A Mulher do Fim Do Mundo.
Considerada a voz do milênio, Elza da Conceição Soares, nasceu em 23 de junho de 1937. São 80 anos de muita luta, perda e brilhantismo.
Em sua primeira apresentação, no programa de Ary Barroso na Rádio Tupi, Elza Soares foi questionada pelo apresentador: "De que planeta você veio?", ao que Elza respondeu: "Vim do mesmo planeta que o senhor". "E posso saber de que planeta eu sou?". "Do Planeta Fome".
De casamento forçado a filha sequestrada, ela viveu ama vida cheia de percalços, que não foram grandes o bastante para diminuir o sonho de cantar.
O site BuzzFeed, que eu amo, fez uma lista com 30 coisas sobre a vida de Elza Soares que talvez você não saiba, aqui vou colocar apenas dez, mas te oriento a conferir tudo no site. Afina, estou falando de uma diva brasileira e se você não conhece, de uma oportunidade.
- O sobrenome Soares surgiu quando Elza, que tinha apenas 12 anos, foi obrigada pelo pai a se casar com Lourdes Antônio Soares.
- Aos 21 anos, Elza já havia velado o primeiro marido e dois de seus filhos que morreram de fome.
- Casada com Garrincha, a relação foi marcada pelo alcoolismo de Garrincha e pela violência doméstica.
- O casamento de Elza e Garrincha acabou após 16 anos, em 1982. O jogador faleceu no ano seguinte, de cirrose.
- Em São Paulo, Elza passou a viver no ostracismo, se apresentando em circos esporadicamente. Depressiva, ela decidiu abandonar sua carreira.
- Em entrevista à Globo, ela contou que foi Caetano Veloso quem a colocou de volta ao show business. Ela e Caetano gravaram um dueto da música "Língua", sucesso de 1984.
- Em 1999, ela foi eleita pela Rádio BBC de Londres a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem num projeto criado para comemorar a chegada do ano 2000.
- Com o tempo, Elza desenvolveu problemas para se locomover por conta de uma queda do palco e uma cirurgia em 2014.
- Somente em 2015, após 50 anos de carreira, Elza Soares lançou seu primeiro trabalho composto apenas de canções originais, chamado "A Mulher do Fim Do Mundo".
- Ela se tornou símbolo da resistência negra no Brasil e uma apoiadora da causa LGBTQ.
A Mulher do Fim Do Mundo
Na Pele
Nunca dei muita atenção a essa cantora, confesso que não sabia sequer seu nome, mas o rosto dela é conhecido pra mim. Muito interessante saber mais sobre a história dela, apesar de ter sido um tanto triste =/
ResponderExcluirUm beijo, Pri :*
Por Amor aos Livros
Coitada casar aos 12 anos, viúva aos 21, meu Deus que pai sem coração. Precisamos agradecer por vivermos em outros tempos, em que podemos casar com quem escolhemos.
ResponderExcluirGostei muito da postagem.
Beijos
Obviamente o nome me é conhecido, mas nunca tinha parado para saber mais dela. Mas estou bem surpresa e orgulhosa, claro, da pessoa forte que ela é.
ResponderExcluirAdorei o post!
Oi Camila td bem? Elza Soares sempre foi uma guerreira, num tempo mais antigo, tinha muito disso de casar cedo a escolha dos pais, mulheres não tinha voz, sempre tinha que obedecer, ela merece todo o credito lutou muito e a voz dela é muito bonita!!!
ResponderExcluirParabéns!!! Bks
Menina eu sou completamente apaixonada por essa mulher, ela teve grande influência para nós mulheres e a admiro muito, ótimo post de homenagem.
ResponderExcluirBeijinhos
Conheço pelo nome e algumas músicas, mas ler essas coisas sobre sua vida eu fiquei UAU, ela passou por muitas coisas. Adorei o post.
ResponderExcluirBeijos.
Nossa, eu realmente não fazia ideia de nem da metade dessas curiosidades que você colocou. Depois vou lá no site para conferir as outras 20. Não imagino a dor dela ao ter dois de seus filhos mortos devido à fome :(
ResponderExcluirgreat article ;)
ResponderExcluirhave a nice day
https://oskarandbianka.blogspot.com/
Oie!
ResponderExcluirNossa, não sabia de tantos detalhes da vida de Elza. Gostei muito do que apontou, e com certeza vou indicar esse livro para vários amigos.
Fiquei bem curiosa para ler e conhecer mais sobre ela.
Uma ótima indicação!
bjks!
Histórias sem Fim
Oi, tudo bem? Conheço pouco a música da Elza, mas muito da vida pessoal (o que é triste, eu acho). Não sou negra, não posso falar pelas/das pautas dessa causa, mas eu acho ela um arraso, porque também simboliza a luta da mulher - da necessidade do feminismo, de se falar da mulher como uma protagonista. A única música que agora me vem na cabeça dela é Maria de Villa Matilde, por causa do refrão "cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim". Acho que só pela história de vida dela, ela já é uma super inspiração. Adorei o post, fico muito feliz que falemos de mulheres nacionais também!
ResponderExcluirLove, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/
Oi! Adorei esse post e ficou muito bacana e informativo. Não conhecia tantos fatos sobre a Elza, e adorei o fato do buzz feed fazer essa matéria sobre ela, adoro eles! Foi uma mulher muito guerreira, o que dá para perceber através dos fatos, e merece esse reconhecimento.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirA maioria das pessoas já ouviu falar sobre a Elza Soares, mas poucos sabem sobre a sua história e eu confesso que sou uma dessas pessoas que não a conhecem muito, por isso fiquei animada com seu post, deu para conhecer um pouco mais dessa mulher tão guerreira.
Beijos :*
Não conhecia essas curiosidades sobre a vida de Elza Soares, mas gostei de conhecê-la um pouco melhor. Fora que ela é uma baita cantora, né?
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi Camila!
ResponderExcluirElza é bem conhecida mas confesso não conhecer sua história. Lendo seu post podemos ver a garra dessa mulher num tempo tão difícil. Só nos faz valorizar ainda mais o que temos e lutar por nossos sonhos.
Beijos!
www.citacaonumclick.com.br
nossa, nao sabia nem metade dessas coisas, a mulher é incrível!
ResponderExcluirOi Camila, a vida de Elza Soares foi marcada por muitas perdas. Ela com certeza é uma mulher batalhadora, que não desistiu de lutar e dona de uma linda voz.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oiie
ResponderExcluirMuito interessante esses fatos, eu só sabia que ela foi casada com o Garrincha, já o resto eu não sabia. Ela sofreu muito, triste isso. Ela é realmente forte. Gosto muito da música que ela fez com a Pitty kk Lindo post.
Bjos, Bya! ��
Olá!
ResponderExcluirPara ser sincera eu não tinha ouvido falar dessa mulher, e se ouvi eu não prestei atenção. Mas independentemente de eu não conhecê^-ela, eu adorei saber mais sobre a sua historia. Ela passou por tanta coisa que realmente pode ser considerada uma guerreira! Enfim, amei o post ♥
Um beijo
Oi, camila!
ResponderExcluirA Elza tem uma história de vida incrível! Muito lutadora!
A voz dela é incrível!
Beijão!
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia muito da carreira da Elza e achei muito boa a oportunidade de poder conferir aqui nessa sua postagem. Sem dúvidas mesmo não sendo um estilo de música que eu curta escutar, Elza se destaca pela força e voz marcante.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá
ResponderExcluirAté acho interessante o que ela faz com a voz, é bem legal, mas depois de poucos minutos fico cançada, vai entender. Mas de qualquer forma a história de vida dela é incrível e merecia ser olhada com mais carinho por nossos cineastas
Caramba não sabia que ela tinha sofrido tanto na vida. Sabia dessa parte do Garrincha, mas não fazia ideia de outros detalhes sofridos que vc citou.
ResponderExcluirE com certeza ela é uma guerreira. Parabéns por trazer esse Post para nós, vou conferir a matéria completa. Beijos
Olá, acompanho os trabalhos da cantora esporadicamente, mas nunca dei muita atenção...achei bem interessante seu post. parabéns!
ResponderExcluirAbraços
Oi!
ResponderExcluirNão conheço muito essa cantora, apenas alguns detalhes que minha mãe me contou sobre ela. Achei bem interessante você falar dela em seu post. Fiquei sabendo de mais coisas.
Beijo
oieee, legal seu post sobre ela, acho bacana saber quem é a pessoa mesmo por trás das músicas, tv e etc
ResponderExcluirNão conhecia de nome e nem de rosto mas gostei de saber mais dela.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão reconheci pela foto, conheço pelo nome, mas não lembrava muito do rosto dela. Não conhecia muito sobre a Elza Soares, mas achei bem legal conhecer pelo seu post. Nunca escutei nenhuma música dela também, não faz muito meu estilo.
Essa mulher merece ser venerada: sim ou com certeza? COM CERTEZA! Elza Soares é mais umas das lutas feministas, LGBTQ e aquelas que cantam para mostrar ao mundo a verdadeira face do mundo. Nossos maiores artistas e que até mesmo possuem algo importante a dizer fizeram parte de um clube "mal visto" socialmente e que teve que lutar diariamente para conseguir alcançar aquilo que queria. Elza Soares me mostra que podemos ser fortes e jamais deixarmos de confiar em nós mesmos para alcançarmos nossos sonhos.
ResponderExcluirAté mais! O/