Mês da Consciência Negra.
Desde 2011 celebramos, aqui no Brasil, o Dia da Consciência Negra. A data se dá no dia de morte de Zumbi dos Palmares, um dos pioneiros na resistência contra a escravidão em nosso país. Então vamos aproveitar o mês para trazermos grandes nomes que merecem nossas reverencias. Para começar vamos de alguns grandes escritores negros do nosso brasilzão.
Carolina Maria de Jesus
Considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, ficou conhecida por seu diário cheio de relatos sobre a vida miserável de uma mulher negra e favelada. Seu principal livro é Quarto de despejo (1960), no qual há relatos de seu diário. Também publicou Casa de Alvenaria (1961); Pedaços de fome (1963); Provérbios (1963); postumamente foram publicados Diário de Bitita (1982); Meu estranho diário (1996); entre outros.
Machado de Assis
Acredito que não preciso falar nada sobre esse autor, que foi erroneamente representado como um homem branco até pouco tempo atrás. Além de suas tantas obras o autor é fundador da Academia Brasileira de Letras, juntamente com escritor José Veríssimo. A obra de Machado de Assis abrange, praticamente, todos os gêneros literários e se tornou o escritor maior das letras brasileiras e um dos maiores autores da literatura de língua portuguesa.
Maria Firmina dos Reis
Homenageada na Flup deste ano, a autora é a primeira romancista brasileira e a primeira a construir uma narrativa posicionada contra a escravidão com o romance Úrsula (1859). No auge da campanha abolicionista, publicou A Escrava (1887), o que reforçou a sua postura antiescravista. Publicou ainda o romance Gupeva(1861); poemas em Parnaso maranhense (1861) e Cantos à beira-mar (1871).
Solano Trindade
Filho da quituteira e de sapateiro, o autor participou do I Congresso Afro-Brasileiro em Recife, em 1934, e do II Congresso Afro-Brasileiro realizado em Salvador, em 1937.
Autor de diversos poemas, Solano Trindade foi um grande ativista, foi quem primeiro encenou, em 1956, a peça "Orfeu", de Vinícius de Morais. Em 1961 ransforma Embu, pequena cidade de São Paulo, num grande centro cultural, Embu das Artes. E lançaria, em 1958, o livro "Seis Tempos de Poesia” e "Cantares ao Meu Povo", em 1961.Escolhemos apenas quatro entre todos os grandes nomes negros que de alguma forma contribuíram para nossa literatura, mas além de Machado, você conhecia algum outro, já leu alguma das obras citadas?
Olá, tudo bem? Queria primeiramente parabenizar a ideia da postagem! Dos citados conheço dois, e aliás um deles é um dos meus autores favoritos, que é o Machado de Assis. Os outros não tinha muita ideia de quem é, mas anotei aqui para procurar mais sobre. Parabéns pela iniciativa e adorei!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Oi Elton.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de mostrar os grandes escritores negros do nosso pais. Confesso que conhecia apenas Machado de Assis e vou procurar obras literárias dos outros escritores para conhecê-los. Parabéns pelas indicações sobre o Dia da Consciência Negra.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirNão sou muito ligada nessas datas, mas acho legal trazer a tona discussões e lembrar mais da história e das personalidades que se destacaram ao longo dos anos. Dos citados no post conheci algumas obras de Machado de Assis na época da escola, mas não é um gênero que hoje eu leia, porém conheço outros autores negros e que tem histórias lindas e são grandes destaques no cenário.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi Elton!
ResponderExcluirAdorei o post sobre o mês da consciência negra. Gostei de conhecer um pouquinho mais de grands nomes de escritores negros brasileiros. Tirando o Machado eu não conhecia nenhum dos outros nomes, fico feliz de agora conhecer.
Irei procurar algumas das obras para me aventurar na leitura.
Beijos
FLeituras
Olá!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa em postar um post tão importante. Ainda não tinha conhecimento por completo dos grandes nomes mais fico feliz em conseguir mais esse conhecimento!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro esse tipo de post, por isso fiquei muito animada. Dos autores citados, eu só conhecia o Machado mesmo, os outros não, mas já fiquei curiosa para pesquisar mais sobre cada um dos outros e quem sabe ler alguma obra.
Parabéns pelo post!
Beijos :*
Olá, Elton.
ResponderExcluirQue post cheio de amor <3 Parabéns pela postagem!
Adorei conhecer mais sobre os autores. Preciso confessar que só conhecia o Machado, os outros foi uma grande descoberta.
Beijos,
Blog PS Amo Leitura
Amei conhecer mais sobre os autores, a Carolina eu já conhecia de nome e já li algumas coisas do Machado de Assis, mas os livros da Maria Firmina dos Reis já vão para minha lista de desejados após seu post.
ResponderExcluir