Amor de Capitu - Fernando Sabino






Livro: Amor de Capitu
Autor (a): Fernando Sabino
Páginas: 296
Skoob / Amazon



O famoso caso da suspeita de traição de Capitu, no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, é revisitado e apresentado com um novo ponto de vista. As perturbações de Bentinho, causadas pela desconfiança, ganham uma nova dimensão.











Este é o primeiro livro do meu primeiro desafio literário. Falei desse desafio aqui e vocês não imaginam a minha alegria de ter consegui concluir o primeiro mês.

A meta do Desafio 12 Meses Literário 2018 de janeiro era literatura nacional e eu apaixonada por uma certa mulher com os olhos de ressaca, escolhi uma releitura do clássico de Machado de Assis.



A antiga rua Matacavalos serve de cenário para a amizade de Bento Santiago e Maria Capitolina, os eternos Dom Casmurro e Capitu.

Bentinho vive em um casarão com sua mãe, Dona Glória, Prima Justina, Tio Cosme e José dias, que foi agregado a família Santiago pelo falecido pai  do rapazote. E na casa ao lado viviam Pádua e a filha.

Dona Glória a muito fizera uma promessa, onde prometia que se este filho "vingasse" o enviaria para o seminário, seria ordenado padre. Mas com receio de ficar longe do garoto a mulher vai adiando o inevitável.

Sem alternativa o nosso Casmurro vai pro seminário e sofre com a saudade de sua amanda Capitu, que o prometeu esperar para se casar com ele, quando conseguisse se livrar da bendita promessa da mãe.

No colégio Bento conhece Ezequiel de Sousa Escobar, outro que também não tinha vocação alguma para carreira eclesiástica. Os dois se tornam grandes amigos. Essa amizade vai perdurar até o último dia de vida de Ezequiel.

Com a ajuda do amigo, Bento consegue se livrar da promessa da mãe e vai estudar para ser advogado, quando retorna já formado fica feliz em saber que a amada e sua mãe são inseparáveis e esta faz muito gosto em ter a moça na família.

Bento e Capitu se casam e Escobar acaba se casando com Sancha, uma amiga- irmã de Capitu, estreitando assim ainda mais os laços entre os amigos.

O casal de amigos tem uma linda filha, enquanto os nossos protagonistas pelejam para conseguir essa proeza. Quando finalmente acontece, Bento coloca o nome do filho de Ezequiel, para compensar o amigo que não pode ser o escolhido para batizar a criança.

Com o passar dos anos, com convívio ainda mais estreito das duas famílias o pequeno Ezequiel vai absorvendo o mundo a sua volta. Por vez, Escobar morre, deixando Sancha desconsolada, restando a amiga Capitu, consola-la no velório.

O compadecimento de Capitu foi o suficiente para Dom Casmurro puxar em seus pensamentos tudo o que viveram até aquele instante, dando-lhe a conclusão que a mulher teve um caso com o falecido e o filho se parecia com o amigo por ser filho dele. Estava decretado, Capitu traiu Bento Santiago.



Não vou falar de personagens bem construídos, escrita fluída e história envolvente, porque todos os que leram o clássico sabe que isso é fato e quem não leu ainda, não faz ideia do que está perdendo. Vou falar sobre a pergunta que nunca vai se calar: CAPITU TRAIU OU NÃO TRAIU DOM CASMURRO?

Essa releitura, se é que posso chamar assim, é exatamente a mesma história com o único diferencial, o narrador. O clássico de Machado de Assis é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Dom Casmurro, enquanto esse é narrado em terceira pessoa. Não temos o vitimismo do protagonista que tenta a todo custo provar que foi traído.

Um mistério que ira perdurar pela eternidade, uma vez que em todo o livro vemos provas do amor de Capitu, ao mesmo tempo que vemos como ela era boa em dissimular. Na mesma mão temos Casmurro que é possesso de ciúmes desde os primeiros capítulos, quando ainda era um adolescente. Depois temos o nascimento do filho, que em vários momentos é passado ao leitor o habito dele em imitar os modos, gestos e manias das pessoas que o cerca, inclusive de Escobar, depois temos o pai falando que o filho é idêntico ao amigo.

Em praticamente todo livro nos é apresentado os pontos que provam uma traição e a mesma altura temos os pontos que provam a fidelidade da esposa.
Acredito que essa sempre foi a intenção de Machado, a ponto de intrigar o leitor de forma diferente a cada releitura.

Para se ter uma ideia do quanto essa dúvida corroí os leitores, temos diversos livros que dissertam sobre o assunto da traição ou não, os principais são O Legado de Capitu e O Enigma de Capitu.

Como este livro é de professor no final temos a dissertação do próprio Fernando Sabino sobre o assunto e lá ele esclarece que esse livro é uma recriação literária, nada de releitura como disse lá em cima.
Agora você deve estar se perguntando o que eu acho, se houve ou não uma traição e minha resposta é NÃO SEI. Nunca vou ter cem por cento de certeza, ora acho que sim e ora tenho certeza que não. Então LEIA e descubra por si só o que é todo esse enigma de Capitu.

46 comentários:

  1. Camila minha florzinha, eu não conhecia esse livro e vou te dizer que fiquei bem interessada, li dom casmurro e querendo ou não, capitu é uma menia fascinante e que me encantou, essa obra pretendo ler futuramente com toda certeza.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A personagem Capitu é minha favorita ^^ eu recomendo demais esse livro, todos deveriam o ler. Tem um assunto bem complicado, a traição,não gosto de livros que tem esse tipo de coisa mas esse livro é demais^^ ótima resenha ^^ bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa releitura mas fiquei bastante curiosa. Amo demais o livro Dom Casmurro, é um dos meus preferidos da vida :)

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando pergunto para minha professora se houve ou não traição ela responde da seguinte maneira "se for para o vestibular, teve traição sim, se for pra vida, não, Bentinho era doente" eu levo isso a sério porque ele não é um narrador confiável, mas nunca teremos certeza né? Adoro Fernando Sabino e não conhecia essa obra, já estou com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila!

    Pra começar, esse desafio maravilhoso! Estou adorando ler e conhecer livros novos através dele. Confesso que eu não conhecia esse, apesar de muito conhecer Fernando Sabino. Quando li Dom Casmurro, porém, no meu ensino médio, todo mundo disse que era chato... E eu me apaixonei! Assim como você, eu realmente não sei o que pensar, afinal, existe os dois lados dessa história toda. Adorei a resenha e vou ler esse livro também, porque amo essa história cheia de "dois lados".

    Beijinhos,
    Fer

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila.
    Fico feliz em saber que está conseguindo cumprir o objetivo e que já começou o desafio com uma história boa.
    Eu li Dom Casmurro há muitos anos atrás e tenho muita vontade de reler. Por ser nova e fazer isso com sentimento de "obrigação" não consegui aproveitar de fato a leitura. Porém essa releitura está na minha lista de desejados há um bom tempo hahaha. Adorei a sua resenha e fiquei com mais vontade de ler. <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Que legal este desafio que você está participando! Sobre o clássico, eu li uma versão adaptada, bem reduzida e com ilustrações, para jovens mesmo, e eu acho que traiu sim, hahaha. Ainda quero ler a versão original... Adorei a dica de livro!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Heiii, tudo bem?
    Ahhhh anos que nao leio Fernando Sabino!!!
    Lendo a resenha lembrei exatamente da pergunta que vc fez hahaha!
    Acho que ela nao traiu, mas so quem leu que vai entender melhor isso...acho que a ideia do autor é deixar a dúvida no ar mesmo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oiee Camila ^^
    Eu cheguei a ler "Dom Casmurro" alguns anos atrás, e gostei bastante. Não conhecia essa releitura e, para ser sincera, não sei se teria muita vontade de ler...haha' Para mim, Capitu era inocente e era tudo coisa do Bento, mas vai saber, né? Ninguém nunca vai descobrir.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/underground-airlines.html

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro e fiquei curiosa. Li Dom Casmurro, faz alguns anos e amo Machado de Assis, para mim ele é genial! Agora, quanto ao livro, fiquei curiosa sobre essa nova visão sobre Bentinho. Dica anotada e espero ler em breve! Parabéns pela resenha! Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila,
    Eu já arrisquei em ler o clássico, mas não consegui terminar. Eu não sinto empatia pelos personagens nem com relação a traição - ou não - de Capitu. Gostei de saber que nessa releitura a ideia inicial do Machado foi mantida e vou indicar para uma amiga, mas vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Li Capitu ainda na escola para realizar uma prova, mas acredito que por ter lido como obrigação não consegui absorver tudo que precisava com a trama. Não conhecia essa releitura, mas fiquei interessada. O bom desses desafios literários é que nos proporciona ter contato com algumas leituras que talvez diariamente não pegaríamos pra ler.
    Adorei conhecer mais dessa sua experiência.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oii tudo bem ?
    Gostei do desafio parece legal 👏 ainda n conhecia a obra darei uma pesquisada melhor
    Gostei bastante da resenha , mais acho q n e o momento ainda pra ler ele então deixarei pra proxima .
    Bjj

    ResponderExcluir
  14. Oiie
    A única obra que li do Machado de Assis foi "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e gostei bastante mas não me lembro de quase nada e quero ler. Quero ler também esse da sua resenha, parece ser bem interessante pelas suas palavras. Adorei.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  15. Oi, Camila. Eu morro de vontade de ler a história de Capitu e de poder ficar com essa dúvida também hahaha Adorei a sua resenha sobre essa edição e fiquei curiosa para saber o que o autor fala no final do livro.

    ResponderExcluir
  16. Oiiii Camila

    Li Dom Casmurro há muito tempo, leitura obrigatória da escola... Obviamente, ao ser obrigatória acabei não desfrutando e nem prestando atenção à magia da obra. Mesmo assim ainda me lembro dessa questão quanto à fidelidade da Capitu. Na minha opinião ela foi fiel (pode ser que eu que seja inocente)....mas acho interessante cada uma desas teses que colocam em xeque o comportamento da protaognista pois realmente é algo que divide opiniões- Só o próprio Machado saberia responder a questão mas ele optou por deixarnos às escuras então o jeito é cada um formular sua própria teoria.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Acredita que não li esse famoso clássico?!!! o:
    Mas conheço bem essa pergunta que ronda os leitores. Anotei essa dica pra ler após a leitura da obra original.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Confesso que não faria a leitura do livro por motivos de...Nunca li Dom Casmurro haha,sinto que estou evitando algo que terá que acontecer já que ele está no cânone da faculdade de letras mas não me atraio muito pelos livros de Machado,adorei o desafio literári,estava procurando um para participar,irei aderir o seu,boa sorte no resto do desafio,bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu faço parte do grupo dos que "Não sabem o que estão perdendo", infelizmente hauhuaa
    Já li algumas coisas nacionais, porém essa obra, nunca.
    Provavelmente eu procurarei ele algum dia para ler sim, conhecimento nacional, ainda mais um clássico, é sempre muito bem vindo <3

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei de conferir suas considerações sobre essa obra, estava curiosa pra ver essa resenha. Li Dom Casmurro há séculos, rsrs, interessante saber que há essa obra com narração em terceira pessoa.

    ResponderExcluir
  21. Essa pegada de literatura eu não faço parte dela, ja tentei e nao rola...mas quero muito um dia começar a ler e pegar gosto. Mas por enquanto eu só com resenhas perfeita igual a sua

    Bruna
    http://www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila! Interessante essa reescrita! Li o livro de Machado quando era adolescente e não gostei tanto, ruim ficar com essa dúvida né? Mas é um bom clássico.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  23. Fiquei curiosíssima com o anexo para professor que você falou que tem na sua edição. Li este livro tem um tempo e sua resenha me deixou com vontade de ler de novo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Nunca li essa obra de Machado de Assis e o fato de ser uma história envolvente me deixou curiosa para saber se ela realmente traiu ou não Don Casmurro. Não sabia que também tinha releituras de obras nacionais. Fiquei super curiosa para ler.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. A pergunta que não cala, e ainda nem conheço a história de Capitu e Bentinho.
    Achei a proposta desse livro bem original e interessante, acredito que dá pra acalmar um pouco os leitores quanto a questão da traição. Vou anotar essa dica pra ler depois que ficar por dentro da obra de Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Camila!
    Sabe,eu não acredito na traição de Capitu. rsrs Já vi gente defendendo com unhas e dentes que ela traiu Bentinho, mas eu tenho pra mim que, uma vez que o livro foi todo narrado do ponto de vista DELE, ele era um homem obcecado e ciumento e que, por isso, não conseguia confiar plenamente na esposa. Muito triste, realmente.
    Gostei que essa história mostra os dois lados, mas só serve mesmo para confundir mais a cabeça do leitor hahaha.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  27. Olá Camila, achei interessante essa versão feita pelo autor do clássico e gostei de saber que ele manteve fidelidade a obra do Machado *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Eu nunca li esse livro pois tenho uma grande dificuldade de ler clássicos, rs. Mas sei da base da história e meio que defendo que Capitu não o traiu, mesmo não tendo lido. Sei lá, parece meio improvável já que todos dizem o quanto ele é ciumento, e como o livro original é narrado por ele, acho que a intenção do autor era que todos pensassem que ela o traiu, para depois em uma futura leitura descobrissem que talvez não. Fica o questionamento haha

    ResponderExcluir
  29. Olá! Não conhecia essa releitura, confesso que me deixou bastante instigada, por ser narrado em terceira pessoa e não sermos tão levados pela visão e emoção do personagem-narrador. Adorei a dica! Sem dúvidas, o lerei.

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu não conhecia ainda essa releitura, mas confesso que ao mesmo tempo que eu fiquei super curiosa, eu fiquei receosa também com o que o autor fez com esse clássico maravilhoso hahahaha Mas adorei a dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom?

    Ainda não li esse livro, mas gostei da proposta. Saber que ele criou uma "releitura" de uma obra maravilhosa, mas que a fez em terceira pessoa, me deixa curiosa sobre como ele construiu isso. Ainda tenho dúvidas sobre a traição de Capitu e não consigo me decidir sobre o assunto. É bom saber que ele manteve esse mistério, pois também acredito que essa sempre foi a intenção de Machado. O mais curioso, para mim, é que isso foi chamado de "recriação literária", pois eu não conhecia o termo xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Eu simplesmente amo DOM CASMURRO! Sem dúvida é um dos livros mais especiais que tenho em minha estante! Ainda não conhecia essa obra em questão, mas, creio que seja uma ótima leitura para mim também!
    Ahhh... E essa dúvida cruel, heim? Na minha opinião a Capitu traiu sim rsrs...
    Bjo

    ResponderExcluir
  33. Oi Camila!
    Dom Casmurro é uma das minhas histórias favoritas, mas ainda não tive a oportunidade de ler a recriação do Fernando Sabino. Deve ser incrível, ainda mais com o talento indiscutível do Sabino. Eu, pessoalmente, acho que Capitu nunca traiu Bentinho e que ele é um louco, possessivo e ciumento. Mas ele bem que merecia um par de chifres do tamanho da casmurrice dele!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Oi! Li duas vezes Dom Casmurro e sempre achei Bentinho um louco ciumento sem limites rsrs
    Não conhecia esse intertexto do Fernando Sabino, e mesmo o narrador observador não "puxando" pra nenhum lado, parece que fica aquele mesmo dilema e a pergunta que nunca saberemos com certeza a resposta, portanto ainda assim não me chamou tanta atenção.

    ResponderExcluir
  35. Oi, Camila

    Eu não sei se Capitu traiu ou não, pois nunca li Dom Casmurro. É uma vergonha, eu sei. Eu tenho o exemplar aqui em casa, mas nunca me sinto compelida suficiente a ler. Uma hora o momento chegará e eu lerei, então finalmente tirarei minhas próprias conclusões.
    Achei legal a proposta do autor em contar a mesma história apenas mudando a voz.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Camila.

    Eu conhecia apenas Dom Casmurro. Este livro que você resenhou eu não conhecia e vou anotar na minha lista para conhecer a história que Fernando Sabino escreveu. Realmente tenho que concordar com você, estou perdendo uma história incrivel. Vou mudar isso logo. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  37. Olá ♥
    Esses tipos de livros me fazem lembrar leitura obrigatória de escola, ainda mais que minha escola chamava Machado de Assis rsrsrs. Eu não sei se estou confundindo se foi esse que eu li, mas se não foi fiquei interessada na premissa e curiosa para fazer a leitura. Por que me senti familiarizada com o enredo. Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  38. Apesar de curtir muito a literatura brasileira eu não gosto de Dom Casmurro. Também não acredito que Capitu traiu bentinho. Há toda uma hipocrisia por trás. Principalmente para nós mulheres, que muitas vezes assumimos uma culpa involuntária. Não curto a escrita machadiana por ser cheia de arcaísmos. Talvez seja um trauma mesmo de adolescência para ler obras para o vestibular. A resenha me convidou a ler outras obras de Sabino.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. OOOiiii, fico muito feliz por você ter cumprido a meta do primeiro mês e você escolheu um livro maravilhoso, um clássico da nossa literatura, sou simplesmente apaixonada... Você disse tudo na sua resenha e foi delicioso ler e relembrar essa história!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Oie, tudo bem?! Eu gostei muito de Dom Casmurro, e olha que li há anos. Sempre acreditei que Bentinho era um manipulador e ciumento e fez da vida da Capitu um inferno.
    Adorei sua resenha!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi Camila!
    Menina, faz muito tempo que li o original, e confesso que nada sei... Hahaha
    Essa dualidade com certeza levará a muitas releituras ou recriações literárias, onde cada visão trará seu veredito. Eu achei bem interessante, anotei na minha lista de leituras futuras.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  42. (...nos é apresentado os pontos que provam uma traição e a mesma altura temos os pontos que provam a fidelidade da esposa.)
    Dificil mesmo kkkkkkk, nunca li esse livro acredita? Mas vc me deixou animada pelo fato de dizer que o livro é envolvente e flui bem, pois eu corro de livros lentos.
    Conheço a história, mas nunca li o livro de fato, mas já vai para minha lista.
    Adorei saber que essa releitura tem um narrador em terceira pessoa.

    ResponderExcluir
  43. Oi Camila, tudo bem? Confesso que não conhecia esse livro, mas gostei bastante da proposta. Eu já li Dom Casmurro, então acho interessante vir a realizar esta leitura para complementar um pouco. Talvez até mudar a visão sobre a estória. Com certeza darei uma chance. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  44. Oi! Tudo bem? Aquele belo livro que sempre tras o mesmo debate, traiu ou não? Confesso que ainda não li, mas de tanto que vejo o povo debater, quero ler. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  45. Olá, tudo bom?
    Tenho esse livro aqui e ainda não li, acredita? Fiquei bem curiosa em saber que é uma versão em terceira pessoa de um livro que amo tanto! Amei sua resenha e a forma como expôs os pontos principais do livro. Ao contrário de você, já tenho um ponto de vista formado: ela não traiu! rs Mas não vou discorrer sobre isso aqui pq poderia ficar horas e horas falando sobre haha
    Enfim! Espero poder conferir essa 'nova' perspectiva da obra em breve. Resenha excelente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Ola Camila,

    Eu mo participar de desafios, porém esse ano estava com muito livros acumulados na minha estante sem ler, e o único desafio que pude participar é o de terminar 2018 com quase todos meus livros lidos. Sempre tive muita curiosidade de ler algum livro do Fernando Sabino, e esse em particular sempre me despertou interesse, porque eu sou fascinada com Dom Casmurro e achei super interessante a idéia de narrar a mesma história só que com um narrador diferente. Acho que morreremos sem saber se a Capitu traiu o Bentinho...

    Beijos e obrigada pela resenha e pela dica...
    www.blogancoraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.