Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago


Livro: Ensaio Sobre a Cegueira
Auto(a): José Saramago
Páginas:312
Editora: Companhia das Letras


Uma terrível "treva branca" vai deixando cegos, um a um, os habitantes de uma cidade. Com essa fantasia aterradora, Saramago nos obriga fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu.
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".


Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".




Se ainda estivesse vivo, ele, ganhador de Nobel, escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor, José de Sousa Saramago, estaria, hoje, completando 95 anos.
O escritor português morreu aos 87 anos, deixando seu legado literário, com obras renomadas e polêmicas.
Em homenagem a está ilustre pessoa eu quero dividir com você minha experiência com o livro Ensaio Sobre a Cegueira, que foi lançado em 1995, indo parar nos cinemas em 2008.




Tudo começa com uma cegueira instantânea que parece ser transmita através do olhar, pois todos que tiveram contato com o primeiro cego ( o que cegou no carro) é tomado pelo mar de leite nos olhos.
Um tratar interessante do autor neste ponto é que nenhum dos personagens são apresentados pelo nome e sim por alguma característica marcante, como a rapariga de óculos escuros, mulher do médico, mulher do primeiro cego, é assim vão sendo apresentados todos os personagens.

Com uma suposta epidemia surgindo o Ministério da Saúde rapidamente coloca os cegos em  quarentena, usando galpão, igrejas e manicômios abandonados, para acomodar tantas pessoas. O foco do livro se dará na convivência dos internos do manicômio, onde vamos ver a luta diária pela sobrevivência, seja por inadimplência do governo ou pelos inúmeros conflitos internos.
 O que ninguém sabe, ou finge não saber, é que a mulher do médico por algum motivo é a única que não se contagio com a cegueira coletiva, mas que para ficar ao lado do esposo diz estar cega e passa a ser os olhos de todos de seu quarto.

O convívio piora com a chegada de mais internos, centenas de pessoas perdidas em seus mares de branquidão. A cegueira é tamanha que eles não se dão conta de quando a liberdade chega. É preciso uma tragédia para fazer com que a mulher, do médico que "enxerga", veja que já não tem nada que os impeça de sair daquele lugar.

Fora das cercas que os aprisionava a visão é desoladora, um mundo em que toda a população está cega, que passou a viver como animais em busca de sobrevivência. Claro que nesta nova fase do enredo caberá a mulher do médico guiar o grupo, pelas ruas da cidade, que mais parece um cenário de guerra, pós apocalíptico.   



Uma leitura perturbadora, intensa, que despertou em mim todo o tipo de sentimentos possíveis, fazendo me colocar no lugar dos personagens a todo instante. O autor de forma magnifica prende o leitor neste enredo e nos faz abrir os olhos para a  essência do homem.

Confesso que o estilo da escrita assusta de início, sem contar a falta de nomes próprios nos personagens, me fazendo os identificar por suas características e particularidades. Habituada com o padrão que aprendemos desde a escola, o livro impressiona por não fazer a utilização de parágrafos, aspas e afins. É uma escrita direta, o que torna a leitura extremamente fluída.
Pode se notar um bom exemplo do que estou dizendo no trecho a seguir.

Por que foi que cegamos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.





Não consigo descrever as emoções por mim sentidas durante a leitura deste livro. Fiquei com tanta raiva de alguns personagens, pensando em como podem estarem na mesma situação e ainda assim se acharem no direito de tirar proveito?! 


Este não é um livro para qualquer um, ele é dramático, com um terror psicológico de nos tirar o fôlego.
Ele precisa ser lido e interpretado nas entrelinhas, ele é uma fantasia que retrata a realidade do nosso instinto animal.

Eu li e digo para você leitor, prepare o coração e leia também, garanto que ele irá para o topo de sua lista de melhores livros lidos.

27 comentários:

  1. Olá! Tudo bom?
    Nossa faz anos que li esse livro, mas eu nunca vou me esquecer dele , de tão maravilhoso que eu achei, na verdade seu post me deu vontade reler essa narrativa intensa, desse autor que eu amo.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  2. 'Uma leitura perturbadora' exato, li duas vezes e nas duas fiquei de estômago revirado, é forte, cru, necessário, intenso e difícil de ler, não que não dê para entender, pelo contrário, entendemos tantos que saímos outros, ficamos revirados ao avesso.

    ResponderExcluir
  3. Saramago é um gênio... Quando li o Ensaio, eu fiquei apaixonado! Que obra prima!!! Agora ler sua resenha, me deu vontade de voltar nele novamente! heheheh... Só para ficar com tudo em mente novamente!

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, tudo bem?

    Sabe que tô com esse livro na estante já há algum tempo, e sempre vou empurrando ele pro fim da fila. Ler a sua resenha aqui reacendeu minha vontade de conhecer essa história. Quem sabe nas férias agora eu pego ele finalmente...

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. é o mesmo livro do filme? Porque eu vi o filme e para mim merecia um prêmio de tão bom. Imagina vivermos em um mundo assim? Acredito queríamos valorizar muito mais as coisas do que agora. Mas é um medo terrível. Caixa de Pássaros é mais ou menos neste estilo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    É uma leitura diferente e, pelo quote que você postou, fiquei chocada com o seu tipo de narrativa. Além disso, também é diferenciado de criar personagens, mas dar-lhes nomes e sim características. Acho que estranharia no começo, mas depois acabaria por me acostumar.
    E, ainda pensando sobre a raiva que você sentiu por certos personagens, acredito que ele só retratou a realidade. Quando não vemos as pessoas tirarem proveito de seus semelhantes, como um pobre roubando outro pobre? Infelizmente é o que acontece, apesar de nos chocarmos com tal coisa.
    Ainda não li nada dele, por acreditar que ainda não estou pronta, mas é um dos autores que eu mais quero ler no futuro.

    Enfim, adorei a resenha, obrigada pela dica :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila! Ainda não li nada do Saramago. De certo modo, sinto que ainda não é o momento certo para me dedicar a esse autor (que sei que merece um tempo considerável para apreciação de suas obras).
    Eu assisti a adaptação do livro para o cinema e, mesmo sabendo que não é a mesma coisa, fiquei bastante chocada com muitas coisas que aconteciam e com as atitudes de muitos personagens. Ainda vou querer fazer uma maratona de leituras só de Saramago, espero que logo.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Li o livro e vi o filme. Eu também senti essa raiva, e fiquei pensando como as pessoas podem ser assim, querer tirar proveito de uma situação em que todos estão precisando de ajuda. Pareciam animais. Pra mim foi uma leitura tensa e intensa.
    Adorei sua resenha!

    Beijos!
    Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada desse escritor, apesar de já ter ouvido muito sobre ele. Não conhecia o livro, mas lendo sua resenha fiquei muito curiosa! Parace ser incrível e intenso como livros devem ser! Parabéns pelo post e pela ótima dica!!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, depois de ler sua resenha fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro. Parece ser uma história bem forte e cativante, com a questão dessa epidemia de cegueira.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Juro que tentei ler esse livro, mas a falta de pontuação me perturbou demais e eu tive que desistir. Eu não entendi nada, honestamente. Eu só lia, mas não sabia o que estava lendo, foi bem triste. Mas tenho total pretensão de dar uma segunda chance. Assisti um pouco de uma das adaptações - a mais recente (2008) -, mas não me interessei para ir até o final. Eu sei que a história, de modo geral, é uma baita crítica e, por causa disso, ainda tenho curiosidade de entendê-la. Esse quote: um tapa na cara, amei! Adorei sua resenha, muito sincera e instigante :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu já recebi indicações sobre essa história, que precisa ser interpretada, que traz muito mais do que aponta a sinopse.
    Gostei muito da sua resenha, fiquei curiosa para ler o livro, ainda não tive a oportunidade de ler, e depois do que apontou na sua resenha, fiquei curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá Camila!
    Eu sempre tive curiosidade em saber sobre o que se tratava essa obra do Saramago. E por sua resenha percebi que é bem intensa e deixa a gente no limite de muitas emoções ao longo da leitura.
    Quero poder conhecer em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oi camila, tenho muita curiosidade em ler algo do Saramango, pois até hoje não consegui. Não me surpreendi diante de suas palavras sobre Ensaio sobre cegueira. Não li nada de negativo dele ainda
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Eu também fiquei impressionadíssima com este livro e com este enredo que é surreal e ao mesmo tempo, tão possível de acontecer. Acho que Saramago foi o grande gênio da literatura na humanidade e essa história merecia ser mais discutida na nossa sociedade de hoje.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Um livro com temas fortes e significativos, não devemos deixar passar a leitura. Que citação excelente, fiquei admirada com o significado dela e pude perceber os temas implícitos que o livro pode tratar. Eu li um livro do Saramago e não me dei muito bem, mas tenho certeza que vou gostar de Ensaio sobre a cegueira <3 ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Camila! Nossa, parece ser uma história angustiante e ao mesmo tempo envolvente haha. Eu acho bem interessante histórias que mexem com o nosso psicológico e fiquei intrigada com essa epidemia. Já estou curiosa para saber como será o final dessa história. Sua resenha está ótima, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  18. Estou encantada com essa resenha, fiquei mega curiosa para ler o livro e olha que não imaginava pela capa que esse livro tinha essa premissa maravilhosa, você conseguiu me deixar curiosa. Amei

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?

    Nunca tinha lido nada a respeito desta obra. Acredito que pela título e pela capa, seria uma daquelas que não despertaria tanto a minha atenção. E como eu estava enganada o:

    Achei super interessante o enredo e muito delicado também. Saber que a todo tempo nos colocamos diante da dificuldade dos personagens, nos vendo no lugar deles, mexe bastante comigo.

    Prepararei meu coração para uma breve leitura! Obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Esse livro é muito, mas muito bom. Me lembro que me senti desconfortável quando li e também me senti meio perturbada. Mas quando você vai se familiarizando com a narrativa, tudo vai se ajustando e o autor entrega o que promete: uma história INCRÍVEL. Que bom que leu. Espero que leia outras obras dele também. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Eu AMO terror psicológico e olha que só li um livro assim, Caixa de Pássaros. Mas foi o bastante para eu me apaixonar pelo enredo, narrativa, eo frio na espinha que eu nem sabia que era possível sentir só de ler. Adorei sua resenha, porém fiquei com medo pelo modo de escrita ser dessa maneira que você destacou. Não sei se conseguiria ler, rs.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser um ótimo livro e promissor. Claro que já ouvi falar dele diversas vezes, porém nunca procurei saber mais. Esse desconforto que você cita, acho que é normal, afinal nos colocamos na pele de outra pessoa. O que me deixa apreensiva é forma não comum da escrita, contudo acho que não seria grande obstáculo. Ótima resenha! Dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Uau, eu não conhecia essa obra e nunca tive nenhuma experiência literária com o autor, mas já li alguns comentários a respeito de sua escrita. Pelo que acompanhei na resenha, realmente parece ser algo bem profundo. Não sei se eu teria coragem de ler por conta do terror psicológico, mas é incrível saber que o autor possibilita ao leitor a chance de se imaginar na pele do personagem. Isso deve tornar a leitura ainda mais intensa. Para quem gosta de leituras assim, deve ser algo que vale muito a pena. Amei a resenha!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não é a primeira vez que ouço falar muito bem desse livro do Saramago. Não é atoa que está na minha lista de livros a serem lidos. Ler a sua resenha e conhecer um pouco mais sobre a obra, me deixou com mais vontade de conhecê-la. Eu adoro livros intensos e que causa sensação inesperada. Preciso ler esse livro logo. Já demorei demais. Adorei a sua resenha.
    Abraço 😀

    ResponderExcluir
  25. Oiee Camila ^^
    Lembro que peguei esse livro na biblioteca da escola uma vez, mas não estava a fim de lê-lo, então acabei devolvendo sem nem ler. Ah, se arrependimento matasse! Agora eu morro de vontade de ler esse livro, e mais outros do José também, pois sempre vejo elogios para com sua escrita. A premissa de "Ensaio sobre cegueira" me chama muito a atenção, e parece ser o tipo de livro que traz um baque de sentimentos atrás do outro, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Eu acabei de ler meu primeiro Saramago, levei um susto com a escrita dele, suspirei e mudei um pouco minha meu espírito e a leitura fui muito bem. Agora quero pegar o Ensaios, porque eu amo o filme.

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila!
    Saramago é incrível né? Dele eu já li Memorial do Convento e fiquei bem perturbada também, imagino que Ensaio sobre a Cegueira seja no mesmo estilo. Tenho muita vontade de ler, mas esse é aquele tipo de livro que a gente lê devagar, degustando, e com as obrigações do blog o tempo está meio escasso. Adorei sua resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.