PARA MORRER ANTES DE LER.


Sempre vemos por aí listas e mais listas de livros para se ler antes de morrer, mas dia destes eu me surpreendi com uma que falava de livros para se morrer sem ler e por isso eu vim trazer para vocês alguns títulos que eu colocaria nesta lista.
Como eu costumo dizer: "NÃO SOU OBRIGADA" e isso se encaixa perfeitamente nessa lista, já que não sou obrigada a gostar de determinada obra só porque todos gostam. Gente do céu, tenho tantos títulos encalhados na estante  que eu não preciso ficar perdendo meu tempo com livros assim:



Eu tenho uma raiva desse livro, primeiro porque paguei caro, é DarkSide, depois que é um livro grande, ou seja perdi tempo com ele e chega no final... cadê o final?! O desfecho é tão ruim e é tanta encheção de linguiça que dá nos nervos, o descontentamento com o livro foi tanto que por medo eu desisti de começar a ler Os Condenados, mas é medo da escrita do autor e não da trama, que pra mim foi péssima.


Eu tenho uma quedinha por tudo que é relacionado a Alemanha Nazista, então todas as vezes que vejo um livro com a temática eu quero ler, não me importo se é um romance, um drama ou uma "biografia" como é o caso deste livro.
Só esqueceram de colocar na sinopse que o livro não séria focado no Terceiro Reich, mas sim nos aviões que foram usados. Gente do céu, o livro só fala de modelo de avião, é uma linguagem muita técnica, então acho que deve ser ótimo para fãs de aviação ou para algum piloto, porque para mim foi uma leitura muito ruim.


Sabe quando lemos um livro e ficamos esperando o clímax do enredo, para podermos soltar o ar que estamos segurando sem perceber? Neste livro esse momento nunca acontece. Um livro que tinha tudo para ser um drama de tirar lágrimas e que não fez nem cocegas tamanha superficialidade com que foi abordado os temas propostos. Quando o livro termina você fica com aquela expressão : "ué", pois tínhamos todos os elementos para uma história emocionante, mas a autora preferiu uma trama fria sobre um "suicídio eutanásia". Horrível.



Essa leitura foi uma indicação, que por educação eu aceitei, mas comigo não rolou, não funcionou mesmo. Esse lance de querer revolucionar o mundo convencendo as pessoas do que elas realmente precisam não dá e nem preciso dizer que o fato do personagem principal ser uma referência a Jesus Cristo é ainda mais desanimador. Acho que foi um livro com uma autoajuda que já conhecemos, feito apenas para vender e que pelo visto deu muito certo para o autor, menos para mim.





A escrava Isaura é uma leitura bem recente e fiquei me perguntando o motivo do livro ser um clássico. Uma premissa que fez sucesso nas novelas, mas que na obra original não passa de um dramalhão, com uma protagonista mimada a se lamentar o livro todo por ter nascido com tanta beleza no corpo de uma escrava. Outro exemplo de livro feito pra vender e esse foi feito para agradar a gregos e troianos, o que não é meu caso







Agora que já conhecem os títulos da minha lista eu só quero deixar claro que tudo isso é minha opinião e que você vai ter que ler para tirar suas próprias conclusões, então eu só tenho que te desejar boa sorte! rsrs.

24 comentários:

  1. Olá, Camila! Tudo bem?
    Menina, eu adorei essa ideia de listar livros para se morrer antes de ler, ao invés do contrário que estamos acostumados a ver por aí. Gostei tanto da ideia, que estou até pensando em fazer no meu blog também. Posso? Adorei suas respostas e principalmente sua sinceridade sobre as leituras. Não li nenhum dos que você citou, ainda bem! rsrs. Mas agora, vou passar bem longe, obrigada haha.
    Beijos! - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também adoro ler sobre temas como a segunda guerra, realmente li e não curti muito esse livro mas como comentou é uma boa pedida para quem gosta de aviação e tals.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? HAHAHHAHAHAHAHAH ADOREI A IDEIA! Na lista colocaria um monte de terror já que não curto o gênero. Dos citados, não li nenhum (ainda bem), mas já vi resenhas do A Escrava Isaura e O Demonologista concordando com a sua opinião. A minha lista para este tipo de situação é bem longa haha
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, amei o título do teu post. Eu tenho O demonologista, mas não li ainda. Sobre a segunda guerra, só li O menino do pijama listrado e foi angustiante o suficiente, então não costumo ler livros que se passam nesta época. O vendedor de sonhos, é a primeira vez que vejo alguém falar que não gostou, eu não li, então "não sou capaz de opinar" haha.
    Muito interessantes tuas indicações, se algum dia eu ler algum deles, vou lembrar da tua opinião. Gostei muito da tua sinceridade.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila.

    Eu gostei da lista. Essa eu ainda não tinha visto. Eu tenho muita curiosidade de ler O Demonologista e achei bem legal sua sinceridade, mas ainda tenho vontade de tirar minhas próprias conclusões. Escrava Isaura eu li há muito tempo e vou ser sincero, acho que não vou lê-lo mais. Os outros livros que mencionou eu não tenho interesse em lê-los.Se tiver interesse em trocar o Demonologista, podemos conversar sobre o assunto.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii Camila

    Minha mãe chegou a ler alguns livros do Augusto Cury mas acho que ela não chegou a amar completamente a narrativa dele. O Demonologista é um livro que recebeu hype por ser da Darkside e talz mas eu nunca tive na minha TBR, o tema em si não me agrada

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Hahaha chorando de rir com esse post.
    Menina, adorei! Existem uns livros que são bem intragáveis e por mais que a gente tente não rola, pior que muitos amam e acham um absurdo quando não gostamos.
    Desses títulos não li nenhum desses e confesso também não sentir vontade para realizar a leitura. Não gosto de livros sobre os tempos de Hitler e O Demonologista me causa verdadeiro horror.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi..
    O título da postagem deu tiuti no meu cérebro até eu entender... KKKKK
    Ainda não li nenhum dos livros que você separou nessa lista, mas eu também estou ficando mais seletiva. Por exemplo, antes eu não abandonava uma série de forma alguma. Agora, se não gosto do primeiro livro e não quero continuar, simplesmente largo e pronto. É libertador. Tem muitos livros por aí para lermos para ficarmos presas em algo que não está nos agradando...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila
    Muito bacana seu post!
    Desta lista não li nenhum, mas tbe adoro livros de guerra...quando são muito técnicos fica chatos mesmo
    Estou aqui pensando na minha lista.
    Colocaria os de terror e os de vampiros
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila.
    Pelo que vejo aqui no sue blog, acho que temos gostos literários muito parecidos. Eu também sou fascinada por livros sobre a Segunda Guerra Mundial e sempre estou lendo algo sobre. Eu ainda não conhecia o livro O Piloto de Hitler, mas é claro que já adicionei à minha lista e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHAHAH
    Gostei da ideia e dei risada com os seus comentários.
    e que pena que não gosto de O Demonologista. Eu adoro o autor e gostei bastante da leitura, mesmo concordando com o desfecho. Ficou parecendo que o autor levou anos para criar uma história e 5 minutos para fazer o final rs.. Mas Os Condenados é bem melhor <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila.
    Adorei a ideia dessa lista!! Enquanto estava lendo sua lista, fiquei aqui pensando em quais livros em colocaria na minha!!
    Mas acho que seria polêmico demais, já que as pessoas costumam amar demais os livros que eu mais odiei!!! Rs...
    Eu até curti o Escrava Isaura, mas entendo seu problema com ele. Os outros eu nem conhecia e já não me animei!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Que ideia legal essa de listar os livros que de alguma forma nos decepcionaram. Infelizmente, minha lista seria muito maior que a sua. Gostei muito de saber os motivos que te desanimou com as leituras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Mas gente, amei a ideia do post hahaha, achei super diferente! Vou responder no blog também. E como você disse, não somos obrigados a nada :)
    Amei seu blog <3
    https://porvarioslugares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. É legal ver que os gostos da gente são totalmente diferentes, né? Não li nenhum dos livros que você citou, mas volta e meia também fico me perguntando porque esse ou aquele livro parecem ser tão amados...
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  16. Vem me abraçar e ser minha amiga porque eu tentei entender o sucesso de Cinco Dias e nunca consegui. Adorei a lista e fiquei pensando em alguns que eu colocaria na minha lista. Quanto a escrava Isaura, gosto do enredo, mas lembro da sua resenha falando que esperava uma reviravolta e entendo a sua decepção.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oiiii tudo bem??

    Adorei sua lista, quero muito fazer uma postagem desta, pois com certeza todos temos uma listinha que nos arrependemos de ter lido, mas eu graças a deus consigo abandonar.
    E abandono sem dó.
    Adorei
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila!
    Não nego que de todos os citados, o único que eu conhece é o do Augusto Cury. Não é só esse, mas todos os desse autor eu não consigo gostar, é autoajuda em cada letra e eu realmente não curto isso. É, acho que vou fazer uma lista dessa também, viu? kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi Cams, pra começar, adorei o título, confesso que ri um pouco e partilhei do seu sentimento de querer morrer antes de fazer a leitura de algum livro enjoado.. Desses que você citou eu li O vendedor de sonhos e a Escrava Isaura, e o primeiro também não funcionou comigo, chato demais e prepotente ao meu ver. E o segundo li há muitos anos, na escola, então não me lembro da leitura totalmente, mas sei que foi um tormento terminar.. Adorei esse tópico, faz mais!!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  20. Hahahahaah Amei o título do post. Como vc disse, não somos obrigadas, a leitura é algo inidividua, todos nós temos os nossos queridinhos e aqueles dos quais queremos passar bem longe... Eu não li nenhum dos títulos que covo citou... Posso ficar aliviada?

    ResponderExcluir
  21. Hahahahah adorei a ideia do seu post! Dos livros que você citou, eu não li nenhum, mas A escrava Isaura está na minha lista. Vamos ver o que eu vou achar dele...
    Mas sério, muitas vezes acontece isso que você falou, não somos obrigadas a gostar do que todo mundo gosta, afinal, minha mãe sempre me disse que eu não sou todo mundo kkkk
    Adorei sua listinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nossa, amei esse post! Concordo com você em relação a perder tempo com livro que não está gostando. Com tanto livro no mundo, para que insistir em um que não está fluindo?
    Da sua lista, eu só li A escrava Isaura e também não entendo o motivo de ser considerado um clássico. Foi uma leitura que eu arrastei horrores e achei totalmente esquecível. Os outros, eu ainda não li e nem pretendo hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila, como está?
    Logo que eu abri o link eu sabia que vinha pedrada verbal, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Culpa de nunca deixar de ver um vídeo do Diva Depressão no Youtube, XD. A gente sabe quando vem voadora.
    Sobre a TAG, eu AMEI mesmo a ideia e se tem pelo menos uma série que eu prefereria morrer antes de ler é "50 tons". Li o resumo do primeiro livro e me arrependi amargamente de perder cinco minutos com isso. Outra é os livros com CEO da Maya Banks. SÉRIO, não posso com aquilo nem fumando muito beck. (Não fumo nem cigarro básico, kkkkkkkkkkkkkkk.)
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa. Adorei essa sua listagem. E fiquei ainda mais encantado por ver A Escrava Isaura nela, que é uma história cheia de reviravoltas e momentos bem tensos. Foi o primeiro clássico que li em minha infância. Já assisti todas as versões e não canso de me emocionar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.