As Mil Partes do Meu Coração - Colleen Hoover




Autora best-seller do New York Times aborda relacionamentos e transtornos mentais em uma narrativa que discute os limites do que é normal.
Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.
Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu.
Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.

Esse é o segundo livro da Collen Hoover que tenho a oportunidade de ler e diferente de Tarde Demais, que eu não tive estruturas para resenhá-lo, eu resolvi acabar de ler As Mil Partes do Meu Coração e já correr para o blog, para aproveitar todas as emoções que ainda pairam dentro de mim após o termino dessa leitura marcante.

Antes de começar quero que você leia a sinopse desse livro e entenda toda a peculiaridade da família da nossa protagonista Merit. Feito isso posso tentar te passar um resumão de tudo que rola nos bastidores da Dólar Voss.

Dólar Voss é uma grande casa montada nos aposentos de uma antiga igreja, onde vitrais, letreiros e um enorme Jesus Cristo ainda se fazem presentes e para não ficar só com a casa nada ortodoxa temos a família que habita nela. Merit e sua gêmea idêntica, Honor, seu irmão mais velho Utah, seu pai Barnaby Voss, sua madrasta, Victoria, o pequeno Moby e pasmem, a mãe, ex-mulher de Barnaby, a primeira Victoria, que mora no porão da casa/igreja! Pelo menos é com esse elenco que adentramos as cercas brancas dessa residência.

Ninguém seria capaz de determinar, vendo de fora, que nossa família de sete inclui um ateu, uma destruidora de lares, uma ex mulher que sobre de agorafobia e uma adolescente cuja estranha obsessão beira a necrofilia. Ninguém poderia supor nada disso nem mesmo de dentro de nossa casa. Sabemos guardar segredos nessa família.

A vida para Merit não tem sido muito fácil, e isso piora depois que conhece novo namorado de sua irmã, Sagan, que é o mais novo morador da casa. Já não bastando o nervos a flor da pele temos o seu meio tio, Luck, chegando para ficar. E é em meio a toda essa gente que a menina prestes a completar seus 18 anos se sente sozinha e esquecida.

Disposta a colocar um fim em sua insignificância, Merit toma uma atitude impulsiva e traz a tona tudo que os moradores dessa casa mentém em baixo dos tapetes e segredos revelados significam muitas lágrimas e muitos arrependimentos.

Certa vez vi uma citação que dizia: “Não torne sua presença conhecida. Torne sua ausência notada.” Ninguém nessa família nota minha presença ou minha ausência. 

Collen Hoover me pegou de surpresa com essa história, pois confesso que esperava alguma coisa mais parecida com a premissa de Tarde Demais. Mas eu amei estar enganada pois esse livro precisava ser lido por mim. Foi impossível ler e não ter uma nova perspectiva sobre o que realmente é considero normal.

Nesse livro encontrei uma narrativa rápida, emocionante, engraçada, romântica, dramática e por inúmeras vezes reflexiva. Um conjunto de coisas que fez essa leitura ser única.
Tratando com delicadeza assuntos como depressão, agorafobia, homossexualismo, infidelidade e perdão a autora conseguiu me envolver com cada um dos membros dessa casa. Cada um com seus segredos e defeitos, para nos fazer ver além da cerca branca de cada um.


O desfecho é simples, sem respostas para algumas questões que levantei ao longo da leitura, mas que no fim me fez ver que a vida é assim, nem sempre as coisas fazem sentido para nós, elas são como são e ponto. Cada um enfrenta a sua própria batalha interior!

Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é o perdão.

Viu só como é um livro de emoções, de sentimentos?! Então para compreender o que eu quis transmitir aqui eu recomendo que leia As Mil Partes do Meu Coração, e se prepare pois nada realmente é o que parece ser, as respostas estão bem mais no fundo.







Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Hoover formou ... (leia mais). 

13 comentários:

  1. Oi Camila, eu estou louca para ler algo da autora e tenho uma quedinha especial por este livro. Primeiro pela capa, se não soubesse que era drama, até acharia ser terror, não sei explicar porque.
    Gostei bastante da tua opinião e saber que tem temas tão fortes, mas necessários de serem apresentados, fico com ainda mais vontade de ler.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila. Tudo bem?
    Eu tenho curiosidade com esse livro e ler a sua resenha me deixou aqui ainda mais ansiosa por ele, está na minha lista de comprar e espero conseguir comprar ainda esse ano. Parece ser uma leitura intensa e que mexe demais com o leitor e gosto disso. Adorei demais poder ver a sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Camila

    Eu gosto dos livros da Colleen por cuasa disso, a narrativa dela pode ser ao mesmo tempo trágica, dolorosa, irônica, engraçada, e tudo é realista, combina e preenche a trama. Li poucos livros dela mas pretendo ler mais, e esse das Mil Partes do meu coração é um dos que mais me chama a atenção, junto com Confesse.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre que encontro alguma resenha, de algum livro dessa autora, fico com vontade de ler algo dela.
    Acredita que nunca li nada dela? hahahahahahahah Não sei por onde começar, várias pessoas me indicaram esse titulo e gostei da sua resenha. O que vc recomenda?

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  5. gente, colleen é colleen, que mulher que sabe mexer com nossas emoções ne
    eu ja li tarde demais e fiquei destruída, quero muito ler esse e fiquei com mais vontade depois da sua indicaação <3

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro,
    mas com certeza vou. Sou apaixonada pela obras da Colleen Hoover e quero ler tudo dela. Seus últimos lançamentos tem dividido opiniões, justamente pela infinidade de temas importantes que ela costuma abordar em suas obras. Já estou preparada para me envolver nessa vasta gama de sentimentos que a leitura desperta e torço para gostar também.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li a obra, mas depois de ler sua resenha, minha curiosidade ficou muito aguçada e já desejo saber da trama na íntegra. Anotada a dica

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila!
    Eu AMO a Colleen e tudo que ela escreve. Só esse ano já li dois livros dela e também achei difícil fazer a resenha de Tarde Demais, pois mesmo amando ele e sendo um dos que eu mais gosto dela, é muito pesado e acaba tornando difícil tratar de todos os assuntos.
    Esse eu infelizmente ainda não tenho, mas quero ler logo, pois me parece muito bom também e um pouco diferente dos seus outros livros.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Esto doida para ler esse livro, mas ainda não tirei um tempo. Escuto muitas coisas sobre o enredo alguns gostam e outros não, acho que por isso ainda não li, adorei sua definição sobre a trama e estou empolgada para ler, parabéns pela resenha, fiquei mais curiosa sobre as passagens reflexiva que citou. Obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, sua linda,tudo bem?
    Já começa pelo título, sabemos por ele que veremos várias emoções e sentimentos ao longo da história. mas não sabia todos os temas que a autora iria abordar. Como sempre, parece que ela mais uma vez acabou com o coração dos leitores, leituras intensas estão virando seu marco. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Apesar desse livro não ser o meu favorito da autora, ela sempre consegue nos trazer temas importantes e necessários que merecem atenção, mexe com nossos sentimentos.
    Gostei de saber que tem lido os trabalhos da autora, a cada leitura os sentimentos são contraditórios, típico de boas escritoras.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Serei eternamente suspeita para falar de CoHo, pois amo demais a autora! É um dos meus livros favoritos, se não o top 1, e por isso a leitura me tocou demais. Sua resenha me fez lembrar dos momentos que li e fez bater uma saudade. Que bom que ela te surpreendeu!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?

    Eu estou louca para ler As Mil Partes Do Meu Coração, sou apaixonada com os livros da Colleen. Vi opiniões bem diferentes sobre os últimos livros da autora, inclusive desse, e algumas das opiniões não foram muito boas, mas prefiro me arriscar na leitura. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.