#METAACOLHER



Ontem a lei Maria da Penha completou seus 12 anos. Para quem não sabe essa lei é um mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e desde que foi sancionada muita coisa aconteceu, mas apesar disso, a taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo.


A cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).






Esse tipo de crime ganhou destaque nacional nessas ultimas semanas, depois que vimos um mulher ser agredida na entrada do prédio em que morava, na garagem e no elevador, onde tudo estava sendo filmado e nenhum porteiro do condomínio se intrometeu e nem um vizinho atendeu ao pedido de socorro de Tatiane Spitzner, que foi assassinada minutos depois.
#Metaacolher tem sido um clamor nas redes sociais para derrubar o dita popular : "Em briga de marido e mulher não se mete a colher". A regra agora é meter a colher sim e quem sabe assim ajudar a evitar o feminicidio.




Quero aproveitar essa data para indicar dois livros que li recentemente que fala sobre relacionamento abusivo, pois tenho certeza que é isso que antecede o feminicidio.
Lembrando que relacionamento abusivo não é apenas os com violência física, existe muitos outros meios de violar os direitos de uma mulher e estes dois livros descrevem um pouco disso.

A indicação destes dois livros é apenas um pretexto para trazer algumas informações a todas as leitoras de plantão e quem sabe assim diminuirmos está estatística, que infelizmente só vem crescendo no nosso país.






Se com essas imagens você ainda tem dúvida sobre relacionamento abusivo o pessoal da BuzzFeed fez uma lista com 15 sinais que te ajudam identificar uma relação assim. Meninas, leiam aqui e não tenham medo de fugir a qualquer sinal que você identificar. E para finalizar, usamos as palavras deles:

Se você está em um relacionamento abusivo ou conhece alguém que está em um relacionamento abusivo, procure ajuda.




24 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Que postagem mais maravilhosa! É muito importante que as pessoas falem sobre isso, principalmente que deem dicas de como identificar um relacionamento abusivo, já que acaba levando ao feminicídio. Adorei a postagem e os livros indicados, com certeza irei ler para me inteirar mais do assunto!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Apesar de ser um post bem impactante, é extremamente necessário!
    Gostei muito e das indicações de livros também. Ainda não tive oportunidade em lê-los, mas adoro livros com temas fortes e pesados. Tenho certeza que vou adorá-los.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Triste porque não é uma data para ser comemorada.
    Eu fiquei chocada com esse caso da advogada e mais ainda pq isso acontece todos os dias e nem tudo a midia mostra.
    Tem que meter a colher sim..
    Viu que tá errado? AJUDE.. se intrometa =(
    E ainda existem pessoas que dizem que não existe FEMINICIDIO como pode?

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Menina, que postagem lindíssima e muito necessária, irei compartilha-la porque todas as mulheres precisam ser alertadas dessa campanha. Eu conheço os livros que você indicou, fiz a leitura de "Entre Quatro Paredes" e fiquei emocionada com a história.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Amei sua postagem... Eu já vivi um relacionamento abusivo e sei o quanto é doloroso e destruidor se sentir presa a alguém dessa maneira, seu medo passa a ser tão grande com o tempo que a única coisa que pode te ajudar a sair dele é a proteção e acolhimento das pessoas a sua volta... Já li os livros que você indicou e quero tomar a liberdade de te indicar dois que super amo, Amor Amargo e No Escuro...

    ResponderExcluir
  6. Nossa que post incrível. É super importante abordar esse tema, porque a violência contra a mulher está aí na nossa cara e a gente tem que se importar si.
    Também adorei as escolhas dos livros sobre o tema, estou lendo a Mulher entre nós.
    Abraços, Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?

    Adorei sua postagem, esse é um assunto que precisa ser discutido com mais frequência.
    Eu ouvi falar dos livros que você indicou, e com certeza vou lê-los. Nesse momento eu estou lendo "Amor Amargo", que também fala sobre relacionamento abusivo.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Amei sua postagem!
    Infelizmente isso tem acontecido demais e é importante falarmos sobre e principalmente ficarmos de olhos bem abertos com relacionamentos, de preferência com amigos que aceitam algumas atitudes do parceiro achando que é demonstração de amor.
    Que postagens como essa sirva para ajudar as mulheres que passam por isso.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oiee Camila ^^
    Eu ainda não li os livros que você indicou, mas ambos estão na minha listinha. O mais triste é ver que livros que trazem relacionamentos abusivos romantizados são muito mais vendidos do que deveriam (na verdade nem deveriam, se a personagem em nenhum momento percebe o que está acontecendo e tudo fica por isso mesmo). Em briga de marido e mulher a gente mete a colher sim! E se duvidar, metemos o jogo de talheres inteiro e até panela!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Ahh, acho tão importante as pessoas falarem a respeito desse assunto. Principalmente para entender porque as vezes a mulher demora a pedir ajuda, pois é muito comum julgar, sem nunca se colocar naquela posiçao.
    Adorei o post!!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila.
    Acho super importante que determinados temas sejam discutidos.
    Como advogada e feminista clássica, tenho posições técnicas muito contrárias a certas leis, que considero totalmente inconstitucionais e declarações legais de que as mulheres são inferiores aos homens, mas apoio totalmente as discussões sobre o tema.
    Não podemos fechar os olhos para a violência doméstica e os agressores de qualquer sexo devem ser duramente punidos por suas ações contra vítimas de qualquer sexo!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei o post! Infelizmente, esse é um problema muito presente na sociedade e temos que falar mesmo sobre o assunto para tentarmos mudar essa realidade. Então, achei muito importante as indicações que você apresentou, porque muitas vezes a vítima não consegue perceber que está em uma relação abusiva.
    Ainda não li nenhum dos livros indicados, mas eles estão na minha lista de desejados. Mas, um livro que eu recomendo muito e que fala de maneira muito clara sobre relacionamentos abusivos é o É assim que acaba, da Colleen Hoover. Se você ainda não leu, acho que vale a pena conferir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Acho que post foi o mais importante e impactante que li esse ano. Te agradeço muito por separar um tempo na vida para escrever e trazer essa reflexão. É muito importante pra mim mesmo. Eu li os livros que indicou, inclusive, recomendo para todo mundo. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  14. A gente ainda tem muito o que evoluir nessa questão de proteger as mulheres de relacionamentos abusivos e como é nosso dever sim meter a colher em briga de marido e mulher. Senão essas histórias vão continuar a se repetir.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Muito boas as informações que você trouxe, creio que informação e denúncia sempre são os melhores caminhos.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camila! Ótima a sua iniciativa, parabéns!
    Hoje mesmo eu vi uma cena em uma novela em que o homem agride a mulher cortando seus cabelos. Gente, que coisa horrorosa! No final, a emissora colocou no ar uma mensagem de que violência contra mulher é crime e que devemos denunciar.
    Eu cresci nesse meio em que não devemos meter a colher nos relacionamentos alheios, mas cansa ver mulheres sofrendo nas mãos de companheiros violentos...
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem Camila?

    A sua publicação ficou maravilhosa, muito boa mesmo. Acho super importante abordar e discutir sobre relacionamento abusivos e a violência que pode surgir nesses relacionamentos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oiii tudo bem??

    Um assunto serio a ser discutido, toda mulher tem alguma história pra contar, e se não tem um dia terá, INFELIZMENTE.
    Espero que melhore para nossas filhas e netas, como melhorou, mesmo que pouco, para nossa geração.
    Ainda é exagerado, ainda temos que acabar com isso, mas ganhamos alguns direitos, e ainda fingem que não veem.
    Temos que lutar para tirar a venda dos olhos e conseguirmos ser sim respeitadas, e evitar que mais mulheres passem por isso.
    Adorei a postagem.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  19. Oiii tudo bem??

    Um assunto serio a ser discutido, toda mulher tem alguma história pra contar, e se não tem um dia terá, INFELIZMENTE.
    Espero que melhore para nossas filhas e netas, como melhorou, mesmo que pouco, para nossa geração.
    Ainda é exagerado, ainda temos que acabar com isso, mas ganhamos alguns direitos, e ainda fingem que não veem.
    Temos que lutar para tirar a venda dos olhos e conseguirmos ser sim respeitadas, e evitar que mais mulheres passem por isso.
    Adorei a postagem.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  20. Oii.
    É muito importante discutir violência contra a mulher, muitas mulheres são coagidas através de palavras, são privadas de fazer as coisas que gostam, sofrem abusos por parte dos seus companheiros e nem mesmo acreditam que isso é violência.
    Abraços, Mary Cardoso.
    https://romancedeepocaevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiii

    Uau que post incrível! Relacionamento abusivo é algo que não é brincadeira, mas que infelizmente muitas pessoas não levam a sério.

    Adorei as suas indicações e pretendo em breve ler essas obras

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Assunto importantíssimo que deve ser debatido, divulgado massivamente, falado e exposto. Adorei a postagem, ainda mais com indicações de livros sobre o assunto. As imagens também são bem colocadas, e devemos sim como blogueiras ser contra esses episódios que em pleno 2018 e as mulheres ainda sofrem, e muito!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que as pessoas metam cada vez mais a colher, ssim esses machos babacas terão no minimo, medo ao abusar, ridicularizar, constranger uma mulher. Que a gente tenha voz para se proteger umas as outras. Precisamos de união.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Boa noite
    Postagem importantíssima a sua, sou contra qualquer tipo de violência e esse tipo de coisa tem mesmo que ser amplamente divulgado para por um fim no problema. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.