Extraordinário - R. J. Palacio
Livro: Extraordinário
Autor (a): R. J. Palacio
Páginas: 320 páginas
Editora: Intrínseca
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma sindrome genetica cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impos diversas cirurgias e complicacoes medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e dificil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a comecar o quinto ano em um colegio particular de Nova York, Auggie tem uma missao nada facil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparencia incomum, ele e um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperanca, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixao, aceitacao e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e tambem de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraidos, Extraordinario consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, familia, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.
Para quem leu, está resenha tem o intuito de relembrar e para quem não leu ela tem como objetivo despertar a vontade de se apaixonar, sorrir e chorar com a história de Auggie.
Apesar de fazer coisas de um menino normal, August Pullman, um menino de 10 anos, não é como os outros, pelo menos é isso que notamos quando visto de fora.
Para chegar onde ele está foram necessárias 27 intervenções cirúrgicas, a modo de ajudar a melhorar sua fala, audição e visão. Auggie, como é chamado, nasceu com uma anomalia genética, que lhe resultou em uma deformidade facial sem precedentes. Mas para um bebê que não sobreviviria uma noite, August Pullman, nascido de Deus, venceu o mundo.
A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.
Isabel, mãe de Auggie, era quem lecionava para ele, até o dia em que ela achou que o garoto precisa de mais do que ela podia lhe proporcionar, acreditando ser a hora do menino ingressar em uma escola de verdade. Nate, seu pai, não sabe bem se é a hora e prefere que o filho decida, se sentindo preparado para enfrentar tamanho desafio.
August é aceito na escola Escola Beecher Prep, onde é muito bem recebido pelo simpático diretor, Lawrence Buzanfa. Exatamente aí que começa a grande aventura de Auggie, que narra de forma simples e condizente com sua idade, as alegrias e tristezas dessa nova jornada.
Eu estava tão nervoso que, em vez de frio, eu estava com um polo norte inteiro na barriga!
A escola vai servir de cenário para todo tipo de desumanidade contra o garoto, que com uma maturidade impressionante para sua idade, tenta se manter imune as provocações e ironias referentes a sua aparência. Mas em meio a tantos desafios, olhares de medo e desconfiança, o garoto terá o prazer de descobrir o significado da verdadeira amizade e mostrar a todos que o que realmente importa é a beleza que carregamos dentro de nós, que tem o poder de transformar os que nós cerca.
Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós.
O enredo por si só já é fluído, mas a narrativa ganha uma dinâmica, quando intercala a narração dos capítulos entre o protagonista e alguns outros personagens importantes no drama.
Os personagens são marcantes, desde o professor com seus preceitos que nos fazem refletir a todo instante, como aqueles que por medo do desconhecido fazem da vida escolar do garoto uma batalha diária.
R.J Palacio, teve a destreza de nos apresentar uma estória dramática, em que o personagem principal, apesar de todas as suas limitações, não se sente vitima, ou age como se fosse, pelo contrário. O personagem principal é forte, é divertido e brincalhão, como se espera de uma criança, do mesmo modo como em alguns momentos a criança dentro dele fala mais alto e só lhe resta chorar.
Um enredo extraordinário, com personagens e escrita a altura. O bullying que o protagonista sobre é sem tamanho e em sua maioria vem de crianças da mesma faixa etária, como dizia o filósofo, o homem nasce mau. E isso nos traz a importância dos preceitos citados durante o livro e a premência de colocarmos em prática.
Com toda franqueza, a leitura é emocionante e linda, em meio a tanta peculiaridade que o enredo trás ele comove com sua simplicidade e capacidade de despertar no leitor a empatia.
O livro é tão bom e agradou a tantos leitores, que a autora escreveu outras obras, complementando o livro Extraordinário. Estes livros variam desde livro com frases diárias até livro ilustrado.
Fonte |
Como disse outro dia aqui, o livro vai estrear como filme em 7 de dezembro e eu estou contando os dias e me preparando, pois pelos trailers eu tenho certeza que vou desidratar pelos olhos vendo está adaptação. Enfim caros leitores, este é um livro que eu recomendo e em relação ao filme, em breve volto falando sobre ele.
Olá, tudo bem? Ahhh, é impossível não se apaixonar por este livro... é uma obra simplesmente incrível, maravilhosa! Não vejo a hora de ver o filme, hehe. Adorei teu post!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Esse livro mexeu bastante comigo.
ResponderExcluirEu terminei a história apaixonada por Auggie. Ele é inspirador <3
www.saidaminhalente.com
Oi tudo bem?
ResponderExcluirEu sou suspeita para falar desse livro afinal é um dos meus livros favoritos da vida! Auggie é uma pessoa inspiradora, não vejo a hora de vê-lo no cinema.
Beijos
Falaram tanto, tanto desse livro e eu ainda não consegui ler! Mas espero conseguir. De qualquer forma, estou ansiosa para ver o filme, mesmo que antes de ler, para me desidratar também, pois já me garantiram, assim como você, que isso acontecerá.
ResponderExcluirAdorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler!
Beijinhos
Oiii Camila tudo bem?
ResponderExcluirEsse é um dos livros que mais tenho vontade de ler garota, fiquei apaixonada pela sua resenha e também não vejo a hora de assistir ao filme, parece ser bem emocionante, ótima resenha e fotos!
Beijinhos
Oi tudo bem? AAH adoro esse livro, e estou mega ansiosa para assistir ao filme. Realmente este livro nos traz muitos ensinamentos e até deixa também aquele gostinho de quero mais. O auggie é um protagonista muito fofo, inspirador e forte! *-*
ResponderExcluirBjs
Oi.
ResponderExcluirSempre vejo comentários positivos sobre esse livro, mas eu ainda não tomei coragem de ler por conta dessa carga de drama e do bullyng que ele sofre. Acho que acabaria passando raiva demais durante a leitura. Por isso, esse é um dos raros casos em que pretendo assistir ao filme primeiro. Espero gostar e querer partir para o livro.
Beijos.
Oi, Camila. Menina, que resenha linda!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas morro de vontade. Eu adorei conhecer a tua opinião sobre o livro e tenho certeza que o dia que eu conseguir parar para ler eu vou me apaixonar.
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirEu amo esse livro! Na verdade li logo depois do lançamento, pois era um desejado e acabei ganhando de presente. Assim que chegou, não aguentei e comecei a leitura, terminando em poucas horas com dor no coração. É uma obra maravilhosa que eu recomendo para todo mundo, pois ela nos ensina várias lições e nos mostra uma realidade diferente. Quero reler antes do lançamento do filme e sei que vou chorar no cinema, já que eu choro só pelo trailer, rs. Como você disse, ele nos comeve com a sua simplicidade e a capacidade de espertar no leitor a empatia. É extraordinário, literalmente!
Enfim, adorei a resenha, obrigada pela dica mesmo assim :)
Abraços.
https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Oi. eu li esse livro, não vou dizer que me emocionei, seria mentira, porém, achei muito relevante e levei para sala de aula para trabalhar com adolescentes entre 13 e 15 anos.
ResponderExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirEu AMO esse livro com todas as minhas forças, também o resenhei lá no blog.
Realmente abriu minha mente para muita coisa, meu quote favorito é quando ele fala que todos merecem ser aplaudidos pelo menos uma vez na vida. É extremamente emocionante, amei seu post!
oieee
ResponderExcluiresse livor esta na minha estante faz anos e até hoje não tomei vergonha na cara para ler, vejo que é uma obra muito marcante e que deixa várias mensagens para o leitor, espero em breve ter essa oportunidade de ler <3
Fico tão feliz quando vejo mais leitores gostando de Extraordinário. É um livro tão lindo. Estou contando os dias para o filme.
ResponderExcluirOi! Como quero ler esse livo! Tu não faz ideia!*-*
ResponderExcluirProblema é que nunca consigo encaixar nas leituras, mas assim que possível farei um esforço para adquirir a obra.
Acho linda a lição de vida que a autora propôs com esse personagem tão especial.
E sério que o sobrenome do cara é Buzanfa? rsrs Achei muito hilário...
Beijão!
Oi!
ResponderExcluirExtraordinário como não amar?Eu li esse livro com muito amor e me apaixonei por todos os personagens e Auggie que é o exemplo de superação.
Muita ansiosa para ver o filme e poder relembrar esse livro maravilhoso.
Bjs
Oii Camila
ResponderExcluirAcho que nunca li uma resenha negativa desse livro, ele emociona praticamente todo mundo. Amo essa força que o personagem central tem, eu acho isso lindo, a maneira como a pureza dentro dele nunca desaparece, a história de superação. Como vc bem frisou, o homem nasce mau, e infelzimente casos de bullying vem sendo cada vez mais frequentes em idades cada vez menores... Precisamos mudar isso..
Beijokas
aliceandthebooks.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já faz um bom tempo que quero ler ainda mais agora que vai sair o filme. Gosto muito de histórias com crianças.
Olá Camila!
ResponderExcluirEu sou apaixonada pelo Auggie!
Meu livro preferido da vida. Um personagem que dá um banho em simpatia e em ensinamento para todas as idades.
Todo mundo merece ler!
Beijos!
Camila de Moraes
Olá!
ResponderExcluirEsse livro é um dos meus favoritos da vida. Eu amei esse livro de todo coração e ele me ensinou tanto que nem sei dizer. Adorei ler sua resenha e espero que o filme agrade!
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas estou bastante ansiosa. Primeiro, porque todo mundo fala que é maravilhoso, inspirador e emocionante. Segundo, que eu já chorei assistindo o trailer do filme, então, já imagino que a história que encontrarei no livro é realmente linda, cheia de lições e muito emocionante.
Eu normalmente gosto de livros que trazem crianças como personagens centrais, pois normalmente elas conferem mais sensibilidade para a trama, e fiquei ainda mais curiosa devido à temática importante desse livro.
Adorei a resenha e espero poder realizar esta leitura em breve.
Beijos!
Oi Camila,
ResponderExcluirSomos da mesma opinião, adorei sua resenha e como você adorei esse livro, é realmente encantador e tão cheio de sentimento e lições né? E esse protagonista fofo que nos faz enxergar a vida de uma forma diferente, sempre corajoso e divertido, simplesmente lindo. Esperamos que a adaptação cinematográfica seja a altura e vamos trocando figurinhas sobre isso.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirComprei esse livro e ele está encalhado na minha estante desde então. Não por falta de vontade, mas por ter tantos outros pra ler de parcerias. Que renha incrível, me fez coçar as mãos e ansiar pra ler ele logo. Mesmo porque teremos o filme e quero ao menos ler antes de assistir.
Acho que vou furar a fila! rsrsrs
Nizete
cia do leitor
Oi Camila, tudo bem?
ResponderExcluirTenho Extraordinário na estante mas ainda não tive a oportunidade de ler... e isso me deprime tanto! Todo mundo que lê ama, e por isso estou querendo muito ler antes de sair o filme.
Bjs!
Oii!!
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler esse livro. Queria fazer isso antes de sair o filme, mas infelizmente não será possível.
A história é incrível, Algie tem uma maturidade gigante para lidar com as ofensas e isso me faz ter ainda mais vontade de ler.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro é muito fofo e muito lindo. Li ja faz um tempo, mas ainda lembro com carinho da leitura. É um dos meus livros preferido, que sempre indico quando posso.
Beijos.
Olá,
ResponderExcluirEsse é o tipo de livro que deveria ser lido nas escolas, real. Não é só uma leitura gostosa, é uma história que agrega, faz refletir, ter uma mente mais aberta e principalmente respeitar e aceitar as diferenças. Tive o prazer de reler esse livro este ano, e mds! que história fantástica.
Estou bem ansiosa pelo filme, mal posso esperar para ver tudo na telona, como acontece com todas as adaptações, estou um pouco receosa, só que espero estar errada em relação a isso.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/
Já li tantas resenhas e críticas positivas. Acho que não tem uma pessoa que leia e não fiquei emocionada. Eu ainda não li, nem sei o motivo, mas pretendo ver o filme.
ResponderExcluirBeijos
Aiii!
ResponderExcluirÉ cada quote maravilhosoooooo! O enredo é lindíssimo. Estou louca lelo filme, que ao que parece tem tudo pra lotar a bilheteria. Amo muito o Sr. browne e os seus preceitos.
Oi, Camila!
ResponderExcluirSimplesmente AMO Extraordinário e também estou super ansiosa pelo lançamento do filme! Espero que não tenham tirado nenhuma parte importante. rsrs
Sobre o livro, o que dizer? Auggie me conquistou! Chorei feito criança com esse livro, simplesmente não me canso de recomendá-lo a qualquer um que me pergunte. rsrs
Ótima resenha!
Bjos
Lucy - Por essas páginas
Meu amor por este livro so não é maior que minha expectativa pelo filme, porque estou muito confiante que será um filmão da porra e que abalará fortemente as estruturas em hollywood.
ResponderExcluirAdorei sua coleção, linda!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi, tenho esse livro na estante e mesmo com tantos comentários positivos não consegui fazer a leitura ainda. Assisti ao trailer do filme e me emocionei tanto, pretendo ler antes do filme. Muito amor na sua resenha. Bjs, Tell me a Book
ResponderExcluirOi, Camila!
ResponderExcluirAi esse livro <3 Ele é escrito de forma tão delicada que é impossível não se apaixonar pela trama. Outra coisa que acho muito legal é a série de outros livros que têm saído a oartir dele, eu sou daquelas que acham que quanto mais, melhor haha (mal vejo a hora de poder assistir a adaptação)
Beijos!
Oi, Camila! Eu quero muito conferir essa obra, de preferência antes da adaptação haha. Essa história parece ser tão linda e emocionante, uma obra que todos deveriam ler. Adorei a sua resenha e obrigada pela dica, bjss!
ResponderExcluirOOiiii, eu já perdi as contas de quantas vezes li esse livro, com certeza é um dos meus favoritos... Amei a sua resenha!!! E que venha o filme!
ResponderExcluirOie, tudo bem?!?!?!? Ahhhhhh esse livro maravilhoso. HIstória linda, cheia de sensibilidade e de muito amor. Um dos melhores livros que li na vida!!
ResponderExcluirBjs
olá... tive o livro mas acabei doando e não li, acho que vou esperar pelo filme mesmo... não sei, não bateu vibe pra fazer a leitura, mesmo sendo tão elogiado na blogosfera...
ResponderExcluirbjs...
Olá!
ResponderExcluirEu li e é lindo! Nunca imaginei que um livro pudesse me tocar tanto, simplesmente adorei! Já estou muito ansiosa pelo filme, com certeza será um luxo!
Sou apaixonada por este livro, sempre que posso o recomendo.
ResponderExcluirQuero me organizar para relê-lo antes de assistir o filme.
To lendo esse livroooo! Ainda to na metade mas o que li já amei. To segurando as lagriminhas mas senti que essa é uma batalha perdida. Kk
ResponderExcluirOiii, eu amo esse livro já diversas vezes. estou bem ansioso pela adaptação.
ResponderExcluirAbraços, José Marcos.
Estou ansiosa para ler esse livro! Mas ando muito sem tempo e minha lista de leitura é enorme! Estou ao menso tendo o 'gostinho' dele em blogs, o que só faz crescer minha curiosidade! Adorei o post ♥
ResponderExcluirBeijos!!!
Tem pouco tempo que li livros sobre bullyng e acho que no momento cansei um pouco do tema, mesmo assim a história parece emocionante.
ResponderExcluirDebyh
Eu Insisto
Tenho o livro e já tentei ler várias vezes ao longos dos anos, mas não chego nem na página 100. Livros narrados por crianças não costumam funcionar muito comigo, mas mesmo assim quero conferir o filme.
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNem preciso dizer que estou muito ansiosa por esse filme, né? Que resenha fantástica, só atiçou minha curiosa em relação ao livro. Não realizei a leitura ainda. Esperando o filme primeiro. Bullying é um assunto que está super em alta. Vou ler com certeza. Quem sabe antes do filme. Sua resenha deixou-me necessitada. rs
Os Segredos dos Livros
Oi Camila, eu tenho este livro já algum tempo, depois comprei a versão para crianças para complementar um trabalho destinado a jovens que eu estava desenvolvendo. Eu amei a versão para jovens e crianças e preciso ler este.
ResponderExcluirUm grande beijo
Tânia Bueno
Olá Camila!
ResponderExcluirEu tenho curiosidade de ler esse livro, mesmo ele não sendo o estilo que costumo ler. Amei a sua resenha e deu para ver como a história é bem elaborada e trás mensagens magníficas. Ele está na minha lista de desejados.
Amei a resenha.
Beijinhos!