Liniker e os Caramelows


A afinidade artística entre músicos de Araraquara, interior de São Paulo, resultou na banda que lançou seu primeiro EP em outubro de 2015 e um ano depois  lança seu álbum de estreia, intitulado Remonta, gravado com ajuda dos fãs através do financiamento coletivo no Catarse. Foi assim que nasceu Liniker e os Caramelows. Liniker disse para Revista Glamour que canta música preta brasileira e que todo mundo do grupo traz suas referências e influências distintas, tornando o trabalho “rico”.
Abordando amor e relacionamentos, com várias misturas e referências, o disco reverberou internacionalmente, ganhando atenção da imprensa estrangeira.



Como essa postagem faz parte da  nossa celebração ao Dia da Consciência Negra vamos focar na vocalista da banda.
Com uma uma identidade visual andrógina, o vocalista Liniker de Barros Ferreira Campos, é um negro de 23 anos que  mescla soul e black music e conta com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube, com a música Zero.


Em uma entrevista ao G1, falou: "Já sofri críticas relacionadas a racismo, mas relevei. Foi publicado um vídeo em uma página, havia uns comentários bastante tortos e eu pensei ‘é me empoderando que eu vou conseguir acabar com isso’. Acho importante quando as pessoas se empoderam. Em uma situação como essa, penso ‘você não vai me oprimir mais".

Em mutação, ele disse que não consegue imaginar como estará no futuro, mas ofereceu uma definição para o presente. “O que eu sei é que eu sou bicha, preta, pobre e estou aí, batalhando por um povo. E acho que é isso, é a descoberta, é realmente mergulhar de cabeça em alguma coisa que é tão sua. Eu não sei explicar, acho que estou passando pelo momento ainda, não parei de me transformar, não”.


10 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia o vocalista ou a banda em si... Mas gostei de saber mais, é pena perceber que ha tanta gente que nao se mete na sua vida e e tao fechada...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Elton, adorei a diversidade do post. Não conhecia a banda e nem o vocalista, muita coisa não chega até o interior do RS que é onde moro, então adorei conhecer através de teu blog.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elton!
    Eu ainda não conhecia a banda e gostei muito da representatividade nela, gostei bastante da sua indicação e vou passar a acompanhar o trabalho deles. Achei muito interessante eles terem conseguido o financiamento no Catarse, é muito bonito de se ver.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e relevante a postagem.
    Parabéns pela ideia e pela homenagem!!!
    Nunca ouvi falar deles, mas ando meio devagar com os lançamentos mesmo.
    Enfim sucesso ao projeto deles.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Muito bom conhecer uma banda nova, achei muito bacana a sua iniciativa de destacar o vocalista nessa semana de consciência negra.
    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  6. Que legal!
    Não conhecia a banda e nem a vocalista. Achei extremamente válido o seu post, ainda mais em uma data tão importante.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente amei esse post! O objetivo dele, a forma como vc abordou, foi um diferencial!
    Sem contar que amei a banda e quero escutar mais músicas deles!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Que legal sua postagem, achei super informativo, não conhecia a banda mas fiquei muito curiosa em conhecer mais de suas musicas e conhecer mais a história através dela. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não acompanho esse artista, mas já ouvi essa música dele e vejo alguns comentários sobre a pessoa que ele é, e eu acho incrível esse pessoal empoderado que nem ele, pois são uma inspiração e tanto para tantas pessoas, né? Só desejo toda luz e sucesso na carreira dele, pois acredito que ele tem muito para mostrar, pois é muito talentoso.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Elton,
    Não conhecia a banda, mas fiquei bem curiosa, mas dar uma olhada no youtube e conhecer o trabalho deles, de qualquer forma parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.