Nasceu homem e morreu menino.



Esse é o epitáfio do escritor mineiro Fernando Tavares Sabino, que após 80 anos, boa parte dedicado a escrita, deixou sua marca no mundo literário.

Além de autor e leitor compulsivo, Fernando Sabino foi advogado, jornalista e um eterno escoteiro. Sua aventura literária começou por volta dos 12 anos e perdurou até o fim de sua vida.

Faleceu as vésperas de seu aniversário de 81 anos, vitima de um câncer de fígado, com o qual ele lutava havia 2 anos. Deixou em testamento a proibição de lançamento de memórias póstumas, assim como o epitáfio título desta postagem.

Dono de grandes romances, diversas crônicas e contos, Sabino ficou conhecido por seus inúmeros prêmios e pela capacidade de explorar, com fino senso de humor, o lado pitoresco e poético de fatos cotidianos.

Dadas as apresentações, quero recomendar as pouquíssimas obras do autor que tive o prazer de ler.








Deixo a minha recomendação literária, com a absoluta certeza de que algumas, se não todas, obras do autor vão te cativar, seja por sua veia cômica ou seja por sua primazia na escrita.


Fontes: Acervo Estadão / Wipédia / Brasil Escola

21 comentários:

  1. Só eu não conhecia o autor? Me sinto uma Alienada ou seria Alienígena, estou fora do planeta. rsrs
    Por isso gosto de ler as postagens alheias, ficar por dentro das coisas nos enaltece e nos enche de conhecimentos.
    Adorei a postagem
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estudei Fernando Sabino na escola, em literatura. E mesmo não curtindo tanto livros mais antigos ele tem ótimas passagens de texto.

    Debyh
    Eu insisto

    ResponderExcluir
  3. Oiee Camila ^^
    Eu já tinha ouvido (ou melhor, lido) a respeito do Fernando, mas ainda não tinha lido nada dele. Não é bem o meu tipo de leitura, mas como eu sou uma pessoa curiosa, fiquei com curiosidade de conhecer os escritos dele. Espero gostar. Uma pena que ele tenha proibido o lançamento de memórias póstumas, mas imagino que ter o que temos dele hoje já é o suficiente, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Acredita que nunca li nada do autor?
    Mas aprecio suas obras, mesmo sem ter lido.
    Adorei o post.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. ganhei Amor de Capitu de um amigo meu, mas ainda não tive a chance de ler... curti saber um pouco mais do autor, e pretendo inserir algo dele em minhas futuras leituras... em breve... hehe...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Confesso que sempre penso nessa citação quando algo ainda não se resolve na minha vida.
    Sempre penso no que ele colocou, e sigo em frente. Confesso que não conheço as obras dele, mas isso não significa que não admiro seu trabalho, só preciso colocar aqui para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito do Fernando Sabino, as crônicas delas são sensacionais! Foi através dela que eu conheci sua escrita.

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, li apenas uma obra do autor e já faz muito tempo, nem lembro direito do texto em questão, mas sem dúvida é uma ótima indicação literária, seja qual obra for.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila! Já li alguns textos do autor e gostei muito! É um tipo de texto que vale muitas releituras. Ótima recomendação.
    Bjos!
    Lucy

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    muito interessante o seu post. Eu nunca li nada do autor, por falta de oportunidade, mas fiquei bem curiosa para saber mais dele, principalmente O Homem nu, achei interessante. :)

    bj

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu acho que nunca li nada do Fernando Sabino? Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre o autor aqui no seu blog!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Apesar de saber da importância do autor para a literatura nacional, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros.
    Dos que você indicou, já ouvi falar muito bem de O Grande Mentecapto. Confesso que não faço ideia do que se trata, mas, por ser um livro sobre o qual já ouvi falar muito bem, tenho curiosidade de ler.
    Adorei o post e vou anotar as dicas para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila,
    eu nunca havia ouvido/lido nada a respeito do autor, uma pena que não tenha sabido sequer de sua existência enquanto vivo, mesmo assim fico feliz por ter a oportunidade de conhecer um pouquinho da sua história e trajetória e vou tentar sim conhecer algo que tenha sido escrito por ele.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Apesar de nunca de ter lido uma obra do autor, já ouvi falar do mesmo, gostei muito da sua recomendação. Vou pesquisar mais de suas obras para ver se me agrada a leitura.
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Camila, tudo bem?

    O autor não me é estranho, tenho uma vaga lembrança de comentários sobre as obras dele durante minhas aulas de Língua Portuguesa. Não havia me interessado pelas histórias na época, mas já que você me relembrou, procurarei uma obra para conhecer melhor sua escrita.

    Beijos,
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Já ouvi ótimas críticas a respeito dos livros do autor, mas confesso que nunca li nada dele. Com toda certeza são obras de grande qualidade e bastante enriquecedoras, me interessei por AMor de Capitu. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Eu ja ouvi inúmeras referências, todas positivas, do autor principalmente " O homem nu" mas nunca li nada, infelizmente. Bacana as tuas indicações, clássicos navionais são sempre bem vindos e enriquecedores. Bjosss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Ótima dica mesmo. Conheço o autor por nome, e por todo sue prestígio, porém ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra sua. Realmente você leu bastante coisa do autor, e fiquei interessada em algumas citadas. Vou procurar saber de algumas crônicas e contos do mesmo. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Camila!
    Eu sempre ouço falar desse autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele. Amei conhecer um pouco da história do autor e algumas de suas obras. Assim que eu puder vou ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!

    Eu conheço a frase inicial do post " No fim tudo da certo...", mas confesso que não sabia da onde vinha. Fiquei muito interessada em ler os livros que você apresentou mesmo não sendo o meu estilo de leitura. Adorei a indicação.

    Beijos e Sucesso
    Garotas Devorando Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Camila, muito bonito e organizado o seu blog, meus parabéns pelo bom gosto!Gostei do recado que você deixou no meu blog, agora eu é que fiquei curioso :)
    https://redomacritica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.