Como Num Filme - Lauren Layne



As únicas coisas que o mauricinho Ethan e a rebelde Stephanie têm em comum são o curso de cinema na Universidade de Nova York e o roteiro que precisam desenvolver juntos. Mas, quando a proposta de recriar clássicos de Hollywood se confunde com a realidade, eles acabam se tornando os protagonistas de uma história de amor digna de Oscar! Ela quer um quarto confortável em uma boa casa. Ele quer ficar longe de sua ex. Eles precisam de uma boa nota. Convencidos a ajudar um ao outro, os dois entram em um acordo: Stephanie será a namorada de mentirinha de Ethan enquanto ele a deixa morar em seu apartamento. Para isso, ela deverá fingir ser uma perfeita lady: discreta, arrumadinha e, claro, completamente apaixonada… igualzinha à personagem do filme que estão criando. Contudo, à medida que os dois se aproximam, Ethan se vê completamente apaixonado pela garota cheia de mistérios e contradições ao seu lado.
Agora, ele vai ter que decidir: será que seus sentimentos são pela Stephanie de verdade? Ou apenas pela versão que ele criou? 

"A vida é uma sucessão de fases."

E depois do estrondoso sucesso do livro "Mais que Amigos" eu fiquei louca para conhecer a escrita da Lauren e a oportunidade apareceu em uma prova antecipada enviada pela Editora Paralela do livro "Como nun Filme".

Esse livro é um prequel, um preludio, da série "Recomeço", que recentemente estreou com o livro "Em Pedaços" e por anteceder o primeiro livro ele pode ser lido de forma individual e o próximo da série, Crushed,  ainda não tem previsão de lançamento por aqui. Enquanto isso vamos conferir um pouquinho da minha experiencia com Lauren Layne.

Nada é mais clichê do que enredos cuja premissa se baseiam em um namoro de mentirinha. E nada mais eficaz para deixar o leitor suspirando apaixonadamente pelo casal que isso. É aquela receita que deu certo e que vão passando a diante.

Como num Filme  nos traz dois personagens bem caricatos. Ethan Price é o típico playboy, enquanto Stephanie Kendrick é uma gótica super mal humorada. E pela sinopse já sabemos que ambos estão em apuros, ela precisando de um lugar pra morar e ele de se livrar da marcação da mãe que quer a todo custo que ele reate o namoro com a "Barbie", Olivia Middleton.

O que só descobrimos no decorrer da leitura é o motivo que levou os dois a fazer um curso de verão. Curso esse que acaba os aproximando, que precisam, em dupla, criar um roteiro digno de agradar o queridinho de Hollywood que dá as aulas. E o tema escolhido por eles é o mito de Pigmalião, que na versão resumida se trata de um escultor que faz uma estátua tão perfeita que acaba se apaixonando por ela. E é exatamente isso que acontece com os dois.

Posso ser a protagonista dessa versão moderna de Pigmalião, mas o motivo é Olivia.

Para sair da mira da mãe, Ethan propõe um acordo a colega de curso e para que isso seja convincente a gótica precisa sair de cena e dar lugar a doce Steph, com direito a banho de loja e salão de beleza, bem "Uma Linda Mulher" mesmo, afinal o livro se chama Como nun Filme. Enquanto o nosso Ken, tamanho real, sede uma moradia a moça.

Quem diria que fingir que não se está apaixonado por alguém seria muito mais difícil que o contrário.

Como criar expectativas em cima de outra pessoa nunca é bom e esse livro é tão clichê quanto um filme, é obvio que as coisas entre o casal vai dar errado e eu nem preciso dizer o que vem depois, pois todos sabemos. O que nem de longe tira o prazer em ler cada linha dessa comédia romântica.

A narrativa é tão leve e divertida que fluí magnificamente bem, é livro de "uma sentada". Grande parte disso se deve a dinâmica dos capítulos, que hora é narrado por Ethan, hora por Steph, envolvendo o leitor a toda dramática vivida pelos personagens, criando de imediato aquela empatia com os protagonistas. Então é certo que você vai se deliciar com o desenrolar da relação entre criador e criatura.

O romance é gradativo, cheio de percalços, mas capaz de nos fazer suspirar. Assim como as partes mais sexy do enredo, que de tão sutis se assemelham aos da vida real, porque nem sempre temos o corpo de uma coelhinha da "Playboy" ou fazemos amor como a senhorita "Surfistinha" e eu adorei isso. Essa leveza e simplicidade me conquistou.

Na vida real, o encontro fofo não é nem um pouco fofo. É muito mais constrangedor. Às vezes é do tipo "quero morrer".

Como todo clichê já foi uma ideia original, a história de Lauren convence, de forma sucinta ela consegue transmitir muitos sentimentos durante a leitura, então pode ter certeza de que não irá revirar os olhos quando se deparar com uma farsa tornando-se real, é um livro escrito com os cinco sentidos. A genialidade da autora está justamente em escrever algo que recompense nosso tempo, que lemos pois sabemos a enorme chance que aquilo tem em nos agradar, pois já conhecemos os padrões narrativos, que encontramos algo novo em um contexto familiar.

Como nun filme vai nos fazer relembrar aquela fase de nossas vidas que nos divertíamos e morríamos de amores pelos filmes da "Sessão da Tarde", que almejávamos para nós um relacionamento como aqueles e que hoje são apenas lembranças. Com referências hollywoodianas, bom humor e romance, Lauren Layne me conquistou e provou o porque de tanto sucesso. Recomendo.

18 comentários:

  1. Pela resenha esse livro me fez lembrar daqueles tipos de livros com aqueles romances clichês bem leves que você ler para matar o tempo,imagino que esse seja o caso desse livro.
    Acho super válida leitura de livros desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu também li o livro em uma sentada o envolvimento dos protagonistas é muito engraçado e fiquei suspirando nas paginas fofas do livro. Gostei bastante do livro e fiquei com vontade de reler essa historia

    ResponderExcluir
  3. Oi Cami, essa é a segunda resenha que vejo sobre esse livro e sinceramente, quero ler o quanto antes. Por mais que seja uma narrativa absurdamente cliche, é o tipo de livro que a gente termina a leitura muito apaixonado pelo casal.

    ResponderExcluir
  4. Parece aquele tipo de livro que brinca com os clichês e vou gostar ainda mais se tiver sido proposital.
    Uma leitura que promete ser interessante.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda morro de amores por livros "Tipo sessão da tarde" nunca vou crescer haha. Enfim, exatamente por isso, o livro me chamou atenção. Alias, antes da sua resenha eu nunca leria, mas agora sabendo mais sobre o livro. Adoro romances que nos fazem suspirar, adorei!

    ResponderExcluir
  6. aaaaah, como não amar os livros da Lauren?

    Eu ainda não li esse dessa nova série que ela esta escrevendo. Mas quero muuuuito. Já esta na minha meta para dezembro, só vejo resenhas positivas e estou louca para ler

    bjs <333

    http://www.alimentopraalma.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da autora. Mas apesar de não me atrair pelo gênero, admito que às vezes esses clichês fazem falta rs. Principalmente quando estamos lendo algo tenso e precisamos de algo mais leve. E gostei da sua resenha <3, me lembro filme de sessão da tarde, mas sei que tem conteúdo mais adulto hahahaha

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, já li muito romance em outras épocas, agora estou mais na vibe do terror e policial. Talvez pela minha idade, estes clichês já não me fazem mais suspirar, mas sei, porque a Larissa já leu, que os livros da autora são maravilhosos para quem curte o gênero.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila. Tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro e tenho certeza que vou me apaixonar pela leitura também, eu ainda não li nenhum livro da série e só por isso que não li esse ainda. Eu adorei a sua resenha, você me deixou aqui ainda mais interessada e espero não demorar muito para poder ler. Eu amo um bom clichê, sei que vou ficar igual uma boba com esse livro hahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Menina, eu li mais que amigos em uma leitura coletiva e fiquei apaixonada pelo livro, mas depois disso, apesar de ter visto muitas resenhas boas sobre os outros livros da autora, não li mais nenhum!
    Esse livro, me desculpe a ignorancia, é continuação daquele da capa meio laranja né?? Adorei tua resenha e quero muito ler! Apesar de ter um pé atras com romance, um clichê as vezes cai bem!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    Ainda não li mas adorei essa capa, tenho lido muitos comentários sobre ele e estou curiosa. Sua resenha me instigou a procurar o livro para ler e apesar de ser clichê, a escrita de Lauren é bem diferenciada, parabéns pela resenha foi sincera e fiquei curiosa sobre os detalhes e como vai terminar o enredo. Dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila!
    Menina, eu amo livros/filmes com essa temática clichê sessão da tarde! A dica não podia vir em melhor hora e eu já me apaixonei pela trama antes mesmo de ler. Espero ter a oportunidade de ter o livro em mãos logo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu também adorei Mais que amigos e fiquei curiosa para ler outros livros da Lauren Layne. Estou com Em pedaços aqui e acredito que lerei antes desse, porque, pelo que vi, as histórias são independentes.
    Sobre Como num filme, eu adorei o enredo e acho que é o estilo de leitura que me agrada muito. Clichês não me incomodam nem um pouco, desde que sejam bem desenvolvidos, como parece ser o caso desse livro.
    Adorei a resenha e espero conseguir ler esse livro em breve.
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, da autora eu já li Mais que amigos e Em pedaços, e realmente ela consegue fazer de premissas clichês algo original, não dá aquela sensação de que a gente já viu aquela cena antes, né?! Amei saber um pouquinho do que acontece nesse livro e estou bem curiosa para ler ele, por já ter visto os personagens em Em pedaços.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada da autora, mas só escuto elogios. E agora fiquei mais curiosa após ler suas impressões.
    Adoro quando a narrativa fica dividida entre os protagonistas, assim tenho uma ideia maior da realidade da história.
    E qnd vc falou que o romance nasce gradativo fui fisgada, isso dá veracidade a história na minha opinião.
    Por fim, fiquei curiosa para me apaixonar assim como você por essa histórias e seus personagens. Clichês quando são bem escritos e envolventes são os melhores!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Não conhecia o livro e depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para saber mais. Eu sou super fã dos clichês, principalmente os que são bem escritos que você nem se importa com o clichê. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Siiim, depois de Mais Que Amigos estou doida para conhecer outros livros da autora, mais ainda não tive oportunidade de ler. Gosto de clichês, quando bem escritos e lido em momentos ideais, por isso dica anotada. De vez adoro quando vejo a autora tomando o caminho que imaginamos haha Dica mais que anotada <3 Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Camis,
    A Lauren me deixou bem dividida, eu li os dois livros dela... Amei Mais que Amigos com todas as forças e odiei Em Pedaços, sendo assim, quando esse lançou fiquei na duvida se valia o risco, mas sua resenha me provou que super vale!! Dica mais que anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.