Você tem que ouvir...


Tenho quase certeza de que você nunca ouviu Nina Simone, uma das maiores cantoras negras do século XX, que em  21 de fevereiro completaria 85 anos e eu só me atentei a isso depois que um lançamento literário que a playlist traz uma das canções da artista norte-americana. Então fui pesquisar hoje quero vós apresentar essa grande mulher negra.

A mulher estudava mais de 7 horas por dia para se tornar a primeira pianista negra de música clássica dos EUA. Sedo agenciada pelo marido abusivo, unice Kathleen Waymon, a Nina Simone se sentiu escravizada pelo excesso de shows e esse estresse lhe rendia grandes oscilações de humo, que só piorou depois que se dedicou a militância política a favor da igualdade entre brancos e negros.
Na década de 60 ela esteve ao lado de Martin Luther King, o que mudou a temática de suas canções, afetando assim sua carreira.

Depois de 10 anos de luta contra um câncer de mama, Nina Simone finalmente descansa de uma vida de ativismo, distúrbios psicológicos e mentais, mas deixa um marco de mais de quarenta anos de blues, jazz e muita representatividade.

Para destacar a mulher e a causa deixo três canções que fizeram parte da luta representa pela cantora na década de 60:



[...]Cães de caça em meu rastro
Crianças em idade escolar sentam-se na prisão
Gato preto cruza o meu caminho
Eu acho que todo dia vai ser o meu último.




[...]Jovem, talentoso e preto
Temos de começar a contar aos nossos jovens
Há um mundo esperando por você
Esta é uma missão que está apenas começando.



[...]Minha pele é amarela
Meu cabelo é longo
Entre dois mundos
Eu não pertenço.

E para quem quer saber mais sobre a vida dela, na Netflix tem o What Happened, Miss Simone?, indicado a Oscar e vencedor do Emmy de melhor documentário. 


13 comentários:

  1. Oi Camila, que post legal tu fez. Deve ter sido muito difícil mesmo naquela época ser mulher, negra e ainda ter um sonho de ser uma grande musicista e cantora. Não sou uma pessoa muito ligada em música mas adorei conhecer a artista.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que post legal!
    Não conhecia ela também, mas fiquei encantada com os videos que você postou e a história dela é maravilhosa. Eu fico tentando imaginar como que deveria ser a vida de algum negro que queria ter uma profissão "de branco" naquela época, cada vez que penso nisso eu tenho vontade de sair pedindo desculpa pra qualquer negro que eu vejo na rua.

    Adorei seu post, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu tenho um playlist só dela
    E o meu toque se celular é a música Sinnerman que sou apaixonada <3
    Adorei vê-la por aqui *_*

    http://www.cabinedeleitura. com.br/2019/03/voce-tem-que-ouvir.html

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Conhecia somente um pouquinho sobre ela e gostei de saber de outras informações. Missippi Goddam parece ter um letra bem forte e carregada de verdades.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Não lembro como, mas cheguei até um vídeo dela no youtube e fiquei VICIADA em uma de suas músicas, de ouvir o dia todoooo. Amei saber um pouquinho mais sobre ela e vou ouvir as músicas do post também.

    ResponderExcluir
  6. Ola!

    Nossa, não conhecia essa cantora, mas adorei a sua musica e sobretudo, adorei a sua historia. Realmente a sua vida não deve ter sido facil, mas a intensidade da sua musica e a potencia da sua voz são indiscutiveis.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii Camila

    Nunca escutei nada da Nina Simone, mas já ouvi falar sobre ela através do Frank Sinatra que em uma reportagem se revelou um admirador da Nina. Tenho certeza de que foi mega talentosa, muito triste que esses grandes gênios eram muito sofridos, a maioria delas sofreu todo tipo de dores e sofrimentos, duro isso, que descanse em paz a Nina.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Realmente, não conhecia a cantora, e por isso me foi bacana ver algumas informações sobre ela. Não é um estilo de música que eu aprecie tanto, porém reconheço seu talento e até mesmo sua importância para as temáticas que lutava. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cá.
    Eu sempre gostei das músicas da Nina Simone, mas confesso que nunca fui atrás de mais informações sobre ela! Adorei o seu post e agora fiquei com vontade de conhecer mais sobre essa mulher!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Que excelente dica, Camila. Eu realmente não a conhecia e gostei da voz dela. Adoro assistir a documentários na Netflix e já vou procurar esse para colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já vi outras indicações sobre essa cantora. Não conhecia muito bem sua história e gostei das músicas selecionadas. Pretendo buscar mais para conhecer.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Pelo contrário, quando eu era mais novo ouvia e não era pouco a Nina Simone, ela foi um dos grandes nomes do Jazz e Soul. Quem não conhece pode pesquisar no youtube e ficar fascinado com a voz dessa grande cantora.
    abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oiii! Pelo não eu não conhecia, mas já tinha ouvido a segunda música. Parabéns pela postagem, adorei a indicação e as músicas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.