Para ler ouvindo.

A algum tempo atrás livros com playlist se tornaram uma febre no meio literário e como tudo na vida tem os que não gostam e tem os que adoram, que é o meu caso.  Por isso no TOP 5 de hoje vou trazer os meus queridinhos no quesito músicas preferidas. Então aperte o play e confira.



Cartas de Amor aos Mortos ǁ 344 páginas ǁ Ava Dellaira ǁ Ano 2014 ǁ Editora Seguinte













➥Esse é o meu preferido para sempre, é a estrela desse TOP 5 e o xodó da minha estante. Eu tinha tudo, tudo e mais um pouco do Nirvana, eu amava Kurt Cobain e pode até ter sido fase, mas eu sinto um quentinho no coração quando leio qualquer coisa que se refira a ele e esse livro tem muito dele, sem dizer Janis Joplin, minha outra paixão musical. Se você não sabe do que estou falando eu recomendo que ouça.

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


A Playlist de Hayden ǁ 285 páginas ǁ Michelle Falkoff ǁ Ano 2015 ǁ Editora Novo Conceito












➥ Esse livro é tão musical que a editora enviava aos parceiros ele e  um fone de ouvidos, pois é impossível você ler e não querer ouvir Ramones, Metallica, Radiohead, entre outros nomes de peso. Então prepara o coração e se entregue as canções que embalaram a breve vida de um personagem marcante.


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Quando Dois Corações se Encontram ǁ 328 páginas ǁ Clara Benicio ǁ Ano 2018 ǁ Editora Jangada
































➥Esse livro é cheio de altos e baixos, acho que a autora exagerou um pouquinho no drama da protagonista, mas por outro lado temos o amor, que dá uma boa guinada no enredo e tem as músicas que abrem os capítulos e por ser um livro nacional é claro que autora trouxe o que temos de melhor no nosso cenário musical.


Sinopse: Yasmin é uma garota romântica que vive em Fortaleza, até que um dia, por acaso, conhece Sam, um homem encantador. Foi amor à primeira vista. Porém, no auge desse amor, acontece uma tragédia que a deixa em uma profunda depressão. Quando ela já havia perdido as esperanças de ser feliz novamente, uma reviravolta acontece. "Quando dois corações se encontram" traz a história de uma mulher que precisa vencer os fantasmas do passado se quiser reencontrar a felicidade.



Eleanor & Park ǁ 328 páginas ǁ Rainbow Rowell ǁ Ano 2014 ǁ Editora Novo Século







➥Eu amo a pegada geek desse livro, me identifico horrores com a protagonista e seus medos, então séria impossível não gostar da playlist dele. Nela temos um pouquinho de The Smiths, U2, entre outros que simplesmente adoro, ou seja, esse livro é maravilhoso.


Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


Aos Dezessete Anos ǁ 448 páginas ǁ Ava Dellaira ǁ Ano 2018 ǁ Editora Seguinte











➥Esse livro é uma viagem ao passado, cheio de sentimentos e muita música boa. São tantas músicas que a própria autora montou três playlist, então é a do play essa e essa. Já te adianto que temos muita representatividade nestas três listas, grandes nomes do black music marcam presença nessa trama, mexendo com todos os sentidos do leitor.


Sinopse: Em seu novo romance arrebatador, a autora de Cartas de amor aos mortos apresenta uma mãe e uma filha que precisam compreender o passado para poder seguir em frente. 
Quando tinha dezessete anos, Marilyn viveu um amor intenso, mas acabou seguindo seu próprio caminho e criando uma filha sozinha. Angie, por sua vez, é mestiça e sempre quis saber mais sobre a família do pai e sua ascendência negra, mas tudo o que sua mãe contou foi que ele morreu num acidente de carro antes de ela nascer. 
Quando Angie descobre indícios de que seu pai pode estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrás de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Em sua busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mãe, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.


Mas me diz aí, você já leu alguns dos livros mencionados, tem algum outro no estilo para indicar? Pode me contar, vou adorar conferir e depois vir falar o que eu achei.

21 comentários:

  1. Oi Camila, adorei o livro Cartas de Amor aos Mortos, mas A Playlist de Hayden eu já esperava mais. Não tenho o costume de ouvir playlist para os livros que leio, apesar de conhecer algumas. O Livro Aos Dezessete Anos é um que quero ler e não tinha visto a playlist ainda
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Acredita que eu nunca li um livro com uma playlist? Mesmo assim, acho que eu adoraria, pois deve ser ótimo poder imaginar as cenas ao som de algumas músicas. Entre os que você mencionou, eu já tinha ouvido falar sobre A Playlist de Hayden há um tempo, e lembro que fiquei bem interessada em ler na época, mas acabei me enrolando com outras leituras e não consegui. Nunca tinha visto nada sobre o Carta de Amor aos Mortos, mas já fiquei super interessada aqui e acho que eu surtaria tanto quanto você na leitura. Mas no meu caso não seria pelo Kurt Cobain, mas por mencionar o Heath Ledger, de quem sou muito fã até hoje. hahaha Amei conhecer os livros e as playlists. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem??

    Cara, eu adoro ler e ouvir musica, quase todos os livros que eu leio eu procuro playlist! Acho que isso faz a imersão no livro ser melhor. Faz um tempo que eu criei a minha playlist pra ler livros que não acho a tematica e é muito gostoso. Nenhum desses livros que você citou eu li ainda, mas eu vou ouvir as playlists porque eu fiquei curiosa. Valeu a dica!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ahhh, que demais essa postagem! Eu geralmente não leio escutando música, mas vendo essas playlists feitas exclusivamente para esses livros é impossível não ficar curiosa para ter essa experiência, hehe. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oiii Camila

    Aii que saudades de Carta de amor aos mortos, esse livro se tornou um dos meus xodózinhos. Adorei a escolha do Kurt e do Nirvana pra esse livro.
    Preciso ler Aos Dezessete anos da mesma autora, adoro essa representatividade que o livro traz.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,

    Adorei esse post, porque sempre que leio um livro que fale de alguma música eu vou atrás de saber que música é.
    Adorei as indicações.
    Carta de Amor aos mortos eu li e amei.
    Os demais ainda não, mas quero!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Camila

    Eu adorei a playlist do primeiro livro da Ava, quando eu li fiquei encantada. Estou louca para ler A Playlist de Hayden e Eleonor e Park, achei um diferencial a editora ter mandado fones para vocês, mas se bem que combina com o livro, hahaha.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Camila!

    Eu sou estranha.kkkkkkkkk... Porque a verdade é que gosto muito de ouvir músicas enquanto estou lendo, mas não curto muito quando o livro já vem com uma playlist. Eu fico um tanto irritada.kkkkkk... Talvez porque goste de escolher pessoalmente as músicas que acredito que combinam com o livro ou com os protagonistas, para ouvir enquanto estou lendo. Costumo ignorar por completo as músicas presentes nos livros, embora possa ocorrer sim de uma determinada música que esteja no livro já ser conhecida por mim ou despertar meu interesse. Só que, regra geral, não gosto.

    Todavia, inegável que é perfeita a playlist de Quando Dois Corações se Encontram. Dá vontade de ler o livro só por conta das músicas! Está vendo como sou estranha?!kkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cami, eu não sabia que Aos dezessete anos tinha playlist, bacana saber disso porque só me deixou ainda mais animada com a leitura que pretendo fazer em breve! Eleanor & Park tem uma playlist muito fofinha que eu adoro bastante.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que antes não curtia ler com música, mas agora estou achando bem bacana a experiência kkkkk Por isso eu fiquei animada com o seu post. Dos livros citados eu tenho curiosidade com praticamente todos, em especial o Cartas de amor aos mortos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila, tudo bem?


    Simplesmente adoro livros que tenham uma trilha sonora. Desses, tive a oportunidade de ler o Carta de Amor aos Mortos e Eleonor e Parker estão na minha lista de próximas leituras

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila, tudo bem? Eu sou do time que lê ouvindo música principalmente, as clássicas tocada ao piano ou violino, me acostumei tanto a ler ouvindo que as vezes os vizinhos estão tocando funk na maior altura e eu consigo me concentrar de boa...kkk
    Ainda não li nenhum dos livros que você indicou mas, como tenho dois na minha lista de espera, quando for lê-los venho aqui ouvir as playlists indicadas por você.

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adoro trilhas sonoras de livros, mas só ouço depois que os leio. Não consigo ouvir música durante uma leitura, pois me disperso fácil.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila!
    Eu amos livros que tenham playlists (tanto próprias, com músicas escritas para ele, como aquelas que pegam músicas já existem). Vou ler esse ano Cartas de Amor aos Mortos e tenho quase certeza que vou gostar.
    O primeiro livro que li que tinha uma playlist foi o A Playlist de Hayden e descobri muita música boa nele. Para mim, é o ponto forte do livro. Não conheço o livro nacional, mas também não fiquei muito interessada.
    Desde que vi sobre o lançamento desse livro da Ava Dellaira, estou curiosa para ler.
    Estou lendo uma HQ que tem algumas referências musicais e estou adorando, pois estou conhecendo uns estilos bem diferentes, como rock alemão ou heavy metal francês.
    Adorei o post!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adoro livros que acabam por nós apresentar músicas, muitas bandas e cantores que amo acabei conhecendo dessa forma. Da sua lista li somente Eleanor e Park e sou apaixonada por essa história, mas confesso que não lembrava da parte musical e esse detalhe me deu muita vontade de o reler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Adoro livros que apresentam playlist ou uma listagem de músicas para ouvir junto. Aqui no nacional isso ficou bem característico da autora Bianca Briones, e recomendo qualquer livro dela nesse quesito. Tem também isso nos livros da série Saints Of Denver da Jay Crownover que chega mais ao meus estilo meio rockzinho. Gostei da listagem que trouxe pois ainda não tive oportunidade de ler nenhum, porém anotei todos aqui. Bela postagem <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Bem legal essa postagem, não consigo ler e ouvir música, mas sempre antes de ler faço meio que uma preparação, ouço alguma música que me faça relaxar para depois no silêncio pegar o livro.

    ResponderExcluir
  18. eu amo ler e ouvir música, eu só funciono a base de música, principalmente pra produzir conteudo no geral, incluindo conteudo academico kkk.

    ResponderExcluir
  19. Como eu gosto de ver o conteúdo do teu blog, sempre com variedade. Eu não sou de ler ouvindo música, mas acho bacana quando os livros têm uma playlist, posso não ouvir no momento da leitura, mas em alguns casos eu ouço depois e a música fica marcada para aquela leitura. Eu ainda não li nenhum dos livros, mas tenho muita vontade de ler Eleanor e Park.

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu lembro dessa onda de livros musicais. Depois dos livros, a musica é a minha segunda paixão. Mas eu não consigo ler ouvindo música, então, a playlist do autor nunca funciona comigo. Acaba me distraindo e tirando o meu foco. Sou louca para ler Eleonor e Park. Adorei o tema que escolheu.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  21. Eu amo ler ouvindo música, então adorei muito esse post! Apesar de conhecer os livros citados, ainda não li nenhum, mas já salvei as músicas para ouvir quando for lê-los. Faça mais posts assim!

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.