Criança tem que ser criança.


Está semana presenciamos uma polêmica envolvendo o banco Santander e sua exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, lá em Porto Alegre.

A exposição foi cancelada antes do previsto devido a numerosos protestos que o banco sofreu nas redes sociais, uma vez que dizem que a exposição não respeita as diferenças, mas sim ofende os que pensam diferente. Segundo estas pessoas, algumas das obras expostas destaca com "zombaria" símbolos religiosos e incentivam pedofilia e zoofilia.

A retaliação não ficou apenas na internet, foi para as ruas e praças e o banco não viu outra alternativa a não ser encerrar a exposição.

Veja bem, não estou aqui para dizer se acho certo ou errado a posição do banco ou dos protestantes, estou aqui para falar de crianças, uma vez que entrou em questão homossexualismo infantil.


Desabafo pessoal:
Criança tem que ser criança, tudo tem seu tempo e sua maneira de acontecer, não precisamos precipitar as coisas.
Acredito que deveríamos estar preocupados com os estudos delas, com seu desenvolvimento como ser humano, com seus direitos civis e não com sua sexualidade, escolha de gênero ou de religião. Falo isso como mãe, que está preocupada em formar um cidadão de bem do que em saber se daqui a uns anos essa criança vai namorar alguém do mesmo sexo.


Fico indignada com tanto falso moralismo, tanta demagogia escorrendo da boca de muitos que se dizem estar preocupados com a moral e bom costume. Mas eu pergunto, quê moral é essa, e esse tal de bom costume, qual é?!

É costume e moral deixar uma criança sem estudo, sem atendimento básico de saúde, é de bom praxe deixar uma criança conviver com pais violentos?!

Pra estas coisas, poucas pessoas estão dispostas a mostrar sua indignação e querer fazer algo para mudar. Preferem deixar que as coisas se ajeitem sozinhas, mas para bedelhar sobre assuntos que não os diz respeito estão prontas. Por isso como mãe eu repito: DEIXE A CRIANÇA SER CRIANÇA.

29 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gente, eu nem estava sabendo de toda esta confusão... Estou por fora! Adorei seu post e concordo com tudo o que disse... criança tem que ser criança!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui batendo palma está bem? Pêra só um pouquinho *clap cla clap clap clap*
    Concordo e assino tudo o que você escreveu e adorava que mais pessoas enxergassem isso. Não é só mimimi é preciso fazer algo, porque falar não chega. E odeio pessoas hipócritas, nossssa!
    Obrigada por esse post.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Sabe Camila de certo modo concordo muito contigo, criança tem de ser criança, não acho certo arrumarem uma namorada para um pessoinha que tem apenas 4 anos, não acho correto, mas o povo acha lindo e fofo. Mas, né. Ótima publicação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Camila

    Fiquei sabendo dessa polêmica toda (aliás, quem não ficou sabendo ainda né?). Como vc disse antes de querer reinvindicar algo (e isso vale para os dois lados da história) há realmente tantas outras cosias muito mais importantes que necessitam urgentemente ser discutidas. Pra criança ser criança ela precisa de um ambiente saudável, condiçoes de moradia e um pouco de liberdade (lembra quando a gente era criança aquela coisa de brincar de amarelinha, esconde esconde e subir na arvore? Criança de hj em dia não tem mais e sabe porquê? Por causa da violência). Quem vai ser doido de deixar o filho hj em dia brincar por 5 minutinhos na rua com os amiguinhos em um país completamente tomado pela violência? Agora, quando foi a última vez que vimos um movimento realmente forte pra mudar esse quadro, pra pedir por leis de verdade que protejam aos pequenos e todos nós? Ou seja, chorar por coisa pouca é fácil, mas as pessoas se esquecem de pedfir pelo que deveria ser prioridade. Cadê escola, saúde e lazer? Nessa briga ninguém entra e meu Deus, é pros nossos filhos! Agora, vou falar tb meu pensamento em outro lado. Sério mesmo que pra expressar a sua arte vc precisa ofender ou denegrir, zombar ou escarnecer da religião dos outros? O respeito fica aonde? E tem mais; criança é criança e há idades para tudo, inclusive para descobertas sexuais, acho que não precisa a midia, ou pseudo artistas quererem incentivar ou querer acelerar o processo o tempo todo. Já dizia um artista famoso há décadas atrás: Viva e deixe viver. Acho que cada um deveria cuidar do seu sabe, e deixar em paz de uma vez por todas a sexualidade das crianças, porque criança quer brincar, quer rir, quer comer bastante doce. Coisa de gente grande deixa pra gente grande né

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou completamente por fora dessa confusão toda, mas eu concordo. Hoje em dia as pessoas estão sempre tão preocupadas com a sexualidade alheia (e não apenas dos filhos), com a religião alheia, que acabam esquecendo o que realmente importa, que é educar a criança para que ela seja feliz, que não faça nada de errado na vida (como usar drogas e acabar morrendo por isso, entrar no tráfico, virar bandido, etc). São essas coisas que, como educadora, eu espero conseguir passar aos meus alunos e não dizer quem ele deve gostar quando crescer.... Quando crescer. Porque, no fim das contas, temos que tentar parar de transformar e ver a criança como um mini adulto.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Não tinha conhecimento desse ocorrido mas concordo plenamente com tudo que você disse. Hoje a sociedade está se importando demais com a vida alheia e esquecendo de cuidar da própria e isso acaba refletindo também nas crianças que na maioria das vezes estão "crescendo" antes do previsto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee Camila ^^
    Eu também não sabia dessa exposição e nem dos "barracos" que seguiram, mas realmente... O povo adora cuidar da sexualidade dos outros, mas lutar pela educação e saúde ninguém quer, né? E a criança vai lá se preocupar se vai querer namorar homem ou mulher no futuro, affs. Criança tem é que brincar, conhecer o mundo, receber educação e quando estiver na adolescência (quando mais tarde melhor, até por questão de formação caráter e amadurecimento) aí sim ela pode pensar a respeito dessas coisas. Mas o pessoal adora adiantar e cuidar da vida dos outros --'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Caramba eu não costumo acompanhar polêmicas, mas concordo que criança precisa ser criança e viver de acordo com a idade sem precisar pular as fases.
    Acho que as coisas hoje em dia andam muito aceleradas e por isso nos deparamos com tantos absurdos que vem ocorrendo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oii! Nossa, eu não sabia dessa polêmica! Também fico indignada e concordo totalmente com a sua opinião, criança não precisa saber disso agora. Me preocupo se ela irá aproveitar o máximo a sua infância e como ela está na escola. Adorei o texto, bjss!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Acompanhei pelas redes sociais tudo isso que aconteceu, e fiquei bastante chocada com algumas imagens.
    As crianças precisam viver o seu tempo delas, e com pais incentivadores para que se tornem pessoas com caráter. Uma pena ver tanta coisa ruim acontecendo
    Parabéns pela postagem!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Como artista, e alguém que admira diversos tipos de artes e ilustrações eu acabei ficando no "meio" dessa discussão toda, já que eu costumo seguir e fazer parte de grupos do Facebook e outras redes sociais, que são destinados à desenhos e afins. E bom, quanto à exposição em si, tem muita contradição, como por exemplo falar que "arte é arte, independente se seja ofensiva ou não." e que "é questão de ponto de vista. Da contextualização do artista com a tal obra" e concordo com esse último, em particular, mas hoje mesmo fui ver algumas fotos das obras que estavam em exposição e me deparei justamente com essa que falava sobre homossexualismo em crianças ou coisas do tipo e eu fiquei horrorizada, se é que essa é a palavra certa pro que eu senti. Eu li palavras que diziam "criança viada", se não me engano e eu achei tão ridículo.
    Eu sou totalmente a favor de não impor "regras de gêneros" em crianças, até porque, eu quando criança, nunca cresci com gente me limitando dizendo "ah mas esse é de menino!" ou coisas do tipo. Eu me lembro muito bem de crescer brincando de bola na rua, com carrinhos, já que a maioria dos meus brinquedos eram anteriormente dos meus irmãos mais velhos. E até mesmo na escola nunca tive esse problema de adultos me dizendo que "não pode isso, você é mocinha".
    Essa história de impor coisas "adultas" às crianças é completamente sem fundamento, não só o fato de pensar em coisas como homossexualismo, mas também do heterossexualismo, que é visto como "norma". Esse tipo de pensamento deve acabar. Roupas são apenas roupas. Cores não tem gênero, nem brinquedos. E crianças não estão nem aí pra esse tipo de coisa.
    Obrigada por dizer o que todos já deviam saber! Só de ter esse tipo de pensamento já tenho a certeza que é e continuará sendo uma ótima mãe!
    Beijos,
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
  12. Acompanhei o escândalo pelas redes sociais e realmente me chocou.
    Crianças precisa ser criança, fazer coisas de criança, e viver no tempo dela.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, concordo contigo, nossas crianças estão pulando esta fase da vida delas. Já são mini adultos e muitos pais apoiam isso. Eu sou contra, criança é criança. Ano passado meu filho mais velho, que na época estava com 12 anos, chegou de uma festa de aniversário de um amigo da escola e disse que um outro amigo dele tinha assumido que era gay para os amigos que estavam na festa. Confesso que fiquei chocada, não com o fato dele ser gay, mas por aos 12 anos achar que já sabe disso. Não sei, posso está enganada, mas aos 12 anos as crianças não deveriam estar pensando nisso, e sim brincando, aproveitando os amigos. MAs não é o que acontece, a sociedade está deixando as crianças adultas muito cedo, tendo que tomarem decisões que poderiam vim mais tarde com o o amadurecimento certo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Nem estava sabendo dessa exposição. Mar gente!!!! Bem, enfim. Super concordo com você, ainda mais pq, essa é minha area de formação, Pedagogia. Tem muitos problematizadores por aí, preocupados com assuntos irrelevantes. Tanta coisa precisando de protesto, de reivindicações e essas pessoas querendo discutir sexualidade infantil, avá! Vão capinar um lote! Deixe nossas crianças seguir o curso natural da maturidade. Beijo, querida. Amei ler seu posicionamento.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Acompanhei a polêmica envolvendo a exposição e só digo que os tempos mudaram. Ouvi os dois lados e não sou capaz de opinar sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tinha ouvido falar desta polemica, mas achei o seu texto bem pertinente, independente do que o motivou. Concordo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi. :)
    Foi a coisa mais absurda e grotesca que vi nas redes sociais.
    As crianças de hj em dia estão perdendo a doçura de ser criança, perdendo a infância e tem o apoio de muitos pais, infelizmente.
    Tive uma infância maravilhosa que me marcou e qndo vejo as crianças de hj só agradeço a Deus e as meus pais pelo tempo de ser somente criança e não ser "abduzida" pelos programas de tv de merda pras crianças, que hj em dia é completamente fora do padrão pra idade.
    Adorei seu post e sua opinião sobre o assunto. Concordo com tudo que disse.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nossa eu nem fiquei sabendo disso do banco, mas sinceramente, totalmente desnecessário né? Claro que o público ia cair em cima e bem feito, pois temos que respeitar as nossas diferenças e não fazer apologias a crimes como a pedofilia.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não sabia desse acontecimento, mas concordo plenamente com você, as pessoas as vezes preferem fechar os olhos e deixar que as coisas se resolvam sozinha. Criança tem que ser criança e pronto.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, muito bom seu post, não estava sabendo desta polêmica, mas concordo com você quando o assunto é criança não se deve precipitar nada, tem-se que deixar que elas se desenvolvam normalmente.

    ResponderExcluir
  21. Olá, vi um pouco sobre essa polemica e fiquei meio perdida sem saber por que tanto auê, mas é um assunto bastante delicado que deve ser tratado como tal, e espero que no futuro possa ser melhor solucionado.

    ResponderExcluir
  22. Eu só fiquei sabendo da polêmica depois que o Santander cancelou a exposição. Eu não cheguei a ver as imagens, mas acredito que para ter dado tanto o que falar, alguma coisa tem que ter chamado atenção de tanta gente. Enfim, não posso falar sobre o assunto porque eu não vi nada sobre isso a não ser muitas postagens no meu feed de pessoas se manifestando. Mas, uma coisa eu posso afirmar e concordar com você, criança tem que ser criança.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Muito interessante seu post. Criança realmente precisa ser criança.
    Passar todas as fases sem pular etapas. Tudo tem seu tempo certo.
    super bjooooo

    ResponderExcluir
  24. Oi! Acredito que nunca haverá um consenso no que diz respeito a arte. Antes era tida como representação do "belo", levando a pessoas de hoje acharem que ainda é isso. Mas para mim é diferente. A arte serve também como forma de crítica ou protesto pra algumas situações polêmicas da sociedade. Mas como essas pessoas ainda acreditam nisso, ficou uma exposição que diriam estar incentivando" a tais atos. Bom, essa é minha opinião e dificilmente haverá algo onde todas as pessoas vão chegar e não criticar. Por isso não é a questão.
    Mas sobre o assunto de desenvolver a sexualidade precoce das crianças, também não me pareceu muito legal. Pois como você falou, crianças devem brincar, aproveitar a infância. Durante essa fase elas próprias não tem essa ideia, somos nós adultos que fazemos essa divisão de "tal criança é gay, vai sofrer". Devemos nos preocupar ali na adolescência, pois é ali onde os problemas de identidade começam. E cá entre nós, a expressão "viado" é ofensivo para todos em geral. Portanto é algo que não ajuda em nada.

    ResponderExcluir
  25. oi, concordo totalmente, tudo tem seu tempo e não dá para querer adiantar os desejos e sentimentos de uma criança, quando elas sequer sabem o que quer. ouvi falar na tal polêmica do banco mas nem li muito sobre.

    ResponderExcluir
  26. Oi!

    Que matéria mais linda, amei! ♥ Ainda não sou mãe, mas acredito muito em tudo que você expôs. Temos que cuidar primeiramente dos direitos mais básicos das nossas crianças e parar de querer fazer elas pularem etapas. Para se tem um tempo e é necessário estar preparado para viver cada acontecimento, mas isso só se dará se a criança tiver vivido corretamente as etapas anteriores. Enfim, amei sua matéria e concordo muito com o que você.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  27. Oi
    Acompanhei toda essa problemática e realmente foi difícil de acreditar em tudo.
    Não sou mãe e me limito a opinar de forma mais geral, no entanto, acredito que cada fase da vida tem que ser respeitada e vivida.
    Muito legal ver seu posicionamento! Importante assumirmos uma postura diante dos fatos!
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  28. Eu acompanhei a polêmica e achei todos os protestos pertinentes. Arte pode até ser arte, mas há aquelas de bom e de mau gosto. E aquela definitivamente era de péssimo gosto, uma criança não poderia ver aquilo... deixa para os adultos, ora bolas! Eu não sou mãe, mas sou tia de 4. Sou tão presente na vida deles que o mais novinho me chama de mamãe também. E eu fico horrorizada como que estão fazendo com as crianças hoje em dia. Crianças realmente tem que ser crianças... hoje não vemos mais crianças na rua brincando, não vemos mais aquela coisa lúdica... cada vez mais cedo estão querendo impor regras e padrões! É triste!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Eu não acompanhei a polêmica, só fiquei sabendo depois do caso passado, mas pelo o que vi o banco realmente ultrapassou o limite do que é aceitável. Concordo com as questões que você levantou, mas as pessoas estão perdendo o senso do que é ou não adequado para uma criança, e isso só deixa a criança confusa. Acredito que há um tempo certo para falar sobre certos assuntos com elas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.