Oníria - Joana Santos Silva
Livro: Oníria
Autor (a): Joana Santos Silva
Páginas: 72 páginas
Editora: Chiado
"Oníria" são pedaços de uma vida, aconchegada entre o passado e o presente, entre o sono e o sonho. Inquietações que nos apanham de olhos ainda cerrados, desligadas da realidade apenas na medida certa.
Esta é uma obra de sobressaltos que podiam ser os nossos, povoada por desassossegos que são de todos. Feita de momentos que, ao romper da aurora, nos fazem seguir em frente.
Como é um gênero que eu gosto muito, fica um tanto quanto repetitivo e até mesmo clichê resenhar livros poéticos, mas qual é a surpresa de você encontrar versos que sensibilizam e emocionam por se parecer tanto com você?!
&
Sempre menciono que para mim este é o tipo de livro para se ter na cabeceira, para degustar diariamente, assim como menciono que poesias são suspiros da alma. E não tem coisa melhor do que quando estes suspiros entra em conexão com outra alma disposta, acabamos nos encontrando em pequenas frases que lemos.
Oníria é um compilado de poemas que falam da magia de encarar a realidade, das dores da saudade, um passado que deixou marcas e que se manifesta em revolta no papel. Fala sobre a tentativa de Joaninha em tentar a vida em outro país, mas deixa transparecer o regozijo de estar de volta em casa.
As estrofes reunidas resultam em uma conjuntura magnifica, capaz de fazer com que a mente do leitor peregrine por lugares acolhedores devida a similaridade com momentos nosso. Apenas palavras reunidas, que se transformam em uma grande sequência de imagem na mente do leitor.
Não pense que poemas de Oníria falam apenas de amores, eles também fala dos dissabores da vida, dos encontros e desencontros, das idas e vindas, do passado, do presente e das esperanças do futuro.
Não pense que poemas de Oníria falam apenas de amores, eles também fala dos dissabores da vida, dos encontros e desencontros, das idas e vindas, do passado, do presente e das esperanças do futuro.
Sem dúvida o poema que mais me identifiquei foi "Passado", em cada uma das linhas eu pude ver a minha juventude retratada em frases, que descrevem com perfeição momentos marcantes que eu não me arrependo de ter vivido.
Quisemos fazer tudo o que poderíamos fazerUltrapassar limites, para nós era um prazerAchando que poderíamos controlar tudoEramos donos e senhores do nosso mundo.
São apenas 72 páginas, de português de Portugal, mas de muito fácil compreensão, com a fluidez tipica de poemas e com um título que para mim é um enigma.
Procurei o significado do título e li várias vezes o poema que leva o nome do livro. Oníria é algo relacionado a sonhos, dizendo que são pessoas capaz de de interpretar e manipular os sonhos de acordo com seus desejos. Acho plausível essa explicação e pressuponho que seja por aí mesmo, ainda mais levando em conta a arte de capa, que nesta linha de raciocínio faz todo sentido.
Procurei o significado do título e li várias vezes o poema que leva o nome do livro. Oníria é algo relacionado a sonhos, dizendo que são pessoas capaz de de interpretar e manipular os sonhos de acordo com seus desejos. Acho plausível essa explicação e pressuponho que seja por aí mesmo, ainda mais levando em conta a arte de capa, que nesta linha de raciocínio faz todo sentido.
Apresentei essa parceria aqui a algum tempo atrás, mas só agora tive tempo de me regozijar com a leitura desse livro e confesso que suspirei a cada novo poema, assim como meditei em cima de alguns para entrar em conexão com o real significado daquelas palavras, o que me rendeu uma leitura prazerosa e marcante.
E você, já conhecia o livro? Gosta de poemas? Diz aí.
Oi Camila! Que leveza essa sua resenha! Não sou a leitora de poemas, mas também não rejeito leitura. O livro eu já tinha visto por aí, mas não sabia que eram poemas! Acho tão legal quando lemos algo com o qual nos identificamos e por ser um leitura leve, também concordo com o fato de se ter na cabeceira, pra ler espaçadamente.. Adorei a resenha! Dica anotada!
ResponderExcluirBjoxx ♥ ~ Aline ~
Oi Camila, tudo bem? Achei a capa lindíssima e gostei que vai além de temas como o amor. Um livro curto e parece bem sensível!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNão sou acostumada a ler poemas, mas quero começar. Esse me despertou o interesse pois como você disse, são poemas que falam da magia de encarar a realidade, e eles parecem ser bem interessantes.
Beijinhos,
http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br
Oiii! Que blog lindo, segundo, que resenha mais fofa! Eu não sou de ler muito poesia, mas nos últimos dias tenho adorado! Fiquei interessada <3
ResponderExcluirThais, Um café e um livro
Olá que post mais leve!
ResponderExcluirAcredito que amo poemas porque sou uma romântica incurável e é sempre bom ter um na cabeceira da cama. Esse livro eu já conhecia e acredito que seja bem reflexivo.
Beijos
Oie, tudo bem? Eu adorei sua resenha, dá pra ver o quanto ficou apaixonada pelo livro! Eu não curto ler poemas, só curti mesmo um livro assim que foi Milk and Honey. Passo a dica dessa vez, mas amei o post!
ResponderExcluirOiee Camila ^^
ResponderExcluirApesar de eu gostar bastante de poemas e poesias, eu não sou muito de lê-los. Eu ainda não conhecia esse livro, mas ver que você gostou tanto e se sensibilizou com a escrita da autora me deixou curiosa para conhecê-lo. Marquei o nome na listinha de desejados, vamos ver se o leio logo :)
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/lancamentos-de-janeiro-editora-arqueiro.html
Olá!!!
ResponderExcluirAdorei seu post, achei muito bom de verdade. Acho que falar de poesia é sempre complicado, pois como disse vai de conexão. Enfim, eu adorei o poema que separou e fiquei louca de vontade de conferir esses poemas para ver se me conecto com mais algum. Adorei a dica.
Beijos e Sucesso
Sinceramente não curto poemas muito não, mas sempre tento ler algo do genero para ir me acostumando. Não conhecia o livro e sua resenha esta perfeita, fica claro sua paixão pelo genero, foi uma resenha fofa e muito apaixonante.
ResponderExcluirBruna
https://odiariodoleitor.blogspot.com.br
Oi Camila eu sou apaixonada por livros de poemas, e esse defintivamente está tão ama´vel e lindo, gostei de ver que le te trouxe até mesmo reflexões, dica anotada.
ResponderExcluirBeijinhos
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirPoesia é um gênero que não leio muito, mas que quero muito começar a ler. Claro que sempre lemos uma ou outra por aí, né?
Esse livro parece uma boa pedida para começar, gostei bastante do trecho que você escolheu.
Até mais o/
Oi, Camila! Já li uma resenha desse livro e achei muito bacana. Bom ter outra opinião a respeito e que bom que gostou da leitura! Esse está devidamente anotado como dica!
ResponderExcluirBjs
Lucy - Por essas páginas
Oi Camila!
ResponderExcluirTudo bem? Eu gosto de poesia, apesar de fazer algum tempo que não leio um livro inteiro só com poemas, em geral quando estou com vontade de ler alguma coisa pego textos soltos do Vínicius, Caio ou Drumond na internet.
Sem dúvida a forma de tratar temas reais de maneira tão sensível é o que mais me deixa encantada nos poemas, solidão, amor, desilusão e saudade são assuntos poetas sabem usar como ninguém para nos emocionar. Dica devidamente anotada!
Beijinhos
www.paraisoliterario.com
Esse livro parece ser uma leitura maravilhosa, adorei sua resenha e ela me deixou mais curiosa para ler a obra.
ResponderExcluirBeijos.
Oi, Camila. Eu adorei a sua dica, gosto muito de poesias, estou sempre lendo alguma. Achei a capa bem bonita e fiquei interessada em ler também. Ótima dica.
ResponderExcluirOlá tudo bom?
ResponderExcluirJá vi alguns leitores comentarem sobre esse livro, a primeira impressão que eu tive foi em relação a capa, porque vamos concordar é simplesmente linda, mas fiquei chocada por não saber que era em português de Portugal, mas contente por mesmo assim fluir bem.
Beijos, Joyce de Freitas.
Ah, eu te entendo porque comecei a me dar este tipo de oportunidade em livros de textos mais curtos e realmente dá uma motivada na gente com temas mais poéticos. A Chiado tem bons autores e alguns medianos, mas é ótimo conhecer novidades.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu não sou uma leitora de poemas, mas fiquei encantada com essa obra e sua resenha está linda, deu pra ver que você absorveu bastante coisa do livro! Ano passado li muitos livros da Chiado e esse ano dei uma pausa, mas esse eu vou procurar por aqui.
beijinhos!
Oi, Camila!
ResponderExcluirNão curto muito poemas. :/ Penso em mudar isso e sua dica de leitura pode ser uma ótima saída para mim, não é?
Livro de Portugal? Que chique! rsrsrs...
Beijão!
https://www.instagram.com/juntodoslivros/
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAinda quero me fazer experimentar ler livros de poemas, pois tive algumas experiências no passado que não foram muito boas. Vou ficar de olho nessa obra!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Apesar de não ser muito fã de poemas, sua resenha me deixou com vontade de ler o livro, principalmente por saber que é sobre coisas do cotidiano e não sobre amores perdidos e declarações... Adorei a sua resenha!
ResponderExcluir~ Compulsivamente Literária
Não sou leitor de poemas, mas acho que leria esta obra. Gostei bastante da dica de leitura, parece ser bem interessante. Boa sorte com o blog!
ResponderExcluirPortal GATILHO
https://portalgatilho.wordpress.com
Olá!
ResponderExcluirAcho que foi aqui que vi anúncio desse livro anteriormente e tinha ficado bem interessada com a proposta. Confesso não ser uma leitora assídua de poemas e poesias, mas tenho aproveitado pra ler através dos blogs e fico bem contente com a qualidade de alguns livros.
Os autores nacionais estão me surpreendendo.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá Camila!!!
ResponderExcluirEu admito que não sou a maior fã de poemas, pois pra mim eu sempre leio um pouco da mesma coisa e tal.
Mas admito que essa capa com um aparador de sonhos, o significado mais ou menos do nome do livro e esse quote que você colocou me fez pensar: "Por quê não?"
Obrigada por apresentar o livro quem sabe um dia estarei com ele para ler ^^
lereliterario.blogspot.com
Oiii Camila
ResponderExcluirNão é meu tipo de livro, confesso que poemas nunca me prendem, mas acho o maximo quem desfruta lendo o gênero, demonstra a sensibilidade em ti. Enfim, não leria mais que nada porque não é algo que sei que me agradaria mas fico contente em saber que valeu a pena a leitura.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, eu já tinha visto a capa linda desse livro pela internet afora, e pela sua resenha não é só a capa que parece ser linda, mas as poesias contidas na obra também parecem ótimas.
ResponderExcluirOlá...
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar sobre esse livro, mas, adorei saber sua opinião sobre! Gostei do fato dos poemas falarem sobre assuntos tão reais quanto dissabores da vida, dos encontros e desencontros, das idas e vindas, do passado, do presente e das esperanças do futuro... Quero ler!
Bjo
Olá!!
ResponderExcluirConfesso que não leio muito esse gênero de poesia não,mas vc falou em poucas palavras tão bem e o quanto a leitura foi gostosa e prazerosa que fiquei bem curiosa sobre o que contém nessas linhas :)
E ameeeei essa capa!!!
https://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/01/resenha-o-silencio-das-aguas-brittainy.html?showComment=1515761531740#c7630780849593387888
Camila gostei demais de conferir suas impressões sobre esse título. Confesso que não sou muito de ler poesia porque penso que as mesmas precisam de tempo para ser apreciadas é melhor sentidas. E como vivemos na correria, para bater metas e ler livros de parceria, além de outras leituras da vida, acaba que nunca sobra muito tempo para elas. Mas valeu pela dica e parabéns pela leitura.
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!
Oiii!
ResponderExcluirEu lembro do anúncio da parceria e ainda não cheguei a ler esse livro, na realidade nunca li nada em português de portugal. Gostei de saber que mesmo curtinho é um livro muito bom e tocante. Fiquei atraida.
Beijihos,
Que delícia de resenha esse! Amei o quote escolhido, com certeza fez parte da minha juventude também. Não tenho muitos livros do gênero aqui, mas gosto de me arriscar às vezes.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Olá Camila, não conhecia o livro e mesmo sem ter o costume de ler poesia seus comentários me deixaram curiosa *-* Adorei a dica.
ResponderExcluirEu também amo poesias e até escrevo poesias , eu amei a sua resenha e com certeza este livro ira para a minha lista de desejados pois eu não conheço muitos livros de poesia. Eu amei sua resenha.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirVou ser sincera e dizer que não curto muito livros de poesia. Apesar disso, acho que esse seria uma ótima pedida para um presente e para um livro de cabeceira mesmo. Sua resenha ficou ótima e demonstrou muito o quanto você gostou da obra.
Beijos.
Conheço o livro das redes sociais e estou com muita vontade de ler e conhecer o trabalho da autora, acho essa capa espetacular, convidativa e ao mesmo tempo traz a ideia de calmaria. Sobre ser poemas, o que dizer? meu blog se chama poesia na alma, significa que amo muito.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNão costumo ler poemas, mas este livro me parece ser muito bonito, e ele tem uma capa linda!!
Bjs
Oi, Camila. Tudo bem?
ResponderExcluirUau, faz muito tempo que não leio poemas, ms quando era mais nova eu amava, estou com saudades de ler. A sensação é maravilhosa, né? Poesias preenchem nossas almas, ainda mais quando têm esse quê de realidade, de saudade. Fiquei com vontade de ler Oníria, até porque é bem curtinho né? Beijos <3
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQuando mais nova, adorava ler poesias, meu tio avô tem vários livros publicados e eu amava ficar com eles. Hoje em dia quase não leio, não tenho mais tempo pra me dedicar a esse tipo de leitura. E as vezes confesso que não tenho paciência. Mas 72 páginas é bem curtinho, acho que leria com mais prazer por ser curto. Obrigada pela dica em resenhar Oniria. Beijos
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia mas também gosto muito de poesias ou histórias com conotações poéticas e este é bem curtinho né?
Amei a diga, obrigada por compartilhar! Bjs
Oie
ResponderExcluirQue resenha linda. Ainda não li mas quero muito, confesso que não sou fã de poemas mas esse livro me chamou atenção, justamente por não ser poemas somente de amores, mas de outras coisas também. Espero gostar quando for ler.
Bjos, Bya! 💋
Oie, tudo bem?!?! Assim como você mencionou, livros assim são para ser mantidos mesmo bem pertinho né?!?! De preferência na cabeceira mesmo!!! fora essa capa lindaaa!!!
ResponderExcluirBjs
Olá!
ResponderExcluirEu confesso que não leio livros de poesia. Mas uma poesia bem escrita é tudo de bom. Nesses textos tão curtos podemos encontrar tantas mensagens e sentimentos. Adorei conhecer mais um livro desse gênero e fico feliz de saber que sua avaliação foi a melhor possível.
Adorei a resenha.
Beijinhos!
Olá.
ResponderExcluirConfesso que não gosto muito de poemas, mas fiquei bastante curiosa com o livro. Achei o título beeem singular e pelo jeito condiz muito com a trama. O bom que tem pouquinhas páginas e que pode ser lido bem rapidamente. Enfim, espero conferir a leitura em breve.
Beijos
Olá! Ainda não li o livro, mas sempre que vejo falarem sobre ele fico com mais vontade de ler! Parece ser muito bom.
ResponderExcluirAdorei seu post, parabéns :)
by: atravesdaescrita.blogspot.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e confesso que até tenho vontade de fazer a leitura, mas aí eu desisto quando lembro que é poesia, que é uma coisa que eu detesto, acredita?
Mesmo com tantas impressões positivas e recomendações, vou passar a dica.
Beijos