DUAS VIDAS - J. Marquesi

Livro: Duas vidas
Autor (a): J. Marquesi
Páginas: 669
Editora: Independente

 
Dois homens iguais, duas vidas marcadas por um jogo do destino.
Eric e Thomas Palmer são gêmeos e, desde crianças, as pessoas os confundem, porém, embora idênticos na aparência, ambos não poderiam ser mais diferentes em personalidade.
Eric, o mais velho por 17 minutos, é um homem centrado, responsável, que leva a vida de maneira distinta da que sonhou, mas se acostumou a não contrariar as expectativas do pai, Bill Palmer.
Thomas sempre foi o mais frágil dos dois, por isso foi protegido e mimado por sua falecida mãe e, após perdê-la para o câncer, ele se revoltou contra todos, cultivando ódio pelo pai e ainda mais ciúmes e inveja do irmão.
Um grave acidente coloca em xeque a vida dos dois, e um só tem uma segunda chance. O sobrevivente precisa reaprender a viver, a lidar com sentimentos confusos, culpa e com as limitações físicas que o acidente lhe deixou.
Analiz Castro é uma mulher independente e segura. Não quer se envolver emocionalmente com ninguém e preza por sua carreira. Criada no interior do Rio de Janeiro, passou a infância e adolescência em uma Ilha na baía de Ilha Grande, onde os avós eram caseiros de uma família estrangeira. Liz batalhou até se formar em fisioterapia, o que ama de paixão, mas de repente se vê sem emprego e sem condições de continuar morando na cidade do Rio de Janeiro.
O destino os reúne, dando a possibilidade de um recomeço para ambos.

Queria  começar essa resenha com uma expressão bem informal, mas que descreve minha reação durante a leitura do primeiro livro da série Recomeço; puta merda, que livro é esse?! Fiquei de queixo caído, literalmente de boca aberta.

Com uma trama inovadora e extremamente original, J. Marquesi nos apresenta dois irmãos, gêmeos idênticos, com uma diferença de vida de apenas 17 minutos e com personalidades muito distintas.

Thomas é um conhecido ator hollywoodiano, daqueles atores bem excêntricos, sem escrúpulos e por vezes detestável.  Mas que é exatamente quem ele quer ser.
Eric é o sonho da família, tudo que o pai sonhou se concretizou na vida do filho, advogado formado em Harvard, que engoliu o desejo de ser um escritor.

Os homens da família Palmer não são artistas, são empresários, advogados, juízes ou políticos.

A raiva do ator para com o advogado é inexplicável, ele simplesmente inveja tudo que o irmão é e possuí, na mesma medida em que Eric faz de tudo para cuidar do irmão e manter a harmonia dentro da família Palmer. Conforme conhecemos o pensamento dos dois percebemos que cada um vê a vida do outro como sendo a perfeita, como são incompletos com suas próprias vidas, achando que o irmão quem é feliz. Em relação a Tom, é impossível você não odiá-lo, ainda mais quando vemos ele fazer um jogo sujo com a filha do caseiro, Analiz, somente para atingir o irmão, que amava a moça em segredo.

Eric que amava Liz, que amava Thomas, que não amava ninguém.

Mas isso é passado e as cicatrizes de Analiz, fizeram dela uma mulher independente e sentimentalmente bem resolvida, que não quer compromissos, mas aproveita a vida sendo ela mesma.
A construção dessa personagem é original, ela foge dos estereótipos de protagonistas dos romances adultos que vemos por aí. Ela venceu o trauma da primeira vez horrível e dez anos depois ela mantém um relacionamento com sua liberdade.

Como vimos na sinopse um acidente de carro leva a vida de um dos irmãos, enquanto o outro fica sem memória e temporariamente em uma cadeira de rodas. Mas nem sempre sobreviver é motivo de alegria, ainda mais quando você começa a descobrir como é sua vida.

Eu não importo com segunda chance nenhuma, nem mesmo pedi para tê-la; se tivesse morrido,não estaria me sentindo do jeito que estou, culpado, confuso e, principalmente, preso a uma situação  na que nunca pedi para estar.

Está segunda chance é o divisor de águas do romance, pois vamos acompanhar um personagem que sofre com a culpa e com a situação física em que vive. Eu confesso que em muitos trechos meus olhos se encheram de lágrimas. Acompanhar a luta contra a depressão é o ponto mais tocante para mim, pois vivo esse problema de perto, sei como é difícil querer continuar. Depois temos o envolvimento dele com sua fisioterapeuta que é uma velha conhecida, a quem os irmãos Palmer magoou. Esse relacionamento vai ser muito assombrado pelos fantasmas do passado.

Se é parte do seu caminho o que está acontecendo, você terá que trilhá-lo!

Descrever cenas hots deve ser algo natural para quem escreve o gênero, mas quando o autor se propõe a inovar é preciso muito empenho e eu vi isso neste livro. Falo pois me relacionei com um deficiente físico e poder ver várias coisas que vivi na intimidade narradas nesta obra foi maravilhoso, afinal eles também fazem sexo e mesmo com suas limitações podem proporcionar algo prazeroso para sua parceira. E o melhor de tudo isso, é que estas cenas fazem parte de todo um contexto, tudo flui naturalmente, nada de coelhinhos no cio, rsrs

Os personagens secundários são de suma importância para o desenvolvimento do enredo e todos, a sua maneira, conseguem cativar o leitor. Temos enfermeiros dedicados, temos pai ausente, avó compreensível e amigos fiéis prontos a consolar quando o mundo parece desabar, tornando a leitura ainda mais prazerosa.
o plot twist da trama está na recuperação da memoria por parte do irmão sobrevivente. Esse momento é esperado com muita apreensão por todos personagens, inclusive por mim e é exatamente aí que vem a grande sacada do enredo, aquilo que fez o livro "Duas Vidas" me conquistar por completo.

Acha que é possível, depois de uma experiência tão traumática quanto um acidente, uma pessoa mudar?

A série traz o nome de Recomeço, e esse livro é merecidamente o mestre-sala dela, pois ele fala de tantos recomeços que é impossível não se emocionar, sorrir, suspirar e refletir com eles. Mas o sentimento que mais se destacou nessa leitura foi o de reação, a SURPRESA. Eu não esperava o rumo que tudo tomou e menos ainda as revelações que se seguiram. É impossível você ler e não usar expressão que descrevi lá no comecinho da resenha. Então LEIA e descubra do que estou falando, mas se prepare, pois você vai perder o fôlego, pois o livro tem mistério, drama, romance e suspense de sobra.

O livro chegou ao fim deixando um gostinho de quero mais e  muita curiosidade quanto ao segundo volume da série. Como vimos aqui na Cabine os livros serão independentes e o que "Dois Corações" nos vai trazer ainda é uma mistério, que eu não vejo a hora de desvendar.





17 comentários:

  1. Oi, Camila!
    Menina do céu, que resenha foi essa! Eu nem estava muito a fim de ler esse livro, mas sua resenha foi me conquistando que agora estou indo lá na Amazon adquiri.
    Achei super interessante a autora inserir cenas de sexo com um deficiente. Gente, acho que nunca li nada do tipo...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Iniciei a leitura da resenha pensando que não me importo com histórias clichês, mas que esse negócio de gêmeo bom e mal não era pra mim, hahaha. Depois que terminei a leitura, percebi que o livro é muito mais que isso, e consegui ver um diferencial no enredo todo que me agradou. Fiquei muito curiosa para ler o livro, valeu pela dica!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cami

    Primeiramente: amei a capa.
    Segundamente: amei a proposta da história.
    Terceiramente: acabei de ver que tem no Unlimited!
    Adorei de verdade o enredo, principalmente por abordar a questão da limitação e mesmo assim conseguir escrever cenas bacanas de uma maneira que você, que já viveu a experiência, pôde se identificar.
    Ele é bem grandinho e não poderei ler de imediato, mas já vou salvar na pasta fos desejados para não esquecer dele!


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Camila, tudo bem? É a primeira resenha que leio sobre esse romance; não conhecia! Achei a proposta bem legal, e também o fator da representatividade. Fiquei com vontade de ler, apesar de não curtir muito o gênero :D Adorei seu post e confesso que ri com "coelhinhos no cio" hahahah.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila.
    Adorei a emoção que você transmitiu na sua resenha.
    A proposta do livro parece ser bem interessante e até fiquei curiosa para saber quem foi o sobrevivente, mas não é exatamente o tipo de livro que eu curto. Que sabe mais para frente eu mude de ideia!!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi Cami, quando voce fez a divulgação desse livro eu já fiquei super animada! Acho esse tipo de obra super necessaria porque por mais que falemos que a literatura é um espaço para todos, dificilmente vemos deficientes sendo retratados da maneira que merecem nas obras. Já to super curiosa e nao vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  7. Camila, amei sua resenha!
    Amo essa capa.
    Amo esse livro.
    Os livros da J. Marquesi são maravilhosos, mas esse, pra mim, é sinônimo de MARAVILHOSO!
    Kika

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Recentemente eu li uma outra resenha sobre esse livro e confesso que não me interessei por ter achado o enredo bastante clichê.
    Lendo sua resenha eu percebi que tem algumas coisas que eu já vi em outros livros, mas também notei alguns aspectos que me interessariam muito. Em especial, quero saber que plot twist é esse haha. Sou muito curiosa e enredos que trazem reviravoltas surpreendentes são meu ponto fraco. Além disso, gostei de saber que as cenas hots acontecem de maneira natural na história, sem aqueles exageros de alguns livros que têm cenas de sexo o tempo todo e sem nenhum contexto.
    Adorei sua resenha e me convenceu a dar uma chance para o livro. Já vou adicioná-lo na minha lista de desejados na Amazon.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas sem sombra de dúvidas quero conhecer.
    Nossa! Que enredo tocante, enquanto lia sua resenha não parava de surgir questionamentos em minha mente, fiquei verdadeiramente curiosa para saber mais da história, qual gêmeo sobreviveu (embora tenha minhas suspeitas), o que guardam as memórias perdidas do gêmeo sobrevivente e coisas do tipo. Não tenho dúvida de que a jornada desses personagens trazem impacto para quem ler e por isso quero muito desfrutar desta experiência.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Duas coisas me chamaram a atenção na sua resenha: primeiro a forma informal que voc~e tentou começar a falar do livro... rs. Mas o que mais me deixou interessada foi você pontuar que a parte sensual da narrativa é inovadora, porque sério, eu não aguento mais as mensas descrições em livros do gênero. Fiquei muito curiosa e espero elr em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    Que resenha incrível. Confesso que quando vi romance hot, já fui ficando cabisbaixa. Estou em uma fase que poucos enredos realmente me deixam com vontade de realizar a leitura e ainda bem que li toda a resenha pois me deixou com vontade de apostar na proposta da autora. Quando um enredo é bem escrito e as cenas simplesmente nos deixa eufóricas, e pelo que percebi a autora teve o maior cuidado até nas cenas eróticas, deixando na medida, odeio quando os personagens começam a se relacionar e pronto, parece que acaba a trama e tudo vira sexo, ainda bem que aqui não foi o caso.
    Já vou até baixar no Kindle para não esquecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho que ser sincero e dizer que amei sua resenha, e que quase você me convenceu pela leitura. Mas vendo que contém cenas hots e alguns personagens que não seriam do meu agrado, acredito que ia acabar me decepcionando pela leitura, por isso é bem melhor nem tentar. Mas gostei das descrições feitas por você e como os personagens foram bem desenvolvidos. Quem sabe no futuro eu não tente a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!
    Caramba, que resenha! Me encantou por demais e fiquei mega curiosa sobre como a autora desenvolveu a história em torno da recuperação de memória do protagonista. Além disso, o próprio desenvolvimento do romance parece muito bom. Gostei, vou correr atrás. rs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Oiii,

    Parece ser uma obra que trabalha bastante a relação familiar e os conflitos que existem dentro das famílias, fiquei curiosa para saber a origem do ódio de um irmão pelo outro e para saber como o irmão sobrevivente vai reagir a tudo, e para saber onde a fisioterapeuta entra na história kkkkk.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, vejo tanta gente falar desse livro que estou tentada a ler, geralmente não vou na onda de ler um livro muito falado no mesmo momento, pois já me dei mal, mas após ler a sua resenha vou repensar. Estou dando um tempo de ebooks pois fiquei o mes de abril só lendo ebook pelo celular acabou com a minha pessoa, mas ao voltar esse será minha primeira leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Camila, você sabem bem como vender um livro! Já fiquei com vontade de ter a obra em mãos agora! Cheguei nessa resenha através da resenha que você escreveu do segundo volume da série e já estou adicionando esse primeiro livro a minha lista de desejados e espero gostar da obra tanto quanto você!
    Abraços,
    Andy - Blog StarBooks

    ResponderExcluir
  17. Duas vidas da querida Ju Marquesi é um dos melhores livros...
    Um romance cheio de mistérios, com uma história envolvente de personagens apaixonantes...
    Pra ama um livro assim eu Superindico porque vale muiti a pena ler, aliás não só esse como.tidus os livros dela...❤

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.