Bum Bum Bum Castelo Rá-Tim-Bum.


Sucesso  nos anos 90, voltado ao público de 3 a 8 anos de idade, Castelo Rá-Tim-Bum marcou uma geração, com muita peculiaridade, um garoto de 300 anos e um mágico castelo. Então vale relembrar.

O programa infanto-educativo abordava, de forma sutil, importantes temas, como preconceito, diferenças, higiene e até mesmo democracia. Em 2015 o site do BuzzFeed publicou uma lista com 15 exemples de "Como Castelo Rá-Tim-Bum te tornou uma pessoa melhor".


Nos diários episódios víamos Nino, recebendo a visita dos amigos. Zequinha, o casula da turma era muito curioso. Pedro era inteligente e apaixonado por Biba, que soltava o verbo com toda sua feminilidade e esperteza. Lá no BuzzFedd também tem uma postagem, bacana, mostrando todos os personagens.

Com a ajuda do quadro "Que som é esse?" eu conheci diversos instrumentos musicais.


Tive acesso a um pouquinho de literatura com o Gato Pintado:



Tinha um ratinho muito limpo:





O Arnaldo Antunes ensinava lavar as mãos e o Dedolândia a contar:





Acho que deu pra perceber o quanto gostava dessa série, mas vou parando por aqui, pois essa introdução era apenas para dizer que depois de tantas adaptações, musicais, livros e peças teatrais inspiradas nesse clássico, o ator Cássio Scapin, comemora seus 36 anos de carreira com a peça Admirável Nino Novo, em cartaz no teatro do Shopping Eldorado em São Paulo. Então se você mora perto e é um saudoso fã deste personagem, já tem um programão para o final de semana.


Agora se você não conhece essa lenda da tv brasileira, não se preocupe. Em 2016 a TV Cultura disponibilizou 90 episódios da série lá no Youtubepara podermos assistir quando quiser.  Conheça, assista, reviva e seja muito feliz com a turma do Castelo Rá-Tim-Bum.

23 comentários:

  1. Aaaah que amoooor <3
    Amava o castelo rá tim bum, via todos os dias. Adorava que som é esse e o mau rs
    Quero ver essa peça, o Nino é um mito
    Obrigada por compartilhar
    Bjs floooor

    cariocadointerior.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como eu amava essa série, ela era espetacular. Mas, confesso que senti vergonha quando li para qual faixa etária a série era recomendada, eu já era bem mais velho quando a assisti kkkkkkkk. Mas, nunca é tarde pra ser criança. Gostei muito do seu post e também de saber que o ator está em turnê. Parabéns pela postagem!


    Carinhosamente,
    Franklin S. Carter ♥
    http://franklinscarter.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    De memória eu só lembro da musiquinha do banho, mas lembro que assisti bem pouquinho quando era pequena, quem gosta muito e fala até hoje é minha tia. Moro no Rio então não tem como eu ir no teatro, mas vou seguir sua dica e conferir os episódios no Youtube. Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, nossa que saudades do Castelo!! Que saudades dessa época, eu adorava, nem me importava com os episódio repetidos rsrsrrs Adoro o rato tomando banho e Que som é!! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Ou estou muito enganada... ou ainda passa essa série em algum canal da TV à Cabo. Não consigo assistir televisão ultimamente (há vários meses.kkkkkkk...), mas quando tento geralmente vou para os canais de Cultura, tentar ver um pedacinho de algo. E tenho certeza que já esbarrei em episódios do Castelo Rá-tim-bum. Acho que tem um canal disso ou é algo bem semelhante, com o mesmo nome.

    Tenho recordações bem frágeis da série. Creio que eu não acompanhava, embora minha memória esteja puxando imagens fugazes, sabe? Entende quando você lembra, mas não lembra?kkkkkkkkk... É bem assim.rs

    Amo programas educativos. Acho que é possível criar séries, filmes, novelas de sucesso e ainda assim acrescentar conhecimento, passar algo positivo para as crianças e adolescentes. Não tenho filhos, mas luto para que meus primos (duas crianças e uma adolescente) tenham algum conhecimento, senso crítico, capacidade de raciocinar, não serem alienados. Mas é uma luta quase perdida, pois a mãe deles mesmo não se importa.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Você vai me bater se eu disser que não gostava dessa série? hahaha Quando eu era criança passava, mas só na casa da minha avó que passava (antena parabólica), então eu raramente via, só quando minha prima o fazia. Não prendia a minha atenção, mesmo sabendo que era adorado por muitas pessoas haha Mas achei legal o que o ator está fazendo e para os fãs deve ser uma nostalgia maravilhosa..

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila, eu sinto muito saudades dessa época!
    Vejo os desenhos que passam hoje e não entendo qual a graça que as crianças encontram neles..rss!
    Programas como o Castelo Ra tim bum deveriam ser reformulados para passar atualmente, acredito que teria grande audiência.
    A melhor parte era o Rato tomando banho e cantando a musiquinha...kkkk

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai, Camila, que nostalgia agora, mulher! Eu amo, amo demais. Lembro dos episódios, lembro dos personagens com tanto carinho. Acredita que eu coloquei para o meu filho assistir também? agora vira e mexe ele para e fica assim pra mim: Passarinho, que som é esse? hahaha eu adoro e deixei ele curtindo também kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Oiii Camila

    Ah eu assisti muito essa série, gostava e achava super divertido, o tipo de programa pra criança mesmo. Elenco ótimo, saudades desses rostinhos.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Amo Castelo Rá-tim-bum, foi um programa que marcou minha infância. Sei muitas músicas de cor até hoje, amava o Ratinho e sua música do banho. Queria ter ido na exposição em São Paulo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Cara, esse programa marcou a minha vida de um jeito... Esse vídeo do ratinho me deixou com uma nostalgia tão gostosa! Eu queria muito poder ver essa exposição porque tem elementos sensacionais e creio que seja muito importante, gostaria de ter visto, morar no interior tem lá seus dramas. Amei o post!

    ResponderExcluir
  12. Eu amava demais Castelo Rá-Tim-Bum! Bem como você disse, é algo que nos ensinou e marcou demais nossa infância. E era tão bom, divertido e ainda aprendíamos muitas coisas importantes. Baita saudade! E não sabia dessa peça, fiquei muito feliz em saber! Mesmo que não more no local e não possa ver, é uma felicidade imaginar esse personagem incrível voltando à vida em pleno 2018.

    https://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Ai gente, vendo essa postagem me deu uma saudade monstruosa da infância! Lembro que passava minhas tardes vendo a TV Cultura. Assistia tanto o Castelo Rá-Tim-Bum quanto o Rá-Tim- Bum. Eram as melhores tardes da vida! E sobre a peça, eu cheguei a ver o cartaz, mas acabei esquecendo de procurar saber mais, e agora que vi que ainda tá em cartaz vou correndo ver!

    Nostalgia pura!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sessão nostalgia total hein!
    Engraçado eu não fui muito de assistir Castelo Rá tim bum, tirando sua postagem eu nem me lembrava nome de personagem nenhum. Meus primos gostavam bastante.
    Mas foi uma boa reviver esses momentos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá Camila, eu adorava assistir Castelo Rá tim bum *-* Não sabia da estreia desta peça, mas já fiquei curiosa para assisti-la. Adorei a dica *-*

    ResponderExcluir
  16. olá Camila,
    Eu sou muito fã de Castelo Ra tim bum, eu acho que é um dos programas de TV mais bem trabalhados e inteligentes que já vi. Recomendo para várias crianças. Eu seria capaz de ir para SP para poder assistir esse espetáculo. Adorei seu post!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  17. AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!! MINHA INFÂNCIA KKKK. Nossa eu amava e sempre que minha permitia eu assisto Castelo, e a parte que eu mais amava era do ratinho, nossa que saudades, como queria ser criança novamente naquela época kkk.

    Amei o post demais, parabéns.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Minha nossa, vi muito na minha infância, era apaixonada por esse programa! <333
    As crianças de hoje em dia talvez nem vejam da mesma forma que a gente, vão achar velho e com uma imagem tosca, né? ahaha Mas foi algo muito educativo. Queria tanto ter ido na exposição que teve.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oi querida!
    Essa foi uma "série" que minha tia me fez ver quando era criança, mas eu nunca gostei. Acho que por ser uma época que tinha TV Globinho e outros desenhos, eu nunca fiquei interessada em outros desenhos ou histórias. Mas agora que tenho 20 anos, vejo que essa era uma das séries que nunca teve malicia ou algo ofensivo para as crianças, que estão querendo aprender algo... acho que você me entendeu, não é?!
    Adorei o post, e sua opinião sobre esse programa que marcou a infância de muitos.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Oi!

    Apesar de ser da época da série, eu não a assistia, me lembro de ter visto alguns episódios aleatórios, então eu quase não me lembro da série em si :( Mas que legal que terá essa peça, acho que vai ser bem nostalgico para quem é fã haha ótimo post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Camila

    Eu simplesmente amaaaaaaava o programa! Eu via Cocorocó e em seguida ele, tempo bom!
    Até hoje eu canto as musiquinhas para os meus sobrinhos e com certeza cantarei para os meus filhos! <3

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu era apaixonada pelo Castelo Rá-Tim-Bum! Passei a minha infância assisitndo isso! Como era bom!
    Amei seu post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila!
    Eu também amava Castelo Rá Tim Bum e quase morri de nostalgia lendo seu post. Adorei rever os vídeo de lavar as mãos, é o meu preferido. bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.