De onde vem?
Se tem uma coisa que gosto nesse meio literário é livros antigos. Aqueles com as páginas amareladas pelo tempo, com furinhos de traça e muita, muita história para contar.
Normalmente esses meus livros vieram de sebos e trazem escrito nome de alguém com datas, isso me faz imaginar mil coisas. Sem dizer que muita das vezes tem cartões ou pedaços de papéis com anotações dentro, sempre coisas bem antigas. E pra mim não tem nada mais gostoso do que garimpar, por horas dentro de sebos, atrás dessas preciosidades.
Livro vem e poucos vão, a estante vai ficando pequena e eu paro pra pensar: De onde vem esse livro? Vou colocar como exemplo alguns desses exemplares que não faço ideia de onde vieram, mas estão a muito tempo na minha estante aguardando serem lidos.
A Águia Pousou é um romance histórico, dos anos 80, que divide com uma tênue linha o real da ficção.
Luz de Outra Dimensão é uma ficção cientifica, dos anos 70, um enredo que mistura humanos, humanoides e animaloides em um universo alternativo.
O Fim da Atlântida, reúne uma série de argumentos, baseados em pesquisa, defende a tese de localização de Atlântida.
Poemas de Gibran, é um mistério. Só sei que é poema porque o título diz, Não achei informações sobre esse livro em particular, mas vi que o autor libanês teve as obras marcadas pelo misticismo oriental.
Não conheço nenhum destes que você citou e não tenho nenhum livro muito antigo, mas este teu post me fez relembrar os livros que eu lia na adolescência que tinha estas capas. O mais antigo que tenho é um do Ken Follett de 1981
ResponderExcluirOlá Camila...
ResponderExcluirTenho que te dizer que eu não conhecia nenhum desses livros que você citou, mas eles parecem ser clássicos bem interessantes!
Sabe, as vezes me pego pensando a mesma coisa que ti e não sei explicar da onde surgiram alguns dos livros que tenho na minha estante. Alguns eu sei que recebi de sorteios, outros não tenho a menor ideia haha
beijos e espero que você tenha a oportunidade de ler esses clássicos em breve.
Olá
ResponderExcluirNossa nunca comprei em um sebo, aqui onde moro em guarulhos tem poucos no centro e é uma longa viagem. Mas sempre senti vontade de procurar coisas assim, eu já frequentei bibliotecas e já encontrei coisas assim dentro dos livros, e eu fiquei imaginando a vida das pessoas que doaram os livros e tals. Confesso que não conhecia nenhuma obra da sua estante, eles devem ser clássicos bem antigos, preciosidades!
Beijos
Oi Camila, tudo bem? Que texto bacana sobre livros! Eu tb tenho alguns bem antigos, com folhas amarelas e capas às vezes rasgadas, como os meus exemplares da Agatha Christie e nem lembro mesmo mais quando foi que eu comprei hehehehehe Mas tenho dificuldade de me desapegar deles, confesso.
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oie!
ResponderExcluirEu não conhecia esses livros não. Mas tenho que te contar que nunca me fiz essa pergunta. Aqui na minha cidade não temos sebos, somente livrarias e raramente compro em livraria física, prefiro muito mais comprar pela internet. Então nunca parei para pensar nisso.
Beijos
Essa história de pegar livros usados e imaginar o que o antigo dono viveu com o livro é bem a mibha cara haha.. Tem um livro que a protagonista tem essa mesma mania "a busca sofrida de Martha Perdida" vale a pena ler <3
ResponderExcluirEu tenho umas coleções de livros que sempre me pergunto da onde vieram haha muito bacana seu post!
Beijos,
Conta-se um Livro
Quando eu trabalhava em sebo, pra mim essa era a melhor parte do trabalho, folhear livros e encontrar dedicatórias, fotos, mensagens, tudo que possível para descobrir a história por trás dele, como moro em cidade pequena as vezes era fácil encontrar o dono do pertence e ele sempre explicava porque aquilo foi parar dentro do livro, era cada história... É muito interessante se fazer essa pergunta, na verdade daria até um livro, ne?
ResponderExcluirOi, Camila. Eu também acho uma experiência totalmente única de encontrar livros antigos, melhor ainda quando estão com dedicatórias, e ficar imaginando a história por trás dele. Aqui perto não tem sebo, por isso, quanto passo em algum, sempre entro e procuro por alguns que me interessem. Eu não conhecia nenhum desses que você mencionou, mas até parecem ser interessantes.
ResponderExcluirOi, Camila! Tudo bem? A maioria dos meus livros eu sei de onde vem. Na verdade acho que todos. No final do ano passado cadastrei todos no skoob e lembrei de todos pelo menos Já fui muito em sebo, mas com as promoções das lojas online parei de ir e também, o espaço aqui está bem pequeno. Não conheço nenhum desses livros que você citou, as capas são bem antigas né? Imagina só quanta história não tem entre linhas.
ResponderExcluirMuito legal!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
ResponderExcluirQue post legal! Acho que não tenho nenhum livro estranho na minha estante, isso se comparado aos seus que são estranhos mesmos! Não conhecia e não li nenhum nenhum deles!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
OOOiiiii, adorei a ideia do post,você como sempre arrasando! Tenho alguns livros antigos na minha estante também... Eles carregam as suas próprias histórias e a nossa história (minha e do livro), como nos encontramos e o que ele me causou durante a leitura!
ResponderExcluirOi Camila tudo bem?!?! Eu tb adoro encontar livros em sebos. Ja chei algumas coisas muito boas. E atualmente estou em busca de uma edição específica de A Arca de Noé do Vinicius de Moraes, quenganheinquanso criança.
ResponderExcluirAdorei o post.
Bjs
Oi Camila, tudo bem?
ResponderExcluirAssim como você eu tenho um amor muito grande por livros de sebos, principalmente porque as primeiras edições que consegui comprar foram pela Estante Virtual, eu estava no meu primeiro emprego quando comprei meu primeiro livro e fiquei tão feliz quando chegou. Ele veio com uma cartinha antiga que o dono esqueceu de retirar, ela estava quase apagando e lembro que fiquei dias e mais dias, pensando no conteúdo da cartinha.
Amei o seu post, parabéns!
Oi, Camila! Conhecendo o blog agora e, menina, que template lindo! Amei.
ResponderExcluirE esse post? Achei tão diferentão!
Nunca ouvi falar desses livros que citou, mas tenho um livro antigo na minha estante há anos (uns 5, talvez mais) que é estranho para mim até hoje. O nome é O Crânio Sob a pele, é uma investigação criminal. Conhece? Só encontrei uma pessoa que me recomendou ele até hoje. Hahaha. Ah, eu ainda pretendo lê-lo. 🙈
Adorei o post! Seguindo esse blog lindo também.
Beijos,
Sâm
Blog Escrituras da Alma
Oi
ResponderExcluirEu não tenho tantos livros na estante, por muitos e muitos anos eu fui freqüentadora da biblioteca pública e só mais recentemente comecei minha própria biblioteca então lembro muito bem de onde vem cada livro.
Gente amei os dois primeiros livros fiquei super curiosa.
Oi Cams! Você e seus posts únicos! Tenho muitos livros velhos aqui na estante e todos furados de traça! Em grande maioria são romances de banca, super antigos, que eu não sei de onde vieram! Ganhei muitos de parentes e amigos, que sabendo da minha paixão por literatura, me trouxeram, embora nem eles também soubessem da origem! Realmente é legal pensar de onde vieram e por onde passaram, se quem os leu ficou feliz com as histórias..
ResponderExcluirAdorei o post!
Bjoxx
Olá Camila!
ResponderExcluirPor aqui não tem sebo, o mais próximo fica na cidade vizinha, o que é uma pena porque adoro esses achados. Não conhecia essas obras que você arrematou e é sempre boa a sensação de ter feito boas comprinhas.
Beijos!
Camila de Moraes
Também amo livros antigos e tenho alguns. Adoro saber sua origem história e principalmente sobre o autor e sua produção. Acho importante.
ResponderExcluirOi Camila!
ResponderExcluirAcho bem legal a experiência de comprar livros em sebos e saber que além da história inserida, também há do primeiro comprador. É bem legal isso, né?! Só não curto as traças fazendo a festa! kkk Sobre os livros que você adquiriu, também nunca tinha ouvido falar até agora. Espero que seja ótimos livros!
Beijos
www.lendoeapreciando.com
Não conheço estes livros que você trouxe neste post, mas fiquei curiosa por todos. Também gosto de sebos e aproveito o fato de não ter alergias respiratórias para poder ir atras de alguns que já estão fora de catalogo mas fizeram parte da minha vida.
ResponderExcluirBeijos
Oii
ResponderExcluirNossa que post diferente, adorei mesmo saber de onde v~em essas obras incríveis. Traga mais por favor.
Beijuh
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirMulher de Deus, livro com traça, não! Jesus amado, não pode! rs
É bacana lembrar ou ter como lembrar de onde e como vieram parar em nossas mãos esses livros, é legal mesmo. Apesar disso, confesso que não tenho coragem de escrever nos meus livros ou de marcá-los, é algo que eu realmente não consigo fazer, mas para quem consegue pode ser muito legal.
Sobre os livros apresentados, confesso que os dois primeiros me deixaram um tantinho curiosa.
Beijo!
Não conhecia os livros que você mostrou. Tenho amigas que também amam sebos e já encontraram preciosidades neles, mas não consigo frequentar. Sou absurdamente alérgica e só de passar na porta já começo a espirrar. :( Espero que encontre cada vez mais leituras interessantes!
ResponderExcluir