrições desnecessárias, por exemplo. A dinâmica dos diálogos fazem com que passemos as páginas sem perceber, sem mencionar que os capítulos são extremamente breves, saímos de um assunto a outro num piscar de olhos, sem perder o fio da meada, uma vez que é tudo bem simples, sem complicações.

A fluidez da trama é tamanha que em alguns momentos não consegui me envolver com os novos personagens que iam surgindo no decorrer da história. Fiquei com a impressão de que vários personagens poderiam ser mais trabalhados, isso deu um ar frívolo a eles, sendo que alguns podem ter grande importância no desenrolar da história.

O livro é de fácil leitura, acredito que isso se deva a premissa dele, que é uma que já conhecemos, a disputa por um trono. Tenho certeza que se lembrou de "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas não se recinta, pois o autor também se inspirou nela pra escrever o livro. Com isso é normal vermos algumas semelhanças.

Como esse é o livro de estréia de Formigo, um rapazinho de 17 anos, tenho pra mim que ele vai criar a sua própria identidade de escrita no decorrer da série e vai surpreender a todos, com ainda mais imaginação e aventuras. Creio que este livro foi mais para situar o leitor dentro dos cenários e conflitos pertinentes na série, fazendo com que eu deseje a continuação para saber qual o desfecho dessa batalha medieval.

No mais eu recomendo a leitura para todos que procuram um boa aventura ou que queira se curar de uma ressa literária, dando um tempo para os neurônios respirar, pois aqui vamos encontrar um trama simples, viciante e direta.


33 comentários:

  1. Oi Camila!

    Tudo bem? Eu ainda não conhecia o livro, mas não curti muito a premissa mesmo fantasia sendo um dos meus gêneros favoritos! É uma pena que a fluidez tenha sido um ponto tanto positivo quanto negativo neste caso. Honestamente nunca tinha visto alguém falar que esse aspecto de uma narrativa pudesse ter um lado ruim!

    Infelizmente vou passar a dica dessa vez porque realmente não me senti interessada pelo enredo e estou correndo um pouco de livros YA.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Esta será uma das minhas próximas leituras =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa sempre que eu pego um livro como esse, faço o mesmo que você leio bem devagar para conseguir entender e pegar tudo que a história traz, esse livro me parece ser excelente e a sua resenha só ressaltou a dinâmica da obra..
    Beijos
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caramba, realmente o autor é bastante jovem e vai se encontrar durante essa série. Achei bacana começar com uma batalha porque já deixa o leitor atento a tudo. O fato de não ter descriçoes longas é um diferencial que conta muitos pontos positivos. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Novinho o autor não? Com certeza ele vai amadurecer muito sua escrita ainda, só olhar o primeiro livro da Samanta Holtz, ela escreveu ainda bem jovem e amadureceu muito ao longo dos anos. A história não me despertou a atenção, mas isso pq não é meu genero. Mas fico feliz que tenha lhe agradado mesmo com os pontos negativos.

    Bjos
    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila!!!
    O autor é realmente bem novinho com 17 anos e tem muito ainda para amadurecer nessa vida de leitor. Eu gosto de uma boa fantasia, mas também pra mim são desafios esses que tem uma ambientação estilo Tolkien ou Martins porém também me arriscaria a conhecer a história já que gosto muito de GT.
    Espero que a continuação do livro venha a lhe surpreender ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas não me senti atraída pelo enredo e a premissa não me agradou muito. Mesmo assim, desejo muito sucesso ao autor. Que ele continue escrevendo mais e mais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, tudo bem? Adoro fantasia, mas não encatei com esse, mas vou divulgar para minhas amigas, obrigado pela dia. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Achei legal a capa, não conhecia o livro e nem o autor, por sinal é bem jovem e está de parabéns. Gostei da sua resenha e da sinceridade. Eu não ligo se o livro tem ou não muitas descrições, gosto de uma boa leitura. No momento não pretendo ler "Reunião de Heróis", quem sabe no futuro?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto bastante de fantasia medieval, mas algumas me cansam um pouco. Eu não conhecia o livro e até fiquei um pouco curiosa com ele, mas não tenho certeza se eu leria, parece que a leitura para mim seria mais arrastada. Enfim, gostei de poder ver a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Que incrível que uma rapaz de 17 anos consegue escrever um livro que, pelo menos pela resenha, me pareceu muito interessante e cheio de conflitos. Gosto muito destas tramas e também demoro a me situar com os lugares e personagens (ainda mais quando têm nomes difíceis, rs).
    Esperarei pelas continuações para decidir se leio ou não.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Como não é um gênero que gosto muito de ler, não me senti atraída pela sinopse, geralmente esse tipo de leitura me deixa extremamente cansada se não estiver muito bem desenvolvida. Mas ao ler o desenrolar da trama acredito que tenha sido uma boa experiência por causa dos conflitos que o personagem passa ao longo de toda história.
    Nessa dica vou deixar passar!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não é meu gênero literário então já digo que não lerei. Gostei da sua resenha e da sinceridade nela e fiquei impressionada com o autor, só 17 anos! Desejo muito sucesso e que seus livros possam alcançar um publico considerável!Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Estou super de ressaca literária, mas esse livro não me chamou muito atenção, acho que o gênero já que não gosto muito mas mesmo assim vou anotar a dica, quem sabe eu possa me surpreender.

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã da obra de Tolkien, então um livro com uma premissa similar a dele certamente não me agradaria hahahaha Não me senti muito atraída pela sinopse, mas é como você disse, o autor está apenas começando. Podemos ver um grande amadurecimento na escrita do rapaz e uma originalidade maior, com o passar da série.

    ResponderExcluir
  16. Amo fantasias, mas o enredo deste livro não me atraiu.
    Ainda mais nesse gênero, onde a historia precisa ser bem desenvolvida para prender a nossa atenção e sentir vontade de finalizar a história.. <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  17. Ooi,
    Eu gosto muito de fantasia! Adoro esse gênero ainda mais quando explorado por um autor nacional. Que bom que gostou da história e que pena que sentiu falta de desenvolvimento em alguns personagens, já notei isso em outros livros de fantasia e só imagino o desafio que é manter-se atento ao arco de cada um dos personagens. Gostei da dica e vou acompanhar o autor.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Gostei muuito da dica, pois é um gênero que gosto muito e me agrada mais ainda o fato de o autor ser brasileiro e tão novo. Gostei de ser inspirado em GOT. Com certeza entrou para a minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Como fantasia é um dos meus gêneros favoritos, já fiquei curiosa para ler esse livro. Me surpreendeu saber que o autor é tão jovem, mas, pelo que você falou, dá para ver que ele tem muito potencial. Além disso, o fato de ser uma leitura tão fluida aumenta minha vontade de dar uma chance para esta leitura.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila, como está?
    Duas coisas que me chamaram atenção na resena: o autor ter APENAS dezessete anos e tu mencionar que a fluidez contribuiu um tanto negativamente para os personagens que iam aparecendo. Confesso que nem brincando pensei alguma vez nesse ponto por esse aspecto. O que em particular eu achei uma opinião bem interessante, pois nunca vi nada parecido.
    Excelente texto.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Camila, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários parece ter um enredo bem bacana e como eu adoro fantasia medieval vou deixar essa dica anotada *-*

    ResponderExcluir
  22. Olá Camila,
    Eu gosto muito de fantasia cheia de personagens e fiquei bem curiosa para fazer essa leitura quando comecei a ler sua resenha, mas, ao mesmo tempo que achei a fluidez da trama algo agradável e envolvente, eu não consegui deixar de perceber que isso prejudicou a leitura, tornando tudo rápido demais.
    Vou deixar a dica anotada, mas não como prioridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o título e fiquei surpresa ao saber a idade do autor, caramba ... Desejo muito sucesso a ele.
    Não sou muito de ler fantasias medievais, mas foi ótimo saber que a narrativa é objetiva e envolvente.
    Foi muito bom conhecer um pouco mais desse nacional. Parabéns pela leitura.

    ResponderExcluir
  24. Estou querendo ler mais fantasia esse ano e acho vou com você com esse livro para curar alguma ressaca. Se eu fosse olhar somente pela a capa não iria me chamar a atenção, mas com sua resenha me deu contade de ler.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem?
    Que autor jovem né? Difícil achar livros assim, mas aposto junto com você que ele vai sim se encontrar na escrita, afinal tem bastante coisa para aprender.
    Eu confesso que gosto bastante de livros de fantasia com heróis, mas a questão de muitos personagens as vezes me faz ficar meio perdido haha
    Você já leu Um tom mais escuro de magia? é uma fantasia super gostosinha de ler, e me fez tirar o fôlego, fica a dica.
    Amei a resenha, beijocas.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Camila!
    Também li um livro em que o autor pretende escrever uma trilogia, mas o primeiro livro foi mais uma apresentação e é finalizado em um momento crucial da história, o que deixou um gosto de quero mais. Creio que tenha acontecido o mesmo. Eu gosto de toda essa fantasia medieval, talvez eu leia. Obrigada pela dica ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oiii!

    Eu não sou a maior fã do genero que existe, mas eu gosto de ler algo que seja leve, justamente para curar a ressaca. Fiquei feliz em saber que é envolvente e uma escrita direta.
    Vou deixar anotada a dica.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  28. Oi Camila! Apesar de ter detestado a capa, gostei do enredo, apesar de achar um tanto comum a traição e busca de poder, interessante termos a personagem feminina como descendente direta ao poder e uma avó forte como coadjuvante. Bem interessante, mas por ser saga, dá uma certa preguicinha hein... Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? Jura que o autor tem 17 anos? CHOCADA. Gosto bastante de histórias de aventuras que são simples, mas confesso que não entenderei as referências com as Crônicas de Gelo e Fogo pois nunca li e nem assisti nada sobre o mesmo rs Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Não é algo que eu leria no momento, mas é bom saber que não tem enrolação nem descrições desnecessárias, detesto livros assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. OLá!
    Confesso que, apesar de a trama ter me chamado a atenção, fiquei com um pé atrás com o fato de vocÊ não conseguir se conectar tão bem com todas as personagens que iam surgindo. Mas gostei de que o autor se inspirou em As Crônicas de Fogo e Gelo, adoro referências das minhas séries favoritas em outros livros!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Oi tudo bem?
    O autor só tem 17 anos? Meu Deus! Com essa idade eu mal escrevia redação sobre as minhas férias quem dirá um livro de fantasia.
    Adorei o enredo, tomara que ele tenha sucesso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Eu AMO fantasia, é meu gênero preferido! Não tinha lido nada sobre essa obra, com certeza vai para minha lista! Muito sucesso para esse jovem autor!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.