Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros - Fábio Yabu

Conto: Os Três Lobinhos
Autor (a): Fábio Yabu
Páginas: 12


Em 'Branca dos Mortos e os Sete Zumbis', Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual. Os contos seguem o mote de sucessos da televisão atual, como as séries Grimm e Once Upon a Time. Protagonizadas por personagens dos contos de fadas, revelam facetas nunca antes imaginadas de suas personalidades. Além disso, os doze contos que compõem Branca dos Mortos e os sete zumbis formam uma narrativa não-linear que culmina num desfecho aterrorizante. A obra ainda conta com as ilustrações de Michel Borges, que acompanha o autor desde seus primeiros projetos. As ilustrações de Michel homenageiam os desenhos clássicos dos contos de fadas, com toques sombrios, e complementam a atmosfera sinistra e misteriosa criada por Yabu.

Passeando pela Amazon eu fui conferir o que tinha grátis e me deparei com esse conto. Imediatamente ele me chamou a atenção, uma vez que ele é uma reunião de tudo que eu amo no meio literário.

A proposta é bem simples, uma releitura de conhecidas fábulas e histórias infantis, que viraram contos macabros.


Os Três Lobinhos é um compilado de referências de todas alegorias com lobos que já tenha ouvido ou lido, mas com um desfecho totalmente diferente dos que conheço.
Nesse conto os lobos reinam soberanamente sobre a Terra, só ficando abaixo dos deuses, que  os proíbe de comerem animais mais fracos, levando assim a raça a uma miséria raquítica,  originando aos cães e as hienas, que riem de desespero.
Indignados, três lobinhos decidem se rebelar contra a proibição e dois acabam tendo um fim trágico, um na vã tentativa de comer um porquinho e o outro devora uma menininha de capuz vermelho, mas tem a barriga aberta para retirada da menina ainda viva, enquanto o terceiro dilacera sua vítima  e aguarda o castigo dos deuses.
Como disse, o conto é cheio de referência, mas é inovador nessa mistura de conto de fadas e horror.

O prefácio é escrito pelo Eduardo Spohr, autor da Batalha do Apocalipse e nos dá uma ótima ideia do que é o livro em si, nos fazendo viajar sem nem mesmo ter começado o conto, que por sua vez é maravilhoso, com toda sua simplicidade e objetividade, mas infelizmente curtinho. Me deixou com vontade de quero muito mais, eu preciso do livro.

39 comentários:

  1. Oi, Camila. Mulher, adorei a tua dica. Tem zumbi no título eu já quero, sou viciada em histórias de zumbis (tudo culpa de The Walking Dead). Fiquei curiosa demais para ler os outros contos também e adorei a tua indicação, gostei tanto que antes de vir comentar eu fui lá na Amazon e baixei também!!! Vou ver se consigo encaixar nas leituras de abril.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Nossa, adorei saber que ele está a Amazon e, melhor ainda, de graça. Se antes eu já tinha ficado interessada pela premissa, depois de saber que Eduardo Spohr escreveu o prefácio, fiquei ainda mais animada para conhecer essa obra. Adorei a resenha e a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Achei a ideia muito interessante e saber que está (ou estava) de graça na Amazon é ainda melhor, vou dar uma olhada para ver se ainda está grátis. O conto sai um pouco da minha zona de conforto e confesso que tenho um medinho de histórias macabras, mas achei realmente interessante essa ideia. Obrigada pela dica.

    Beijos

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de leituras macabras e acho que não iria aproveitar muito esse tipo de conto, mas acho a ideia muito legal e com certeza agrada muita gente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Faz tempo que essa amostra está de graça na Amazon, e realmente é bem isso o Fábio pega os contos de fadas e os transforma em algo bem macabro, minha irmã há leu todos os contos e gostou e eu quero muito ler também.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh amo adaptações com pegadas sombrias hahahah e ainda mais com zumbi. Eu li um "Alice no País das Armadilhas" faz pouco tempo e gostei bastante. Dica super anotada *_*

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom? Eu já havia visto esse livro na Amazon, mas o interesse pela leitura não surgiu. Lendo sua resenha fiquei com vontade, mas acho que vou esperar mais um tempinho.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii

    Eu achei a idéia bem legal e por ser um conto a dica é ótima, se lê em nada. Vou conferir se ainda está na Amazon.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Gente eu tenho muuita vontade de ler esse livro! Adoro essas versões de contos de fadas

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Para quem curte terror, esse conto é uma ótima pedida! Eu como sou medrosa [sim, até em leitura eu tenho medo] dispenso esse conto. não conseguiria ler nem meia página. Passo a dica, mas anoto para indicar aos amigos fãs de terror.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu também baixei este conto na Amazon mas ainda não li. Gosto muito dessas releituras de contos de fadas. Com certeza vou ler.. E se você gosta de releituras, te indico "O Ladrão de Crianças" que é uma releitura do conto do Petter Pan <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Quando eu trabalhava em livraria esse livro ficou tão empoeirado, ninguém o comprava e eu não fazia muita ideia do que se tratava, o que é uma pena porque além de ser curtinho, parece ser sensacional, né? Pretendo comprar para um amigo, sei que ele vai amar a narrativa!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!
    Não duvido que para os fãs de terror esses livros serão um prato cheio. rsrs
    Eu, por enquanto, passo a dica. Espero uma ocasião em que eu consiga sair da minha zona de conforto para ler.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Aaaah, adorei!!
    Gosto de ver sempre releituras das minhas histórias favoritas.
    Recentemente comprei a edição comemorativa de Crepúsculo onde em "vida e morte" os papeis se invertem, sendo a menina uma vampira. Pretendo ler logo hahaaa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olha só, a imaginação corre solta nesse conto!! Parece interessante para os fãs de terror. Já li muito e dei um tempo para apreciar outros gêneros. Vou passa a dica desta vez!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Aí que macabroooo! Hahaha
    Adorei! Amo histórias assim, queria muito que saísse um livro do tipo para poder me aventurar em outras releituras dos meus contos favoritos! Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Eu adoro releituras, mas é muito difícil eu ler aquelas que se tornam histórias de terror. Apesar disso, por ser contos, gostei da proposta dele de escrever histórias baseadas no mundo encantado. Me lembra, logicamente, os irmãos Grimm - só assisti as duas primeiras temporadas e não li as obras originais - só vi os resumos. Já fiquei bem curiosa como ele desenvolveu esses contos e, apesar de não ler muitos livros do gênero, acho que é uma boa oportunidade para começar a me envolver mais nelas.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse conto, mas admito que não fiquei curiosa para ler. Eu amo releituras de contos de fadas ou histórias clássicas, porém, não gostei do ar mais macabro que foi dado nessa versão. Como não gosto de histórias de terror, acho que essa releitura realmente não faz meu estilo. No entanto, para quem gosta do gênero, pode ser uma boa opção de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, tudo bem?
    Também sempre estou garimpando na Amazon a procura de algo interessante, Este não conhecia, mas fiquei interessada, parece ser bom e de leitura super rápida também. Dica anotada e indo conferir! Adorei a dica e sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Que interessante. Vou anotar para ler depois, pois adoro essa releituras. E o legal dessa releitura é que pega todos os contos sobre lobos e faz um só. Muito criativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Pelo visto esse conto é bem instigante. Apesar de gostar de sobrenatural e todo a áurea de terror e suspense, não me senti conectada a ponto de desejar realizar essa leitura no momento.
    Mas vou deixar anotado para quem sabe embarcar futuramente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  22. Oie!

    Eu tinha uma amiga que leu todos os contos dessa editora, e esses dois que você cita se não estou enganada também, eu passo a dica, pois não faz muito meu estilo literário, mas não posso negar que gostei bastante da ideia do autor e se em algum momento surgir a oportunidade irei ler sim, só para matar a curiosidade!

    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Olá!Tudo bem?
    Sei que tenho esse livro no meu kindle a séculos,mas nunca li.Aquela pessoa compulsiva que baixa tudo que tiver grátis?Eu.
    Gostei de conhecer pois agora posso subir o livro na minha lista.Tenho um certo medo de qualquer coisa de terror e macabra também kkk,medrosa sempre com certeza.Espero conseguir ler sem precisar de alguém do lado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oii! Eu já tinha ouvido falar desse conto, mas não sabia que continha apenas 12 páginas. Com certeza deve deixar muitos leitores ansiosos para ler mais, ainda mais por envolver contos de fadas e terror. Amei a sua resenha, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  25. Olá Camila,
    Já vi esses livros várias vezes na livrarias, mas nunca comprei por conta do preço dele. Fiquei contente por esse conto ter te agradado e pela temática dele, pois gosto muito de lobos e gostei do que gerou o conto, sabe?
    Adorei saber também que temos um prefácio do Spohr, ele é maravilhoso.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  26. Faz tempo que li, e adorei o livro é este toque de terror que o autor deu para a narrativa. Eu também encontrei o livro por um acaso.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?
    É ótimo quando um autor nos arrebata em poucas páginas e terminamos a leitura desejando mais, não é mesmo? Esse é o sentimento que gosto de carregar quando termino um conto! Adorei essa pegada de terror, misturando elementos de contos de fadas, deixando-os mais sombrios! Sugestão mais que anotada ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Olá!!!
    Adorei a sua resenha e anotei a sua dica para procurar depois na Amazon!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? Amo coisas gratuitas, mas eu tenho dificuldade de ler contos. Não sei se por último não tenho lido nenhum que realmente me agradasse ou apenas era uma coisa que lia muito e cansei. Enfim, essa temática não é muito meu gênero, sou facilmente induzida nesse universo e o que mais me chamou atenção é que são releituras, mas eu amo os clássicos do jeito que eles são. Adorei, beijos!

    ResponderExcluir
  30. Nossa, parece um conto bem forte, apesar das poucas páginas, e acredito que assim como você eu também ficaria com esse gostinho de quero mais. Achei interessante ser prefaciado pelo eduardo spor, ele é alguém bem reconhecido. Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  31. Olá, li esse livro se não me engano em 2015 e tinha toda expectativa do mundo em cima dele, pois adoro quando encaixam coisas macabras em algo inesperados mas confesso que me decepcionei, eu sinceramente não gostei de nenhum dos contos, achei todos tão forçados e que não foram bem pensados.

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bem?!?!
    Essas releituras de princesas e contos de fadas semorw me interessam.
    Ja anotei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oiiii, não conhecia o conto e eu amo releituras, então amei a dica que vc deu, e mais ainda por ela também ter te agradado!

    ResponderExcluir
  34. Oi Camila!
    Ri alto com o nome desse conto, adorei! Já quero muito ler, fico imaginando como pode isso, misturar contos de fadas com terror, deve ter ficado ótimo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Oii, tudo bem?
    amei fortemente sua dica, adoro esse movimento dos contos retornarem a suas premissas originais ou semelhantes. obrigado pela dica, irei conferir na amazon.

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  36. Caramba curti bastante a ideia, não sabia da existencia desse livro, dica anotadíssima, fiquei curioso pra saber sobre os outros contos!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Camila, como está?
    Acho que tenho esse conto nas minhas coisas do kindle, mas ainda não li! Porém, amei a ideia dessas releituras de terror dos contos de fadas clássicos até porque eu mesma andei tendo umas ideias assim no meu universo literário, Os Vampiros Portenhos.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá Camila!
    Já havia visto esse livro pela blogsfera e acredito que esteja na minha lista no skoob há muito tempo rs' não sou muito de ler contos, ainda mais de terror rs' mas essas releituras são bem legais, é uma coisa bem diferente. Muito bom encontrar livros grátis na Amazon rs' adoroooo...

    beijos!

    ResponderExcluir
  39. Olá,

    Nunca ouvi falar nesse conto, mas fiquei com uma enorme dúvida, será que é preciso ler o livro anterior antes de lê-lo? Acho o lobo um animal muito interessante, então seria bacana ler algo inspirado nesse animal e ainda mais que adiciona o gênero terror. Não costumo ler muito do gênero, mas estou tentando variar minhas leituras.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.