O Rouxinol - Kristin Hannah




França, 1939: No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes.Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva.Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.Seguindo a trajetória dessas duas grandes mulheres e revelando um lado esquecido da História, O rouxinol é uma narrativa sensível que celebra o espírito humano e a força das mulheres que travaram batalhas diárias longe do fronte.Separadas pelas circunstâncias, divergentes em seus ideais e distanciadas por suas experiências, as duas irmãs têm um tortuoso destino em comum: proteger aqueles que amam em meio à devastação da guerra – e talvez pagar um preço inimaginável por seus atos de heroísmo.


Tenho pra mim que as vezes eu leio os livros de forma errada e a leitura acaba se tornando arrastada, maçante e muito entediante. O resultado disso sou eu abandonando a leitura, mesmo que depois de algum tempo eu de uma nova chance.

O Rouxinol foi uma leitura que abandonei a cerca de 3 anos atrás e para o Desafio 12 Meses Literário de março eu resolvi tentar ler esse livro. Respirei fundo, tirei o marcador que estava na página 145 e comecei do zero.





A Segunda Guerra Mundial afetou o mundo todo e sempre vemos isso retrato em livros, filmes, séries e documentários. Normalmente é mais focado sobre, o incontestável, sofrimento do povo povo judeu. Mas nesse livro, Kristin Hannah nos apresenta um fantástico romance histórico, que retrata as desventuras do povo francês, que vê suas vidas mudarem, por conta da invasão nazista ao país.

No amor, nós descobrimos quem desejamos ser; na guerra, descobrimos quem somos.

Vianne Mauriac é esposa do carteiro Antoine e mãe da adorável Sophie, pelo menos as coisas eram assim a 30 anos atrás. Hoje ela é uma senhora sendo levada a uma casa de repouso, que com muito pesar revive na memória os anos de guerra.
Ela sabia algumas coisas sobre a guerra, pelo menos o que vinha depois dela, como foi terrível o regresso do pai ao lar depois da primeira grande guerra. E mais uma vez a guerra bate em sua porta, levando seu marido para o fronte.

Lembro-me dos homens voltando para casa de muletas, as pernas das calças balançando vazias, ou com o braço decepado, o rosto arruinado. Lembro-me das histórias de Verdun e Somme, de milhões de franceses morrendo nas trincheiras, que ficaram vermelhas de sangue.

Como a pior coisa sempre pode ser verdade, os alemães invadiram Paris e a intratável Isabelle Rossignol, foi mandada pelo pai para casa da irmã em Carriveau. E lá vamos conhecer a diferença entre as duas e ver como mágoas do passado é capaz de moldar as pessoas.

Vianne sempre seguia as regras, protegendo e cuidando de Sophie, enquanto a irmã era rebelde e lutava pelo que achava certo. Mas as desavenças terão que ficar de lado depois que um oficial alemão aquartela na casa de Vianne e elas precisarão sobreviver as misérias da guerra, onde os invasores engordam as custas do povo abatido.

Não sei mais qual é a coisa certa a fazer. Quero proteger e manter Sophie segura, mas de que adianta a segurança para crescer em um mundo onde as pessoas desaparecem sem deixar vestígios por rezarem a um Deus diferente?

 Mas da mesma forma que Vianne acreditava em Deus, Isabelle acreditava em seu país e entra para o movimento França Livre, onde ela vai provar que guerra não só diz a respeito de homens.
Nesse grupo revolucionário, Isabelle reencontra Gaeton, um miliciano rebelde que despertou toda essência da menina, que amadurece e encontra o seu destino, assim como encontra o amor em meio a guerra.

Eu recomendaria cuidado se vivêssemos em tempos normais. Diria que ele é jovem e está envolvido  num negócio perigoso e jovens em perigo podem ser volúveis. Mas já estamos tento tantos cuidados nos dias que correm, por que acrescentar o amor nesta lista?

Assim segue todo o livro, narrando, na maior parte, em terceira pessoa, os perigos que Isabelle, a Rouxinol, enfrenta ao ajudar pessoas caçadas pelo exercito de Hitler e a vida de Vianne e a filha para sobreviver com um alemão sem escrúpulos dentro de sua própria casa e como que a tão centrada Mauriac colabora com os desafortunados da guerra.





Que  livro é esse gente?! Eu definitivamente li muito errado na primeira vez. A escrita da autora é maravilhosa, trazendo uma trama tocante e muito real, ela conseguiu me surpreender, mostrando um outro lado de um tema bem conhecido. Ela inovou de forma emocionante do começo ao fim.

Temos um pai marcado por uma guerra e temos duas filhas cheias de traumas por conta de um pai ausente. Irmãs com personalidades extremamente distintas, como água e óleo, que a guerra será capaz de unir, sem tornar a situação de reconciliação caricata. Ambas lutaram a seu modo, amadurecendo muito com o decorrer do enredo, mas ainda sim, mantendo suas essências e particularidades.

Minha única ressalva é que a autora poderia ter dado um pouquinho mas de ênfase ao papel de Vianne em relação a "ajudar os necessitados",vou colocar assim para não dar spoiler do que ela fez, a atitude dela foi tão importante quanto a da Rouxinol, Isabelle, sua irmã.

A ambientação é esplêndida, em toda leitura eu assistia o livro em minha mente. Assim como as descrições me fizeram sentir absurda empatia pelos personagens. Destaco algumas delas, que pelo que pesquisei são bem realistas em tempos de guerra.


  • A peregrinação dos refugiados para as zonas livres.
  • Uso dos cartões de racionamento e a distribuição da ração. 
  • Grupos de resistência, nesse caso, comandado pelo general, Charles de Gaulle.
  • Controle sobre os meios de comunicação.
  • Prisioneiros, aqui nos campos de concentração, que além de judeus tinha os prisioneiros políticos.

Saber o quão real pode ser alguns pontos desta trama torna tudo ainda mais formidável, de tirar lágrimas mesmo. E quando o livro acabou eu me peguei olhando pro nada e refletindo sobre quantas famílias viveram e vivem nesse terror que é a guerra, em que a única luta é para sobreviver.

Algumas histórias não tem final feliz. Até mesmo histórias de amor. Principalmente histórias de amor.

Deu pra notar o quanto eu gostei desse livro, do quanto ele me emocionou e me fez refletir sobre as barbáries das guerras, que fica até bobo eu dizer que recomendo a leitura, mas como é de lei nas minhas resenhas, preparem o coração e LEIAM esse livro. E para não ficar somente nas minhas palavras, vamos conferir o convite da autora para que todos leiam "O Rouxinol":

46 comentários:

  1. Fico tão feliz em saber que vc deu uma segunda chance para esta leitura. Sempre que abandono um livro, deixo ele de lado por um BOMMMM tempo e tento dar outra chance em outra fase hahaha..
    Eu gostei bastante dessa história, deu vontade de sair marcando todos os quotes =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu só li um livro dessa autora e me emocionou ao extremo, esse está na minha lista de leitura. Espero gostar da leitura assim como você

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    é sempre uma delícia quando deixamos aquele livro que não estava nos agradando muito descansar e quando pegamos de novo, nos encantamos, não é? Adorei a premissa da trama e sua resenha sobre ele só me deixou mais e mais curiosa para saber o seu desenrolar. Dica super anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou tanto assim da segunda vez que tentou ler, às vezes é o momento que não é o certo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Também sou assim, tem livro que parece que tem a hora certa de ler, as vezes estou me arrastando, mas depois de um tempo recomeço e passo a achar o livro incrível.
    Teve uma época que livros na segunda guerra estavam meio que na moda e eu estava esperando passar a onda e separar os bons dos caça níqueis e esse parece ser muito dos Bons

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Eu nunca senti interesse em realizar a leitura dessa obra, já vi muitas pessoas falando super bem das histórias dessa autora, tanto desse livro quanto dos outros, mas por enquanto irei continuar passando a dica, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Cams! Que bom que você deu uma segunda chance pro livro e se apaixonou pela história! Eu sempre fico com medo desses livros ambientados na segunda guerra. Geralmente, na grande parte, eu choro. E essa história, onde a família é quebrada, com um pai que precisa ir lutar e deixa suas filhas sozinhas, as irmãs que têm que lidar com o horror da guerra e de tudo que vinha com ela. As decisões que precisa ser tomadas e suas consequências.
    Espero muito ter a oportunidade de ler esse livro tão lindo!
    Bjoxx - www.stalkerliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Esse livro é muito especial né? A primeira vez que li não tinha maturidade para ele, mas depois de um tempo eu reli e foi uma experiencia maravilhosa como a sua. É uma história BOA, bem escrita, bem foda! Desculpa o palavrão haha deu saudade da leitura!

    beijos e parabéns pela leitura e pela resenha =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila. Fiquei tão contente em saber o quanto você gostou desse livro. Eu sou apaixonada por ele, me lembro que quando eu li não conseguia largar e fui lendo direto, quanto dei por mim já eram cinco horas da manhã e eu estava aos prantos na sala de casa com o final do livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Li este livro ano passado e amei! Ressaca até o fim da vida! Livro lindo, maravilhoso, a autora e fenomenal, nos sentimos dento da estoria! Recomendo para todo mundo! Chorei horrores e até hoje se começo apensar demais, choro de novo! É meu favorito da vida! Amei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Não sei nem se é uma questão de ler errado, mas sim uma questão de estar no clima, no momento certo para ler determinada história. Ainda mais um enredo pesado, já que trata da guerra.
    Gostei muito dessa abordagem de as duas irmãs serem diferentes e terem conseguido ajudar de maneiras distintas durante a guerra.
    Com certeza pretendo ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Vou anotar sua dica,fiquei bem curiosa.Espero ler em breve e gostar bastante.❤️
    É tão ruim abandonar livros, né?! Ainda bem que você retornou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. É uma obra que não me desperta interesse em ler,mas gostei de saber sua opinião e conhecer um pouco mais da obra, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Nossa, fiquei encantado com esse livro e com muita vontade de ler, adoro obras que se passam na guerra. Sua resenha nos mostra como temos que dar novas chances aquelas obras que não nos pega de primeiro, porque sempre estamos amadurecendo e nos preparando para novas leituras. Você não leu errado da primeira vez, só não era o tempo certo. Fico feliz que tenha gostado.

    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila!
    Eu tenho esse livro no Kindle há tanto tempo que dá até vergonha falar. Amo a escrita da Kristin Hannah, acho que suas histórias são sempre envolventes e com dramas que deixam a gente de coração apertado com os personagens.
    Adorei suas impressões dessa leitura, vou colocar nas minhas prioridades.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo ler essa autora há anos! Ela me foi fortemente indicada por alguns leitores, mas ainda não tive a oportunidade de lhe dar uma chance. Quero começar por O Caminho para Casa, que me foi tão indicado e depois ler O Rouxinol.

    Histórias ambientadas em períodos de guerra, como a 2ª Guerra Mundial sempre mexem profundamente comigo. As pessoas costumam ver a guerra de maneira abstrata por não terem vivido num período assim. Mas, embora eu também nunca tenha sentido na pele as consequências da guerra, não consigo ficar indiferente. São histórias que sempre me deixam no chão, em pedaços. Ainda que a autora não se concentre tanto na realidade do momento, ainda assim eu fico "ouvindo" as bombas explodindo, vendo as pessoas chorando, a falta de comida... :(

    ResponderExcluir
  17. Eu sou completamente apaixonada por essa autora, esse livro eu ainda não li, mas é um dos que estão na minha lista... Para mim, a forma como ela escreve, desenvolve os personagens e seus dramas é incrível!

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li um livro de forma errada (pelo menos eu acho). Mesmo quando leio algo meio maçante, vou até o fim, os que abandonei foram porque realmente NÃO CONSEGUI DE JEITO NENHUM LER. hahaha, mas nunca tentei reler eles, gostei da sua dica, quem sabe não funciona para mim? :P
    Eu gosto de livros com essa temática, e a premissa desse me chamou a atenção, que bom saber que dessa vez a leitura funcionou pra você.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não gosto de ler livros que retratem as guerras, fico imensamente triste e pensativa por muitos dias. Já comecei vários e abandonei. Não sei porque, me invade uma tristeza tão grande que não consigo continuar.
    Gostei do enredo e da sua resenha, mas pouco provável que eu leia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Li um livro da autora que me deixou afogada em uma poça de lágrimas ao final da leitura, por este motivo já quero ler todos os livros que ela escrever porque eu adoro sofrer lendo... hahahahahahaha
    Achei esse enredo ótimo e espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Juro que tomei um susto quando no início da resenha li que você já tinha abandonado haha Nunca li nada da autora, mas é unânime entre quem ler gostar dos livros da autora. É uma que quero muito de ter oportunidade para ler todas as suas obras. Nesta específica, o assunto é muito do meu interesse, e sua resenha só me deixou mais animada ainda em ler. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Tem alguns livros que precisamos estar no momento certo para lê-los, porque cada livro nos toca de uma maneira diferente. Várias vezes tentei ler o livro A Cor Purpura e não consegui, mês passado terminei a leitura dele em meio a várias lágrimas.
    Apesar de não conhecer o livro que você indicou já, anotei ele na minha lista de espera! Sua resenha foi emocionante.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já li algumas resenhas desse livro e nenhuma me chamou muita atenção... Infelizmente a sua entrou para esta lista kkkkkkkkkkkkkkkkkkk não é nada pessoal, amo a escrita do seu blog, mas é a história em si que não me prende, não me desperta nenhum sentimento. Então toda vez que leio algo relacionado a essa obra fico cansada... Espero um dia mudar minha opinião.

    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  25. Oi Camila.


    Histórias sobre a guerra sempre é uma leitura muito comovente. Eu ainda não tive a oportunidade de ler este livro que você resenhou, mas pela sua opinião já tenho certeza que vou gostar muito dela. Vou anotar a dica e tentar adquirir este livro o mais breve possível, estou bem curiosa. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem?!?! Eu adoro as histórias da Kristin. São sempre cheias de emoção e muitas vezes pontuadas com bastante drama. Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Camila!!!
    Tem livros que a gente começa a ler mesmo e fica nesse arrastamento que desistimos de continuar, mas que depois cá estamos lendo e devorando ele e vendo que vale a pena a leitura.
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, li algumas resenhas porém não é o livro que entra muito no meu estado de leitura há alguns anos e talvez não seja uma boa o lê-lo ainda.
    Sim, livros que trazem assuntos que realmente podemos pesquisar e ver que ocorreram os tornam mais reais e percebemos o cuidado que o autor teve em tratar sobre o mesmo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Camila! Tudo bem?
    Eu nunca li nada da Kristin Hannah, mas vejo.sempre críticas muito boas. Esse livro, entretanto, me cativou não apenas pela sua proposta excelente, mas por ter protagonistas tão incríveis. Mas claro que eu espero que essa leitura seja tão boa pra mim como foi pra ti. Excelente resenha.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Ah, mas é assim mesmo!
    As vezes lemos do jeito errado ou na época errada. E isso estraga tudo!
    Mas que bom que você tentou novamente e gostou tanto!
    Vou anotar sua dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, camila! Eu amo esse livro e adoro a autora! Que bom que você resolveu dar uma nova chance a ele, talvez aquele não fosse o seu momento. Sim, a kristin faz tudo ser realista demais em qualquer coisa que ela se propõe a escrever, e isso é o mais icncrível. Acho que para mim esse ainda é o melhor livro da autora, mas ela tem outros muito fascinantes. Espero que você goste.

    ResponderExcluir
  31. eu faço muito isso sabia?
    leio de uma forma que fica bem entendiante e depois, quando dou uma nova chance, é o livro da minha vida
    parece ser u livro muito bom mesmo. vou colocar na listinha, que por sinal ta imensa

    ResponderExcluir
  32. Olá Camila, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, o enredo parece estar muito bem construído pela autora junto com a ambientação *-* Sem duvida pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Cami

    Eu não acho que haja uma forma errada de ler um livro, e sim o momento errado, sabe? Talvez naquele momento você não estava preparada para uma leitura tão densa, mas agora sim.
    Recentemente li As Coisas Que Fazemos Por Amor e foi uma leitura tão boa que me deu vontade de ler tudo da autora. A única coisa que me deixa com um pouco de receio é a ambientação, já que não gosto muito de histórias sobre guerras e seus terrores. Mas quero muito ler tudo dela e em algum momento eu lerei esse livro. Que bom que dessa vez deu tudo certo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Tudo depende do seu momento. Fico feliz que dessa vez deu certo. Eu não tinha ouvido falar desse livro e confesso que não chamou muito a minha atenção, não sei se seria o meu momento de ler.as vou deixar guardado aqui no subconsciente e quem sabe um dia eu o leia.
    Bjks

    ResponderExcluir
  35. Oiee Camila ^^
    Eu ando querendo ler esse livro desde que ele foi lançado, mas até agora nada. Faz muito tempo que não compro livros, e quando compro, acabo me esquecendo daqueles "antigos" para comprar os lançamentos...hehe'
    Lembro mesmo que muita gente falou super bem desse livro, muitos favoritaram, inclusive. Parece ser uma história maravilhosa e muito emocionante, acho bom ir me preparando antes...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi. Tudo bom? Que bom que desta vez você gostou da leitura, por que me assustei no início rsrs. Nunca li nada da autora, mas a temática parece bem interessante e me deixou bem curiosa. Além disso a sua resenha não deixa dúvidas de que você achou o livro muito bom. Dica já anotada.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  37. 'as vezes eu leio os livros de forma errada e a leitura acaba se tornando arrastada, maçante e muito entediante.' eu também já tive essa impressão e depois a certeza, com o tempo, v que eu não estava respeitando a dinâmica de cada livro e isso prejudicava a leitura, ou seja, eu era muito rígida, como se o livro tivesse que se adequar a mim ao que eu achava correto, perdi muito tempo com essa bobagem de minha parte.
    Sobre O Rouxinol, eu conheço, mas ainda não li quero ter a oportunidade este ano.

    ResponderExcluir
  38. Nossa, que livro maravilhosoo! Eu sempre me interessei por histórias que retratavam a Segunda Guerra Mundial, já vi que irei amar essa obra haha. Que interessante o fato de você ter abandonado a leitura e depois de dar mais uma chance, a obra se tornou uma das suas favoritas haha. Talvez naquela época não tenha sido o momento certo para a leitura, amei a sua resenha e espero ler essa obra um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  39. Olá! Tudo bom?

    Essa de ler errado já aconteceu motivo, mas porque eu não estava muito motivada na leitura na primeira vez então tudo se tornou maçante e eu não entendia nada da história haha. Fico feliz que se surpreendeu e gostou da obra, já ouvi falar desse livro porém nunca parei para lê-lo, já anotei aqui a dica para caso eu tenha a oportunidade. Eu particularmente adoro quando passa um filme na minha mente quando estou lendo ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  40. Oi Camila!
    Eu são muito fã da Kristin Hannah e para mim Rouxinol é o melhor livro dela, eu amei tudo!!!! O enredo, os personagens, a ambientação, tudo! E daqueles que eu recomendo para todo mundo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  41. Preciso encontrar o momento certo pra ler esse livro, porque se não, eu vou abandonar feito você fez anoooos atrás, mas eu vou dar um jeito porque leio comentários incríveis da leitura.

    ResponderExcluir
  42. Quero muito ler esse livro! Toda a ambientação é o próprio romance me chamam muito a atenção. Vejo muitos comentários positivos e isso só aumenta a minha curiosidade também. Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  43. Oi.

    Eu peguei esse livro recentemente numa troca e agora vejo que fiz uma boa escolha. Já tinha vontade antes de ler esse livro, maa depois da sua resenha, a vontade aumentou muito. Parece ser o tipo de livro que eu gosto e estou torcendo para que eu ame a leitura.

    ResponderExcluir
  44. "Li errado" foi otimo, hahaha.
    Eu adorei a resenha! A capa é linda e eu sou apaixonada por histórias ambientadas na guerra. Nunca li nada dessa autora mas já quero conferir o enredo e o destino desses personagens tão cativantes.

    ResponderExcluir
  45. Oi, Camila! Sou apaixonada por livros que nos trazem algum tipo de reflexão, como é o caso desse. A proposta é muito interessante e a capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  46. Olá...
    Que resenha linda!
    Gostei de saber que o livro nos faz refletir sobre quantas famílias viveram e vivem nesse terror que é a guerra, em que a única luta é para sobreviver.
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.