Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi - Hillary Jordan


Livro: Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi
Autor (a): Hillary Jordan
Páginas: 272
Editora: Arqueiro


Um amor proibido, uma traição terrível, uma agressão selvagem. Um romance de força impressionante, que nos faz mergulhar nas contradições do Mississippi pós-Segunda Guerra Mundial.Ao descobrir que o marido, Henry, acaba de comprar uma fazenda de algodão no Sul dos Estados Unidos, Laura McAllan, uma típica mulher da cidade, compreende que nunca mais será feliz. Apesar disso, ela se esforça para criar as filhas num lugar inóspito, sob os olhos vigilantes e cruéis de seu sogro.Enquanto os McAllans lutam para fazer prosperar uma terra infértil, dois bravos e condecorados soldados retornam do front e alteram para sempre a dinâmica não só da fazenda, mas da própria cidade. Jamie, o jovem e sedutor irmão de Henry, faz Laura de repente renascer para a vida, enquanto Ronsel, filho dos arrendatários negros que trabalham para Henry, demonstra uma altivez que não será aceita facilmente pelos brancos da região.De fato, quando os jovens ex-combatentes se tornam amigos, sua improvável relação desperta sentimentos violentos nos habitantes e uma nova e impiedosa batalha tem início na vida de todos.Alternando a narrativa entre vários pontos de vista, este premiado romance oferece ao leitor diferentes versões dos acontecimentos. Os personagens, lutando por sentimentos de amor e honra num lugar e época brutais, se veem dentro de uma tragédia de enormes proporções e encontram redenção onde menos esperam.

As vezes não sei como começar uma resenha e fico olhando pra tela do computador revivendo a leitura para trazer do âmago o melhor ao leitor e mesmo assim tenho pra mim que sou incapaz. Lágrimas Sobre o Mississippi está fazendo isso comigo.

O livro está longe de ser o que eu imagina, mas é um romance histórico que sem sombra de dúvidas merece ser lido.



Hillary Jordan nos apresenta a família McAllan. Onde Laura tenta se adaptar a vida na tão sonhada fazenda do seu marido Henry. Morando em uma casa de apenas três cômodos, a mulher se vê obrigada a dividir o teto com seu desprezível sogro, Pappy. Com os olhos sempre plantados em Laura, o velho se diverte infernizando as duas netas.

Longe da vida na cidade, Laura aceita calada as imposições do marido e do próprio sogro, mas a cada dia que passa a vida vai se esvaecendo diante de tantas dificuldades em uma terra pra ela, inóspita.

Hap e Florence Jackson, são os arrendatários negros que trabalham na plantação de algodão de Henry.  Que lutam para ter sua própria terra e sonham com o retorno do filho Ronsel, que luta na guerra por uma nação que odeia sua raça.

Apesar da diferença de cor, Laura e Florence acabam ficando muito próximas depois que a mulher vai trabalhar em sua casa para ajudar nos afazeres domésticos e prontamente se torna mais um alvo da cólera de Pappy.

Para alegria de todos, Laura está gravida e com a fé dela e superstição de Florence, tudo indica que dessa vez é um menino. Mas como desgraça pouca é bobagem, Laura está sozinha com as crianças na fazenda e se depara com um problema com a esposa de outro arrendatário de sua terra, o que resulta na perda do bebê.

Os dias se arrastam para a pobre mulher, que a três semanas não vê motivo para sair da cama, sem dizer que tem que conviver com a indiferença do marido Henry. Disposta a retomar a vida ela sente um renovo com a chegada do seu cunhado Jamie McAllan, a fazenda.

Jamie voltou da guerra com cicatrizes na alma, mas que tenta a todo custo esconder isso, seja na bebida ou nas mulheres que arruma na cidade.
Do mesmo modo que Ronsel retorna para o leito da família em uma hora oportuna, já que seu pai, Hap, sofrerá um acidente e está afastado da plantação de algodão.

Dois homens de guerra, um branco e outro negro, dois homens com feridas abertas, que encontram na amizade mútua um conforto, eles se entendem. Mas esse tipo de amizade não é tolerada pela sociedade racista que os cerca e vai ser Ronsel a pagar por essa insolência.




Quando lá no comecinho da resenha eu falei que o livro estava longe do que eu imagina é porque estava pensando que seria algo mais focado do preconceito racial geral, não apenas a um núcleo família e seus empregados. Mas isso não tira o mérito da estória.

A trama começa pelo fim e aos poucos vão sendo descritos os acontecimentos que fizeram chegar aquela situação, mas o que eu não sabia era as atrocidades que antecederam esse momento, assim como não esperava a grande surpresa que tive antes desse desfecho.

O livro é feito dos dessabores da vida dos personagens, dos encontros e desencontros e não importa se ele é branco, negro ou judeu. Em algum momento algo ruim vai acontecer, seja por conta do destino, das escolhas ou por castigo Deus.

A narrativa segue uma dinâmica maravilhosa, onde cada um dos protagonistas narra o seu próprio capítulo, com seu ponto de vista do que está acontecendo. Só achei que faltou o capítulo do velho Pappy, gostaria de saber o porque dele ser tão amargo e tão cruel. O que se passava na cabeça dele.

O preconceito é a atmosfera da trama, mas não é a todo momento que vamos ver os horrores do racismo, mesmo sendo essa a base do enredo. São personagens livres, mas que sofrem a segregação racial mesmo depois da Guerra dos Confederados. Uma premissa histórica e cruel, uma realidade dura, que veio como herança na cor de suas peles.

São tantos acontecimentos que ficamos com aquela constante esperança de que as coisas vão começar a dar certo para os personagens, pelos quais rapidamente criamos afeições, independente de sua cor ou credo. Mas a cada nova página essa esperança é brutalmente arrancada do leitor. Tudo isso não me tirou lágrimas, como pensei que faria, mas me indignou e me fez refletir sobre muitas coisas que vivemos ainda hoje.

Com uma escrita primorosa, a autora Hillary Jordan, conseguiu me transportar para o centro de uma fazenda de algodão, ao passo que em minutos eu estava no campo de batalha vendo homens se destruindo por conta de ditas diferenças raciais. Um livro dramático, triste e aparentemente sem final feliz, ou não, isso depende da sua interpretação.

Dia 15 temos a estréia do filme baseado no livro, que já recebeu indicação ao Oscar 2018 e conta com um super elenco.  Confira as indicações e o trailer.



35 comentários:

  1. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Se arrependimento matasse eu cairia durinha aqui agora! Perdi a oportunidade de solicitar esse livro e agora vejo tantos comentários positivos que arrependi horrores por não ter solicitado :(
    Gostei bastante de acompanhar seus comentários, principalmente, de saber que facilmente pegamos afeição aos personagens.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. EU ESTOU SONHANDO COM ESTE FILME E LEITURA HÁ TANTO TEMPO QUE CHEGO A SONHAR. EU IMAGINO QUE VÁ TER DE TUDO, RACIAL, GUERRA, FAMÍLIA, AMOR E QUE MERECE TODOS OS PRÊMIOS QUE VAI DISPUTAR. e OS ATORES? AIIIIIIII

    ResponderExcluir
  3. Às vezes eu também demoro para fazer uma resenha porque tenho dificuldades em entender meus sentimentos em relação ao livro. Logo, fica quase impossível transcrever isso em texto!

    Acho que para ler esse livro eu tenho que estar preparada para sofrer, né? Essas coisas de preconceito racial me deixaa muito sensível!

    Bjs!
    Evelyn
    New Romantic

    ResponderExcluir
  4. OIii

    É um livro que sei que vai mexer comigo, porque trata de temas duros, que abalam, que fazem a gente sair da bolha e parar pra olhar ao redor. É importante. é necessário, e sei que merece ser lido. Já está na minha lista.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro ainda, mas parece ser uma leitura bem difícil... Adorei sua resenha e fiquei curiosa!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Conheci esse livro justamente por causa das indicações ao Oscar que sua adaptação teve. Estou muito querendo lê-lo, mas por agora não. Não estou com psique para enredos mais tensos e tristes. Lendo sua resenha conheci um pouco mais da trama e achei legal o enredo não ser focado apenas no preconceito racial, ter outros enfoques.

    #segredosdetinta

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila que dica maravilhosa menina, eu não conhecia a obra e nem que teria filme, então sei que de cara eu adoraria ler e não desperdiçaria a obra em breve que terei, pois quero comprar, adorei os assuntos abordados que ainda são tão atuais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem? Esses livros com temáticas fortes são tão difíceis! Eu me sinto até mal as vezes quando leio, por isso preciso já entrar no livro com a mente preparada. Mas ele parece ser um livro muito bom, e eu gostaria muito de lê-lo! Nem sabia que estava saindo adaptação para cinema hahaha mas assim fica mais fácil conhecer a história né?! Anotei aqui o livro.

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Eu sou fascinada por livros históricos e esse acabou de entrar na minha lista de desejados, eu ainda não conhecia e gostei muito de ver a sua resenha sobre ele. Parece mesmo ser um livro que merece ser lido e espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Eu, na maior parte das vezes, não sei como começar uma resenha (é o tipo de coisa que eu não sei fazer mesmo). Eu também imaginei que seria uma história sobre racismo em geral, mas como você disse, isso não tira o mérito da obra.
    Além disso, a premissa é muito boa e gostei que os capítulos foram alternados entre os personagens, assim conhecemos mais sobre eles. É uma pena que nos mostra um lado tão cruel do ser humano, mas também nos faz refletir de algumas atitudes que ainda existe. Por outro lado, nem sabia que viraria um filme, vou ficar de olho na estréia! Realmente é uma obra que eu não posso deixar de ler.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Como eu me arrependo de não ter solicitado esse livro.
    Não sabia do que se tratava e agora lendo a sua resenha, fiquei na vontade.
    Vou tentar comprá-lo o quanto antes para iniciar a leitura

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não sei quase nada sobre o Oscar, nem sabia da existência do filme. O livro me interessa, mas não tanto pelo foco não ser o racismo (o que eu achei bem estranho). Não sou muito de tramas familiares, mas fiquei interessada na relação entre as personagens. Provavelmente, leria. Vou ficar de olho para ver se assisto ao filme :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Uallll! O livro é impactante! Não sei se consigo ver o filme, mas o livro, com certeza quero ler! Sua resenha ficou belíssima e só entendi o que vc quis dizer vendo o trailer! Parabéns pela resenha e pela dica! Anotado!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Pela capa eu não imaginava que se tratava de uma leitura tão forte. Gostei do fato da narrativa iniciar pelo fim e cada personagem contar sua história.
    Vou tentar conferir a adaptação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oiee Camila ^^
    Esse livro parece ser incrível e bem marcante, mas eu acabei não o solicitando para a editora porque não estava muito curiosa para conhecer a história... como eu me arrependo agora kkkk'
    Ao mesmo tempo em que eu gosto de livros onde as coisas dão certo para os personagens, eu adoro sofrer quando tudo dá errado, porque é assim na vida, né? Tô muito animada para ler o livro E ver o filme!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já havia lido uma resenha deste livro. Na verdade quando vi o trailer do filme, não imaginei que tivesse livro. Fico feliz pois muitas vezes prefiro o livro. Gostei do que escreveu.

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila,
    Que ótimo ler sua resenha! Adorei conhecer suas impressões e saber que, mesmo o livro não tendo sido o que você esperava, ele te agradou. Eu já li uma obra que aborda o preconceito racial entre família e empregados e gostei muito do que foi trabalhado. Por conta disso, não tenho dúvidas que esse livro vai me agradar.
    Vou anotar a dica, obrigada.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  18. Ola
    Entendo como é sentar e não conseguir expressar o que acabamos de ler, mas fiquei contente com o que vc escreveu.
    Esse foi um livro que pedi tanto para uma pessoa de presente que acabei vencendo pelo cansaço rsrs, mas vai valer muito a pena.
    Muito triste essas histórias, apesar de serem muito perto do qu muitos vivem hj em dia.
    Espero gostar muito da leitura assim como vc.
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Essa foi a primeira resenha que li desse livro e confesso que fiquei surpresa; assim como vc pensei que falaria de preconceito de uma forma geral, mas enfim é sempre bom falar e refletir sobre esse absurdo que ainda existe 😳😳😳 apesar de entender a importância dessa luta, confesso que não costumo conferir livros e filmes assim, dramas com esse peso me deixam muito abalada emocionalmente, mas valeu pela postagem maravilhosa e parabéns pela leitura.

    ResponderExcluir
  20. Oi Cami!
    Eu fiquei mega curiosa com o livro depois que soube que viraria filme, mas confesso que só conhecia a sinopse e nada mais. Gostei muito da sua resenha e o livro me parece ser o tipo que gosto, pesado e com lições preciosas de vida!!! Com certeza vai para a lista de desejados!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu tive oportunidade de solicitar esse livro mas acabei escolhendo outros pois ficou difícil no mês que lançou junto de tantos outros maravilhosos.
    Eu simplesmente estou curiosa com esse enredo e o pano de fundo que a trama traz dentro dessa família. A leitura deve ser maravilhosa e muito reflexiva.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem?! Eu simplesmente me encantei com o livro e quando tive a aportunidade de ver o filme fiquei abismada com a qualidade da adaptação. Achei injusto o filme não ter sido indicado a categoria de melhor filme, mas acredito que a de roteiro adaptado será dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. OOOiiii, eu ainda não tinha tido interesse de ler esse livro, mas depois de ler a sua resenha, pensei "preciso ler, preciso conhecer esse livro"... Muito obrigada por essa resenha incrível!!!

    ResponderExcluir
  24. Já tinha ouvido falar da estreia do filme, mas desconhecia que era baseado em um livro e sua resenha me deixou muito curiosa, principalmente em função do racismo porque precisamos pensar e refletir sobre o tema, a todo momento. Até ele ser extinguido da face da terra.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai, mas confesso que não fiquei muito curiosa com ele, pois não costumo ler romances históricos, sabe? Mas lendo sua resenha agora fiquei curiosa para conhecer a obra. Eu gosto bastante de histórias que começam pelo fim e também gosto de histórias que abordem o preconceito. Enfim, acredito que seja uma boa obra mesmo, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Olá, gostei de conhecer esse livro através da sua resenha. Assisti o trailer do filme e já fiquei impactada. Achei interessante a obra ter esse fundo histórico, e a questão racial ainda é importante nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  27. Olá ♥
    Já vi o livro, mas nunca parei para prestar atenção de fato sobre seu enredo. Saber que temos um plano de fundo que fala sobre o racismo é algo que me agrada amo livros que contém temas assim. A premissa realmente é um tanto instigante.Fiquei curiosa para fazer a leitura e assistir o filme. Muito obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários apesar de não ser focado apenas no preconceito parece ter um enredo bem bacana *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Tudo bem?

    Confesso a você que ainda não tinha ouvido falar desta obra, mas eu também não sou muito habituada a esse estilo de livro, por incrível que pareça eu prefiro o filmes nesse quesito. Vai entender, né?! haha Fiquei feliz ao saber que terá o filme e com certeza irei conferi-lo. Fiquei bem curiosa sobre os tais acontecimentos que destroçam nossas esperanças haha Enfim, amei a sua resenha ♥

    um beijo

    ResponderExcluir
  30. Olá! Parabéns pela resenha, está ótima! Não sabia que tinha o livro e fiquei muito interessada em ler. Gosto quando temas assim são abordados e pelo que percebi o drama mexe mesmo conosco. É o estilo de leitura que curto, obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  31. Olá, ótima resenha...gosto de dramas e estou bem interessada em ler a obra e assistir a adaptação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?

    Ainda não tive a chance de ler este livro, até quis solicitar, mas acabei optando por outro e deixando este para depois. Quis muito ir na Cabine de Imprensa para poder ver o filme, mas não foi possível. Agora estou bem ansiosa para ler o livo, ainda mais pelo tanto de resenhas que li do livro. Espero poder ler em breve, o quanto antes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Olá.

    Se o filme foi indicado ao Oscar de 2018, então com certeza é um filme maravilhoso. Imagina o livro então! Parece ser um livro incrível, com um plano de fundo histórico arrepiante e tal. Enfim, quero muito poder ler esse livro antes de assistir o filme. Amei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    Eu solicitei esse livro e estou ansiosa pra que ele chegue logo! Tenho certeza que será uma leitura enriquecedora!
    Espero ficar tão abalada quanto você!
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Que história mais impactante. Só pela sua resenha deu para perceber que muita coisa acontece aos personagens e que as emoções afloram ao decorrer da história. Queria muito ter a oportunidade de ler esse livro. Espero poder fazer isso em breve.
    Amei a sua resenha e a forma como deu a sua opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.