Outsider - Stephen King

 

O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas.
O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido.
Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.

Não a fim para o universo. 

E tenho pra mim que para a criatividade e o talento de Stephen King também não! Meu primeiro contato com a escrita do rei do terror, foi com " O Iluminado" e eu tinha cerca de 14 anos. Me lembro como se fosse ontem, o quanto eu fiquei extasiada com aquela história, como eu devorava o livro e durante a noite morria de medo de ir ao banheiro e ver alguma coisa no corredor. Quase duas décadas depois eu vivo a mesma sensação.

Outsider foi o livro escolhido para o meu Desafio 12 meses literário de agosto, afinal os livros do sr. king são sempre best-sellers! Mantendo a capa original, o livro foi lançado recente aqui no Brasil pela Suma de Letras, que desde o ano passado vem trazendo relançamentos do autor na " Biblioteca Stephen King" e obras inéditas, como é o caso desse livro que acabei de ler.


Terry Maitland, é um homem imaculado, casado, pai de duas lindas meninas e o renomado treinador da Liga Infantil de beisebol de sua cidade, Flint City. Mas uma mancha surge em seu nome e sua prisão é iminente, deixando toda cidade polvorosa.  O responsável por essa façanha é o detetive de policia, Ralph Anderson, que tem certeza absoluta de que o treinador de seu próprio filho é o culpado da morte do pequeno Frank Peterson.
Tudo estava perfeito para o procurador Bill Samuels apresentar a denuncia na próxima semana, isso não fosse o fato de Maitland ter um álibi perfeito, perfeito até de mais.

A história vem dividida em várias seções, todas narradas em terceira pessoa de acordo com a data dos acontecimentos após o assassinato do garoto. A primeira parte já chega mostrando o porque da fama do autor, uma vez que o conflito chave do romance é o assassinato de uma criança e S.K não usa de floreios para descrever como isso se deu.
De forma bem C.S.I vamos vendo o desenrolar dos fatos e toda linha investigativa, que sofre uma grande reviravolta quando o advogado de defesa Howie Gold entra no caso e refuta todas as provas apresentadas pela promotoria. A partir daí as história toma um novo rumo, tornando tudo incerto, inclusive as certezas do pobre leitor.

A grande premissa do livro é responder a pergunta de como uma pessoa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e é aqui que mais uma vez tenho que tirar meu chapéu para o autor, pois é em torno disso que é construído uma história tão envolvente e assustadora que chega perturbar o próprio leitor.

-Tudo é possível... Tudo. O mundo é cheio de cantinhos e frestas estranhos.

São tantas reviravoltas, ora temos um quebra cabeça com peças faltando, ora com peças sobrando e no fim tudo se encaminha para um resultado surreal.
Aqui temos referência de livros anteriores do autor, obras da rainha do crime,  Agatha Christie e frase de detetive famoso, Sherlock Holmes. Mas o que me fez amar ainda mais essa obra é sua inspiração dela, que vem do conto "William Wilson", do  excelentíssimo Edgar Allan Poe, que inclusive é citada no decorrer da trama.

Visitante, Forasteiro, El Cuco, Bicho Papão e Doppelgänger. Esses são os nomes dados a criatura com canudos no lugar de olhos que pode ser o autor do pavor que vem se espalhando pelo Texas e ao que tudo indica ele não só se alimenta da carne das vitimas, como também do sofrimento que deixa por onde passa. E gente do céu, o estrago desencadeado pela brutal morte do garotinho Peterson é estarrecedor, só lendo para você saber do que estou falando, mas já antecipo que mais mortes trágicas aparecem no enredo.

Uma criatura que vive de infelicidade, um comedor de sofrimento em vez de um comedor de pecados […].

Como nem tudo na vida são flores eu devo fazer duas ressalvas sobre a história, a primeira é relacionada ao pai de Frank Peterson. Achei que faltou um desfecho para ele, que ficou perdido no meio do livro e não aparece mais. Outro ponto que me deixou intrigada foi Derek, filho do detetive Ralph. Achei um personagem desnecessário, criado apenas para reforçar a ideia de que o detetive tinha um vinculo sentimental com Terry Maitland. Não tinha necessidade, a história é magnifica por si só, sem furos ou pontas soltas, com um trabalho de pesquisa formidável sobre as lendas mexicanas em torno do suposto mostro, cheio de alusões ao mal e a infinitude do universo. Uma história que chama atenção para o sobrenatural, de forma misteriosa e macabra.

O livro é tão bom que mal lançou e já vai virar série e a produção ficará a cargo da Media Rights Capital. Segundo o Observatório do Cinema, Richard Price (O Beijo da Morte) está cotado para escrever o roteiro com Jack Bender e Marty Bowem como produtores.

Em suma a história é perfeita dentro do que ela propõe, que é perturbar o leitor. Um calhamaço que acabou sem eu perceber e deixou uma sensação macabra no ar em relação a infinitude do universo e de seus muitos lugares desconhecidos, tornando-se assim o melhor livro que li neste ano e que eu recomendo de olhos fechados.

19 comentários:

  1. Stephen King é sem dúvidas o melhor no gênero que se propõe, já li algumas obras do autor e é muito muito difícil ver ele "errar a mão" a resenha de outsider me deixou bastante curiosa pra ler mais esse que deve ser tão incrível quanto os outros que li

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Durante muito tempo, fui uma pessoa bem medrosa com histórias de terror e suspense. Agora, aos poucos estou começando a conhecer os tipos de terror que gosto e percebi que geralmente me interesso mais por aquele tipo de terror que envolve criaturas sobrenaturais. Nunca li nenhum livro do Stephen King, mas acho a capa desse maravilhosa! De início, lendo sua resenha, estava me sentindo um pouco interessada pelo mistério da trama, mas foi só você falar da criatura que se alimenta de infelicidade que eu já pensei "preciso desse livro!". Também adoro Edgar Allan Poe e quero muito conhecer a escrita de King, de preferência com este livro. Amei demais a sua resenha. Foi uma ótima dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ando um pouco cansada desse tipo de leitura, mas SK merece sempre aquele olhar de atenção. O cara tem uma forma incrível de trazer não só o terror sanguinário, mas sim aquele que nos deixa apreensiva, o terror psicológico e não é atoa que é o carro chefe da Editora Suma.
    Talvez eu não leia, mas ficarei ligada quanto a produção dessa série.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh Stephen king, por que tão bom? Parece um livro bem com a cara dele mesmo, hahaha. Gostei da resenha e adorei os quotes. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. já li dois livros do King, e gostei bastante, então fiquei bem curiosa pra ler! achei legal que mal lançaram e já tem adaptação, rei do terror faz assim mesmo, haha.
    espero poder ler em breve e de preferência antes da série, né?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. AAAaah quero super ler algum livro do Stephen, mais ainda não tive coragem haha, adorei sua resenha, mas realmente tenho medo em ler ele.

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila.

    Estou com muita curiosidade para ler este livro porque tenho lido várias resenhas elogiando a história. Realmente Stephen King é um escritor muito talentosos e sua criatividade não tem fim. Adorei sua resenha e pode ter certeza vou ler essa história o mais rápido possível, ainda mais agora sabendo sobre a história vai virar série. Não sabia dessa noticia. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Excelente resenha e despertou meu interesse no livro.
    Eu já tinha ouvido falar mas agora fiquei bastante interessada.
    Obrigada e parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  9. Oi Cams! Estou em choque com esse livro. Como SK consegue criar novas histórias tão cruéis e ao mesmo assustadoramente envolventes, é o que veio me perguntando desde meu primeiro contato com ele, quando eu tinha só 12 anos, e nunca mais parou. Este livro tem uma mistura de fatores que qualquer leitor de terror e suspense espera: a dose de medo do desconhecido, e as possibilidades medonhas que existem a cada virada de página. Se eu quero ler? Imagina! ♥ Obrigada pela resenha incrível!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    As obras de King são incríveis né? Eu ainda não li O Iluminado e estou morrendo de ler esse também, assim como vários outros do autor. Meu primeiro contato com suas obras foi em O Cemitério, uma obra incrível que despertou meu interesse em todo os seu trabalho. Não tenho dúvidas de que esse é um livro incrível e ele está na minha lista há um tempo, sua resenha só me deixou mais curiosa.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Até hoje só li dois livros do King, mas tenho que concordar que o cara é fantástico e que tem um talento descomunal para criar suas histórias! Quanto ao livro resenhado, fiquei super curiosa para realizar a leitura! Amo histórias que envolvam o medo do desconhecido e esse medo das coisas bizarras que podemos encontrar a cada novo virar de páginas. Apesar do personagem desnecessário e do que ficou sem um final bem definido, já anotei a dica e espero poder ler em breve! Adorei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Camis,
    Até o momento só tive uma experiência com o Rei, li Cujo da mesma série Biblioteca do King, e confesso que a leitura foi bem arrastada. Recentemente venho e programando para iniciar outra leitura dele e ainda não consegui me decidir qual obra devo arriscar.
    Adorei a dica e vai pra lista.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Oii tudo bem?

    Você me convenceu, quero ler esse livro, fazia tempo que não me interessava pela sinopse de um livro do king, e esse me amarrou, preciso ler mesmo.
    Já até adicionei aos desejado.
    Amei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  14. Olá, Camila!

    Eu tenho muita curiosidade em relação aos livros do autor. Vejo as pessoas falando maravilhas dele. Só tem um problema: detesto histórias de terror.kkkkkkk... Porque me provocam pesadelos terríveis. Por isso, é um gênero que evito. Que não leio de modo algum. Mas estou tentando ser mais corajosa e apostar em histórias diferentes, para vencer meus medos.rs

    Todavia, mesmo assim não creio que começaria a ler o autor por este livro. Além de parecer muito pesado trata do homicídio brutal de uma criança e isso é demais para minha cabeça, sei que a angústia que eu sentiria lendo seria enorme e me faria mal. Se eu for ler Stephen King começarei por uma história mais leve.

    Claro que o clima de suspense do livro acaba "me chamando" (pois amo suspenses!), e fico curiosa com isso de estar em dois lugares ao mesmo tempo. No entanto, resistirei à curiosidade.rs


    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Sou medrosa ao extremo com os livros do King, mas mais assustada estou eu por esta com uma vontade enorme em fazer a leitura desse livro. Vi algumas resenhas referente a esse livro e fiquei muito curiosa. Vendo você falar tão bem fico com mais vontade de ler e sair da minha zona de conforto.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila,
    Estou com esse livro aqui a alguns dias e estava precisando de uma resenha como esta para criar vergonha na cara e ler logo essa história, e olha deu certo. Vou só organizar algumas resenhas pendentes que tenho aqui e esta com toda certeza será minha próxima leitura. Estou ansiosa para me conectar com a escrita desse autor e tendo suas impressões como base, sinto que este vai ser o livro que me proporcionará tal feito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do Stephen King? Confesso que nunca me interessei pelas obras do autor e, por isso, quando esse livro foi lançado eu nem procurei saber mais sobre ele.
    O enredo parece ser instigante e envolvente, então, acredito que seja mesmo uma ótima leitura para quem gosta do gênero. Porém, eu sou bastante medrosa e não leio terror/suspense de jeito nenhum (às vezes, abro uma exceção para o suspense, mas terror jamais kkkk).
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que, apesar de ter algumas ressalvas, não foi nada que comprometesse a leitura para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Já vi muito elogios sobre esse livro e não sabia que iria virar série, que máximo. Fiquei bastante curiosa sobre como iremos desvendar esse mistério do personagem poder estar em dois lugares ao mesmo tempo e acho que estou com medo de descobrir a resposta, risos... Não sou fã da narrativa descritiva do autor, mas com certeza é um livro que irei indicar para os amigos. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila,
    Ainda não li esse livro, mas tenho ele em casa para ler. Gostei de conhecer suas impressões e saber que, apesar de o livro ter questões interessantes e ter sido bem construído, ele conta com algumas coisas negativas. Não acho legal quando algumas coisas ficam mal resolvidas e alguns livros do King apresentam isso.
    De toda forma, vou anotar a dica :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.