[RESENHA] Eleanor & Park.

Livro:Eleanor & Park Autor: Rainbow RowellPáginas: 328Gênero: New AdultEditora: Novo Século


 Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.





Apaixonante! Está sem dúvida é a palavra perfeita para descrever este livro. Sempre que via alguém postando a foto deste livro, morria de vontade de ler. Então meu irmão comprou pela internet e eu que não perco a oportunidade
de uma leitura, pedi emprestado e me apaixonei. Li em apenas 1 dia.

O livro possui um enredo envolvente e dramático do começo ao fim e conta com um desfecho inimaginável, pelo menos para mim, o que não muda em nada a perfeição da história.

Eleanor é a tipica adolescente que vive as crises da puberdade, porém com um agravante,  a separação dos pais e o novo padrasto. 
Em uma de seus desentendimentos com o padrasto ela é expulsa de casa, até a poeira baixar. Quando finalmente volta percebe que nada mudou e tudo ainda fica mais difícil quando entra em uma nova escola. 

A jovem não faz parte do "padrão" de beleza imposto pela sociedade, é mais fortinha, ruiva e tem seu estilo particular de se vestir. Como um peixe fora d'água em seu primeiro dia no ônibus escolar já enfrenta problemas com aceitação.

Em contra partida temos o mestiço Park, que é aquela pessoa que você não sabe de onde é, apenas que é oriental. Que faz de tudo para não chamar a atenção, com fones no ouvido e lendo Hq's, sempre em seu mundo particular. Apesar dos pesares Park é aceito entre os mais populares, o que não muda o fato de não aturá-los. 

Ambos tentando manter a indiferença quanto aos colegas, mas acabando se tornando colegas de assento no ônibus escolar. Onde cada um vai narrar a sua parte nos acontecimentos.
A amizade começa aos poucos, sem muita pretensão e Park passa a dividir com Eleanor o seu amor pelo mundo Geek.


E, o melhor de tudo, tinha canções de Park na cabeça. E no peito, de alguma forma.

Park vem de uma família estável, com boas condições financeiras, já Eleanor vivem com sua família em uma casa que mal caberia um casal, quanto mais um com 4 filhos, que vivem constantemente fugindo da presença do padrasto violento, sem apoio algum da mãe. 

A descrição do dia a dia da jovem é de cortar o coração,  chega a dar desespero devido a tanto sofrimento, mas diferente de muitos protagonistas que sofrem e se fazem de vitima, Eleanor mantém a cabeça sempre erguida, sempre confiante, mesmo que por dentro esteja tudo desmoronando.

 Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo.

O amor que nasce entre os dois é arrebatador, sincero, inocente e muito, muito lindo. Eles encontram abrigo um no outro e conseguem se distanciar de tudo o que os tira a paz.

Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo.

O desfecho é inexplicável, você tem que ler para tirar suas conclusões, mas digo que é impossível não se apaixonar por Eleanor & Park.







Para minha alegria rola boatos de que em breve teremos a adaptação do livro para as telonas.






Então leitores é isso aí, eu li e recomendo, já garantindo que irá amar.



                            

20 comentários:

  1. Camila que livro mais amável menina, com toda certeza eu adoraria ler e sei que me emocionaria muito com a história dos dois personagens e espero que o desfecho seja fofinho, preciso de livros assim.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  2. Heeeeey!

    Esse livro me parece ser uma fofura só, vi esses dias na Saraiva por R$ 10,00 fiquei ensaiando e não comprei :(
    Ameeeei sua opinião e todas as imagens no post rs ..

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ahhh eu amo esse livro! Realmente o final me surpreendeu muito, mas como você disse, não muda em nada a perfeição da história. É aquele tipo de livro que eu não quis terminar de ler <3

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Eu amo esse livro de uma forma inexplicável! É um dos favoritos da vida! <3
    Esses personagens são incríveis, amei a sintonia da Eleanor e do Park, amo os dois demais! É um livro com uma narrativa linda, que mexe com todos as nossas emoções! <3

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Menina estou que nem você antes de ler esse livro: sempre que vejo algum post ou resenha sobre ele fico louca de vontade de ler, a diferença é que o marido ainda não comprou para mim hahaha.
    A história parece realmente ser um amor e adoro desfechos meio complexos, com certeza vou me apaixonar por eles.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Conheço o livro, mas não o li ainda Eleanor já ganhou muitos pontos comigo por não se vitimizar apesar de todos os problemas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá. Parece ser uma história muito bonita, mas acho que é o tipo de livro que não combina muito comigo. Não sou muito amante dos romances e livros assim, mais cotidianos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente pelos personagens parecerem ser muito cativantes. Sua resenha está incrível e me deixou com mais vontade de ler o livro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,
    Sempre leio muitos elogios para essa obra e confesso que tenho muita vontade de ler. Adorei conhecer suas impressões e a forma como os personagens parecem se envolver que me pareceu bastante gostosa de acompanhar e mágica.
    Fiquei com a impressão que esse livro tem muito a acrescentar ao leitor e gostei disso.
    Super anotei a dica e espero curtir a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente, esse livro é apaixonante e super fofinho, uma leitura viciante para o público jovem.
    Fora essa capa sensacional, eu curto muito.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Gosto de desfechos surpreendentes, mas eu confesso que no geral o livro nunca me chamou atenção, por isso não leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. TODO mundo ama esse livro e ainda não li hahah
    É aqueles que dá um medinho por isso confesso.
    Mas sua resenha renovou as vontades! Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,uma linda história, gostei muito da resenha, e dos personagens que você nos apresentou, amei

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! É tão bom quando uma leitura mexe com a gente, nos emociona.
    Acredito que seja um livro que iria me agradar. Vou anotar a indicação.
    Muito boa sua resenha, mega bjo

    ResponderExcluir
  15. Gosto desse livros que nos cativam logo de cara. Esse desfecho inimaginável
    já me deixou curiosa, e se o enredo é envolvente e convincente,
    entende-se porque todo leitor se apaixona por ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu tô louca pra ler esse livro desde que foi lançado, mas da Rainbow só li Fangirl até agora - e adorei. Sua resenha só me fez ter mais vontade de lê-lo ainda.

    ;*

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    li esse livro já tem um tempinho, mas é uma história marcante mesmo, impossível de esquecer. A amizade que vai crescendo entre eles é lindo, a amizade a aceitação tudo é algo lindo de acompanhar. Estou querendo reler esse livro e me apaixonar novamente.

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Raibow faz um sucesso grande né? Ainda não tive oportunidade de ler nada dela, apesar de querer muito conhecer Fangirl, e me vi surpresa em também querer ler Eleanor e Park. Livros que trazem pessoas fora do padrão diferente com certeza é bem vindo na minha eterna lista de compras haha Ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Uau! Você leu tudo em um dia só! Isso significa que o livro é muito bom mesmo...
    Eu sempre tive curiosidade em conhecer a obra por ler comentários favoráveis sobre ela. Comprei recentemente, mas ainda não li. Depois de ver toda a sua empolgação nesta resenha, terei que apressar minhas leituras... Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu morro de vontade de ler essa obra porque todo mundo já me falou super bem, e o fato de você ter falado que leu em um dia demonstra que de fato é um livro que a gente devora! Sempre me falaram que o final a gente precisa ler para entender, e eu espero poder fazer isso em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.