A Guardiã do Reino - Beatriz Andrade


Seres humanos e mágicos já viveram em harmonia, mas isso não é mais possível. A fúria de um rei acabou com a paz e os dividiu em dois mundos, o contato entre eles é proibido e somente a guardiã tem a liberdade de transitar pelos dois.  Séculos depois, a princesa Pietra descobre um segredo que sua família vem guardando há gerações e ela será a responsável por mantê-lo em segurança. No entanto, uma promessa de vingança foi cumprida e ela precisará manter-se a salvo, se falhar todo o reino estará perdido. Sozinha e amedrontada, Pietra passará por universos desconhecidos e terras fantasiosas na tentativa de fugir de um inimigo poderoso e de seres horripilantes. Sobreviver é um dever que talvez ela não consiga cumprir.
Apesar de amar o blog De bem com a Leitura, eu ainda não conhecia o poder de criatividade da autora Beatriz Andrade e foi através de "A Guardiã do Reino" que conheci o potencial dela.
Com uma narrativa ágil, a autora vem com uma história fantástica eletrizante. Um mundo mágico e brutal, onde uma batalha por poder, que atravessa gerações, poderá chegar ao fim e o prólogo do livro já revela que as coisas não vão ser fáceis. Então se prepare para mergulhar de cabeça nessa aventura.


A história se inicia com Pietra, a futura rainha, completando seus dezoito anos e se preparando para a coroação e o casamento arranjado com Franco. Mas antes que isso aconteça sua mãe precisa esclarecer algumas coisas sobre governar um reino com tantos segredos. Esses segredos vem a tona quando Regina, a melhor amiga da princesa, é sequestrada.

Pietra sabia que, para ser rainha, precisava passar por cima de todos os seus medos, até aquele momento nunca tinha sentido medo maior (até aquele momento), mas precisava demonstrar confiança. Esse seria o seu primeiro teste para ser a rainha que todos esperavam.

Se tem algo que me agradou nesse livro é a objetividade narrativa dele. O reino de Moseroph, onde a história se passa, nos é apresentado de forma simples e cativante. Assim como cada um dos seres mágicos que faz parte dele.
A rainha Antonieta, uma mulher conhecida por sua bondade, sabedoria e mãe da nossa protagonista é quem vai passar o bastão de guardiã do reino para Pietra. Isso é, se sobreviverem a tentativa de resgate de Regina.

Até a metade do livro a trama é um belo infantojuvenil, mas dai em diante a coisa fica séria, novas revelações, novos seres e muito sangue dá um novo fôlego a história, eu particularmente amei! Assim como a crueldade do inimigo me deixou de queixo caído, a revelação de quem orquestrou o ataque a Moseroph também. Todo o enredo caminha para um desfecho lacrado, sem ganchos para continuação ou questionamentos sobre os acontecimentos, deixando aquela vontade de quero mais.

Menina, não se encante apenas com a beleza. Também existe o lado sombrio que ainda não lhe contei. Existem forças do mal que desejam nos matar e destruir o mundo mágico. São seres humanos e criaturas mágicas que têm em comum a fome da destruição e a sede do sangue real.

No quesito personagens eu devo dizer que amei a rainha Antonieta, ela é forte e destemida, de pulso firme mesmo, enquanto Pietra parece ser uma menininha que acredita em contos de fadas. Até mesmo seu prometido noivo, Franco, me convenceu mais que ela, uma vez que o rapaz entra na batalha mesmo sem ser convidado. Outro ponto dos personagens que me agradou foi a descaracterização dos seres mágicos. A autora trouxe um novo ar a fadas, elfos, vampiros e dragões, inovando em suas virtudes, poderes e personalidades.  E o que falar das criaturas das trevas?! No minimo fascinantes, exemplo disso é uma delas que está citada no trecho abaixo.


Franco avistou criaturas estranhas e nunca mencionadas em nenhuma história, eram seres horripilantes e pareciam uma mistura de vários outros. Cabeças deformadas com olhos que saltavam pela face, orelhas que davam volta pela cabeça e se encontravam, o nariz não existia e no lugar apenas um buraco negro, a boca era diferente em cada um.

Como esperado em uma história fantástica, a ambientação desse livro, ainda que simples, é mágica, daquelas que mexem com a imaginação do leitor e nos transporta para dentro da história que estamos lendo. Isso tudo é descrito de maneira sucinta e gradual, bem diferente de algumas narrativas enfadonhas que encontramos nesse gênero literário.
Esse conjunto de elementos proporcionou uma singela e rápida leitura, capaz de ficar vagando em nossos pensamentos bem depois do fim. Então se você gosta do universo mágico dos livros fantásticos e de enredos descomplicados eu te convido a conhecer A Guardiã do Reino, você vai adorar.


22 comentários:

  1. Olá Cá!
    A Beatriz pelo visto fez um livro bem gostoso de se ler. Mesmo não sendo o gênero que me atrai fiquei com a impressão de personagens fortes, mas com uma ambientação fácil de compreender e isso me deixa animada e até curiosa com a leitura e pela personagem Pietra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila.

    Adorei sua resenha, pois estou com muita vontade de conferir essa história e sabendo que é uma leitura rápida eu fico mais animada ainda. Com certeza é uma leitura que espero ler em breve e aventurar neste mundo mágico. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Own, que resenha linda. Muito obrigada, fiquei tão feliz ❤❤❤
    Para mim foi uma honra você ter lido meu livro é ter gostado da leitura, te admiro muito e sua opinião é tão importante para mim.
    Obrigada por tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Eu já tinha visto a capa desse livro várias vezes, mas nunca tinha percebido que a autora dele era a Beatriz Andrade do blog "De Bem Com a Leitura". Gosto muito do blog dela e do gênero de fantasia, então acho que esse livro já vai para minha lista de leituras automaticamente a partir de agora. Gostei muito da sua resenha e dos pontos ressaltados, principalmente sobre as criaturas sombrias da história, que achei super criativas. Já quero ler esse livro agora! Ótimo texto! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila,
    Já tinha lido uma resenha positiva do livro, mas a sua me deixou com muita vontade de ler. Adoro histórias infanto-juvenis e livros de fantasia. Parece que A Guardiã do Reino vai ser perfeito pra mim. Um mundo cheio de fadas, elfos, vampiros e dragões... Dica devidamente anotada!
    Com amor, André

    ResponderExcluir
  6. Oiii Camila

    Achei tao linda e tao bem escrita essa historia da Beatriz que assim como voce fiquei desejosa por uma continuacao haha... Fiquei encantada com o reino e com as personagens, isso sem contar que gostei demais da escrita da Bia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cá.
    Já estou montando minha lista de leituras de 2019 e no ano que vem pretendo ler mais autores nacionais independentes. Já anotei a dica desse livro e vou tentar fazer essa leitura. Fiquei curiosa para saber como ela apresenta os seres sobrenaturais! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá, Camila!

    Eu já passei por algumas resenhas sobre esse livro e confesso que não tenho lá muito interesse de lê-lo. Sobretudo porque não curto muito livros de fantasia e os personagens desse livro não me convencem muito. Não descarto por completo a possibilidade de lê-lo, mas não é prioridade para os próximos anos.

    No entanto, fico feliz que você tenha gostado e que a autora tenha dado um ar diferente aos contos de fadas. Esse "ar" de magia do livro até desperta minha curiosidade, confesso. E lembro de ter lido uns trechos bem forte da história, que me deixaram com pena da personagem, temendo pela segurança dela, mas não foi o suficiente para me fazer desejar ler, infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas já amei e fiquei curiosa. Ao saber que a Narrativa é objetiva, que existem Novidades para os seres sobrenaturais já tão conhecidos e que o ponto alto é o Universo mágico criado nessa história, pretendo ler assim que possível. Valeu pela dica e parabéns pela leitura e resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Quero ler muito essa obra, principalmente porque há seres ocultos, a passagem "Cabeças deformadas com olhos que saltavam pela face, orelhas que davam volta pela cabeça e se encontravam, o nariz não existia e no lugar apenas um buraco negro, a boca era diferente em cada um", me conquistou de vez. Já o coloquei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a capa lindíssima! Adoro histórias de fantasias e fico muito feliz de ver que o gênero está crescendo aqui no Brasil. Bom saber que os personagens são bem construídos e que os seres mágicos fogem do comum.
    Dica anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto nada sobre esse livro. Gostei bastante da premissa. A história, apesar de simples, parece ser bem legal, até porque adoro fantasia e infanto-juvenis.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila,
    Conheço o trabalho da Bea com o blog e adoro a forma como ela escreve resenhas, com bastante leveza. Tenho curiosidade de saber como isso ficou na narrativa de um livro, então, claro, estou com o livro na lista de futuras leituras.
    Uma coisa que me agradou muito nessa trama foi a personalidade da rainha, adorei a forma como ela foi construída. Também gostei muito de a história ter dado uma reviravolta em dado momento.
    Espero que esse livro me agrade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu fico tao feliz em ver a história da Bea recebendo a notoriedade que merece <3 Ainda não tive a oportunidade de ler mas todas as resenhas elogiam muito esse jeito objetivo dela de escrever, sem muita enrolação, isso é um ponto positivo que por si só já me conquistaria.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Esse livro parece ser uma fantasia e tanto, fiquei morrendo de vontade de conhecer!!! Eu adoro quando tem essa coisa da fantasia e uma mistura de investigação. É muito instigante!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Eu não costumo conferir muito histórias com universo mágico trazidos pelos livros fantásticos justamente porque a maioria deles tem uma narrativa muito descritiva que me cansa muito. Saber que a descrição é feita de maneira gradual e sucinta, além de de ter uma ambientação muito bacana e um enredo bem interessante me deixou com muita vontade de conferir essa leitura.
    Já anotei a dica e mal posso esperar para ser transportada para esta história e espero gostar tanto quanto você. Adorei a resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Camila!
    Não conhecia este título, mas seu enredo me chamou atenção por trazer esse ar novo às criaturas que já conhecemos de outros carnavais e por ter uma princesa que precisa, antes de qualquer outra coisa, conhecer os segredos de seu reino e sobreviver. Adorei sua resenha e a forma como você conseguiu mostrar pontos importantes da trama, já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Estou curiosa para ler esse livro eu não conhecia o livro mais só pela sua resenha me deixou bem curiosa para ler o livro vou pesquisar se tem no kindle para alugar

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Ameeeei esse enredo todinho!
    Eu adoro fantasia mas normalmente é difícil me adaptar ao mundo fantástico quando ele é apresentado de maneira muito complexa, com seres difíceis de imaginar e tal. Como esse não é o caso, já me interessei demais, quero ler quando puder! ❤

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei curiosa para ler. É tão bom quando um livro está seguindo por um caminho e, de repente, nos surpreende né? Achei bem legal saber que, no começo, ele estava sendo um boa jovem-adulto e que, da metade para frente, a história se transformou com mais revelações e até mais sangue. Além disso, parece que o universo foi bem desenvolvido pela autora, o que é sempre importante.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica. Adoro livros de fantasia e acredito que irei gostar muito desse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Não tive a oportunidade de fazer essa leitura ainda, mas vi que foi proposital essa narrativa mais direta, pois a Beatriz não gostava de história e que davam voltas. Confesso que não estava animada para ler esse livro, porém estou começando a mudar de ideia.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Camis,
    Adorei a resenha, sou bem suspeita porque amo fantasia, e se o enredo for livre e desenrolado melhor ainda hhahahha. Já namoro esse livro pela capa há um tempinho, acho ela linda e muito bem trabalhada, agora com a sua resenha vai pra lista de desejados com certeza.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.