A história que precisamos conhecer.


Em terra de rede social quem tem livro é rei. 
Acho que essa é a melhor adaptação do velho e conhecido dito popular:“Em terra de cego quem tem um olho é rei”, pois a ignorância cultural só tem crescido com a propagação da internet e devia ser justamente ao contrario. Mas quem perde tempo conferindo fontes para compartilhar algo que em instantes se torna uma verdade absoluta nesse mundo digital?!

Pensando nisto eu fiz uma lista de livros sobre a história do Brasil que quero ler ainda esse ano, para quem sabe assim entender melhor o que se passa com a nossa República e não me deixar levar por tudo que aparece na minha timeline.


Brasil: Uma Biografia ǁ 694 páginas ǁ Lilia Moritz Schwarcz ǁ Ano 2015 ǁ Companhia das Letras



Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. 

Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a grande história mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes.

As autoras, com singular competência, conseguem aliar clareza e consistência, densidade e fluidez, rigor histórico e prazer do texto. Lira Neto, autor de Getúlio

Este livro é uma biografia não autorizada de um personagem complexo chamado Brasil. Ele combina com muita qualidade várias facetas desse personagem que se forma e se transforma ao longo de mais de cinco séculos, e continua se transformando até onde a vista pode alcançar. Boris Fausto, autor de História do Brasil".


1808 ǁ 322 páginas ǁ Laurentino Gomes ǁ Ano 2012 ǁ Editora Planeta






O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.










Pare de Acreditar no Governo ǁ 322 páginas ǁ Bruno Garschagen ǁ Ano 2015 ǁ Editora Record


De João VI a Dilma como surgiu no país a ideia de que o governo é responsável por tudo

Por qual razão nós brasileiros, apesar de não confiarmos nos políticos, a quem dedicamos insultos dos mais criativos e variados, pedimos que o governo intervenha sempre que surgem problemas? Por que vamos para as ruas protestar contra os políticos e ao mesmo tempo pedir mais Estado – como se este não fosse gerido pelos... políticos? Por que odiamos os políticos e amamos o Estado? Por que chegamos à condição de depender do Estado para quase tudo?

Bruno Garschagen busca entender como se formou historicamente no Brasil a ideia de que cabe ao governo resolver todos ou a maioria dos problemas sociais, políticos e econômicos. De Dom João VI a Dilma Rousseff, um compromisso inabalável uniu todos os governantes, inclusive aqueles chamados (erradamente, segundo o autor) de liberais ou neoliberais: a preservação do Estado monumental e mesmo o seu crescimento. Por quê?

Para responder a esse conjunto de questões, o autor vasculha a história política do Brasil desde que os portugueses aqui chegaram até os dias de hoje. Com texto brilhante, leve, bem-humorado e informativo, recorrendo também às explicações de pensadores brasileiros e portugueses, tece uma espécie de conversa entre os intelectuais que refletiram sobre a cultura política do Brasil para narrar a história de um país cuja formação cultural se confunde com a onipresença da burocracia nacional.


Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil ǁ 320 páginas ǁ Leandro Narloch ǁ Ano 2009 ǁ Editora LeYa 




O jornalista Leandro Narloch levantou estudos recentes sobre a História do Brasil para reavaliar conceitos arraigados - o ideal do bom selvagem e o massacre da Guerra do Paraguai, por exemplo - e desconstruir mitos - alguns dos autores mais incensados da Língua Portuguesa, como Machado de Assis. O resultado de pesquisas de historiadores que não se renderam à educação tradicional à qual todos somos passados a ferro na escola surge no livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" num texto bem humorado e fluido que nos leva a refletir sobre os papéis de mocinho e bandido. Baseado em farta bibliografia, Narloch revê o Brasil e traz a luz histórias que poderiam ficar restritas às estantes especializadas das livrarias. O livro está dividido em nove capítulos: Índios, Negros, Escritores, Samba, Guerra do Paraguai, Aleijadinho, Acre, Santos Dumont e Comunistas. Sem negar as qualidades ou os erros que a História do país e alguns brasileiros acumularam ao longo de cinco séculos, Narloch propõe um olhar mais curioso e menos acomodado.



21 comentários:

  1. Oi Camila, conheço os livros indicados, mas infelizmente ainda não li nenhum deles. Acho que será uma leitura muito bem vinda não só para conhecer um pouco mais de nossa própria história, como também, quem sabe, entender melhor alguns dos nossos problemas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    É muito importante termos um conhecimento aprofundado de história para que erros do passado não sejam cometidos novamente. Quem tem conhecimento sobre o passado sabe avaliar suas atitudes e escolhas políticas, tendo consciência de que suas ações podem repercutir por muitos anos e podem causar danos irreversíveis. Além disso, ter ciência sobre o mundo ao seu redor é de fundamental importância para avaliar e buscar soluções alternativas que tragam melhorias ao bem comum. Todos os livros apresentados acima tem grande papel na formação de mentes mais conscientes e mais críticas para nossa atual condição social e politica. Com certeza estarão na minha lista de desejados.

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal esse seu projeto! Eu estou com esse mesmo interesse, pois ano passado dei chance para mais livros políticos - só pra sair da zona de conforto - mas acabei me interessando mais pelo assunto e isso é tão importante. Dicas mais que anotadas <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!

    Gostei bastante das suas indicações, bem interessantes os títulos. O que mais me interessou foi Pare de Acreditar no Governo, porque é uma coisa que ando me questionando: por que brasileiro odeia político mas ama tanto o Estado? Com certeza é uma das leituras que quero fazer até final do ano.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por história! Quase fiz faculdade hahaha, são livros quem me prendem bastante, e são leituras que nos ajudam muito a crescer! Ótimas indicações

    Bjs ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila.
    Olha, vou te dizer que acabei de copiar a tua lista de livros necessários e espero poder ler também. Com certeza precisamos estudar muito sobre a nossa História e não falo só o que aprendemos na escola ou faculdade, temos que ir além porque muitas coisas ficam de fora e só se procurarmos é que vamos descobrir a verdade. Eu vi algumas coisas na faculdade sobre a época da ditadura que eu não sabia e fiquei surpresa, ainda assim eu quero ler mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Oii, meu amor, como vc tá? Eu fiquei apaixonada pelo seu post e infelizmente te digo que não li nenhum livro dessa listinha ainda, mas prometo com dedinhos cruzados. É sempre bom conhecermos alguém que nos apresente livros e temas novos. Anotado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei seu post, está incrível!
    É sempre bom conhecer novos livros e sair da nossa zona de conforto.
    O último livro que você citou estou doida para ler, espero conseguir realizar a leitura em breve. Os outros não conhecia, mas já anotei suas dicas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Concordo contigo! Principalmente nessa fase em que estamos com os animos inflamados por causa da politica e nem sempre as pessoas sabem de fato qual é a história do nosso país. Não preciso esconder que minha vida se resume em livros de ficção, mas com certeza sei da importancia dessas obras!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante dos livros citados, ainda não li nenhum deles mas vejo a importância de conhecermos a nossa historia e da onde viemos e para onde vamos com a politica. Recomendo para você também o livro Relatório Figueredo, Genocídio Brasileiro lançado ano passado.

    http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa Camila, que lista bacana! ♥
    Tenho muita vontade de me aprofundar em livros de histórias, principalmente aqueles que narram sobre as guerras. Agora fiquei com vontade de ler mais à fundo sobre o Brasil e até já anotei aqui as dicas. Obrigada por despertar esse interesse!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho super importante permanecer estudando, tempo gasto adquirindo conhecimento nunca é desperdício.

    Mas talvez fosse melhor dar uma lida em materiais mais sérios e com um embasamento mais aprofundado. Desta sua lista só conheço dois autores e eles já foram duramente criticados por estoriadores.

    Mas claro, se a ideia for ter também opções mais leves e para distração, talvez ler um pouco de Laurentino Gomes e Narloch não seja ruim.

    De qualquer forma, achei muito bacana a sua ideia de compartilhar a importância de ler e não se deixar levar apenas pelas ideias prontas da mídia ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Eu amo demais literatura teórica e, com certeza, leria esse. Na faculdade, eu tive que ler alguns livros do gênero, sobre o Brasil, mas esses eu não conhecia. Recomendo "Raízes do Brasil", do Sérgio Buarque de Holanda, que foi um dos mais marcantes do gênero que li. O que mais me interessou da sua lista foi "Pare de Acreditar no Governo", gostei muito da capa e do título, rs. Obrigada pelas dicas, tô numa vibe bem assim, então caiu direitinho pro momento :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua atitude, e os livros que escolheu parecem muito bons. O que mais chamou minha atenção foi Pare de acreditar no governo, assim que eu puder dar uma respirada financeiramente falando vou querer comprar e ler também.

    ResponderExcluir
  15. Oi!


    Concordo totalmente com seu ponto de vista e com a sua posição. O livro 1808 também tá na minha lista e convenhamos que a história é maravilhosa. A história permite ver o passado, analisar o presente e enxergar o futuro.

    Boas leituras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Me sinto exatamente como você, no dever de ler algo mais sério que nos ajude a entender sobre tudo que nosso cenário politico está passando. Mas tenho que te alertar que mesmo com os livros, devemos ter cuidado, com que se lê e temos que procurar entender se tudo que lemos seja nas redes sociais ou nos livros é verdade. Há dois autores na sua listas que já foram criticados por historiadores. E entre eles e os historiadores nem preciso dizer em quem acredito.
    Enfim, boas leituras!

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila, como você bem disse, mesmo com o acesso mais facilitado à internet, as pessoas parecem estar cada vez mais "preguiçosas" na busca pela verdade. Muito interessante a lista de livros que você selecionou, eu ainda não li nenhum deles mas pretendo ler todos os que conseguir assim que possível para ter uma opinião crítica.

    ResponderExcluir
  18. oii tudo bem ?
    achei bem interessante seu projeto apesar de nunca ter lido nada do tipo acho que vale super a pena pra abrir melhor a mente e não cai nessas noticias que ultimamente vem tendo , dos livro que você selecionou me chamou atenção o 1808 talvez comece por ele vai sair muito da minha zona de conforto mais fiquei bem intrigada com a historia.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? ADOREI a adaptação do ditado. De fato, livros com diversas fontes, com diversas pesquisas e teorias comprovadas são cada vez mais esquecidos pelo momentâneo fake news. É triste ver esse caminho que o BR está tomando! Ótima escolhas para fugir dessa realidade pavorosa. Eu sou uma pessoa que sempre fui muito interessada pela História do Brasil desde a infância, por isso alguns acontecimentos me são conhecimento próprio já, mas vejo que contra essa maré de inverdades a gente precisa usar nosso conhecimento mais e mais. Adorei a lista!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Não é só na internet não. Lembro que eu tinha um amigo no trabalho que estava fazendo faculdade de história e ele contava que na escola não aprendemos nada, que o que é ensinado é manipulado, que a verdade é completamente diferente. Sempre gostei de história e acho muito válido você procurar se informar.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.