[RESENHA] Perdido em Marte.

Livro: Perdido em MarteAutor: Andy WeirPágina:336Gênero: Ficção CientificaEditora: Arqueiro



Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.






Mais um da série de aventura pelos gêneros literários. A Editora Arqueiro tem me despertado tanta curiosidade com seus lançamentos, que nunca tinha saído tanto da minha zona de conforto literária. 

"Perdido em Marte" é um livro engraçado, dinâmico, mas em muitas partes cansativo. Ele apresenta uma proposta fora do que estou habituada, enredos diretos e objetivos. Não digo que é uma escrita ruim,  pelo contrário, mas para uma pessoa um tanto leiga nessa areá de ficção científica e afins, muitos trechos se tornam desnecessários e extremamente enfadonho. Enfim... vamos a resenha.



O botânico Mark Watney é um dos tripulantes da Hermes que faz um expedição em Marte. Numa noite toda a tripulação é pega por uma tempestade de areia e os obriga a abortar a missão.

Em meio a intempérie Mark é atingido por destroços de uma antena de comunicação, sendo considerado morto pela equipe que decola as pressas do planeta.
A partir daí vamos ler as incansáveis tentativas do protagonista em sobreviver sozinho em um planeta inóspito até a próxima missão tripulada à Marte, que será praticamente daqui 4 anos. 

Apesar de tantos cálculos, tantas probabilidades, tenho que confessar que a base são todas admissíveis e se tratando de um botânico em busca de sobrevivência nada mais certo do que o escape seja tentar cultivar para não morrer de fome e tentar de alguma maneira se comunicar com a Terra.
Cultivar não é nada de outro mundo, a não ser que você esteja em Marte onde não tem água e o solo não possui nenhum tipo de nutriente. 


Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias.Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome.  Então, é isso mesmo. Estou ferrado.       - Página 14

A evidencia de que ele está vivo e abandonado no planeta vermelho, não tarda a se revelar para Nasa, que após observar algumas imagens de monitoramento do planeta percebem que está havendo movimentação sejam elas em equipamentos ou em simples células solares varridas que precisam da luz do sol para gerar eletricidade. Com a descoberta a Nasa se dedica a conseguir uma comunicação com Mark. Para enfim poder calcular a dimensão do problema que possuem. Todos os olhos da imprensa e do governo estão voltados para os próximos passos da agencia espacial.


"Fico pensando se algum dia vão descobrir o que realmente aconteceu. Tenho estado tão ocupado tentando me manter vivo que nunca pensei no que meus pais devem estar passando. Neste momento, estão sentindo a pior dor que alguém pode suportar. Eu daria tudo para avisá-los que ainda estou vivo. Acho que vou ter que sobreviver para me redimir". - Página 22

O livro é basicamente o diário de bordo do patagonista, só fugindo da regra quando lemos em terceira pessoa o desdobrar dos terrestres para manter o botânico vivo a tempo de ser resgatado. Para isso é usado muita engenhosidade por ambas as partes, mas como disse anteriormente, tudo é plausível. E para quem espera um drama, afinal a situação seria desesperadora para qualquer um, o livro é extremamente divertido, com um protagonista irônico e com uma personalidade muito bem trabalhada pelo autor. 



Como todos sabem, o livro virou filme e claro que  concorreu ao Oscar. 
Eu vi o filme após a leitura do livro e me apaixonei ainda mais, pois o ator soube interpretar Mark de forma inenarrável. Tudo de maneira  direta, mas autentico ao livro, não é aquele livro que temos vontade de bater no roteirista. Acredito que este fez a lição de casa. 




Não teve Oscar, mas levaram outros prêmios para casa, conforme vemos no Google:

16 comentários:

  1. Oi Camila, já tem um tempo que li o livro e gostei bastante. Com exceção é verdade daquelas partes mais técnicas... O Filme eu também gostei, e achei que foi fiel ao livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Confesso que sou uma pessoa um pouco ruim de sair da minha zona de conforto literária. Assim como você sou um pouco leiga no assunto ficção cientifica então acredito que a leitura não me agradaria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Ainda não li esse livro nem assisti ao filme, mas confesso que tenho muita vontade, pois gosto dessa ideia de ser um diário de bordo, sabe? Fiquei contente por o livro ser engraçado e dinâmico, pois era algo que eu não imaginava, de certa forma.
    Vou anotar a dica, quem sabe não consigo ler ainda esse ano e me apaixonar também?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu só vi o filme e adorei, todo mundo fala que é um pouco cansativo então com a pilha de livros acabei não lendo esse. Mas fica a curiosidade por ter gostado muito do personagem e do humor do filme. Ótima resenha! beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler esse livro. *-* Tenho que ler antes de assistir ao filme. Gostei bastante da história. Parabéns pela resenha. Ficou ótima!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não li, minha filha gostou.
    Eu ainda não me interessei em começar justamente pq todos falam dessas parte cansativas. Vou tentar ver o filme primeiro rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro há algum tempo e adorei! Achei bem legal ver a sua resenha dele aqui no blog e saber como foi a sua leitura. Eu assisti ao filme e gostei bastante, mas é inevitável ficar fazendo comparação com o livro kkkk se bem que é uma das poucas adaptações que eu achei perfeita.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu só ouvi falar do filme, nunca tinha lido resenhas do livro.
    Adorei sua resenha e ela me interessou MUITO no livro, fiquei super afim de ler logo, já coloquei na minha lista. Deve ser desesperador ficar perdido em outro planeta kkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Não li o livro, só assisti o filme e não posso fazer a comparação. Gostei do que vi!! Geralmente, quando assisto o filme antes, não sinto vontade de ler o livro. Se leio primeiro daí quero ver o filme para comparar! Meus parabéns pela resenha!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Eu tive oportunidade de assistir esse filme e amei. Mas não li o livro. Acho que pra esse gênero eu prefiro as adaptações cinematográficas aos livros.
    Adorei suas considerações!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não li o livro, mas gostei bastante do filme. Para mim, o que mais se destacou foi o humor, mesmo numa situação tão difícil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ei Camila,
    Eu acabei vendo só o filme. Não me interessei muito pela leitura depois de ver o filme, apesar de ter curtido bastante. Como você disse, ele é bom, mas ada de espetacular, ja que tem umas partes bem desnecessárias né?!
    Vou deixar a dica passar, mesmo assim adorei a resenha.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, já assisti o filme e algumas partes são bem engraçadas, então imagino como deve ser tudo melhor no livro. Também gosto muito de ficção científica, então anotei sua dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. olá.
    eu li o livro e vi ao filme, mas infelizmente, não conseguiu me cativar, achei o livro melhor que o filme

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não li o livro por que assisti ao filme primeiro. Eu gostei demais da trama, por gostar de ficção científica fiquei encantada com todo o enredo. Foi uma história maravilhosa, principalmente quando eles começam a se comunicar na forma de códigos, uma ótima obra, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oiee!!
    Eu não sabia que tinha livro, mas gostei bastante do filme.
    Fiquei aflita em muitas cenas, e chateada por não terem levado o oscar. Mas os outros prêmios compensam ><
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.