Cheira A Espírito Adolescente.



No auge dos meus 15 anos eu ouvi na rádio a música Come as You Are, do Nirvana. Foi neste momento que descobri que eu tinha nascido grunge, daquele dia em diante eu quis tudo relacionado a banda e ao universo grunge.

Grunge: é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, apatia, confinamento e desejo de liberdade.   Wikipédia

Eu fui em tantos shows cover do Nirvana, era praticamente uma tiete, que defendia a banda, seus integrantes e cultivava a briga com fãs da banda Guns N' Roses, assim como o vocalista e guitarrista Kurt Cobain fazia quando era vivo.
Nunca pude ver um show deles, uma vez que Cobain tinha cometido suicídio em 1994, mas convenci a minha mãe a me dar de presente de 15 anos a biografia de Kurt Cobain, Mais Pesado que o Céu.





O livro conta toda trajetória de vida de Kurt, desde seu nascimento, até sua morte.
É uma obra rica em informações, curiosidades e muita, muita foto, ou seja, é um prato cheio para fãs de plantão.

Skoob

É um livro que eu particularmente não empresto, mesmo depois de quinze anos, das páginas estarem amarelas e da veneração a banda ter acabado, apesar de ainda gostar das músicas e de acompanhar algumas coisas do Foo Fighters, atual banda do ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl. Afinal eu não tinha nascido Grunge rsrs.





E não posso falar de Nirvana sem mencionar o hino dos anos 90 "Smells Like Teen Spirit". A canção era a primeiro single do segundo álbum da banda, Nevermind, que fez um sucesso inesperado, levanto a banda aos topos de varias paradas musicais.



E você, já conhecia a banda? Leu o livro Mais pesado que o céu? Me conta, quero dividir minha nostalgia.

40 comentários:

  1. Adorei, amo nirvana ^^ Já li livros deste porte e gostei muito, espero gostar deste tanto quanto você. Sei bem o que é não querer emprestar nenhum livro de jeito nenhum. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Nirvana também fez parte de minha vida, o que foi maravilhoso dado a qualidade das músicas, ser grunge é legal. Infelizmente, não li Mais Pesado que o Céu e achei uma excelente dica para compor minhas leituras de 2018. Eu fui ao delírio com Smells Like Teen Spirit e um cabo de vassoura, enquanto varria a casa.Adora ficar só em casa e dá a louca... nossa, essa postagem foi nostálgica...

    ResponderExcluir
  3. Não tenho costume de ler biografias, mas essa seria uma das que eu leria por ser um ícone da música até hoje.

    Parabéns pela dica!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu nasci em 85, infelizmente a banda terminou em 1994 e eu era bem criança, mas ouvi muito na década de 90 e ainda ouço às vezes as músicas da banda, curto muito. Gostei da sua publicação, pois gosto muito de música boa, rock e ficou nostálgico!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, não sabia que tinha essa dica de leitura e nem sabia da existencia do livro, de cara me senti muito atraída, gosto muito do Kurt e da banda ainda, muita nostalgia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Heiii, tudo bem?
    Sou da epoca que o Nirvana estourou e todo mundo amava, mas eu realmente nao curto mto nao.
    Confesso que sei mto pouco e não me atrai tanto uma leitura assim, por nao ser fã do artista.
    Mas é uma otima dica pra quem curte como vc.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que apesar de ter escutado na adolescência, nunca fui muito fã da banda.
    Infelizmente uma leitura sobre não me cativa muito, mas como dizem: nunca diga não.
    Então prefiro dizer: quem sabe um dia?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Quando entrei aqui em seu cantinho e vi sobre a banda Nirvana, tive que parar e ler. Sinceramente, eu não conhecia essa biografia e olha que já vi lançarem até mesmo documentário a respeito do Kurt Cobain. Minha primeira música que ouvi foi Smell Likes Teens Spirirt (paixão a primeira vista!) e para mim é uma música tão contagiante que ao começar eu me sinto na vontade de cantar, dançar, bater cabelo (fazemos isso para curtir o vocal pesado!). Sempre gostei do estilo grunge, como boa moça alternativa que sou, não tem como deixar de lado essa subcultura classuda!
    Nirvana para mim é um hino que deve ser apresentado a muitas e muitas gerações!

    Até mais! O/
    https://j-informal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nooooosssa! Eu li esse livro há uns bons anos atrás!
    Eu curto grunge, embora eu goste mais de Soundgarden e Pearl Jam, mas não há como negar que Smells Like Teen Spirit é realmente O HINO.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, não costumo ler biografias, a menos que seja muito fão da personalidade descrita no livro. Como não curto e nem conheço muito esta banda, esta leitura em si, não me despertou interesse, mas para os fãs, tenho certeza que é uma grande obra.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem ?
    Não gosto de ler biografias
    Tá linda sua resenha!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  12. Oiee Camila ^^
    Eu não sou fã da banda como você, mas às vezes escuto uma música ou outra, e confesso que gosto bastante. Uma pena que tenha acabado cedo, né? Como não sou fã de biografias (a não ser que eu seja a maior fã do mundo da pessoa...haha') acho que não leria esta que você mencionou :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu sou uma pessoa muito chata com músicas, eu não costumava ouvir muito o Nirvana, mas gostava das letras. Achei bem legal ver essa tua postagem.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Apesar de serem aclamados e amar David Groll, em relação ao Nirvana não consigo gostar de suas músicas. Assisti um documentário do Kurt Coben e nossa que mente perturbada ele tinha o que explica muito de suas canções.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Gosto também de algumas músicas do Nirvana, mas gosto também do Guns, como não peguei exatamente essa época vim um pouco depois. Eu era e sou fã dos dois. Não li o livro, mas já ouvi falar e deve ser bem maluco, porque o vocalista teve uma história muito louca pelo que sei, culminando em um fim mega triste certo?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Me sinto estranha demais por nunca ter parado para ouvir Nirvana, apesar de gostar muito do gênero! Quando eu trabalhava em livraria Mais pesado que o céu era uma das obras mais vendidas, todos os fãs eram apaixonados e pelo jeito eles tem motivos né? Adorei sua postagem, me trouxe certa nostalgia.

    ResponderExcluir
  17. Eu tbm adoro o estilo musical e fez parte da minha adolescência. Sem dúvidas esta obra é um presente para os fãs e amantes do gênero =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Gosto bastante das músicas do Nirvana, acho bem legais. Amei o post

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Quando era adolescente eu gostava demais do Nirvana... Hoje em dia, já não curto tanto mais, porém, ao ler sua resenha fiquei interessada em conhecer a história dele e portanto vou anotar nos desejados.
    Bjo

    ResponderExcluir
  20. Já ouvir falar da banda, mas não cheguei a escutar muitas músicas dela. Em relação ao livro, eu nao conhecia o mesmo. Mas pela sua descrição, deve ser um livro bem interessante.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  21. Que legal,não conhecia a obra,mas parece ser ótima.
    Vou indicar para alguns amigos que curtem a banda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi.

    Sei da existência da banda mas não conheço as músicas e o livro que eu não conhecia mesmo, o livro parece bem especial pra você né?

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Não sabia que tinha um livro, mas conheço a banda. Apesar de não ser fã, Nirvana tem músicas muito boas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Camila,
    Ainda não li esse livro, mas conheço a banda. Aliás, quem não conhece? Fiquei muito contente por você ter sido uma tiete da banda, pois os caras são realmente bons e vou anotar a dica do livro e ouvir mais Nirvana, estou precisando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Ola, essa banda não é da minha época e esse livro não me atrai e por não conhecer a banda esse livro é desnessesario para mim então eu passo a dica

    ResponderExcluir
  26. eu gosto de muitas músicas da banda
    ainda nao sabia desse livro e fiquei com muita vontade de ler
    adoro biografias

    ResponderExcluir
  27. Oi.

    Eu nunca fui fã do Nirvana, por isso, nunca procurei saber muito sobre a banda e Nem se tinha livros. Ainda mais que não curto muito esse tipo, então, não seria uma leitura que eu faria.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    É uma banda de fato muito conhecida, porém por não fazer meu estilo, nunca parei para ouvir as músicas. No entanto, acho a vida do Kurt fascinante e tenho interesse em ler sua biografia e saber mais sobre sua vida. Gostei que você colocou a definição de Grunge logo no começo do post, porque sou muito perdida na questão de gênero musical haha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Já conhecia a banda sim, quanto ao livro, não li. Conheço o Kurt também pelas variadas teorias relacionadas a sua morte.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, não li o livro e pouco conheço a banda, mas bacana todo esse seu amor por eles, e certamente esse livro é uma relíquia daquelas que você vai levar para toda a vida.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Curto Nirvana, e nem conhecia o livro, mas confesso que eu não o compraria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oii! Confesso que conheci essa banda um pouco tarde quando eu assisti um clipe na MTV haha, a primeira música que eu ouvi deles foi Smells Like Teen Spirit <3. Eu não sabia que tinha um livro sobre o Kurt, fiquei curiosa para ler. Amei o post, bjss!

    ResponderExcluir
  33. Olá Camila!

    Eu como 90% da população conheço a banda pelo nome. Já escutei algo deles? Não sei dizer. Meu marido adora Rock e entre suas musicas que coloca para tocar pode ter algo da banda e eu não reconheço. Nunca na vida fui fã assim de alguma banda ou artista, gostei de vários (Sandy e Junior que digam), mas amar assim como você descreveu nunca foi minha praia, já personagens de livros e autores são outros 500. Enfim, gostei de saber sobre sua paixão de adolescência e se eu tivesse uma relíquia dessas também não emprestaria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem? Não sou da época do estouro do Nirvana (aliás acredito que seja de bem depois haha), no entanto fã do rock, fica difícil não ouvir falar sobre a mesma, ou até ter escutado suas músicas. As duas citadas com certeza são as mais conhecidas e amo ouvir em momentos esporádicos. Ainda espero um dia ler suas obras biográficas, mas no momento ainda não rolou hehe Adorei o post nostálgico <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi! Há anos comecei a ler esse livro, mas não consegui dar continuidade, pois pertencia ao meu irmão e estava só de passagem na casa dele um dia e vendo agora sua postagem me deu vontade de continuar de onde parei.
    Nirvana ganhou e continua ganhando adeptos ao longo dos anos, pois a mensagem ainda é a mesma, é atual, é viva...
    Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Não sabia da existência desse livro, até porque eu não curto Nirvana. Mas acredito que para quem é fã realmente seja um prato cheio. A banda eu já conheço de nome (quem não?), mas nunca fui escutar as músicas, então o livro é algo que realmente não vai funcionar para mim, então vou passar a dica de vez, mas se algum amigo fã da banda me perguntar vou falar desse post para referência.

    Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
  37. Oi Camila! Tudo bem?
    Mais uma vez tu arrasa nos teus posts agora trazendo um ícone dos anos noventa cuja música ainda hoje ecoa e cujo estilo mudou para sempre o rock tal como conhecemos. Adoraria ler esse livro é conhecer mais a fundo a história de Kurt Cobain.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu conheço a banda, mas não faz meu estilo e também não conhecia o livro.
    Adorei saber que fez parte da sua infância, e quando lançam um livro (eu fico louca)
    Adorei seu post.

    Beijos
    Leitora Dramática

    ResponderExcluir
  39. Confesso que não era muito chegada na banda...curtia umas 3 músicas e olha lá. Não conhecia a obra, mas acho interessante para os fãs nostálgicos. Abraços

    ResponderExcluir
  40. Não é o estilo de música que gosto, mas tem váriooos conhecidos meus que gostam <3
    Há uns 5 anos a minha banda favorita era o One Direction, então eu entendo quando você fala que entrava em brigas para defender a banda, os cantores e seu estilo musical, porque eu fiz muito isso :) Eu não tive a oportunidade de ir no show do 1D antes de eles se separarem, mas, como eu era louca, comprei váriiiias revistas (que minha mãe só conseguiu jogar anos passado) e os CDs que eles lançaram até agora, que guardo até hoje. Ótimos tempos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.